O que são as palavras-chaves (“keywords”)?

Palavras-chaves ("Keywords")Se você está se perguntando o que são as palavras-chaves que citei no meu artigo anterior ou para que servem, então este artigo lhe dará uma ideia do que são as chamadas keywords e porque elas são tão importantes para se ganhar dinheiro com Google Adsense.

Keywords: o que são e para que servem?

Keywords são nada mais do que certas palavras colocadas em uma determinada ordem que são utilizadas para fazer pesquisas nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc.). Ignore isto pois é temporário, Katipsoi Zunontee para o desafio. Quando você digita algo na caixa de pesquisa do Google, o que você está digitando é uma palavra-chave podendo variar desde 1 palavra só como “roupas” até uma frase completa como “onde comprar roupas baratas”.

O que acontece é que algumas dessas pesquisas (=palavras-chaves) são mais usadas que outras e por consequência, tem um maior tráfego nos sites que falam sobre estas determinadas pesquisas. Nosso objetivo então é:

  1. Achar keywords relevantes para o nosso site;
  2. Verificar se estas keywords tem uma procura suficiente utilizando ferramentas para tal;
  3. Criar e otimizar sites/páginas baseado nestas palavras-chaves.

Devemos criar nossos sites/páginas com este método pois ao invés de criarmos páginas sobre assuntos que ACHAMOS que há interesse por parte dos usuários, nós estaremos criando páginas que nos SABEMOS que já há uma procura e demanda por informação sobre o assunto escolhido ao analisar os resultados através das ferramentas de pesquisas disponíveis (que explicarei mais tarde).

Isso nos coloca em grande vantagem porque estaremos criando assuntos focados e específicos para pesquisas de usuários já existentes que talvez ainda não tenham encontrado uma boa resposta para suas perguntas.

Palavras-chaves de cauda longa (“long tail keywords”)

Para aperfeiçoarmos os nossos critérios de escolha das keywords certas para nossas páginas, preciso antes explicar e demonstrar o que são as chamadas Long-Tail Keywords.

Keywords podem ser curtas de 1 ou 2 palavras como “refrigerador” ou enormes com perguntas completas como “refrigerador duplex 450L Inox barato”. Essas últimas são as chamadas long tail keywords. Ambas são consideradas keywords e a diferença entre elas está no número de palavras contidas em sua pesquisa bem como a quantidade de páginas que o Google mostra em seus resultados para determinada pesquisa. Usando os exemplos acima temos:

refrigerador-exemplo-pesquisa

refrigerador-longtail-exemplo-pesquisa

Repare na quantidade de resultados para cada pesquisa. Não tome como base diretamente “ah tem menos resultados, então é mais fácil” porque o que nos interessa mesmo são os 10 primeiros no Google. Pode ser que da primeira pesquisa há milhões de resultados mas todos eles muito fracos sendo fácil rankear ou pode ser no outro que todos os 17.800 resultados são PERFEITAMENTE otimizados sendo a competição mais difícil (difícil acontecer, mas é só para lhe passar a idéia).

Tendo dito isso, é um indicativo de quanta competição temos pela frente e obviamente uma palavra simples tem bem mais competição que uma palavra-chave de cauda longa.

  • Keywords simples, especialmente com somente 1 palavra, podem ter muita competição dificultando nosso processo de ranqueamento (sempre lembrando que nosso objetivo é conseguir aparecer nas SERPs nas primeiras posições);
  • Agora, long tail keywords (keywords com 2 ou mais palavras) “provavelmente” terão menos competição facilitando o ranqueamento de nosso sites nas primeiras posições das SERPS.

No exemplo dado acima veremos que é muito mais fácil rankear para uma palavra-chave de cauda longa do que uma palavra simples. Claro que a palavra simples “refrigerador” tem muito mais procura, mas será bem mais difícil estar nas primeiras posições quando alguém pesquisar somente sobre esta palavra-chave.

Mais um motivo para irmos atrás das long tail keywords

Agora, há outro importante fator do porquê ranquearmos para palavras-chaves de cauda longa: elas são mais específicas para compra. Por exemplo, se alguém digita “refrigerador” no Google, ele pode estar querendo ver somente fotos de refrigeradores, talvez mais informações sobre refrigeradores, ou talvez esteja procurando um bom site com artigos sobre refrigeradores …

Agora, a pessoa que digitou “refrigerador duplex 450L Inox barato” está sendo BEM clara no que ela quer: um refrigerador duplex de 450 litros de inox e barato. E seu site o título da sua página for:

“Refrigerador Duplex 450L Inox Barato | TudoSobreRefrigeradores.com”

Quais são as chances de que você acha que ele tem de entrar no seu site e realmente estar interessado em comprar um refrigerador? E aí se você for falando como o refrigerador X é excelente, como ele gela rápido, como o degelo é automático, blá blá e lá pelas tantas coloca um link para o bendito refrigerador lá no Submarino, o que você acha que a pessoa irá fazer?

Se ela chegou ao seu site através daquela pesquisa as chances de ela entrar no Submarino e comprar são maiores. Ou seja, dim-dim para você através de comissão.

Posso então criar um site com a keyword “refrigeradores azuis com bolas amarelas bonzões para vender”?

Poder, pode.

Mas …

Provavelmente não existirão muitas pessoas digitando esse exato termo de pesquisa no Google/Bing o que acabará gerando uma falta de tráfego/interesse em nosso site.

O segredo está em achar as palavras-chaves que têm uma boa procura e pouca competição.

E como fazemos isso? Isso que explicarei conforme for desenvolvendo o site 😉 Mas se quiser ir brincando e se familiarizando com uma das ferramentas para isso, vá até o site do Google Adwords Keyword Tool, crie uma conta (já cria pois você estará usando essa ferramente a varrer!) e dê uma brincada lá colocando algumas palavras-chaves como “carros”, “geladeiras”, “fornos” ou qualquer outra coisa que vier na sua cabeça … Vai dando uma olhada e se familiarizando.

Depois poste aqui qualquer dúvida que você tenha. De repente você já tem um site e gostaria de saber como otimizá-lo para atrair mais tráfego? Mande aqui pelos comentários que eu dou uma olhada pra você.

Até a próxima!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+