Os 6 Maiores Mitos da Alta Performance e Produtividade (o #4 Me Mata!)

Pesquisando há quase 25 anos sobre Alta Performance e Produtividade, alguns… padrões …começam a aparecer.

Um deles é sobre algumas ditas “verdades” sobre o assunto que nada mais são que pura besteira!

Acabam se tornando verdadeiros mitos que mais prejudicam do que ajudam.

Nesse vídeo eu falo dos 6 maiores mitos que podem estar impedindo você de atingir a Alta Performance.

E eu nem acho que as pessoas que continuam defendendo algumas dessas ideias estejam fazendo por mal…

Não. Eu realmente acredito que a grande maioria das pessoas têm realmente a missão, vontade e a boa intenção de ajudar o próximo…

…só que o problema que se o mundo fosse depender SÓ de “boas intenções” a gente ia estar ferrado!

E isso não acontece só aqui quando a gente fala de Alta Performance e Produtividade não…

Outras áreas sofrem o mesmo mal…

A de saúde então…

Bom esse assunto é pra outra hora.

Agora dá uma olhada no vídeo abaixo onde eu desmascaro os 6 maiores mitos para que VOCÊ possa:

  • Atingir a Alta Performance;
  • Produzir até 3x mais na metade do tempo
  • Realmente alcançar e conquistar seus objetivos:
  • Aumentar seu foco e concentração;

Veja agora e depois lembre-se de deixar seu comentário!

Lembre-se também de assinar o canal clicando na imagem abaixo:

Assine Agora o Canal de Bruno Picinini, O Empreendedor Digital

Você pode ouvir esse episódio também no Podcast Oficial do Empreendedor Digital e através do player abaixo:

» Clique aqui para se inscrever no Podcast pelo Itunes

6 Maiores Mitos Da Produtividade E Alta Performance

Opa! Bruno Picinini aqui de volta… e nesse vídeo de hoje eu quero compartilhar com você os seis grandes mitos da alta performance. Isso é para todas as pessoas que estão tentando atingir – não só atingir – atingir e ficar num nível de alta performance e produtividade.

Antes disso, vou agradecer todo mundo que deixou comentários no vídeo anterior, se você não viu ele ainda… vou explicar novamente rapidinho o que a gente viu nele. E você pode clicar num link que vai estar aqui se você ainda não viu. Eu recomendo, porque daí os vídeos vão fazer mais sentido se você ver eles na ordem certa.

Foi realmente incrível. Diversos comentários e milhares de pessoas já viram esse vídeo. Quase 2 mil pessoas preencheram uma pesquisa que eu fiz. Eu entreguei um prêmio de graça, que é um guia com as 42 melhores ferramentas para a gente atingir a alta performance e a produtividade.

Depois, se você quiser esse guia e participar dessa pesquisa, que tem resultados bem interessantes, o link estará aqui para você clicar e participar. Nessa pesquisa, que eu mandei para meus clientes e para o próprio canal, apareceram coisas bastante interessantes. Não sei se você participou da pesquisa ou não, mas talvez você tenha objetivos ou dúvidas parecidas com essas pessoas, o que apareceu nessa pesquisa. Alguns dados bastante interessantes apareceram, por exemplo: um dos maiores medos é de não conseguirem alcançar, atingir e conquistar as metas e objetivos que se colocam. Principalmente agora, no início de ano, colocar metas e objetivos é fácil. “Eu quero 3 casas na praia, com 4 Ferraris em cada casa.” Colocar o objetivo não é difícil. O mais difícil é traçar um plano para cumprir e chegar nesses objetivos no final do ano, ou daqui 5 ou 10 anos.

Como Ser Mais Produtivo

Outros problemas que apareceram na pesquisa é que muitas pessoas têm dificuldade na hora de se focar e concentrar para fazer alguma coisa. Isso acaba fazendo as pessoas não alcançarem seus objetivos, e junto com isso acabam causando um outro medo de perderem chances e oportunidades que estão por aí.

Estou falando mais de empreendedorismo digital, não sei se é com isso que você trabalha ou não. Mas a gente vê tantas oportunidades na nossa frente. Tanta gente fazendo tantas coisas bacanas no mundo online, onde eu me especializo… E às vezes a gente se pergunta: “Por que não eu?”, “O que está me faltando para eu conseguir ter esses resultados?” Às vezes a gente consegue entender o que uma pessoa fez, mas por algum motivo a gente não consegue fazer.

