Os 18 Melhores Plugins para Wordpress

Melhores plugins para WordPress em 2012Uma das grandes vantagens de se utilizar a plataforma do WordPress para o seu site é que há uma gama enorme de plugins, temas e muito mais que você pode utilizar em seu blog para dar um boost em diversas áreas: tráfego, SEO, SEM, mídias sociais, segurança, newsletter, e a lista segue.

Hoje vamos estar olhando para os plugins que eu considero essencial em qualquer blog. Estes são os melhores plugins para WordPress em 2012 e eu pessoalmente utilizo TODOS eles; uns mais outros menos, mas todos são 100% testados e aprovador por mim.

Então vamos a lista:

    1. WordPress SEO by YOAST: o primeiro plugin para WordPress da lista é um plugin para cuidar da maior parte do seu SEO com relação a parte técnica (basicamente a parte ‘chata’ por trás das configurações mas de suma importância) deixando o resto do SEO ao seu encargo (posts otimizados para as palavras-chaves certas, conteúdo interessante, links, estrutura do site, etc.)

Também oferece muitas outras funcionalidades interessantes como otimização de nomes de páginas, sugestões de keywords, rel=”author” para os seus posts (para fazer aparecer a sua foto nos resultados de pesquisa do Google e muitos outros. Resumindo, essencial!

    1. Google Analytics for WordPress: este é outro plugins desenvolvido pelo mesmo que desenvolveu acima, Joost de Valk. Este plugins facilita a sua vida para instalar o Google Analytics em seu site (muito importante!) e oferece diversas outras funcionalidades.
    2. WelcomeGate: este é um plugin novo GRATUITO POR TEMPO LIMITADO que eu recomendo imensamente. Basicamente ele cria uma página inicial onde as pessoas que tentarem entrar em sua homepage será redirecionado para uma página onde ele pode colocar um e-mail para receber futuras notícias ou pular isto e ir diretamente ao site. O plugin mostra esta página somente uma vez para aqueles que forem diretamente para a sua homepage e depois mostrará o site normalmente para não ser muito intrusivo. Mais informações no site do próprio plugin – e se apresse pois por ora é gratuito!
    3. GetSocial: plugins que instala uma pequena barra social ao lado de seus posts para facilitar que as pessoas compartilhem os seus posts em suas redes sociais de preferência como Facebook, Twitter, etc.
    4. Ultimate TinyMCE: plugins que adiciona uma gama enorme de opções e ferramentas de edição aos seus posts para que você tenha controle quando está criando uma nova página ou post. Pense WordPress sem ele como um Bloco de Notas, e com este plugins, um Microsoft Word.
    5. WordPress Mobile Pack: plugins para tornar o design do seu site mobile friendly, ou seja, pode ser melhor visualizado em tablets, celulares, etc.

Nota: somente este plugins não é a resposta definitiva para o seu site ser totalmente flexível para clientes mobile, mas com certeza é um bom começo se você ainda não possui um portal de grande porte. No futuro, quando estiver mais estabelecido pode ver outras alternativas mais completas.

No meu caso eu utilizo um tema chamado Catalyst que tem uma flexibilidade e uma gama de escolha de temas incrível. Neste tema, ele tem uma opção para ativar o “responsive design” que nada mais é que um design que “responde” conforme o modo e o aparelho onde o site está sendo visualizado.

Se você tentar abrir este site em seu celular, verá que ele se adaptará ao tamanho do seu aparelho e provavelmente a sidebar será jogado para o fim da página e os posts redimensionados para que o design funcione independente de onde se está acessando-o.

Para verificação de como o seu site aparece em diferentes modelos e aparelhos, pode utilizar este site aqui ou este aqui (eu prefiro o primeiro).

