Nicho de Mercado: Definição, Segmentação e Exemplos

Nicho De MercadoMuitas pessoas têm dúvidas em relação ao conceito de nicho de mercado e porque ele é importante ao se iniciar um empreendimento online. Neste artigo aqui no Empreendedor Digital explico e respondo a uma das perguntas mais recorrentes: “O que é um nicho de mercado?”

Definição e conceito de um nicho de mercado

Um nicho de mercado, de um modo geral, nada mais é que um sub-mercado que uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

Nichos, mercados e subnichos são mais do que importantes. Falo bastante sobre isso, especialmente como achar o seu nicho perfeito para o seu negócio, AQUI nessa página. Todos esses conceitos e ideias são importantes aprender. Com eles bem claros, fica mais fácil criarmos e lucrarmos com nosso empreendimento online.

Acredito que com um exemplo de um nicho de mercado fique mais fácil entendermos do porquê da importância da segmentação e definição do seu nicho:

Alimentação e Nutrição seria o mercado completo com diversos segmentos e diferentes focos. Diversas empresas oferecem dezenas e mais dezenas de cursos, receitas, dicas, etc. neste mercado com uma gama enorme de produtos e serviços.

Um exemplo de segmentação de nicho de mercado dentro deste seria “Receitas e Dicas para pessoas intolerantes ao Glúten“.

Este seria um segmento do mercado bem específico e claramente identificável e que provavelmente muito das maiores empresas e livros de receita não atendem.

Se alguém tem ou conhece alguém que tenha intolerância ao glúten então sabe do que eu estou falando e o quão chato é para se conseguir produtos, receitas e tudo mais para que se tenha uma vida “normal”.

Como Achar O Seu Nicho De Mercado

Como uma regra geral, para se achar nichos de mercado você precisa ir subdividindo o seu mercado principal:

  • Casa & Lar > Manutenção > Limpeza > Limpeza de Persianas
  • Esportes > Golf > Luvas > Luvas de Golf > Luvas de Golf para Mulheres > Luvas de Golf para Mulheres Canhotas

* Note que aqui tanto “Luvas de Golf” e “Luvas de Golf para Mulheres” já podem ser considerados nichos de mercado.

Não há uma regra totalmente precisa do que é ou não é nicho de mercado, mas numa regra geral, geralmente juntando “O QUE” com “QUEM”, consegue-se achar alguns bons nichos.

Se você conseguir combinar “O QUE” com “QUEM” e ainda uma demanda e procura alta neste segmento – BINGO $$$!!

Mais exemplos:

  • Educação > Educação a Distância > Educação a distância para Estudantes Internacionais
  • Educação > Educações Alternativas > Cursos em Desenvolvimento Sustentável
  • Casa & Lar > Paisagismo > Paisagismo para Regiões Frias e Úmidas
  • Casa & Lar > Reformas > Faça Você Mesmo suas Reformas
  • Esportes > Futebol > Treinos e Dieta para Jogadores (Eu compro!! #ficaadica)
  • Esportes > Basquete > Tênis e Meias para Jogadores de Basquete
  • Transportes > Motorhomes > Motorhomes com acesso para Deficientes Físicos
  • Psicologia > Medos e Fobias > Fobias a Aranhas
  • Psicologia > Medos e Fobias > Medo De Falar Em Público

(Por falar nisso, sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, o medo de falar em público é o medo número 1°?? O segundo é a morte. Como diabos que a MORTE é número 2!?!?)

Nichos de Mercado de Internet

A única coisa que eu quero deixar claro é que nichos de mercado na internet não são tão diferentes de nichos/segmentos fora da Web: a maioria das regras são as mesmas com algumas pequenas diferenciações.

Muitos tentam pensar em seus empreendimentos para ganhar dinheiro online de uma maneira diferente do que fariam fora da Web -  o que é um erro pois todos negócios e oportunidades lucrativas começam com um plano sólido que atenda uma necessidade específica de seus clientes.

Como achar nichos inexplorados

Muitas pessoas acabam por me perguntar quais seriam os nichos de mercado mais viáveis para o estabelecimento de um empreendimento digital na web rentável. Há diversas maneiras de como se achar um nicho de mercado ainda inexplorado – mas cuidado, talvez ele seja inexplorado pois não é grande o suficiente OU não apresenta potencial de lucro suficientemente grande que valha a pena gastar seu tempo.