Se você já passou por alguma coisa parecida. Você consegue ver o que os outros fazem. E que conseguem fazer acontecer. Mas por algum motivo isso parece não se encaixar para você, pode ter certeza que eu entendo bem o que você quer dizer com isso. Eu passei por isso por muito tempo. Eu leio sobre esse assunto, sobre como atingir a alta performance e produtividade desde dos 14, 15 e 16 anos, quando eu “roubava” livros que minha mãe tinha na época. Era um assunto que, por algum motivo, já me interessava muito. Eu nem sabia direito como eu iria aplicar isso na escola, mas eu já tinha muito interesse.

Então, esse tipo de pergunta sobre oportunidades e chances. Esse medo de perder é muito real. É nisso que eu quero ajudar você, tanto no vídeo anterior quanto nesse vídeo aqui e no próximo, a atingir a alta performance e não perder esse tipo de oportunidade.

A gente viu no primeiro vídeo que todos os atletas que atingiram e mantiveram no nível de alta performance, multimilionários e outras pessoas bem-sucedidas nesse mundo. Todas essas pessoas passaram pelas 7 áreas da alta performance. Vimos isso no vídeo anterior. Se você não viu, recomendo que veja.

Como Ter Mais Resultados Em Menos Tempo

E também vimos que muitos cursos que falam sobre performance acabam focando só em produtividade. Isso é a menor parte do que a gente precisa para realmente alcançar nossos objetivos, metas e ter resultados.

Não adianta nada termos a melhor ferramenta de gerenciamento de tempo e tarefas do mundo, se a gente não tem o objetivos claros. A gente pode ser especialista em marcar itens na nossa lista de tarefas e não chegar a lugar nenhum. Isso é muito importante. É preciso ter um entendimento completo, como eu mostrei na pirâmide da 7 áreas da alta performance, para a gente realmente conseguir atingir os resultados.

Muito desse estudo, de como eu cheguei na pirâmide das sete áreas vem desse estudo que eu faço há quase 25 anos, e também da viagem que eu fiz em 2013 para o sudeste da Ásia. Eu pensava que eu teria que sacrificar resultados do meu negócio para poder aproveitar a viagem, que era o que eu queria fazer. Mesmo trabalhando 25 horas por semana, meus negócios além de não caírem, continuaram aumentando. Isso realmente me levou a pensar no que eu estava fazendo e no que eu aprendi durante esses anos que fazia a diferença, e que eu poderia passar para ajudar você.

Nesse vídeo de agora, como eu prometi, a gente vai ver os seis maiores mitos da alta performance e produtividade e como eles podem estar atrapalhando você.

O primeiro é um clássico. É um dos favoritos do pessoal da produtividade, de fazer mais em menos tempo, que é a famosa lista de tarefas.

#1 A Lista De Tarefas

Mas como assim, isso é um mito? Por si só, não é um mito. Sabe qual é o problema da lista de tarefas? No nome inglês fica mais claro ainda: to do list. Uma lista para se fazer. Nossa lista de tarefas e afazeres. Por algum motivo, as pessoas acham que só por estar em uma lista de tarefas, a gente é obrigado a fazer aquilo. Não é!

Não sei se você tem isso, ou já passou por isso. Eu não conseguia viver minha vida sem a minha bendita lista de tarefas. Eu me perdia e ficava enlouquecido. Até que eu conheci pessoas que tinham um sucesso absurdo, conseguiam fazer muita coisa e não usavam milhões de programas e listas de tarefas. Elas tinham um jeito muito mais simples. Eu não conseguia nem entender como isso era possível.

A lista de tarefas pode ajudar, não é para ser excluída totalmente. Ela tem sua utilidade, mas é perigosa. Tem uma frase do Peter Drucker que eu gosto demais: “Não tem nada mais triste nessa vida do que ver um tarefa sendo feita perfeitamente bem, no melhor tempo, com os melhores recursos, mas que nunca deveria ter sido feita em primeiro lugar.”

Acontece muito isso. As tarefas que estão na sua lista de tarefas, não se sinta na obrigação de fazê-las. Existem umas que é melhor não fazer. “O logo do site, a fonte da imagem.” Deixe isso. Têm outras tarefas mais importantes que vão dar mais resultado para você.

