O que são as palavras-chaves (“keywords”)?

Palavras-chaves ("Keywords")Se você está se perguntando o que são as palavras-chaves que citei no meu artigo anterior ou para que servem, então este artigo lhe dará uma ideia do que são as chamadas keywords e porque elas são tão importantes para se ganhar dinheiro com Google Adsense.

Keywords: o que são e para que servem?

Keywords são nada mais do que certas palavras colocadas em uma determinada ordem que são utilizadas para fazer pesquisas nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc.). Ignore isto pois é temporário, Katipsoi Zunontee para o desafio. Quando você digita algo na caixa de pesquisa do Google, o que você está digitando é uma palavra-chave podendo variar desde 1 palavra só como “roupas” até uma frase completa como “onde comprar roupas baratas”.

O que acontece é que algumas dessas pesquisas (=palavras-chaves) são mais usadas que outras e por consequência, tem um maior tráfego nos sites que falam sobre estas determinadas pesquisas. Nosso objetivo então é:

  1. Achar keywords relevantes para o nosso site;
  2. Verificar se estas keywords tem uma procura suficiente utilizando ferramentas para tal;
  3. Criar e otimizar sites/páginas baseado nestas palavras-chaves.

Devemos criar nossos sites/páginas com este método pois ao invés de criarmos páginas sobre assuntos que ACHAMOS que há interesse por parte dos usuários, nós estaremos criando páginas que nos SABEMOS que já há uma procura e demanda por informação sobre o assunto escolhido ao analisar os resultados através das ferramentas de pesquisas disponíveis (que explicarei mais tarde).

Isso nos coloca em grande vantagem porque estaremos criando assuntos focados e específicos para pesquisas de usuários já existentes que talvez ainda não tenham encontrado uma boa resposta para suas perguntas.

Palavras-chaves de cauda longa (“long tail keywords”)

Para aperfeiçoarmos os nossos critérios de escolha das keywords certas para nossas páginas, preciso antes explicar e demonstrar o que são as chamadas Long-Tail Keywords.

Keywords podem ser curtas de 1 ou 2 palavras como “refrigerador” ou enormes com perguntas completas como “refrigerador duplex 450L Inox barato”. Essas últimas são as chamadas long tail keywords. Ambas são consideradas keywords e a diferença entre elas está no número de palavras contidas em sua pesquisa bem como a quantidade de páginas que o Google mostra em seus resultados para determinada pesquisa. Usando os exemplos acima temos:

refrigerador-exemplo-pesquisa

refrigerador-longtail-exemplo-pesquisa

Repare na quantidade de resultados para cada pesquisa. Não tome como base diretamente “ah tem menos resultados, então é mais fácil” porque o que nos interessa mesmo são os 10 primeiros no Google. Pode ser que da primeira pesquisa há milhões de resultados mas todos eles muito fracos sendo fácil rankear ou pode ser no outro que todos os 17.800 resultados são PERFEITAMENTE otimizados sendo a competição mais difícil (difícil acontecer, mas é só para lhe passar a idéia).

Tendo dito isso, é um indicativo de quanta competição temos pela frente e obviamente uma palavra simples tem bem mais competição que uma palavra-chave de cauda longa.

  • Keywords simples, especialmente com somente 1 palavra, podem ter muita competição dificultando nosso processo de ranqueamento (sempre lembrando que nosso objetivo é conseguir aparecer nas SERPs nas primeiras posições);
  • Agora, long tail keywords (keywords com 2 ou mais palavras) “provavelmente” terão menos competição facilitando o ranqueamento de nosso sites nas primeiras posições das SERPS.

No exemplo dado acima veremos que é muito mais fácil rankear para uma palavra-chave de cauda longa do que uma palavra simples. Claro que a palavra simples “refrigerador” tem muito mais procura, mas será bem mais difícil estar nas primeiras posições quando alguém pesquisar somente sobre esta palavra-chave.