    1. W3 Total Cache: este é um plugins que conseguiu pegar toda a sofisticação e complicação da otimização de um site para que este tenha a melhor performance possível, e reduzi-lo a um único plugins que configura tudo isto automaticamente para você.
    2. Contact-Form 7: criação de formulários de contato fácil para que seus clientes e leitores entrem em contato com você facilmente.
    3. nRelate: excelente plugins que lê, identifica e mostra posts relacionados a aquele que o usuário está lendo no momento. Com diversas opções de configuração, layout e display, este é uma excelente alternativa para você ter um site mais linkado internamente (importante tanto em termos de navegabilidade para os seus leitores como para o Google) que além de ajudar os seus leitores a achar conteúdos relevantes dentro do seu site mais facilmente, também ajudará a um melhor posicionamento no Google e outros buscadores. Nas opções de configuração deste plugin, utilize a versão SEM javascript pois esta é a mais recomendada pelo Google.
    4. Tweet Old Postplugin bacana para ajudar a atrair mais tráfego para seus posts antigos postando-os, conforme as suas configurações, em seu twitter. Bastante customizável, com este plugin para WordPress você consegue definir a hora e o número de tweets a serem postados.
    5. Disable Comments: este plugin apesar de não ser um plugin extremamente necessário a todos blogs, é um plugin para wordpress muito útil. Este é um plugin simples para habilitar e desabilitar a caixa de comentários do seu site. Se você está criando um blog, geralmente vai querer isto ativo; se tem um site ou loja de vendas, talvez queira desabilitar.
    6. Better WP Security: o WordPress por si só já é uma plataforma segura, mas como tudo que está na Web pode apresentar problemas de segurança (bom, se conseguem invadir até o FBI, que esperança nós temos!?). Este plugins aumenta ainda mais a sua segurança.
    7. Broken Link Checker: plugin recomendado para manter um olho nos links que você coloca em seu site para caso algum site troque de endereço, desapareça ou até para quando você acidentalmente digitar um link errado o que gerará um erro 404 vindo de seu site – o que o Google não gosta e portanto é bom que você mantenha um olho nisto para corrigir qualquer problema.
    8. WP Insert: o melhor plugin para cuidar de seus anúncios e possíveis propagandas em seu site. Através de um menu fácil e altamente customizável, insira diferentes tipos de anúncios (como Google Adsense por exemplo) em diferentes partes dos seus posts inclusive no meio de artigos longos.

* Nota: ao contrário do que muitos pensam, uma boa parte de segurança dos sites criados em WordPress está na *própria empresa de hosting* do que no WordPress em si – mais um motivo do porque eu recomendo a Hostgator (mais de +60 sites só aí e NUNCA tive um problema de segurança qualquer)

  1. Thank me Later: plugin bastante útil que envia um e-mail automaticamente a todos aqueles que fizerem um comentário em seu blog. É uma excelente maneira de encorajar quem comenta em seu blog a manter contato e de repente até visitar outros recursos do seu site.
  2. Redirection: crie redirecionamentos 301, 302 e mais diversos tipos facilmente com este plugin. Bastante útil para se resolver erros 404 em seu blog que podem ter acontecido por alguma mudança de página e/ou endereço e muito bom também para setarmos links de afiliados mais amigáveis.
  3. PopUp Domination: este é o plugin líder para fazermos aquelas Popup que “saltam” do site e geralmente tem algo a oferecer em troca do seu e-mail. Algumas pessoas são contras e não gostam de usar em seus sites, outras não dou bola. Eu pessoalmente acredito que não existe certo e errado: como comentei em meu post sobre o Google Pinguim Update: teste, teste e teste. Dependendo do mercado você pode ter um resultado positivo ou negativo.
  4. Akismetplugin que já vem instalado no WordPress e essencial para evitar muitos “ataques” de spammers malditos e seus comentários sem sentido. Basta registrar e ativar e evitar MUITA dor de cabeça. Se ainda não o ativou, faça-o agora.

Agora, talvez você esteja pensando, “Tá, mas se eu não for criar um blog, como eu faço então!?”

Primeiro, que como mencionei acima, ter um site não é exatamente obrigatório para que possamos criar nosso empreendimento digital; segundo, porque há algumas alternativas para isso, e digo mais: acho que estas alternativas são ainda melhores.

Eu falo um pouco sobre alguma dessas alternativas em meu manual que disponibilizo gratuitamente aqui no site. Além do manual, assinando a minha newsletter, lá pelo 2° e 3° e-mail eu lhe envio uma surpresa que é reservado somente para meus assinantes.

É um documento não muito longo onde escrevo passo-a-passo como começar o seu empreendimento online do ZERO, sem nada. Sem produto, sem site, sem nada. Começar do início mesmo para dali evoluir.

 

Você pode baixar o Manual do Empreendedor Digital aqui.

 

E caso você queira ainda mais plugins pra wordpress, essa lista aqui tem algumas boas recomendações de plugins grátis pra WordPress.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+