Existem ferramentas e estratégias para a gente priorizar e saber o que é importante. A gente vai ver isso no quinto mito, porque que isso faz a diferença.

#2 Produzir Mais

O segundo item é um grande mito que eu vejo por aí. Por muito tempo isso me afetou. É a questão de produzir mais. Até comentei sobre isso no outro vídeo. Temos essa mania de trabalhar 60 horas por semana. “Olha o outro cara lá, trabalhou sábado e domingo! Acorda às cinco da manhã e vai dormir às duas da manhã! O cara é um mágico!” Mas ninguém olha se a qualidade de vida dele está boa, se o relacionamento com a família dele está bom… se a saúde dele não estourar daqui uns dez ou quinze anos vai ter um problema no coração ou alguma coisa.

Essa história de simplesmente produzir mais, é um conceito muito do passado… das linhas de produção de 1910 ou sei lá quando. Hoje não é mais bem assim. Um dos fundadores do Google falou que com as possibilidades que a gente tem de sistematizar, automatizar, delegar para diversas partes do mundo, a gente não tem mais a necessidade de trabalhar tantas horas por semana.

Não que não precise, tem semanas que eu trabalho 60 ou 70 horas. Mas adotar isso como um estilo de vida e se orgulhar. Eu não acho que seja um caminho viável para se ter uma boa qualidade de vida. Não é questão de “um ou outro” é questão de “um e outro”. Qualidade de vida e resultados. É nisso que eu acredito. Na magia do “e”. A viagem que eu fiz mostrou claramente que isso é possível. Tudo isso baseado nas sete áreas que eu mostrei para você.

#3 A Disciplina

O terceiro mito, que eu comentei rapidamente no primeiro vídeo, eu resolvi trazer de novo porque muita gente ficou com dúvida. É a questão da disciplina. “Disciplina todos temos que ter.” “A disciplina é a chave fundamental para a performance e produtividade.”

Eu sou um cara que até tem boa disciplina, vou admitir isso. Mas não é isso que me faz produzir mais. Se eu fosse depender da disciplina todos os dias para fazer o que tem que ser feito, tanto de negócios, relacionamentos, saúde ou que for que eu quisesse conquistar na minha vida, eu não iria conseguir.

O segredo não é ter disciplina. O segredo é ter hábitos e rituais que acontecem praticamente no piloto automático. Se a gente tiver que pensar no que vai fazer, isso é um momento para duvidar. Estar cansado, não dormiu muito bem, e não seguir aquele plano que a gente colocou. Isso começa a causar aqueles problemas que nos fazem não conquistar nossos objetivos.

O segredo não é só ter disciplina. Temos que transformar a disciplina em rituais e hábitos que acontecem automaticamente. Não devemos somente da nossa força de vontade e disciplina para fazer acontecer. Tem maneiras para a gente se programar para fazer com que isso aconteça.

#4 Recursos

Esse é bastante interessante. Nessa pesquisa – que você pode fazer depois – uma das perguntas era: qual o motivo pelo qual você não está atingindo a alta performance?

Uma das coisas que apareceu muito era a falta de dinheiro e recursos. Só que isso é uma armadilha enorme. Não existe isso de falta de recurso. Eu entendo que algumas pessoas têm mais dinheiro, mais contatos. E isso com certeza dá um início melhor para essas pessoas.

Mas o segredo não está em ter recursos. Por mais que alguém já tenha nascido com dinheiro ou tenha contatos, para dar o próximo passo, ela vai estar novamente na posição em que falta recursos. Se antes essa pessoa precisava de 1 mil para começar um negócio, agora ela precisa de 100 mil ou milhão. Então, ela também vai precisar de mais recursos.

O segredo não está em ter recursos. O segredo está em ser uma pessoa que consegue recursos. Um exemplo prático: eu li uma história de um cara que queria criar um site de membros. Essa é uma dificuldade que muitos têm: “como criar um site de membros?” Ele estava começando e não tinha dinheiro ou tempo para pagar, para ter usuário e senha automática e tudo mais. O que ele fez? Nas primeiras vezes, ele vendia o produto, usando uma página inicial com usuário e senha. “Coloque seu usuário e senha e faça seu login.”

A verdade era que não importava o que pessoa digitasse ali. Ela iria sempre entrar. Era só para fingir que havia um portão de entrada para a pessoa colocar seu usuário e senha, enquanto ele não resolvia esse problema. Ele mandava qualquer usuário e senha para as pessoas, para elas conseguirem entrar.

