Como Achar Seu Posicionamento Único no Seu Mercado

Seu posicionamento e sua mensagem para o seu mercado são fundamentais pro seu sucesso.

Com tanta informação, propaganda e barulho aí fora, se você não fizer algo pra chamar atenção, você vai se dar mal.

E eu não digo chamar atenção de qualquer jeito. Você pode se vestir de palhaço e empinar bolinhas no meio da praça (nada contra!).

Você talvez vai chamar a atenção …agora vender? Não muito.

É por isso que ter uma boa Proposição Única de Valor – ou no inglês USP, Unique Selling Proposition – é mais do que importante.

Nesse vídeo dou algumas dicas sobre como fazer isso.

Lembra de depois deixar seu comentário aqui abaixo!

Qualquer pergunta também só mandar!

Esse vídeo foi uma que perguntaram algumas vezes. Anotei e finalmente consegui gravar o vídeo 🙂

> Clique AQUI para saber como criar seu negócio 100% online partindo do zero mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego ou nunca tenha criado um site na vida!

Lembre-se também de assinar o canal clicando na imagem abaixo:

Assine Agora o Canal de Bruno Picinini, O Empreendedor Digital

Você pode ouvir esse episódio também no Podcast Oficial do Empreendedor Digital e através do player abaixo:

» Clique aqui para se inscrever no Podcast pelo Itunes

Seu Posicionamento Único No Mercado

Opa! Tudo bem? Aqui é Bruno Picinini falando pelo Empreendedor digital. Nesse episódio de hoje quero falar sobre um assunto que o pessoal tem me perguntado, que é sobre como como se posicionar no mercado. Podemos chamar isso de USP (Unique Selling Proposition). Nós chamamos de PUV, uma tradição livre que significa Proposição Única de Valor. Basicamente, é conseguir se destacar em qualquer mercado que seja. Como conseguir uma posição única nesse mercado pra conseguir para as pessoas lembrarem da gente quando precisamos vender nosso produto?

Esse é um assunto que não é tão fácil de se explicar em um só vídeo. Posicionamento é uma das coisas mais importantes que existem. É um dos principais pontos para você fazer seu marketing, seja lá o que você for vender, produto físico, digital, o que for. São dicas que eu quero dar e eu já dei alguns dos meus cursos, como por exemplo o Empreendimento Digitais Altamente Lucrativos. Lá eu dou algumas dicas que como ter um posicionamento único no mercado. Pensar e subdividir os mercados em nichos para se conseguir esse destaque. Tenho um curso junto com o Henrique Carvalho do Viver de Blog. O curso é o Marketing Digital com Resultados. Ele tem um artigo chamado “Como Achar Sua Vaca Roxa”, sobre posicionamento no mercado.

Essa questão de ter esse posicionamento único começa com você achando seu espaço no mercado. A melhor maneira de fazer isso de início, é subdividindo seu mercado. Por exemplo, vamos supor que você queira atuar no mercado de esportes. Você já consegue entender que “esportes” é muito genérico e abrange tudo, certo? Então, você pode escolher golfe. Mesmo “golfe” é muito grande para o mercado. Você pode se dedicar ao “golfe para mulheres”. Ou “golfe para canhotos”, porque existem tacos especiais de taco para canhotos. Enfim, você pode escolher um mercado específico e subdividir esse mercado até achar seu nicho ideal.

Encontre Seu Espaço No Mercado

Vou dar dois exemplos para você entender melhor essa ideia de subdividir. Um exemplo que o Henrique Carvalho usou foi: “Mulheres”. “Mulheres executivas de uma empresa”. Mulheres que trabalham, não têm tempo e querem fazer uma alimentação natural mais saudável. Esse já o mercado. Em vez de você simplesmente escolher “ser mais saudável”, que é um mercado gigante, você está especificamente escolhendo a parte de alimentação natural e saudável para mulheres de 35 a 55 anos que trabalham em uma empresa e não têm muito tempo para preparar comidas. Ou exemplo é a Southwest Airlines. É uma das empresas aéreas de maior sucesso nos EUA. Essa é uma indústria muito difícil. Tenho um amigo que é copiloto na Gol e ele me fala como a margem dessas empresas é absurdamente baixa. Então, se eles errarem, o tombo é muito grande. A Southwest Airlines, mesmo com a crise está sempre lucrando.

