Como Lidar Com O Excesso De Informação Em 5 Passos

Hoje somos BOMBARDEADOS com uma quantidade enorme de informações…

E o pior (ou melhor): não são informações ruins!

Pelo contrário!

Algumas são realmente muito boas!

O problema que hoje é impossível ver tudo que chega até nós. Precisamos realmente de uma maneira rápida e fácil de como lidar com todo esse excesso de informação.

Ao longo dos anos eu desenvolvi um passo a passo que me deus bons resultados.

É justamente sobre ele que comento no vídeo de hoje:

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio vídeo no YouTube: Como Lidar Com O Excesso De Informação Em 5 Passos.

Como Lidar Com O Excesso De Informação Em 5 Passos

Opa! Bruno Picinini por aqui. Nesse vídeo de hoje vou falar sobre 5 passos para lidar e resolver o excesso de informação. Não sei se você sobre desse mal, ou não. Eu já sofri muito, com certeza é uma doença. Ela cresce cada vez mais nos dias de hoje. Se a gente não tomar um tempo para aprender como lidar, tanta informação pode realmente nos atropelar.

Tem estudos que mostram que a quantidade de informação no New York Times é maior ou igual a quantidade de informação que uma pessoa no século 19 aprenderia na vida inteira. Realmente é muita informação. Rádio, TV, internet, e-mail, o que for. Tem informação para tudo que é lado.

Eu já sofri muito com isso. Não me considero perfeito, a gente só vai melhorando. Mas acredito que consigo me lidar bem com o excesso de informação. Realmente hoje não me atrapalha como já me atrapalhou no passado e de repente ajude você a fazer o mesmo. Eu dividi em 5 passos para lidar com o excesso de informação.

Tenha Claridade

O primeiro passo, que realmente faz mais diferença, é ter clareza do que queremos na nossa vida, nos nossos negócios, de nós mesmos. Sem saber disso, sem você saber para onde você está atirando, qualquer coisa que jogarem na sua frente vai chamar sua atenção. Isso acontece muito, é o “Distúrbio de Déficit de Atenção de Empreendedor”.

São pessoas que tem vontade de criar um negócio – online ou não – e qualquer oportunidade que aparece, elas se jogam com tudo. Porque eles não têm clareza do que querem. O quanto antes você achar o caminho exato que você deseja seguir, melhor. Trabalhar como afiliado, ser produtor, ou alguma outra coisa. Mas quando você sabe exatamente onde está mirando, todas as outras informações que colocaram você nesse objetivo que você colocou, você pode ignorar.

Por isso que o primeiro passo é ter clareza do que a gente quer. Sabendo onde você quer chegar, é uma questão de priorizar quais são as informações importantes. Você vai ver que vai acontecer o tempo inteiro. Vamos supor que você está querendo criar um negócio online, como produtor em um nicho X. Você vai ver que o tempo todo aparecerá informações do tipo “alguém testou um botão e aumentou as conversões em 36%”. “Alguém fez uma nova campanha de Facebook Ads e aumentou em 56%”. E a história segue.

Não é que estão mentindo ou que não funcionam. Todos podem funcionar. Mas se você não priorizar, você vai tentar todos sem realmente dar tempo para fazer um funcionar.

Tenha Foco

Se você for agora e for tentar criar uma campanha de Facebook Ads, provavelmente elas não serão o melhor resultado. Você tem que dar tempo para testar, aprender as lições. Priorizando as tarefas, dê tempo para que esses resultados apareçam.

Mas se em qualquer oportunidade você se jogar com tudo… Se falam de YouTube, você vai para YouTube, se falam de Facebook, você vai para o Facebook. Calma! Um por vez. Priorize o que você tem que fazer e depois foque naquilo que você priorizou. Não tente fazer tudo junto e ao mesmo tempo.

Tem um livro chamado “The One Thing” (A Única Coisa) do Gary Keller. Ele fala que a todo momento a gente deveria ter somente uma coisa. Se você se dedicasse a só um único objetivo a vida inteira, quanto aumentariam suas chances de ter sucesso em vez de dar tiro para todos os lados?

