Como Competir Contra Aquela Montanha de Conteúdo Gratuito (e de Qualidade!)

Essa é uma dúvida que as vezes aparece nos comentários:

“Mas Bruno, com tanto conteúdo gratuito por aí, por que alguém pagaria pelo que eu tenho!?”

Os motivos são muitos. Muitos MESMO!

Se você acha que ninguém pagaria pelo que você tem pode ser uma das duas:

(1) Seu conteúdo REALMENTE não vale pagar (gulp!);

(2) É só uma impressão errada sua.

O (1) não tem o que fazer. Quer dizer, tem – senta e trabalha! Faz o melhor do melhor do melhor produto que você pode ter! Aí você elimina esse problema pra sempre!

Agora o (2)…

Bom, é pra isso que eu fiz o vídeo 🙂

Veja agora:

Você pode ouvir no player abaixo o mesmo episódio versão áudio:

» Clique aqui para se inscrever no Podcast pelo Itunes

PS: lembre-se de assinar agora o melhor canal de Empreendedorismo Digital do mundo e não perca nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital

E agora!?

Um negócio online próprio é hoje a melhor maneira de conquistar sua liberdade financeira e de tempo. Poder fazer seus próprios horários e realmente trabalhar com aquilo que você REALMENTE GOSTA.

Milhares de pessoas estão fazendo acontecer e mudando o Brasil. Tudo através de negócios 100% online criados do absoluto ZERO. Agora é sua vez:

Clique aqui

PS: compartilhe esse vídeo com seus amigos no Facebook usando esse link aqui: Como Competir Contra Aquela Montanha de Conteúdo Gratuito e de Qualidade!

Competindo Contra Conteúdo Grátis

Opa! Tudo bem? Aqui é o Bruno Picinini falando pelo Empreendedor Digital e nesse episódio de hoje eu tenho um assunto muito interessante para falar sobre conteúdo gratuito. Essa é uma pergunta recorrente que aparece no meu blog, no meu e-mail… clientes dos meus cursos como por exemplo o “Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos”. Se você ainda não participa, eu recomendo. Eu sou suspeito de falar, porque é meu próprio curso. Se você quiser experimentar, tem uma garantia de 30 dias. Se não gostar, é só pedir seu dinheiro de volta, não tem problema nenhum.

Muitas pessoas têm medo de competir contra conteúdo gratuito. Hoje em dia tem tanta coisa gratuita. Eu não sei quantos anos você tem e de que época você é. Mas um dos primeiros e-mails, acho que foi o BOL. Foi o primeiro e-mail gratuito que qualquer um podia ter. Eu lembro que na propaganda um zelador de uma escola checava o e-mail no computador da escola…

Hoje tem tanta coisa de qualidade altíssima e gratuita, que a gente se pergunta por que alguém pagaria pelo meu produto se existe tanta informação de qualidade e de graça. Este lugar aqui em Barcelona é frequentado por pessoas de várias áreas. Elas vêm conversar aqui. Eu explico o que eu faço, que é empreendedorismo digital focado em infoprodutos e serviços, e elas me perguntam o que eu faço, “você vende informações, como e-books?” “Mas as pessoas pagam por isso?” “Por que alguém pagaria se tem tanta coisa de graça aí fora?”

O Grátis Tem Pouco Valor

Nós sabemos que as pessoas pagam por isso. As perguntas são: como você compete com isso? E você deveria se preocupar com isso?

Para resumir, para você que está sem tempo, a resposta rápida é: fique bem tranquilo. Não se preocupe com conteúdo gratuito. Se existe um monte de conteúdo gratuito lá, é um ótimo sinal. Significa que existe um mercado grande, provavelmente, para você explorar com um bom marketing e um bom produto. Essa é a reposta rápida.

Para você conseguir entender e ficar mais tranquilo ainda. Por que você tem que ficar tranquilo quando estiver competindo com conteúdo gratuito? Pense assim… na sua cidade provavelmente exista aqueles restaurantes comunitários. Ou eles são de graça, ou cobram um valor simbólico de 1, 2 ou 3 reais. Minha pergunta é: por que você vai no outro restaurante e paga 20, 25, 30, 35 reais se tem comida no outro restaurante por 1, 2 ou 3 reais? É comida, não é? Por que você vai no outro? Por que você não vai no restaurante que oferece o filé de 12 reais e vai no outro que é mais caro? Provavelmente, esse mais caro oferece algo que os “de graça” não oferecem. Qualidade de serviço, qualidade da carne, um lugar mais agradável, a localização, a vista, são inúmeros fatores que fazem você pagar a mais por esse outro restaurante.

