Como Controlar e Diminuir a Ansiedade Com Um Simples Exercício

Um dos grandes males desse século: a ansiedade.

Nesse vídeo passo algumas dicas do que tem me ajudado a controlar e diminuir a ansiedade na minha vida.

Já sofri muito com isso no passado.

Só depois de muita tentativa e erro é que finalmente fui aprendendo a controlar. Passo a passo. Com calma.

Mas garanto: não é algo fácil.

Controlar a ansiedade no mundo de hoje, com o excesso de informação e pressão tremenda de todos os lados, não é uma tarefa fácil.

Mas felizmente há maneiras de fazer isso.

Espero que esse vídeo ajude você:

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio vídeo no YouTube: Como Controlar e Diminuir a Ansiedade Com Esse Simples Exercício.

Como Controlar e Diminuir a Ansiedade Com Um Simples Exercício

Opa! Bruno Picinini por aqui. Neste vídeo de hoje eu quero dar uma dica para você de como controlar a ansiedade. A ansiedade é, com certeza, um dos grandes males desse século. Principalmente por causa do excesso e da velocidade da informação. Excesso até mesmo de opções do que podemos fazer com a nossa vida. Isso causa uma ansiedade enorme. Não estou falando somente de negócios online e empreendedores digitais. Mas a ansiedade é realmente um problema grave que temos hoje em dia.

É claro que aqui no canal eu acabo lidando mais com empreendedorismo e marketing digital, porque é o meu foco. Mas esse é um tema que vale a pena a gente discutir, porque eu sei que afeta muitas pessoas em muitas áreas da sua vida.

Eu pessoalmente já sofri bastante com isso. Eu era uma pessoa ansiosa. Eu era ansioso por natureza. Hoje eu tenho a ansiedade sob controle. Eu aprendi a lidar com a ansiedade. Eu quero passar as dicas do que eu fiz, que eu acho que pode fazer a diferença para você. Na verdade, eu ia fazer o vídeo sobre uma dica, mas me veio na cabeça uma outra que eu acho que vale a pena passar.

A primeira dica é “óbvia”. Talvez você já tenha ouvido, mas vale a pena reforçar. Se você quer controlar a ansiedade, você precisa de uma maneira de gastar sua energia. Para mim, é com esportes. Eu faço esportes todos os dias, incluindo sábado e domingo.

Como Acabar Com A Ansiedade

Eu lembro que há alguns anos atrás eu achava que ir na academia no sábado ou no domingo era um absurdo. Hoje eu adoro ir na academia no domingo. Às vezes você tem horas demais no domingo e acaba ficando no ócio. É claro que eu saio para aproveitar, tomar um café, jantar fora. Mas eu gosto de aproveitar o domingo, principalmente se eu vou cedo, porque parece que faz o meu dia render. Como eu tenho mais horas disponíveis no domingo, não tenho que me preocupar em voltar correndo para resolver problemas nos negócios. Essa é uma maneira, fazer esporte todos os dias.

Futebol, correr, academia, viajar, esquiar. No ano que eu estava viajando no sudeste da Ásia era mergulho, escalada. Esportes – faço todos os dias e recomendo que você faça o mesmo. Essa é a primeira dica.

A segunda dica era a dica original que eu tinha pensado para esse vídeo. Eu sempre passo essa dica, quem é meu cliente já deve ter visto. É uma lição que eu aprendi para controlar a lidar com a ansiedade que aconteceu quando eu estava viajando no sudeste da Ásia. Eu estava na Tailândia, em uma ilha chamada Ko Tao, onde eu fui fazer um curso de mergulho livre.

O mergulho livre não é com o cilindro atrás, com o respirador. É mergulhar em profundidade só com o ar do seu pulmão. Eu estava fazendo esse curso tentando ao máximo possível. No primeiro nível, o objetivo é chegar até 20 metros de profundidade sem nenhum tipo de auxílio. Só com seu corpo, segurando a respiração, mergulhando a 20 metros de profundidade. No início achei que não iria conseguir fazer isso. Eu cheguei até 19 metros, não cheguei aos 20 metros. Mas 19 metros de profundidade sem nada, é realmente um desafio.

