Como usar o Google Adwords Keyword Tool

Agora que você sabe o que são as palavras-chaves (keywords), você tem que aprender como achá-las para usá-las em seus sites e posts. Esse será um post explicando uma das ferramentas para isto e agora envolverá uma parte um pouco mais técnica do método que eu utilizo para ganhar dinheiro com blogs.

Muita gente faz sem consultar ferramentas e sem uma análise mais criteriosa do processo, o que você também pode fazer. MAS, gostaria de lhe recomendar que aprenda primeiro a como fazer com critérios mais definidos através dos artigos aqui no Empreendedor Digital para depois tomar uma maior liberdade ao escolher as palavras-chaves. Após um tempo fazendo sites você já terá uma melhor noção de quais são as palavras-chaves mais rentáveis e quais apresentam bom nível de procura.

Neste artigo demonstro como utilizar o Google Adwords Keyword Tool, mas se você quiser saber como usar estas palavras-chaves, então recomendo meu artigo como usar keywords em seu site.

Quais são as palavras mais buscadas no Google?

Para respondermos a esta questão e descobrirmos como usar as keywords no Google, primeiramente precisamos acessar o site do Google Adwords Keyword Tool. Recomendo que lá você já registre uma conta pois assim você terá acesso a mais resultados e não precisará ficar digitando o captcha toda vez que entrar no site. Até porque se não registrar você não tem acesso a todos dados que precisamos e ficará mais difícil aprender a usar o adwords tool.

* Lembre-se: esta ferramente é para pessoas que utilizam links patrocinados (Adwords) e pagam para ter seus anúncios exibindo. Nos estaremos usando-a para saber quais palavras-chaves são mais procuradas e quais são as que as pessoas mais pagam para ter seus sites oferecidos por estas pesquisas.

Lá você verá um espaço como na figura abaixo para digitar a sua palavra-chave. Comece digitando uma palavra-chave bem genérica para ver o que aparece. No exemplo abaixo, utilizei a palavra-chave “geladeira” para ver o que aparece.

google adwords geral

* Nota: verifique se a opção de “Locais: Brasil” e “Idiomas: Português” estão marcadas.

Após os resultados aparecerem na tela abaixo, vá até a barra lateral esquerda, desmarque a opção “Ampla” e marque a opção “[Exata]”. Se acostume a usar esta opção pois ela lhe trará resultados mais confiáveis. Para saber mais a diferença entre estes tipos, dê uma olhada neste link aqui. Aí tem a explicação completa de cada tipo.

google-adwords-tipos-de-correspondencia

Filtrando as palavras-chaves no Google Adwords Keyword Tool

Agora você verá que na tela abaixo mostrará alguns resultados de palavras-chaves que as pessoas digitam no Google bem como algumas informações sobre a mesma.

Para analisarmos as palavras-chaves, eu recomendo que você clique em “Colunas” no canto superior direito e marque as colunas:

  • Concorrência;
  • Pesquisas locais mensais;
  • Tendências de pesquisas locais;
  • CPC Aproximado.

Nota: para ver todos estes itens no Google Keyword Tool você PRECISA ter uma conta registrada no Google, senão não tem acesso.

google-adwords-parametros

google-adwords-resultados

Concorrência

Ao contrário do que muita gente pensa, a concorrência nessa ferramenta não mostra o quão difícil será para ranquearmos nossas keywords nas SERPs, e sim o quão disputada é essa keyword por pessoas que usam links patrocinados, ou seja pessoas que PAGAM para que o Google mostre estes anúncios ou no próprio Google quando a pessoa faz uma pesquisa, ou dentro de um site relevante ao assunto; possivelmente, o nosso site.

Por que então olhar a concorrência? Como estamos fazendo um site para ganhar dinheiro com Adsense, estamos interessados em saber se há bastante gente concorrendo para ter seu site aparecendo nos anúncios do Adsense (em nosso site ou no próprio Google) quando a pessoa digitar a keyword em questão. Ou seja, para nós que trabalhamos com Adsense, quanto mais concorrência aqui, melhor!

Pesquisas locais mensais

Aqui é quantas vezes essa keyword em questão é digitada no Google no Brasil como pesquisa POR MÊS. Ou seja, se o resultado é 12.000 pesquisas mensais, isso vai dar em torno de 400 pesquisas diárias.

Há também as pesquisas globais mensais que aí englobam essa mesma pesquisa no mundo inteiro. Eu geralmente uso pesquisas locais pois dá um resultado mais relevante, mas sinta-se a vontade para dar uma olhada nas globais também.

Tendências de pesquisas locais

Este parâmetro dentro do Google Keyword Tool serve para saber se essa pesquisa é uma pesquisa sazonal ou não. Isso é bom para sabermos se os resultados apresentados estão distorcidos ou são reais.

Como pesquisas sazonais de verão podemos esperar palavras-chaves como “piscinas” ou algo parecido. Para o inverno, casacos e similares devem ter seus números aumentados.

Utilize o pequeno gráfico ali para saber o quão sazonal é a palavra-chave que você está pesquisando.

CPC Aproximado

CPC = Custo por Clique. Esse é basicamente uma indicação do quanto alguém PAGA para o Google para ter seu anúncio exibido e clicado. Lembrando que o Google em si só recebe quando alguém CLICA nos links patrocinados. Somente a exibição não acarreta custos.

Mas esse é o valor que receberei então por clique se essa palavra-chave aparecer no meu site!?

Não. Esse é o valor que alguém pagaria ao Google se alguém clicasse num anúncio relevante a essa palavra-chave em seu site. Depois o Google lhe repassa uma parte desse valor se o clique em questão ocorreu dentro do seu site.

Podemos esperar receber 25% do valor estimado no CPC.

Estas são algumas recomendações básicas para aqueles que estão tentando descobrir como usar o Google Adwords Keyword Tool que já devem lhe ajudar bastante. Com isto você conseguirá não só descobrir as palavras mais procuradas no Google, mas também como utilizá-las em seu site para máxima performance.

Dê uma olhada e tente digitar alguns termos de seu site para ver o que aparece e depois poste aqui os resultados para discutirmos quais seriam as palavras-chaves certas para focarmos.

Gostou das dicas? E se eu lhe dissesse que há um método que utilizo para lançar a maioria dos meus empreendimentos web hoje em dia e que muitas pessoas também estão utilizando, que não depende NADA de palavras-chaves e tudo mais!?

Não seria bem melhor se você pudesse realmente focar no só e somente no seu trabalho sem se preocupar tanto com isso tudo!?

Para saber mais, clique AQUI

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+