Seguindo a dica que eu dei acima, para acharmos  nicho de mercados específicos, basta que você segmente e divida o seu mercado mais vezes através da seguinte fórmula:

O QUE + QUEM + DEMANDA = Potencial Nicho de Mercado Lucrativo

Ferramentas para se descobrir nichos

Outra dica para isto é usar uma ferramenta muito simples mas bem útil na barra de pesquisa do Google. Só comece a digitar algum termo ou o seu mercado e adicione alguns modificadores ao final da palavra. Exemplos:

  • “paisagismo para …” 

Nichos De Mercado Paisagismo

  • “dietas para …” 

Nichos De Mercado Dietas

  • “medos de …”
Nichos De Mercado Medos

Não. “Medos do Justin Bieber” NÃO é um nicho ao contrário do que 39852896298 pessoas com menos de 15 anos podem pensar …


E assim vai. Simples não? Porém muito efetivo ;)

Para facilitar ainda mais nesta pesquisa, há um programa excelente que eu utilizo dia após dia quando estou escrevendo meus artigos e tentando ajudar amigos e clientes a segmentarem e acharem novos nichos de mercado possivelmente inexplorados.

Esta ferramenta se chama Keyword Researcher e ela foi desenvolvida por um grande amigo que está fazendo um excelente trabalho no mercado internacional.

Ela possui uma versão gratuita para testes e outra paga. Eu possuo a paga e lhe digo que vale MUITO a pena o investimento se você pretende trabalhar com nichos e principalmente nichos de mercado na internet. Clique na imagem abaixo para ver o poder do software:

Pesquisador de Keywords (Keyword Researcher)

Se você só está procurando mais informações e exemplos de nicho de mercado, então pode usar somente a versão gratuita ou digitar no Google direto que já terá informações suficientes.

Caso queira checar preços e saber mais sobre a ferramenta, pode usar o link abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o Keyword Researcher

Claro … essas são somente algumas dicas do que você pode fazer. Se você ainda não tem dúvida, não se preocupe. Isso é MAIS do que normal. Você não é o primeiro e nem o último.

Já recebi tantas delas que no final resolvi fazer algo a respeito. Para ajudar as pessoas que estavam necessitando ajuda, eu dediquei um tempo e monte uma série de vídeos a respeito. Neles eu vou passo a passo mostrando O QUE, COMO E QUANDO fazer para que você também possa se tornar um Empreendedor Digital™.

Caso tenha interesse, clique AQUI para ter mais informações.

Bruno Picinini

Trocando MBAs por viagens e usando seu diploma como apoio para o pé da mesa, trabalha com empreendedorismo digital enquanto explora o mundo em busca do cálice sagrado perdido – entretanto se contenta com qualquer boa cerveja. Também é autor do Manual do Empreendedor Digital, manual gratuito que já ajudou milhares de pessoas a dar seu primeiro passo no mundo online.

32 Responses to “Nicho de Mercado: Definição, Segmentação e Exemplos”

Read below or add a comment...

  1. Francisco Danilo says:

    Muito esclarecedor o que lí sobre nichos.Tô apenas engatinhando neste negócio.Tô montando um site com a ajuda de um curso q irá a principio apenas postar links (markting afiliado).Obrigado.

  2. antonio says:

    Olá meu nome e antonio como já mencionei. o que eu queria saber era o seguinte por EX. eu estou começando anda nem configurei o meu site como e que eu adiciono o nicho ao meu site por favor se poder mim ajudar eu li agradeço muito, obrigado e um abraço e que Deus li abençoe.

  3. Vera Porto says:

    Valeu Bruno!

    Muito valiosa as explicações sobre nicho de mercado. Quanto a dica para pesquisa no Google, eu uso muito este modo para pesquisa acadêmica. Dá para filtrar legal o que se quer pesquisar.

    Um grande abraço.

    Vera Porto

  4. Joao Roberto says:

    Descobrir o nicho de mercado é o caminho para para chegar no coração das pessoas com informação de qualidade como este artigo.
    Muito legal estas informações para o meu conhecimento.

  5. Mônica says:

    Oi Bruno,
    estou tentando criar meu blog,
    e a intenção é ganhar dinheiro na internet.
    Estou lendo muita coisa, e seus artigos tem me ajudado bastante,
    são mais claros. A dúvida ainda é o nome, assunto, atração.
    Tenho 54 anos, gosto de escrever, e um tempo enormeeee, filhos casados, artesã e dona de casa.
    Me fale dos modulos.
    Mônica Alencar

  6. Shirlene says:

    Olá, Bruno, primeiro quero parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho, muito bem sacado!!!
    Bem, gostaria e saber o que vc acha deste negócio e se ganhar dinheiro por click.
    A pessoa se cadastra por exemplo no Pay pal e vai recebendo sites para clickar, two dollars, six dollars.
    Vc acha que eles pagam mesmo ou é mentira?
    Meu esposo não deixou eu me inscrever, mesmo porque não conheço ninguém que já recebeu o dinheiro, apenas ví algumas demonstrações no Youtube.

