4 Lições para se tornar um empreededor digital de sucesso

olhoseo maio 2011Este fim de semana estive no evento OlhoSEO onde foram reunidos alguns dos mais importantes nomes do SEO brasileiro. Feras como Fábio Ricotta e Tiago ‘Doc’ Luz estavam por lá e tive a oportunidade de conhecê-los e conversar com eles pessoalmente. Estes dois e todos os demais participantes do evento – palestrantes ou não – estão de parabéns pelo evento que nos foi proporcionado neste último fim de semana em Florianópolis (até o tempo ajudou … sim choveu, e bastante, o que fez ficar mais fácil passar 12 horas dentro de um auditório).

Bom, neste evento aprendi bastante e conheci muita gente de todos os tipos de profissionais. Ignore isto pois é temporário, Katipsoi Zunontee para o desafio. Profissionais mais ligados ao SEO, ao comércio eletrônico, a links patrocinados, etc.

Com isto, cheguei a conclusão de 3 itens que para mim foram de fundamental importância no evento e que levo as lições nele aprendida para todos os próximos.

1) Não dependa somente de uma fonte de renda (ou de tráfego)

Vou dar um aviso pra quem estiver lendo isto aqui: se prepare, e se prepare bem, pois daqui a pouco o Google Panda vai estar chegando por aqui e o pau vai comer. No meu post antigo sobre o Google Panda Update eu falei como o update colocou todos meus sites de renda passiva na internet para cima, no lugar de sites de muita gente que perdeu MUITO tráfego. Mas lembra que eu também citei que eu tinha plena consciência que assim como eu fui favorecido nesse update, eu poderia sofrer no próximo? Pois é …

Um novo tweak veio (Google Panda Update 2.1) e lá se foi boa parte do meu tráfego que ganhei no update. Acha que eu fiquei triste ou algo assim? Bom, estaria mentindo se dissesse que não, mas aqui a mentalidade certa para qualquer um que deseja se tornar um empreendedor – digital ou não – é muito importante. Esse sobe e desce dos sites é da própria natureza desse negócio e se você não está preparado para isso, talvez seja melhor repensar sua estratégia. E já fui atrás e teve gente que se deu MUITO mal nesse último tweak e infelizmente não há um padrão certo, vi sites bons e sites ruins indo por água abaixo.

Esse nova mudança e o evento no fim de semana me fizeram pensar sobre isto: não dependa somente de uma fonte de renda ou tráfego pois se cortarem ela, tchau tchau grana. Eu já estava há um bom tempo cuidando para que isso não acontecesse e felizmente não fui tão afetado, mas fica como dica para mim e para todos que estiverem lendo isto aqui:

Há fontes de tráfego e renda fora do Google. Não dependa somente dela.

E como diria nosso amigo capitão Nascimento:

“Vai dar merda …”

2) Networking

Contatos e o famoso coeficiente QI são extremamente importantes nesta profissão. Se você realmente quiser ser alguém grande neste negócio, precisara de toda ajuda possível de seus amigos e de todos que possa vir a conhecer. Neste evento tive a oportunidade de conhecer muita gente profissional que presta excelentes serviços a seus clientes. Alguns nomes como Tiago e o Alan, da mix7 conheci por lá e são dois figuraças que estão com um trabalho muito bom e que com certeza terão muito sucesso.

olhoseo

Para se ter sucesso e se quiser realmente ganhar dinheiro na internet, então o networking deve ser algo sempre presente na vida de um marqueteiro digital. Com todas as ferramentas que temos hoje é obrigatório que você se mantenha em contato com as pessoas que você poderá ajudar ou que poderão lhe ajudar no futuro.

3) “If you think education is expensive, try ignorance”

“Se você acha que educação custa caro, tente ignorância então.” Essa frase proferida por Derek Bok é algo que eu acredito fortemente e acho que muitos fariam bem em ouvir ela. Esse evento em si não foi tão caro ($150 a inscrição), mas mesmo assim já me serviu para mostrar o quanto vale investir em educação.

O próximo que vou é a ExpOn e este já é bem mais caro (peguei o primeiro lote por $775 acho). Antes estava com dúvida se tinha valido a pena esta inscrição. Agora? Não tenho um pingo de dúvida. É dinheiro muito bem investido que apesar de agora fazer falta no meu bolso, com certeza retornará mais de 100x ao longo do tempo com o que eu aprendi lá.

Não se preocupe se agora você não tem dinheiro para investir em eventos assim. A educação não vem só disso. No início grande parte da minha educação – senão toda – veio através de livros e mais livros e informações que se encontra gratuitamente na internet. Depois que comecei a ter alguma renda, não tive dúvida e reinvesti mais comprando alguns cursos e mais livros.

4) Erre, erre e erre mais uma vez. Todo mundo já teve seus maus momentos antes de alcançar o sucesso

Isso tá mais prum clichê muito chato que se pode encontrar em qualquer artigo na internet, mas as vezes a gente esquece desse importante fato. Por isso vou somente reforçar e falar rápido: não tenha medo de errar. Todos passam por seus maus momentos antes de alcançar o sucesso. Nunca desista. Não foi uma história só que ouvi por lá parecido com isso.

Por ora é isso. Espero que eu convença alguém a ir na Expon e se tiver interessado, dá uma procurada no site do Guanabara, outra fera que esteve por lá e gente “finíssima” (figurativamente falando especialmente depois da discussão se ele ou o Doc tinham menos pescoço). Ele tem um cupom de desconto por lá que vale a pena.

Até o próximo post que será de volta a Adsense. Já está quase pronto aqui e só estou fazendo a ultima revisão antes de postar …

Um grande abraço!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+