Como Lidar Com As Críticas e Usar Elas a Seu Favor

Isso é algo que eu posso garantir que vai acontecer sem sombra de dúvidas:

Você fazendo o que for, críticas vão com certeza aparecer.

A pergunta então é:

Como lidar com as críticas?

Sejam elas construtivas ou destrutivas (porque nem todas são ruins não é verdade?)

Isso é algo que vale a pena aprender. Porque vai ser praticamente impossível evitar elas.

Se você não aprender a lidar com elas logo de início, elas podem no futuro destruir você.

Destruir, desanimar, colocar você em depressão…

Por isso assista ao vídeo agora e veja como eu pessoalmente faço e recomendo de como você deve lidar com as críticas:

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio vídeo no YouTube: Como Lidar Com As Críticas e Usar Elas a Seu Favor.

Como Lidar Com As Críticas e Usar Elas a Seu Favor

Opa! Bruno Picinini por aqui. E nesse vídeo de hoje eu quero ensinar para você como eu pessoalmente lido com críticas e pessoas invejosas. E passar para você, com isso, como você também pode lidar com esse tipo de coisa. Sinceramente, faz parte. É mais do que natural, quando a gente quiser fazer qualquer coisa nessa vida, seja criar um negócio online ou ser alguém na vida, a gente vai encontrar críticas. Não adianta. A única maneira de não encontrar críticas é você não fazer absolutamente nada.

O que for que você fizer, seja para o lado bom ou ruim, você pode ter certeza de uma coisa: você vai encontrar pessoas falando mal de você, criticando, dizendo que você não deveria estar ali, que você não sabe nada. Ainda mais hoje, com a internet do jeito que é, fica mais fácil para a pessoa simplesmente digitar alguma coisa sobre você. Todo mundo é “machão” pela internet, no conforto do lar, no anonimato. Mas ao vivo as coisas mudam. É claro que terão críticas ao vivo também.

Já que é algo que a gente não tem como escapar, a melhor maneira de lidar não é ignorar. Porque ao ignorar, você pode perder uma bela chance de ouvir críticas que às vezes são construtivas. As pessoas criticando, em um número elevado ou não, podem ser úteis. Pode ser algo que dê algum insight, alguma ideia para você.

Então, você tem que se acostumar a ler e receber críticas. Sejam elas extremamente negativas, sejam elas positivas. Se acostume a ler, a receber e ouvir as pessoas falando sobre você. Isso você não vai ter como evitar. Esse é o primeiro passo, se acostumar com isso.

Aprenda A Receber Críticas

O segundo passo, para lidar com críticas que só criticam por criticar é ter confiança no seu trabalho. Se você estudou, sabe o que está fazendo e tem os números para provar, isso dá confiança suficiente para você. Então, se valer a pena responder a pessoa, você consegue rebater. Por exemplo, no Férias Sem Fim, eu falo bastante de como ganhar dinheiro online, sempre em busca de mais liberdade, mais qualidade de vida. E eu falo dos resultados que eu tive. Claro que aparecem críticas, mas no geral o pessoal gosta bastante dos vídeos porque eu mostro muitas provas e depoimentos. Ter bastante provas para mostrar diminui bastante as críticas. Se eu só falasse sem provar nada, eu seria só mais um falando. Então, primeiro você tem que ter esse tipo de prova.

Para algumas críticas, não interessa como você prove que você está certo. Eu estava falando para um cliente do Férias Sem Fim em uma nova comunidade que criamos que ele deveria fazer um re-framing – colocar uma nova perspectiva em como você enxerga críticas. Por exemplo, eu não enxergo mais críticas como críticas. Porque, para mim, muito pior do que receber críticas, mesmo que negativas, seria não receber crítica nenhuma.

Falam que qualquer marketing (sendo bom ou ruim) é melhor que nenhum marketing. É melhor ter alguma coisa do que não ter nada. Às vezes, quando vejo pessoas muito emocionalmente atreladas à essas críticas, eu penso “devo estar fazendo algo legal”. Porque estou conseguindo polarizar minhas mensagens o suficiente para as pessoas certas, chegando ao ponto de irritar as outras. Não é uma mensagem meio termo que tenta agradar todo mundo. Ela realmente defende um grupo e quem não gostar, problema deles.

Eu sempre dou o exemplo de torcidas de futebol. Se eu for falar bem do meu time, porque vou economizar palavras para falar do outro time? É óbvio que as pessoas do outro time não iriam gostar. Uma mensagem de marketing bem feita é assim. Ela é polarizada para um lado.

Então, eu vejo críticas não como algo ruim, mas sim como “estou crescendo a ponto de as pessoas perderem o tempo para virem me criticar”. Veja as críticas dessa forma. Não as veja como algo destrutivo. Veja como “estou crescendo e essa é uma prova de que isso está acontecendo.” Provavelmente as críticas vão aumentar cada vez que você tiver mais sucesso.

Críticas São Resultados DO Sucesso

Ou seja, assimile críticas como sucesso. Quanto mais críticas você tiver, significa que você está alcançando mais pessoas e algumas não vão gostar de você e nem do que você tem para falar, não interessa o quão legal você seja.

Essa era a dica que eu queria passar hoje. Se você tiver interesse em criar um negócio online partindo do zero, eu recomendo que você dê uma olhada no FeriasSemFim.com. Temos vídeos com apresentações oficiais para você dar uma olhada. Tem também nossa comunidade muito bacana para a gente conversar sobre isso e muitos outros assuntos.

Antes de me despedir, dê um joinha aqui no canto do vídeo. Também clique para assinar o canal e receber uma notificação quando eu postar novos vídeos.

Vou ficando por aqui, um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+