Como Vender (Muito!) Mais Na Web: 4 Lições De Um Pintor Sem Braços

Pintores Bocas Pes
EN CRÊ VEL

Então você montou seu site na internet, pesquisou como vender na internet, criou artigos, criou sua oferta mas .. algo está errado. Por algum motivo você não consegue vender. Ou ao menos não tanto quanto gostaria.

O que será que deu errado!?

Será que foi a escolha do produto!? Ou de repente os preços!? Ou ainda a escolha do nicho de mercado errada!?

Afinal, por que diabos você não consegue vender na web!? Será que é tão difícil assim!?

Olha, a verdade é que há muitos e muitos fatores que podem estar lhe atrapalhando. Alguns maiores, outros menores. Sem uma análise mais minuciosa, fica difícil apontar um culpado exato do porque as suas vendas na web não estão indo como esperado.

Eu sei como é.

Depois de se estar um tempo trabalhando no mercado, as vezes esquecemos algumas “regras” e estratégias de persuasão para vendas que usamos. Elas saem quase que … ao natural ..

Aprendendo novamente como se vende (online ou em qualquer lugar!)

O que acontece é que esta semana recebi em envelope na minha caixa de correspondência que me fez lembrar como pode ser difícil fazermos uma venda, ainda mais se for uma venda online. E nesta mesma correspondência, apesar de não ser direcionada para vendas na internet diretas, me fez lembrar de algumas das melhores maneiras de se ganhar dinheiro na web e o que podemos aprender com isto.

Esse envelope nada mais que é um “presente” de uma associação chamada de Pintores com a boca e os pés. Se você nunca tinha ouvido falar deles, não se preocupe .. eu também não!

Mas o que acontece é que tem alguém, nesta exata associação, naturalmente ou não, entende de marketing. Ao menos, sabe mais que o suficiente para nos ensinar belas lições em como podemos vender mais na web.

Tanto que até há certas estratégias aqui que você mesmo irá aprender e poderá aplicar no seu empreendimento HOJE mesmo, que são usadas há um bom tempo. Estas mesmas estratégias foram desenvolvidas por alguns dos mestres do marketing que até hoje são referenciados.

E é por isso que digo que alguém (talvez sem braços nem mãos até), sabe o que tá fazendo ..

Mas como pode isso!?

Calma.

Acompanhe que você já vai entender .. mas primeiro, deixa eu mostrar o que recebi:

Como Vender Mais Na Web

Nada mal não!?

Melhor que nada mal para falar a verdade .. MUITO bom! O conteúdo em si já é bom, maaassss… as mensagens implícitas de venda por trás são melhores ainda – e é exatamente com elas que vamos aprender!

Como vender mais online

Repare novamente na foto e dê uma olhada nos números que marquei ..

Consegue reparar algo!?

Pode parecer simples, mas por trás destas mensagens há algumas técnicas de persuasão bastante poderosas. E o melhor de tudo .. podemos facilmente aplicarmos no nosso negócio. Seja ele criado através de Google Adsense, afiliados ou produto próprio.

Mas vamos logo duma vez para as lições:

Lição #1: Reciprocidade

A primeira lição vem do nosso velho amigo Robert Cialdini.

Cialdini escreveu um dos livros que mais influenciaram o marketing moderno: Influência – A Psicologia da Persuasão.

Se você ainda não o leu, recomendo que o faça o quanto antes se quiser aprender como realmente vender mais na internet e em todo e qualquer lugar.

No livro, Cialdini menciona que uma das principais armas para a persuasão é a ..

RECIPROCIDADE

.. e aqui vemos claramente esta estratégia sendo usada.

Como?

Simples.

No material que enviaram, eles já enviaram um calendário para o ano de 2013, diversas pinturas em formato de cartão postal, diversas outras pinturas em formatos de cartão de natal, envelopes para facilitar o nosso trabalho, uma carta pessoal falando conosco e um boleto de pagamento ..

Ufa!

Não é pouca coisa!

Admito que só de olhar o pacote quando recebi, mesmo antes de abrir, já estava, por algum motivo quase que inconsciente, animado em receber um pacote com tanta coisa .. afinal .. no mínimo algo de bom deveria ter!

O que acontece é que quando recebemos algo de alguém, automaticamente uma responsabilidade para devolver o favor será implantada em nosso subconsciente.

Entende agora por que a reciprocidade funciona tão bem!?

Dê algo bom para as pessoas e elas automaticamente se sentirão quase que obrigadas a lhe retribuir o favor. De maneira geral, todos gostamos de ser bem vistos. E para isso acontecer, gostamos de retribuir os favores.

