Como Se Diferenciar Em Mercados Concorridos Como a Apple Faz

Como fazer para se diferenciar como a Apple faz?

Numa passada rápida por New York recentemente pensei sobre isso…

Aproveitei para visitar a própria loja da Apple. Para ver se algo me chamava a atenção que pudesse ser uma boa lição para nós.

E – pra variar – a Apple resolve as coisas da maneira mais simples possíveis. Até porque é o SIMPLES que funciona.

Olha só:

Em um mundo que grita… faz barulho… escândalo… e promessas exageradas… eles vêm na contra-mão.

Em plena 5º avenida – uma das mais movimentadas e barulhentas do mundo como você pode ver e ouvir – eles decidiram fazer o contrário de todos outros:

Enquanto o resto grita… eles sussurram.

Onde há prédios enormes… eles têm somente uma caixa de vidro.

É realmente interessante ver o poder disso ali. A diferença que faz.

É dai que tirei algumas ideias que acredito que vai ajudar você com seu negócio.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Como Se Destacar Em Mercados Concorridos

Opa! Bruno Picinini por aqui. No vídeo de hoje estou na frente de um dos ícones mais clássicos aqui de Nova York. Talvez não seja tão clássico quanto o Empire State Building ou o Central Park, mas é uma das lojas mais famosas da Apple (como você pode ver pelo símbolo ali atrás).

Passando por aqui, eu tive uma ideia de como se diferenciar no seu mercado. Eu acho que isso é algo que a Apple faz muito bem. Vale a pena usar aqui uma empresa que, comprovadamente, sabe o que está fazendo.

Lá trás tem uma fila enorme de pessoas que querem comprar o novo iPhone que acabou de lançar. Eu acho que qualquer dono de negócio gostaria de ter uma fila desse jeito com pessoas querendo comprar seus produtos.

Olhe só o tamanho dos prédios que tem aqui ao redor. Logo ali atrás é uma rua bastante movimentada. É a 5th Avenue – uma das mais movimentadas e uma das mais ricas de Nova Iorque.

Num lugar onde todos tentam chamar atenção da maneira mais espalhafatosa possível – com luzes, barulhos ou com outras maneiras absurdas – como se destacar?

De todas as coisas que a Apple poderia ter feito, como prédios enormes com luzes para chamar sua atenção de uma maneira negativa, eles fizeram o contrário. É uma loja de vidro com toda a loja escondida no solo. Você entra por aquela escada e chega à loja lá embaixo.

Então, em um mundo no qual todos gritam com promessas exageradas e com uma hype enorme, talvez a maneira de se destacar seja sendo diferente e tendo uma mensagem mais tranquila.

Não estou dizendo que essa será sempre a resposta para todos os mercados. Mas eles fazem algo diferente. Se numa sala todos estão falando gritando ao mesmo tempo, é difícil conseguir chamar atenção.

Quando uma pessoa grita no seu ouvido, a tendência é querer bloqueá-la. Quando alguém grita no seu ouvido ela invade seu espaço. Talvez uma maneira mais eficiente de passar sua mensagem seja, ao invés de gritar, você sussurrar. Ao falar num tom mais baixo, você força a pessoa a prestar atenção no que você está falando e ouvir o que você tem a dizer.

É um pouco do que a Apple fez com essa loja. Ao invés de gritar com prédios enormes, como todos fizeram aqui, ela fez algo simples. Nossa visão até passa pela estrutura de vidro. Ela chama atenção com algo simples, que é o símbolo dela ali atrás. Depois disso, ela constrói a mensagem.

Talvez, no seu mercado, dependendo da competição, se de você prometer ensinar como ganhar 100 milhões de reais em 32 segundos… ninguém vai acreditar, porque o nível de promessa cresceu demais.

Talvez seja melhor se você vier com uma oferta mais tranquila. Não é à toa que no meu eu falo de ganhos de 3, 5, 10 ou 15 mil reais. Esses números são muito bons e, para muitas pessoas, seria uma grande mudança em suas vidas. Porém, não é um número absurdo como 100 mil reais.

Não interessa se eu ganho isso ou não. A pessoa está interessada em um valor mais tangível, no qual ela possa acreditar. No mercado de emagrecimento, talvez falar que a pessoa pode emagrecer 72 quilos sem exercício em uma semana, seria intangível. Falar como perder meio quilo por semana em 4 meses é algo muito mais real.

A pessoa valoriza essa autenticidade e transparência. Daí, ao invés de gritar, você estará sussurrando. Isso te diferencia das outras mensagens que tem por aí. Com isso, você consegue chamar atenção.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Depois você pode clicar num dos botões para deixar seu joinha. Também assine o canal para receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar.

Se você quiser saber mais sobre meu trabalho e sobre como criar um negócio online do zero, visite o FeriasSemFim.com. Lá você terá uma aula gratuita, mostrando o passo a passo de como eu fiz e como meus clientes fizeram.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+