Entregue Muito Valor Ao Mercado

Então, com o conteúdo, isso não é problema porque sempre terá um diferencial no que você entrega. Às vezes pode ser pela simples facilidade de ter o conteúdo estruturado certinho, no formato de curso, com apoio da comunidade, com suporte por e-mail, o que for. Ou simplesmente pelo fato da pessoa se sentir parte de alguma comunidade. Enfim, existem diversos motivos porque alguém compra alguma coisa. Não vou entrar nesse assunto tão específico.

Com isso, você não precisa ter medo de conteúdo gratuito. Não sei se vocês conhecem o Pat Flynn. Ele fala em um estudo de caso dele, que ele fez um blog sobre como estudar para uma formação de arquitetos. Ele tinha diversos artigos no site dele que eram oferecidos de graça. O e-book que ele criou basicamente era todos os artigos, formatados, no formato de e-book e ele colocou isso para vender. As pessoas que acessavam o site poderiam catar os artigos e ter praticamente a mesma coisa que está no e-book.

Mas mesmo assim vende, porque ela pode colocar no iPad, no Kindle… ler numa ordem certa… ele talvez ofereça suporte também. A pessoa não se importa de pagar pelo e-book, mesmo que já esteja lá gratuito. Para ter esse conforto, essa comodidade, essa estrutura melhor. Então, não se preocupe com o conteúdo gratuito. As vantagens de você cobrar pelo o que você tem para dizer são muitas. Você vai ter mais vontade de escrever e divulgar sua mensagem, porque isso pode se tornar o seu sustento, se já não é. Pode ser seu trabalho principal, fazendo o que você realmente gosta e tem interesse. A segunda vantagem é que você começa a descobrir o que as pessoas realmente querem.

Então, se estiver de graça, você pode escrever que você comeu batata-frita no almoço e depois levou seu cachorro para passear. “É de graça mesmo, não vai ter nenhum comentário”. Mas ainda vai ter gente reclamando, já aviso.

Entregue Sempre Mais Para O Cliente

Mas se você tiver que cobrar, isso causa uma mudança em você. “Se eu for cobrar por isso aqui, o que eu tenho que entregar de valor para a pessoa para poder cobrar?” É uma mentalidade completamente diferente do que simplesmente entregar conteúdo de graça. Mas a pessoa que pagou, vai te cobrar. “Você me prometeu XYZ. Não me deu nenhum desses! Por que? Quero meu reembolso.” Isso vai te obrigar a fazer um trabalho melhor. O feedback das pessoas será melhor, porque agora elas pagaram. Elas vão realmente querer fazer o dinheiro delas valer. Elas vão lhe dizer o que está certo e errado.

Então, resumindo para fechar o vídeo: não tenha medo de conteúdo gratuito. Você sempre pode entregar melhor, mais rápido e com mais conforto e isso vai ser bom para você, porque você vai ter que pensar no que vender, e não simplesmente fazer qualquer coisa. E as pessoas vão dar um feedback melhor para vocês. Por isso, não tenha medo de conteúdo gratuito. Não tenha medo também de distribuir conteúdo gratuito, porque isso ajuda na sua imagem, e vai atrair pessoas.

Então, esta é a mensagem de hoje. Falamos sobre como lidar com conteúdo gratuito. Para os próximos vídeos, o que eu quero que você faça é se inscrever nesse botão aqui para você não perder mais nenhum vídeo e deixe seu comentário abaixo me dizendo o que mais você gostaria de aprender sobre empreendedorismo digital, principalmente sobre infoprodutos e serviços, que é no que eu me especializo e mais gosto de fazer.

Vou ficando por aqui. Obrigado por assistir, espero que você tenha gostado tanto quanto eu gostei de fazer esse vídeo para você. A gente se vê numa próxima oportunidade. Grande abraço e até mais!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+