Diminuindo A Ansiedade

A lição que eu aprendi – que vale muito – para como lidar com a ansiedade é que quando eu estava mergulhando, tinha uma espécie de uma boia em cima da água e uma corda com peso. Essa corda é para nos guiar, para que descêssemos reto, na vertical e não para o lado. Então, a corda estava ali para guiar e para voltar à superfície.

Nós descíamos tranquilos. Mas na hora de voltar, quando o ar já está acabando, você começa a ficar ansioso e começa tentar a resolver logo o que está acontecendo. Então, eu olhava para cima para ver o quanto faltava até a superfície. Mas o que acontecia quando eu olhava para cima? Eu percebia que a boia estava longe e minha mente começava a pirar. “Será que vai dar tempo? Será que vou morrer na Tailândia nessa ilha perdida?” Isso me deixava ansioso, o que me tornava nervoso. E quando ficamos nervosos, nossos corações aceleram e consumimos mais ar.

Ou seja, quando eu olhava para cima, eu aumentava minha ansiedade. Isso me fazia ficar sem ar e causava todos os problemas que eu tinha medo que acontecesse.

Meu instrutor viu que eu estava fazendo isso e me disse: “você está descendo certo, mas na hora de subir você está olhando para cima.” Isso tira o foco de simplesmente subir com calma. Ele estava ali para me ajudar caso acontecesse qualquer coisa.

Então, não olhe para cima. Foque na corda. Foque no que está na sua frente. Vai subindo, olhando para ela com calma. Pode ter certeza que você vai conseguir chegar lá sem problemas. Isso que eu aprendi vale para os negócios. Se você quer aprender a controlar a ansiedade, o segredo é focar na corda.

Quando começamos um negócio online, a quantidade de coisas que temos que aprender e fazer talvez nos assuste. Criar página, criar vídeo de venda, mail marketing, opt in, Facebook Ads, tráfego pago. Ainda mais se você não tiver as informações certas, para fazer passo a passo o que deve ser feito.

Tenha Foco

Isso pode assustar. É como olhar para uma montanha e falar “está muito longe”. Esqueça o pico da montanha. Foque no que você pode fazer hoje. Se você puder subir 10 metros hoje, ótimo! De 10 em 10 metros, você chega lá. Mas se você olhar lá em cima, vai parecer muito longe, você vai ficar ansioso, mais nervoso e pode acabar desistindo antes de hora. Parece algo impossível.

Por isso, essa é a dica: foque na corda. Foque no que está na sua frente. O que você pode fazer hoje para avançar seu negócio ou sua vida? Estudar um livro? Ler um artigo? Escrever um artigo? Escrever um e-mail? Criar uma nova campanha de anúncios? Bolar uma ideia de um novo produto? Foque na corda à sua frente e pouco a pouco você vai avançando. Não tente dar um pulo gigante.

Essa é a dica que eu queria passar para você hoje. Foque na corda, foque no que você pode fazer hoje. O que você pode fazer nesse instante é clicar no botão aqui do lado de “joinha”, se você gostou. Deixe seu comentário caso você tenha alguma dúvida ou sugestão de conteúdo. E clique no botão para se inscrever no canal e receber notificações dos próximos vídeos que eu postar.

Também convido você para dar uma olhada no site FeriasSemFim.com. Lá, eu conto a história de como eu criei meu negócio online partindo do zero, justamente focando na corda e um passo por vez. Em 89 dias eu tinha ganho 3.589 reais e depois chegou perto dos 20 mil reais. Por isso eu falo de como ganhar de 3 a 20 mil reais em 90 dias. Eu mostro exatamente como isso aconteceu nessa série de vídeos que eu preparei para o FeriasSemFim.com.

Vou ficando por aqui, um grande abraço e até mais!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+