    Outra coisa, comprei um pacote de emails do KIt sucesso, vieram zilhões de emails e um servidor temporário, que inclusive é valido apenas por trinta dias.
    Temos muitas idéias e produtos prontos inclusive, mas quero saber, este servidor eu tenho que comprar? Será que fiz bom negócio?
    Desde já agradeço e espero uma luz, pois tenho muito medo de cair em cilada!
    Com relagão aos info-produtos, vc tem alguma boa dica???

  7. Jessica fernandes says:

    Oi ja fiz uma participacao pela compra do produto mais nao consigo montar meu site como posso fazer isso? desde ja obrigada pelas dicas.

  8. amanda says:

    Olá, eu faço faculdade de Publicidade e Propaganda , eu e meu grupo estamos fazendo um trabalho sobre os 4 Ps , e etc.. e eu estou encarregada de fazer a parte sobre Nicho de Mercado da empresa Electro Lux.. Mais estou perdida, não entendi muito bem, então não sei bem o que fazer.. Poderia me ajudar?

  9. Camila says:

    Olá,

    No meu curso estamos fazendo um plano de negócios fictício de uma empresa de cosméticos. Iremos lançar um novo produto, uma sombra para os olhos. A novidade da sombra é que ela é 3D com cores mais naturais. Que nicho de mercado posso procurar?

  10. Istefania Stane says:

    Bruno, é possível uma empresa criar um novo nicho de mercado?

    • Ô se é! Não só é possível mas como é uma EXCELENTE estratégia!

      Pense assim: Redbull. Se olharmos friamente, é uma bebida gaseificada com algumas outras “porcarias”.

      Agora, pra que competir contra Coca, Pepsi, etc.?

      Solução? Nova categoria: energético :)

  11. ezio says:

    olá Bruno, sou propietário de uma padaria há 27 anos e quero achar um nicho de mercado, que fique adequado a mim, como eu quero assim mudar de ramo porque padaria já to com uma boa caminhada o que vc me indica dê um exemplo para que possa ai sim poder me achar no marketing digital. o que você acha de vendas de sapatos infantis e de mulheres (sandálias) aqui perto da minha cidade tem varias fabricas boaas ….abraços

  12. Cássia Viana says:

    Boa tarde Bruno, estou usando seu artigo para basear o meus, estou no 7 semestre de administração, quero saber que ano você fez esse artigo??
    urgente…
    brigada

  13. Hellen Gimenes says:

    Bruno, parabéns pelo artigo esclareceu minhas duvidas para meu trabalho da MBA de Recursos Humanos.

    Grata,

    Hellen

  14. Silva says:

    SENSACIONAL!!!! E COM UMA PITADA DE HUMOR O QUE NAO É NADA MAL ;-)

  15. Noel Santos says:

    Olá, Bruno!

    Você é um diferencial na internet. Gosto muito de tudo o que venho acompanhando de você e por isso mesmo gostaria de saber como posso conhecer (se possível) todos os seus sites (negócios), tanto os mais antigos como os mais recentes.

    Abraço!

  16. Hugo says:

    Olá, primeira vez que vejo um artigo bom nessa área de nichos de mercado, outros sites são apenas repetições e por isso faço questão de comentar: Parabéns, que você possa desenvolver mais artigos interessantes.
    Abraço!

  17. Fabio José da silva says:

    Boa tarde Bruno…Bom tenho um empresa de reforma e construção, porém como vc deve saber a mão de obra é muito complicada de lidar e de encontrar pessoas capacitadas..

    Então gostaria de buscar um novo nicho para essa area, porém que não precisa-se da mão de obra braçal..

    Obrigado.

Trackbacks

  1. [...] volta na questão que citei no meu post sobre nichos de mercado: mercados de hobby que envolvem um alto coeficiente de paixão são MUITO bons para se [...]

  2. […] escolha no nicho é muito importante pra você e para o sucesso do seu projeto , escolher um nicho que você entende […]



Não se acanhe .. deixe o seu comentário!

*