Todas as vezes que você estiver trabalhando, você tem que focar em uma coisa por vez. Você teve clareza, priorizou, agora foque naquilo. “Eu decidi começar a fazer anúncios no Facebook”. Ótimo! Foque naquilo até funcionar. Em alguns raros casos de mercado isso não vai funcionar. Mas se não está funcionando, não é fonte de tráfego secreta que vai fazer seu negócio funcionar. É você acertar a mão no Facebook.

Alguém colocou um comentário no YouTube me perguntando “Bruno, você pode falar mais sobre tráfego viral?” O que eu entendi que a pessoa quer não é tráfego viral, e sim tráfego gratuito. Mas muitas pessoas, mesmo que eu desse todo o tráfego do mundo para ela, ela não iria conseguir converter. Mas tem que realmente acertar o funil porque depois conseguir mais tráfego é mais fácil.

Vou fazer um vídeo falando mais de tráfego. Eu sei que é um problema que nunca desaparece.

Tenha Prioridades

Depois que você teve clareza, priorizou e focou, agora é ignorar todo o resto – o que é muito difícil de fazer. Alguém veio falar da super oportunidade que surgiu ontem. Ignore. Não ignore imediatamente. Veja se isso faz sentido no plano que você traçou para a sua vida. Se não faz, ignore! Você vai perder muito tempo dizendo “sim” para aquela oportunidade e dirá “não” para todas as outras que você definiu como algo importante para sua vida. Saúde, relacionamentos, o que for.

Por isso ignore não somente as diversas oportunidades que aparecerão no seu caminho, mas também as diversas informações que vão jogar na sua frente. O Tim Ferris fala no livro dele “Trabalhe 4 Horas Por Semana” para praticar uma dieta de informações. É o que eu pessoalmente faço.

Até comentei em um artigo sobre crise no meu site. Se você deixar a TV ligada por 30 minutos, parece que o mundo vai explodir amanhã! É só notícia ruim. Não tem como isso não nos afetar. Não tem como não nos deixar preocupados com tudo aquilo. Não seja alienado e não veja. Veja o que está acontecendo e o que pode influenciar no seu negócio. Mas foque muito mais no que você pode fazer para levar seu negócio adiante. Claro que catástrofes acontecem, mas você vai fazer o que?

Não seja alienado, mas não fique focando nisso esquecendo que o que interessa mesmo é o que você pode fazer a respeito na sua vida e negócios.

Ignore O Resto

O último dos 5 passos. Uma coisa que eu aprendi e eu tornou mais produtivo foi ter aprendido a descansar mais e melhor. No passado eu era um maluco que queria trabalhar 12 horas por dia, ia na academia, jogava bola…

Não tem como dar certo. É como tentar fazer muita coisa ao mesmo tempo. Você precisa ter clareza, priorizar e focar nas atividades nas quais você quer ter resultado. Você tem que aprender a dar mais tempo tanto para nosso corpo quanto para nossa cabeça para descansar e tomar melhores decisões durante o dia. Decisões como no que ignorar, no que focar, o que priorizar.

Já existem diversos estudos que mostram que trabalhar 12 horas por dia pode ser bom ao curto prazo. Mas ao longo prazo a produtividade cai absurdamente. Por mais que você passe mais horas na frente do computador fazendo seu trabalho, você faz em 3 horas o que demoraria 1 e com erros que terão que ser corrigidos. Você estará cansado, não conseguirá se concentrar. É realmente importante ter um descanso certo.

Revisando os 5 passos para fechar aqui: ter mais clareza, priorizar, focar nas prioridades, ignorar as coisas que não nos interessam e descansar mais para ter mais concentração.

Esse era o vídeo de hoje. Se você quiser mais informações e mais dicas sobre marketing e empreendedorismo digital você pode visitar o site EmpreendedorDigital.com. Lá você pode baixar guias e artigos.

Descanse O Corpo E Mente

Agora você deve clicar no botão de “joinha” no vídeo e também se inscrever no canal para participar da nossa comunidade de empreendedores digitais. Você receberá uma aviso para os próximos vídeos.

Este vídeo vai ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+