A pessoa não tinha recurso ou não tinha tempo na época – eu não lembro. Mas ela resolveu de um jeito. Depois, com tempo e dinheiro ela resolveu do jeito certo.

Então, não é uma questão de ter recursos, mas sim de ser uma pessoa que consegue que consegue resolver. Às vezes, o jeitinho brasileiro é uma das piores coisas que a gente pode ter. É algo que prejudica muito, fazer umas coisas nas coxas, ou não fazer bem feito. Mas algumas coisinhas – principalmente na parte de empreendedorismo – a gente pode usar isso para ser criativo e resolver. Isso, quando usado do jeito certo, pode ser útil. Mas pode ser perigoso também, só para deixar o aviso.

5# Execução

O quinto mito da alta performance, eu comentei no início enquanto falava sobre lista de tarefas. Falei sobre isso quando disse sobre as sete áreas da alta performance. Muita gente só lida com a última parte, que é a parte da execução em si.

Por isso, por mais que elas aprendam a serem mil vezes mais produtivas na frente do laptop, não conseguem os resultados e objetivos que elas querem. Muito desse problema vem do fato de que falta mais informações para complementar, não só fazendo as atividades, mas fazendo as atividades certas e do jeito certo.

Vejo muito disso por aí. Quando você lê, faz sentido, com gráficos… parece que é bom: dividir as tarefas entre urgente e importante. Daí eles usam quadrado mostrando que existem tarefas importantes, não importantes, urgentes, não urgentes. E dizem que você precisa trabalhar mais nas urgentes e importantes. Algumas são urgentes. Outras são importantes mas não são urgentes…

Por um lado, isso até faz sentido. Porém, na nossa pirâmide das sete áreas da alta performance, isso significa olhar só para a parte de baixo. Um exemplo claro para você entender como isso funciona: tem muitas coisas que são muito importantes, mas não são urgentes. Mas mesmo no quadrado de importante e não urgente, ela não teria prioridade, porque têm outras coisas urgentes e importantes. Mas isso está errado. Existem coisas muito maiores do que esses quatro.

Por exemplo, ter um bom relacionamento com seu filho ou com sua filha, ou com seu marido ou esposa, ou cuidar da saúde, fazer esporte, ter uma alimentação boa. Isso obviamente é importante, mas não é urgente. Daí, você vai priorizar uma coisa que parece urgente e importante ao invés de prestar atenção nisso, o que vai permitir os grandes resultados ao longo prazo. Do que adianta fazer uma coisinha aqui e depois ter um problema de saúde lá na frente? Isso vai dar muito mais dor de cabeça, stress e custos do que se tivesse sido resolvido.

Então, temos que tomar cuidado com essa história de urgente e importante, porque junto com a lista de tarefas, faz a gente considerar que ficou o tempo inteiro tentando ser produtivo, passando 26 horas por dia – sim, como mágica, a pessoa conseguiu ganhar 2 horas por dia que ninguém mais ganhou – mas não consegue realmente alcançar os resultados que ela quer. Tem que ter bem claro quais são nossos valores, aonde a gente quer chegar e se esse realmente é o melhor caminho para a gente conquistar o objetivo que a gente quer.

Tudo que a gente faz, tem mais de um caminho para seguir. Alguns vão dar três vezes mais resultados usando a metade do tempo – que é o que eu estou tentando lhe ajudar a fazer. Outros vão precisar de muito mais esforço e não vão dar o resultado que você esperava. Tem que ter muito cuidado com essa história de urgente e importante. O que engloba tudo isso são os verdadeiramente importante, para longo prazo. Isso a longo prazo vai permitir atingir e ficar na alta performance. Não estou interessado em ter picos de performance… chegar lá e cair. Quero chegar lá e me manter. É esse tipo de coisa que vai lhe ajudar com isso.

#6 Conquistar Objetivos

O sexto item aqui é um que eu acho bacana. É justamente sobre a questão de alcançar e conquistar objetivos e metas. Nós temos 1001 técnicas de como se estabelecer objetivos. Elas ajudam, têm seu propósito. Mas muitas delas causam o problema, pois trabalham com objetivos reais. “Seu objetivo tem que ser real. Você tem que entender quais são os passos 1, 2 e 3 para chegar lá. Tudo tem que ser mensurável.” É verdade, tem um pouco disso. Tem que ter um pouco disso na nossa vida, se não a gente fica só no “blá blá blá”. Temos que medir para onde estamos indo.