Mais um motivo para irmos atrás das long tail keywords

Agora, há outro importante fator do porquê ranquearmos para palavras-chaves de cauda longa: elas são mais específicas para compra. Por exemplo, se alguém digita “refrigerador” no Google, ele pode estar querendo ver somente fotos de refrigeradores, talvez mais informações sobre refrigeradores, ou talvez esteja procurando um bom site com artigos sobre refrigeradores …

Agora, a pessoa que digitou “refrigerador duplex 450L Inox barato” está sendo BEM clara no que ela quer: um refrigerador duplex de 450 litros de inox e barato. E seu site o título da sua página for:

“Refrigerador Duplex 450L Inox Barato | TudoSobreRefrigeradores.com”

Quais são as chances de que você acha que ele tem de entrar no seu site e realmente estar interessado em comprar um refrigerador? E aí se você for falando como o refrigerador X é excelente, como ele gela rápido, como o degelo é automático, blá blá e lá pelas tantas coloca um link para o bendito refrigerador lá no Submarino, o que você acha que a pessoa irá fazer?

Se ela chegou ao seu site através daquela pesquisa as chances de ela entrar no Submarino e comprar são maiores. Ou seja, dim-dim para você através de comissão.

Posso então criar um site com a keyword “refrigeradores azuis com bolas amarelas bonzões para vender”?

Poder, pode.

Mas …

Provavelmente não existirão muitas pessoas digitando esse exato termo de pesquisa no Google/Bing o que acabará gerando uma falta de tráfego/interesse em nosso site.

O segredo está em achar as palavras-chaves que têm uma boa procura e pouca competição.

E como fazemos isso? Isso que explicarei conforme for desenvolvendo o site ;) Mas se quiser ir brincando e se familiarizando com uma das ferramentas para isso, vá até o site do Google Adwords Keyword Tool, crie uma conta (já cria pois você estará usando essa ferramente a varrer!) e dê uma brincada lá colocando algumas palavras-chaves como “carros”, “geladeiras”, “fornos” ou qualquer outra coisa que vier na sua cabeça … Vai dando uma olhada e se familiarizando.

Depois poste aqui qualquer dúvida que você tenha. De repente você já tem um site e gostaria de saber como otimizá-lo para atrair mais tráfego? Mande aqui pelos comentários que eu dou uma olhada pra você.

Até a próxima!

Bruno Picinini

Trocando MBAs por viagens e usando seu diploma como apoio para o pé da mesa, trabalha com empreendedorismo digital enquanto explora o mundo em busca do cálice sagrado perdido – entretanto se contenta com qualquer boa cerveja. Também é autor do Manual do Empreendedor Digital, manual gratuito que já ajudou milhares de pessoas a dar seu primeiro passo no mundo online.

Inscreva-se no canal oficial de Bruno Picinini - O Empreendedor Digital

15 Responses to “O que são as palavras-chaves (“keywords”)?”

Read below or add a comment...

  1. Silvia says:

    Olá,
    Estou com dificuldades de achar palavras chaves para o meu blog… Se puder me ajudar, ficarei muito contente, pois meu blog já tem um certo tempo no ar e uma boa quantidade de posts, mas os valores por clique são baixos. Aguardo resposta!

    • Bruno says:

      Olá Silvia!

      Legal o seu site. É um nicho bom se trabalhar. Tenho um amigo que trabalha nesse nicho nos EUA e para a palavra-chave “weight loss” ele tá quase na primeira página ;). Mas são anos e anos de trabalho.

      Bom, vamos ver como posso te ajudar: quais anunciantes você utiliza em seu site? Olhando lá não vi Adsense. Vi que tem Buscapé e mais alguns. Sinceramente eu não sou muito fã do Buscapé mas tenho experiência limitada com ele, então posso não ser o melhor para falar sobre ele.

      Já tentou rentabilizar com Adsense? Com adsense, uma das melhores configurações e mais simples também, é simplesmente um bloco grande 336 x 280 logo abaixo do titulo e depois o post (parecido com o que você tem agora, mas sem bordas). Ou coloca esse bloco num div wrap flutuando a esquerda e a direita com o texto mao redor. Sem borda claro. Quanto menos os anúncios parecerem anúncios, melhor (no caso do adsense).

      Depois o que pode fazer é dar uma olhada no google adwords keyword tool para ver o CPC de algumas palavras chaves que seriam boas de se focar no site. Não leve ao pé da letra o que o CPC diz porque depende de tantos fatores que as vezes o valor pode ser MUITO diferente.

      Espero ter ajudado!

      Qualquer dúvida que tiver mais só falar aqui que eu vejo como posso ajudar :)

  2. Aurino Jr says:

    Mas um ótimo texto com um dicas excelentes.