Ou você acha que é toa que a primeira coisa que muito cara faz em um bar é oferecer drinque para alguma garota!? (apesar de agora isto já ter sido tão usado que ele corre mais risco de passar como “o otário que pagou nossa bebida” do que ter uma chance .. fazer o que .. mulheres mulheres .. sempre desafiando a lógica do MUNDO ;o))

Mas vamos para a próxima lição ..

Lição #2: Faça ser fácil

Esse é um passo que muita gente pula. O segredo está em fazer a compra ocorrer da melhor maneira possível. Isso inclui tanto aspectos técnicos quanto questões mais pessoais.

Visa? Mastercard? Depósito? Café? Chá? Massagem? Limusine?

E a lista segue ..

Nesse caso há um boleto com o código e um valor já pré-preenchido e até um espaço para alterarmos as quantidades se quisermos. Tudo para ocorrer de uma maneira fácil e prática.

Lição #3: Dê algo antes de pedir algo em troca

Marketing PintoresJá falei em diversas ocasiões que nós devemos esquecer – nem que temporariamente – o que nós queremos, o que nós pensamos. O que devemos fazer é focar no que ELES precisam e querem.

Assim fica BEM mais fácil.

Então nesse caso, ao invés de sair diretamente pedindo por dinheiro ou doações, antes eles se derem o trabalho de me dar algo em troca. Claro, podemos argumentar o quão apelativo emocionalmente é esse tipo de ação. Garanto que tem pessoas que vão se sentir incomodadas com esse tipo de marketing … e eu não tiro a razão delas!

Mas enfim, procure acrescentar valor no mercado que você trabalha que pode ter certeza que ele volta em quantidades BEM maiores. Nas palavras do mestre Zig Ziglar:

“Você pode conseguir tudo o que você quiser … se você ajudar o maior número de pessoas possível a conseguir o que ELAS querem.”

Lição #4: Seja Pessoal

Última lição que podemos tirar desse belo pacote é a questão de tratamento e relação com seus clientes. Já falei em meu artigo sobre markting de sua marca pessoal como devemos manter uma relação de pessoa pra pessoa com as pessoas. Aquela imagem de empresa gigante com centros de atendimento não está com nada ..

A não ser que você realmente seja uma empresa de tal porte. Nesse caso é ESPERADO que assim seja.

Mas e como ter essa relação pessoal?

Há diversas estratégias. As mais simples é simplesmente ser você mesmo em seu site. Eu falo aqui sobre minhas experiências, minhas histórias, meus erros e meus acertos. Não tenha medo de se expor. Mostre que você é humano e não tem vergonha de ser aberto que você com certeza ganhará a confiança dos seus leitores.

Nesse pacote o que eles fizeram foi, junto, anexar uma carta que simula uma escrita a mão (ou seria “escrita a pés”? Ou até “escrita a boca”!? Me confundi agora …)

Na verdade essa carta pode ser tanto realmente escrita por alguém ou com alguma fonte especial que imita esse tipo de escrita.

Isso com certeza dá uma certa personalidade a carta fazendo parecer que ela foi direcionada somente para nós – e não prum mundaréu de gente!

Único erro que acho que destoou um pouco foi que, no início dessa carta, eles escrevem:

“Prezado (a) amigo (a),”

.. o que já entrega que isso é uma carta para um monte de gente.

Poderiam ter aberto com algo mais neutro dizendo somente um oi ou algo que não precisasse usar desse artifício de (a) para definir a pessoa com quem se está falando. Mas ainda assim é bastante eficiente a maneira como foi feito todo o pacote.

Nada é por acaso

Como pode ver, com certeza houve todo um trabalho de marketing por trás dessa carta. Claro, aqui estou dissecando e analisando item por item para que assim possamos aprender também.

Talvez a pessoa que criou isso nem chegou a pensar explicitamente em todos esses conceitos. Talvez ela já saiba naturalmente a melhor maneira de se vender através de anos e anos de prática. Talvez ela teve MUITA sorte! (duvido .. e muito!)

Talvez até esse trabalho tenha sido terceirizado para uma empresa só de marketing.

Mas enfim, todos temos a aprender algo com essas cartas e usar essas lições que passei aqui para sabermos como podemos vender mais na internet.

Agora, claro, só isso não é suficiente. É preciso também toda uma base correta para se saber quais os melhores mercados para se trabalhar e como desenvolver o seu negócio – seja este online ou não.

Se você tiver interesse em saber mais sobre como criar o seu empreendimento na internet, então recomendo imensamente que você faça o download do manual do Empreendedor Digital abaixo. Nele há poderosas dicas e guias de como você pode, HOJE mesmo, inciar seu negócio na web.

Agora coloque seu e-mail abaixo e baixe o Manual do Empreendedor Digital para saber os primeiros passos que você deve dar nesse perigoso mundo online!

Até a próxima!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+