Ao mesmo tempo, se a gente ficar só em objetivos reais. Pense assim: a humanidade em 1900, 1800 ou até antes, quem iria imaginar que eu estaria falando com você através de uma câmera, pela internet, com uma tela iluminada com um botões logo abaixo. Quem iria imaginar isso? Quem iria imaginar que a gente iria conseguir se comunicar com um aparelhinho desse tamanho e poder falar com uma pessoa do outro lado do mundo? Estou falando de 200 ou 100 anos atrás.

Se a humanidade com as mais brilhantes mentes do mundo não conseguiu prever isso, você acha que – não interessa sua idade ou onde você está – você consegue ver o pouco mais que você consegue avançar? Você pensava “jamais vou conseguir isso.” E com um tempo você começou a pensar: “uma coisa que jamais pensei em conseguir e agora estou aqui.” O seu cérebro gosta de pregar essas peças. A gente está se limitando porque nosso campo de visão está limitado até aqui, agora. Mas na verdade, nosso limite é muito mais.

Por isso, se a gente for basear nossos objetivos no que a gente acredita que possível agora, isso vai nos limitar imensamente. Nosso potencial é muito maior. Por isso, a gente tem que ter uma certa dose objetivos “irreais”, uma grande causa, uma grande missão. Até falei sobre isso em outros vídeos que fiz para o canal. Para realmente nos guiar, ter objetivos reais e ter esse passo-a-passo para saber se estamos na direção certa e realmente evoluindo.

Mas tome cuidado em colocar somente objetivos reais porquê, qual é a graça? Alguns mesmo reais serão grandes o suficiente, mas a gente tem que sonhar e tem que colocar objetivos maiores, porque é isso que dará energia.

Tem até um livro chamado “A Grande Magia de se Pensar Grande”, nem lembro o nome autor, eu li faz um bom tempo. Ele fala justamente disso. Como objetivos “irreais”, “improváveis” e “impossíveis” são os que vão nos motivar.

Esses são os 6 maiores mitos da alta performance e produtividade. Você começa a ver como muitas coisas que parecem verdades absolutas não são bem assim. E como existem outros caminhos de como resolver isso.

Fechando agora esse vídeo, recomendo que você deixe seu comentário abaixo dizendo o que você achou, sua opinião, dizendo se você já caiu em uma dessas armadilhas. O que você espera para atingir a alta performance. Se você tiver alguma dúvida, coloque-a aqui. Eu vou sempre estar aqui lendo para a gente conversar mais.

Depois, se você quiser baixar esse guia que eu criei com as 42 Melhores Ferramentas para a Alta Performance. Vai ter o link em algum lugar para você clicar. Tem uma pesquisa rápida para você responder, para eu lhe conhecer melhor e saber quais dificuldades você tem. Se você não quiser responder a pesquisa, não tem problema nenhum, pois todas as perguntas são anônimas e não obrigatórias. Aí você pode só descer e baixar esse guia que eu preparei pra você com as minhas ferramentas preferidas.

Este vídeo vai ficando por aqui. No próximo vídeo quero falar sobre como organizar nossa vida e colocar algumas coisas para ter uma chance de criar um jogo no qual seja quase impossível de se perder. Tudo será organizado de uma maneira que o jogo está feito para a gente ganhar. Fique de olho, vou enviar assim que eu terminar ele. Quero ler os comentários antes de fazer ele. Vou enviar para você esse novo vídeo.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até a próxima.

Abraços!
-Bruno

PS: obrigado de verdade a todos que participaram da pesquisa que eu fiz aqui!

São já mais de 3.000 pessoas (3.039 pra ser mais exato) que passaram só ali pela pesquisa:

Obrigado mesmo!

Se você quiser você pode participar da pesquisa e baixar seu guia GRÁTIS com as 42 melhores ferramentas para a Alta Performance:

PPS: lembre-se de assinar agora o melhor canal de Empreendedorismo Digital do mundo e não perca nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital

PPPS: compartilhe esse vídeo com seus amigos no Facebook usando esse link aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V8cilHy8dDo

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio YouTube: Os 6 Maiores Mitos da Alta Performance e Produtividade (o #4 Me Mata!)

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+