Como Acabar Com O Perfeccionismo e a Procrastinação Com Essa Simples Técnica

Perfeccionismo é geralmente citada pelas pessoas na entrevista de um emprego como seu único defeito.

Sinceramente? História pra boi dormir.

Quem acha que esse é o único defeito que se tem só está enganando a uma pessoa: a si mesma.

Ainda assim, perfeccionismo – junto com a procrastinação – é um problema real.

Como resolver?

Nesse vídeo compartilho uma técnica bem simples para se acabar com a procrastinação e o perfeccionismo de uma vez por todas.

Assista e deixe seu comentário!

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Como Acabar Com O Perfeccionismo e a Procrastinação Com Essa Simples Técnica

Opa! Bruni Picinini por aqui! Eu estou no final do meu projeto Férias Sem Fim e nesse vídeo de hoje eu quero passar uma dica de produtividade nos seus negócios.

Agora está acabando mais um dia aqui na Playa de Tamarindo na Costa Rica, fazendo mais um belo dia de surf. Hoje tiveram boas ondas, só que tinha um pouco de vento o que deixou o dia um pouco frio. Mas mesmo assim deu pra aproveitar bastante.

O sol acabou de se pôr. Têm ainda muita gente surfando e nisso, enquanto eu estava aqui esperando, refletindo sobre a vida, sobre os negócios, sobre o que é importante ou não, me veio a ideia de fazer esse vídeo e aproveitar esse momento agradável e dar uma dica para você de algo que eu aprendi que torna nossas vidas muito mais fáceis na hora de executar qualquer projeto.

Mas claro, aqui no canal eu falo sobre negócios online porque é ao que eu me dedico e o que eu me especializo, mas vale pra qualquer coisa. E a dica é algo de um dos caras que eu considero um dos meus mentores (apesar dele ser meu mentor através de vídeos, livros, cursos e de outras maneiras) que é o Dan Sullivan.

Ele tem algo chamado “approach dos 80%” (the 80% approach). O que significa isso? Significa que toda vez que você for fazer um projeto, uma tarefa ou o que for, em vez de você mirar e tentar alcançar 100% da perfeição do negócio, da tarefa em si, mire em completar 80% da tarefa.

Parece não fazer sentido. Não é que parece não fazer sentido, é que parece, “Como assim só 80%? Eu vou deixar incompleto?” Não! É que quando você tenta fazer tudo até o final, geralmente você vai fazer muito mais do que você precisa, seja uma página, seja um produto, seja um artigo, um vídeo de vendas, o que for.

Se você tentar completar realmente os 100%, você vai acabar gastando muito mais esforço do que é necessário, do que realmente gera resultado. Porque os 80%, muitas vezes não é o mais demorado, digamos assim, é uma curva exponencial. Os 80% demorou isso pra conseguir fazer, depois dos 80% até os 100% é cada vez mais difícil de avançar.

Uma analogia seria com uma pessoa que quer emagrecer. Se a pessoa faz tudo errado e nunca fez nada certo em relação a comida… Come um monte de porcarias, se entope de refrigerante, pizza, o que for, se ela só fizer alguns pequenos ajustes na alimentação ela já vai emagrecer pra caramba.

Mas se a pessoa come muito certo, já pratica esportes, já faz tudo direitinho, para ela cortar mais do percentual de gordura, ela terá que se esforçar muito mais. Aí vai da decisão dela se ela quer ou não chegar nesse nível. Por isso que funciona o 80%.

Se você fizer só 80%, que é fazer aqueles pequenos ajustes, e levar a tarefa a ter esse 80% de finalização, seja um vídeo, um artigo, o que for, você já vai conseguir colher muitos dos resultados (quase tudo que você colheria de resultados mesmo tendo realizado os 100%).

Isso é muito bom porque evita que você mire no perfeccionismo, evita a procrastinação de ficar tentando acertas as coisas e deixar sempre perfeito, e simplesmente faz a coisa acontecer. Põe ela no ar e faz rodar.

E mais, pense só: você fez 80% da tarefa, certo? Aí você fez essa primeira interação. Isso já da uma liberdade pra você colocar no ar e ver o que acontece.

Se for algo, digamos, um vídeo de vendas que nem ia vender muito, pelo menos você não perdeu tanto tempo. E caso ele dê resultado (seja um vídeo de vendas, um produto, o que for), se ele começar a vender, aí você faz mais 80% daqueles 20% que faltaram. Ou seja, mais esse 80% daqueles 20% que faltaram, vai dar no total 96% de tudo o que você considerou perfeito desse projeto (que é mais do que necessário).

Você não precisa chegar em 100% do projeto. Eu lembro da época em que eu fazia arquitetura. Em todo projeto, se a gente quisesse, podia continuar trabalhando e trabalhando em cima dele até o infinito. Mas se você não colocar um ponto final você não sai de cima dele. E é a mesma coisa nos projetos de negócio online, vídeo de vendas, produtos, o que for.

Então essa e a regra dos 80%. Quando for fazer o que quer que seja: projeto, produto, vídeo de vendas, email… Mire em tornar ele 80% do que você tinha como ideal.

O perfeccionismo é o pior inimigo que você pode ter porque ele vem junto com a procrastinação. Você fica enrolando, enrolando, nunca termina e pior ainda: às vezes muitos nem chegam a colocar no ar o tal produto, a tal oferta, o tal vídeo de vendas, para sequer saber se ele funciona.

Não faça isso. Faça 80%. Se der certo, você faz mais 80% dos 20% que faltam e aí é tudo o que você precisa pra ter sucesso com seu negócio online e até outros projetos na sua vida.

Então essa é a dica que eu queria passar pra você hoje. Eu recomendo, obviamente se você não conhece, que visite o Férias Sem Fim (FeriasSemFim.com). Lá eu falo um pouco mais sobre como criar um negocio online do zero, assim como eu fiz, como meus clientes fizeram passo a  passo, com todas as dicas de ferramentas pra conseguir fazer isso.

Se você gostou do vídeo, você pode clicar aqui no joinha e clicar no botão pra assinar o canal e receber todas as notificações dos próximos vídeos que eu postar. E por último você pode deixar o seu comentário caso você queira comentar ou perguntar alguma coisa.

Eu estou perdendo a toalha aqui. Não estou conseguindo segurar, mas ainda bem que o vídeo já está acabando. Então, eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+