  3. keity Godoy says:

    ola tudo bem?
    sou nova neste assunto entao preciso muito de informaçoes, gostaria muito de saber como faço para colocar essas palavras chaves nos posts, e como melhoro no adsense , por favor me ajude .
    desde ja agradeço

    keity Godoy

  4. Rogerio Tavares says:

    Quero montar um site, mas não entendo como funciona realmente. Com certeza tenho que fazer dele atraente para acesso direcionando assuntos em” long tail keywords”, mas como funciona a postagem de anuncios? Quais são as maneiras de se achar clientes interessados em postar seus anuncios em um site diferente? Por meio da internet como achar este tipo de parceria mais facilmente? ( I want to build a website but do not understand how it really works. Definitely gotta make it attractive for directing access issues on “long tail keywords”, but how the posting of ads? What are the ways to find customers interested in posting their ads on a different website? Through the internet and find this type of partnership more easily?) Cara, agradeço muito se puder me ajudar, preciso mudar meu conceito e forma de ganhar dinheiro. Preciso ser bem visto pela familia urgente. Que Deus te abençõe, e a mim também. (Dude, thank you very much if you can help me, I need to change my concept and way of earning money. I need to be well regarded by family urgent. May God bless you, and me too.)

  5. Jose says:

    Olá, Bruno!

    Parabéns pelo site e postagens, muito proveitoso para mim e de muita qualidade.

    Vou fazer uma pergunta bem primária mas que não sei a resposta. Onde eu coloco, cadastro as palavras-chave do meu post??

    Sua resposta é muuuito importante pra mim!

    Abs,

  6. Diego Calvo says:

    Bom, sigo estas dicas mas meu CTR, em relação a pesquisa do google tem uma média de 2%, mas algumas palavras me retornam até 60%. Já o CTR no adsense é baixíssimo, girando em torno de 0,5%. Você poderia dar uma olhada no meu blog e ver o que estou fazendo de errado?
    Muitíssimo obrigado desde já…

  7. Maurício says:

    Fala Bruno,

    Primeiramente, parabéns pelo site! Feliz em ver que existem pessoas dispostas em compartilhar esse tipo de conhecimento com aqueles que estão iniciando os estudos nesse tal de “marketing digital” (diga-se de passagem, eu sou um deles)! Por coincidência, estava escrevendo um novo artigo para o meu blog e me deparei com a seguinte pergunta: Quantas keywords devo utilizar por post? Vale a pena atribuirmos (utilizo a ferramenta ALL in ONE SEO para isso) diversas palavras-chaves e suas respectivas variações, ou nada disso importa muito?

    Abraços!

    • George Newton says:

      O que o Google recomenda é o seguinte. Se pergunte “Eu faria isso se o Google não existisse?”

      Você atolaria seu artigo com as palavras chaves sabendo que ele nunca seria reconhecido por nenhuma ferramenta? Acho que não :) Então coloque onde ela é necessária. Talvez 3-5 no máximo ;)

  8. Nadine Fortes says:

    Olá, me ajuda, tenho um blog de moda, sou caboverdiana, sou a única a ter um blog desses aqui no meu país, acho que isso ja é um ponto positivo ao meu favor.
    Tem um ano de existência e não tenho o que me queixar em relação a acessos, mas sempre é bom mais não é ;)

    O problema que ja li seus artigos mas ainda não entendi como funciona o adwords, tenho o edsense, acabei de criar o adwords mas ainda não percebi onde escreve para achar palavras chaves, etc.

    O meu blog é : vaidosadmais.com .

    Me ajudaaaaaaaaaaaa.

    Desde ja muito obrigada

    • George Newton says:

      Ola Nadine. É meio complicado dizer o que pode estar acontecendo. Entre em contato com o Google pra ver se podem lhe ajudar.

  9. Tatyane says:

    Oi Bruno,

    Adorei suas dicas! Parabéns pela iniciativa, assim acaba ajudando mtas pessoas.
    Se puder dar uma olhadinha no meu blog: http://www.garotasbloggarotas.blogspot.com/
    queria otimizar para aparecer em sites de busca.

    Obrigada, um bom dia!

Não se acanhe .. deixe o seu comentário!

*