O posicionamento deles é muito fácil. Isso faz a diferença na hora dos clientes procurá-los e também na hora dos executivos terem que tomar decisões. Eles têm um só objetivo: ser a empresa aérea mais barata dos Estados Unidos. Low cost airline. “Vamos dar mais conforto e aumentar o custo? Não.” A prioridade é ser de baixo custo. Esse é outro tipo de posicionamento que eles conseguiram achar dentro do mercado. Eles começaram por “transportes”, foram para “aviação” e chegaram à “empresa aérea de baixo custo”. No início eles faziam somente algumas cidades. Essa pode ser outra maneira de você criar seu posicionamento único no mercado. Você pode dividir por região. Como estamos falando de negócios online, isso talvez não se aplique. Você pode dividir em “só para mulheres”, “só para homens”, “só para mulheres objetivas”, “só para canhotos”. Existem diversas maneiras de subdividir o mercado para deixa-lo melhor.

Domine Seu Espaço No Mercado

A Netshoes, por exemplo. Hoje eles vendem uma gama enorme de produtos no site deles. Jaqueta, bola, calçados, um monte de coisas para esportes. Mas no começo, o que eles começaram vendendo? Calçados. Por isso se chama “Netshoes”. No início não tinham muitos produtos para vender.

Desculpe, tem umas crianças gritando aqui do lado. Acredito que com o microfone dê para ouvir certinho.

A Netshoes começou somente com sapato e tênis porque era um produto que eles conseguiam dominar. Se eles tentassem ser o melhor ecommerce do Brasil, iria ser muito difícil vender tudo. Eles começaram se especializando em sapatos, tênis e calçados para que quando a pessoa pensasse em comprar um calçado online, a primeira opção que ela pensava era a Netshoes. Porque era o site que se especializava nisso. Depois eles começaram a expandir para outros produtos, e hoje são enormes. É isso que você tem que começar fazendo.

Comece com um mercado menor. Subdivida seu mercado. “Saúde”, “Saúde para mulheres executivas de uma idade específica que não têm tempo de fazer uma alimentação saudável”. Poderia ser um mercado. Você vai subdividindo seu mercado e começa se posicionando ali. “Mas eu vou ignorar todas as outras pessoas?” Não tem problema. Agrade primeiramente aquele público bem específico e depois, pouco a pouco você vai expandindo.

Esse é o primeiro vídeo, só para dar ideias gerais. Esse não é um assunto fácil para se explicar em um vídeo. O Henrique tem um artigo inteiro, no “Marketing Digital Com Resultados” falando só sobre isso. No “Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos”, eu tenho uma parte só falando sobre posicionamento. É um assunto extenso. Existem muitos livros sobre isso, porque é muito importante. De repente, com esse vídeo você começa a ter algumas ideias para você subdividir seu mercado por local, ferramenta ou interesse.

Seja Único No Seu Mercado

Pouco a pouco, você pode dominar aquele mercado e depois expandir para os outros. Com isso, você pode conseguir seu posicionamento único. Para finalizar, existe um teste rápido que você pode fazer para saber se você está conseguindo um posicionamento único.

Você escolheu seu nome e fez uma frase que indica o que você faz. “O mais rápido”, “o mais barato”, “o mais caro”, o que for. Se eu substituir sua marca pela de outro site de outra pessoa, dá para saber que você não é você? Se eu trocar sua marca, não dá para diferenciar você? Se isso acontecer, é porque você ainda não achou seu posicionamento único. Você tem que achar a frase que lhe posicione da maneira como você quiser, para que as pessoas imediatamente associem a sua marca. Isso que deveria acontecer quando você fizer seu trabalho certo. Isso não é algo fácil de se responder em um vídeo, vou tentar fazer mais alguns para lhe ajudar a ter um posicionamento melhor no mercado, porque isso é uma das coisas que mais faz diferença para nosso marketing.

Esse vídeo vai ficando por aqui. Se inscreva no canal que no botão que fica aqui em cima. Você pode também curtir aqui e deixar seu comentário falando o que você gostaria de saber e o que não ficou claro nessa questão de posicionamento ou sobre qualquer outra questão de empreendedorismo digital, produtividade, desenvolvimento pessoal… esses assuntos que eu gosto e me especializo em publicar aqui no site.

Muito obrigado por assistir. Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de fazer para vocês.

Vou dar uma volta aqui no parque. A gente se vê no próximo vídeo. Grande abraço e até mais.

Gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como isso aconteceu nesse link aqui.

Grande abraço!
-Bruno

PS: lembre-se de assinar agora o melhor canal de Empreendedorismo Digital do mundo e não perca nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio YouTube: Como Achar Seu Posicionamento Único no Seu Mercado

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+