Nicho de Mercado: Definição, Segmentação e Exemplos

Nicho De MercadoMuitas pessoas têm dúvidas em relação ao conceito de nicho de mercado e porque ele é importante ao se iniciar um empreendimento online. Neste artigo aqui no Empreendedor Digital explico e respondo a uma das perguntas mais recorrentes: “O que é um nicho de mercado?”

Definição e conceito de um nicho de mercado

Um nicho de mercado, de um modo geral, nada mais é do que um sub-mercado onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

Nichos, mercados e subnichos são mais do que importantes. Falo bastante sobre isso, principalmente como achar o seu nicho perfeito para o seu negócio, AQUI nessa página. É importante aprender todos esses conceitos e ideias. Com eles bem claros, fica mais fácil criarmos e lucrarmos com o nosso empreendimento online.

Acredito que com um exemplo de um nicho de mercado fique mais fácil entendermos o porquê da importância da segmentação e definição do seu nicho:

Alimentação e Nutrição seria o mercado completo com diversos segmentos e diferentes focos. Diversas empresas oferecem dezenas e mais dezenas de cursos, receitas, dicas, e etc neste mercado com uma gama enorme de produtos e serviços.

Um exemplo de segmentação de nicho de mercado dentro deste seria “Receitas e Dicas para pessoas intolerantes ao Glúten“.

Este seria um segmento bem específico do mercado e claramente identificável, que provavelmente muitas das maiores empresas e livros de receita não atendem.

Se alguém tem ou conhece alguém que tenha intolerância ao glúten sabe do que estou falando e como é chato é conseguir produtos, receitas e tudo mais para que se tenha uma vida “normal”.

Como Achar O Seu Nicho De Mercado

Como uma regra geral, para achar nichos de mercado você precisa subdividir o seu mercado principal:

  • Casa & Lar > Manutenção > Limpeza > Limpeza de Persianas
  • Esportes > Golf > Luvas > Luvas de Golf > Luvas de Golf para Mulheres > Luvas de Golf para Mulheres Canhotas

* Note que aqui tanto “Luvas de Golf” e “Luvas de Golf para Mulheres” já podem ser considerados nichos de mercado.

Não há uma regra totalmente precisa do que é ou não um nicho de mercado, mas numa regra geral, normalmente juntando “O QUE” com “QUEM”, consegue-se achar alguns bons nichos.

Se você conseguir combinar “O QUE” com “QUEM”, uma demanda e procura alta neste segmento: BINGO $$$!!

Mais exemplos:

  • Educação > Educação a Distância > Educação À à distância para Estudantes Internacionais
  • Educação > Educações Alternativas > Cursos em Desenvolvimento Sustentável
  • Casa & Lar > Paisagismo > Paisagismo para Regiões Frias e Úmidas
  • Casa & Lar > Reformas > Faça Você Mesmo suas Reformas
  • Esportes > Futebol > Treinos e Dieta para Jogadores (Eu compro!! #ficaadica)
  • Esportes > Basquete > Tênis e Meias para Jogadores de Basquete
  • Transportes > Motorhomes > Motorhomes com acesso para Deficientes Físicos
  • Psicologia > Medos e Fobias > Fobias a Aranhas
  • Psicologia > Medos e Fobias > Medo De Falar Em Público

(Por falar nisso, sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, o medo de falar em público é o medo número 1°?? O segundo é a morte. Como diabos a MORTE é o número 2!?!?)

Nichos de Mercado de Internet

A única coisa que quero deixar claro é que os nichos de mercado na internet não são tão diferentes dos nichos/segmentos fora da Web: a maioria das regras são as mesmas, porém com algumas pequenas diferenciações.

Muitos tentam pensar em seus empreendimentos para ganhar dinheiro online de uma maneira diferente do que fariam fora da Web – o que é um erro pois todos os negócios e as oportunidades lucrativas começam com um plano sólido que atenda a uma necessidade específica de seus clientes.

Como achar nichos inexplorados

Muitas pessoas acabam me perguntando quais seriam os nichos de mercado rentáveis mais viáveis para o estabelecimento de um empreendimento digital na web. Há diversas maneiras de como achar um nicho de mercado ainda inexplorado – mas cuidado, talvez ele seja inexplorado por não ser grande o suficiente OU por não apresentar um potencial de lucro suficientemente grande, onde valha a pena gastar seu tempo.

Seguindo a dica que dei acima, para acharmos nichos de mercados específicos, basta segmentar e dividir o seu mercado mais vezes, através da seguinte fórmula:

O QUE + QUEM + DEMANDA = Nicho de Mercado Lucrativo em Potencial

Ferramentas para descobrir nichos

Outra dica para isto é usar uma ferramenta muito simples, mas bem útil na barra de pesquisa do Google. Só comece a digitar algum termo ou o seu mercado e adicione alguns modificadores ao final da palavra. Exemplos:

  • “paisagismo para …”

Nichos De Mercado Paisagismo

  • “dietas para …”

Nichos De Mercado Dietas

  • “medos de …”
Nichos De Mercado Medos
Não. “Medos do Justin Bieber” NÃO é um nicho ao contrário do que 39852896298 pessoas com menos de 15 anos podem pensar …


E assim vai. Simples não? Porém muito eficaz 😉

Para facilitar ainda mais esta pesquisa, há um programa excelente que uso diariamente quando estou escrevendo meus artigos, e tentando ajudar amigos e clientes a segmentarem e acharem novos nichos de mercado possivelmente inexplorados.

Esta ferramenta se chama Keyword Researcher e foi desenvolvida por um grande amigo que está fazendo um excelente trabalho no mercado internacional.

Ela possui uma versão gratuita para testes e outra paga. Eu uso a paga e digo que vale MUITO a pena o investimento, se você pretende trabalhar com nichos e principalmente nichos de mercado na internet. Clique na imagem abaixo para ver o poder do software:

Pesquisador de Keywords (Keyword Researcher)

Se você só está procurando mais informações e exemplos de nicho de mercado, então pode usar somente a versão gratuita ou digitar direto no Google que já terá informações suficientes.

Caso queira checar preços e saber mais sobre a ferramenta, pode usar o link abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Keyword Researcher

Claro… essas são somente algumas dicas do que você pode fazer. Se você ainda não tem dúvida, não se preocupe. Isso é MAIS do que normal. Você não é o primeiro e nem o último.

Já recebi tantas que no final resolvi fazer algo a respeito. Para ajudar as pessoas que estavam precisando de ajuda, dediquei um tempo e montei uma série de vídeos a respeito. Neles vou mostrando passo a passo O QUE, COMO E QUANDO fazer para que você também possa se tornar um Empreendedor Digital™.

Caso tenha interesse, clique AQUI para ter mais informações.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+