Como escolher um domínio para o meu site

Dicas em como escolher um domínio para o seu siteMuitos pessoas têm duvidas quanto a como escolher o nome do domínio para os seus sites. Essa realmente é uma decisão importante e com certeza vai fazer muita diferença no futuro do seu site.

Primeiramente você precisa decidir qual o tipo de websites que você deseja ter e que tipo de imagem você deva passar.

  • É um site para sua empresa/negócio?
  • Você já tem uma marca definida?
  • O quão grande será o seu site?
  • Que tipo de negócio você pretende ter nele?
  • Seu site será um blog pessoal ou um site para alguma empresa?

Essas são algumas perguntas que você pode fazer para começar a decidir o tipo de domínio que você deve escolher para o seu site. Isto é temporário Katipsoi ZunonteeSomente respondendo a estas perguntas você começara a ter uma melhor noção de que tipo de domínio você deve escolhe para o seu site.

Uma questão que geralmente aparece nesses casos é a velha questão sobre como escolher um domínio: devo pegar um domínio curto para poder fazer um trabalho de ‘branding’ nele (tanto online como offline) ou um domínio EMD (Exact Match Domain) para ter o benefício das palavras-chaves no meu domínio?

A resposta para isso é: depende.

Marca / Branding

Se você pretende fazer um site um pouco maior ou até se o site em questão é um site de sua empresa, então eu definitivamente recomendo que você escolha um nome CURTO e que você possa facilmente criar um nome ou uma marca em cima (‘brandable’). Para exemplos é só pegar grandes nomes:

  • Amazon;
  • eBay;
  • Overstock;
  • Submarino;
  • Netshoes;
  • Google;
  • Apple;
  • etc.

Algumas dicas na hora de escolher um nome para sua marca/site:

  • Nomes curtos e fáceis de lembrar;
  • Nomes sem dúvidas tanto na pronúncia como escrita;
  • Nomes únicos;
  • Se possível, nomes que lembrem o que você faz (ex.: Netshoes).

Outra vantagem de ter uma marca (‘brand’) no seu domínio principal é que você pode fazer um trabalho de link-building legal focado na sua marca. Para saber mais sobre isso, dê uma olhada nesse excelente post entitulado: Brand Links para Sites Pequenos, escrito por uma das beldades no SEO de Saia. Sim, elas estão aí para provar que como nesta e em muitas outras áreas, elas sabem muito mais que nós 😉

Exact Match Domain Names

Difícil traduzir o termo para o português decentemente, mas basicamente se você deseja ranquear para a palavra-chave “crédito fácil”, seu EMD seria “www.creditofacil.com.br” ou .com, .net, .org ou qualquer outro TLD. Claro que .com.br seria a melhor escolha para um site brasileiro, seguido depois por .com, .net e .org.

Se me perguntasse diria que .com é um pouco melhor que .net e .org para ranquear – até pelo jeito como o domínio é visto – mas eu tenho até domínio .info e ranqueio eles tão bem como qualquer outro.

No passado ter um domínio EMD como o exemplo acima provavelmente aumentaria CONSIDERAVELMENTE suas chances de ranquear bem no Google. Hoje em dia ainda tem-se uma pequena vantagem para EMDs como você pode averiguar por aí, mas isto está diminuindo cada vez mais. Se pensarmos a respeito, é até lógico:

O que você acha melhor: um site com EMD sobre algum produto com alguma página e pouca informação ou uma loja completa que vende este produto com reviews de usuários e condições de financiamento?

No passado muitas pessoas adotavam estratégias de rankear baseado somente tendo as keywords no domínio. Hoje eu acho isso um tiro no pé. Sim, talvez ainda se consiga alguns resultados rápidos, mas você estará perdendo uma enorme oportunidade de criação de marca e se no futuro este valor SEO para EMDs desaparecer, você ficará com um nome de domínio que não se consegue fazer nada.

Acredite, eu tenho vários destes e não é nada legal. Eles são muito limitados. Claro, alguns sites que não estavam rendendo bem já cheguei a trocar bastante o tema e dependendo consegue-se um bom resultado, mas com certeza seria melhor ter um domínio focado no assunto do site.

Que é possível trabalhar com outro assunto no site que nada tem a ver com o nome do domínio, isso com certeza. Tanto que se não fosse possível, alguns domínios expirados que comprei para alguns nichos que trabalho não teriam utilidade alguma 😉 Mas isso é papo pra outra hora … SEO um pouco mais avançado já.

Dicas em como escolher um domínio para o seu site: Conclusão

Sites maiores e empresas, marca.

EMDs ainda são uteis sim, mas eu tentaria um domínio que não me prendesse tanto. Por ex., “www.meiasbrancascomlistaspretas.com.br” pode me dar uma boa vantagem para meias brancas com listas pretas, mas se eu quiser falar sobre meias azuis com bolas amarelas já vai ficar estranho não? Eu tentaria ao menos “www.atacadãodemeias.com.br” ou algo parecido. Ao menos já poderia falar sobre qualquer tipo de meia que eu quisesse vender …

Qualquer dúvida só postar aí que eu dou uma olhada e dou minha opinião sobre nomes que você possa estar considerando ;).

Abraçossss!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+