Um Guia Absurdamente Útil Para Achar Conteúdo Para O Seu Site

Achando ConteúdoAntes de entrar em mais detalhes específicos do que e como publicar em seu site, quero deixar claro que um blog é somente uma das tantas maneiras de marketing existentes e com certeza uma das mais poderosas, mas não é nada mais que isto: uma ferramenta.

Uma boa estratégia de marketing envolve tanto promoções offline como online e atua em diversas mídias dependendo de onde estão os seus clientes e no que estes estão interessados.

Para melhor entendermos como devemos abordar o marketing para nossos sites, basta olharmos mais através da lente de um empreendimento como no mundo real e menos como um blog. Isso ajudará a você a estabelecer uma estratégia correta de marketing.

Como guia geral, gosto de me basear na seguinte pergunta toda vez que pretendo iniciar e criar alguma campanha de marketing, seja esta em meu site, fóruns, mídias sociais:

A pessoa que estiver lendo este artigo, teria algum interesse em meu produto/serviço!?

Se a resposta for “sim”, ótimo! Toca ficha!

Se a resposta for não, aí teríamos que analisar alguns outros fatores como por exemplo, se o conteúdo em si ajuda na divulgação e construção da marca, o que pode ser muito importante. Mas num geral tente focar em seus produtos porque de nada adianta ter uma marca muito reconhecida e a empresa quebrar como foi o caso da Parmalat.

Mas vamos agora ao assunto principal deste post:

Planejando o conteúdo do seu blog

Além de seguir a dica de tentar pensar quais as dúvidas e quais são os interesses dos seus potenciais clientes, algo que você provavelmente sabe melhor que ninguém e principalmente melhor que qualquer ferramenta, recomendo que também faça uso do seu próprio conhecimento do mercado e tente pensar as dúvidas que você já teve ou que tipo de tópico você acredita que seria útil para você ler em forma de artigo – este provavelmente será útil também para outras pessoas.

Quero deixar isto bem claro pois vejo que muitas pessoas dependem demais de ferramentas de volume de pesquisas para determinadas palavras-chaves e no final acabam esquecendo que aquilo é somente uma representação em números de algo muito mais simples: o interesse e a curiosidade humana.

Como mencionei no meu post sobre Google Adsense, nem vou entrar em detalhes aqui sobre o fato que o Google Adwords Keyword Tool as vezes pode ser um dos maiores mentirosos que eu conheço

Já vi inúmeras vezes onde o GAKT (nome curto para o Google Adwords Keyword Tool (então por que diabos eu perdi meu tempo escrevendo a sigla se depois tive que explicar o que significa!? :0) )) se comportou tipo resultados parciais de eleições:

“A palavra-chave apresenta um volume de busca mensal local de 10.000 … com uma margem de erro de 97,9% para cima ou para baixo ou para qualquer lado que você escolher.”

Parece brincadeira, mas olha, não é tão longe disso não.

Agora que eu já deixei claro que eu quero que você tenha cuidado quando for depender destas ferramentas e as vezes confiar mais no seu próprio instinto, vamos ver como elas podem realmente nos ajudar.

Como usar o próprio Google para acharmos conteúdo para nosso site

Vou usar como exemplo aqui um blog imaginário sobre paisagismo.

Neste vídeo você estará conhecendo e vendo como eu utilizo algumas das principais ferramentas para fazer pesquisa tanto para organização do conteúdo no meu site, como também para achar sobre o que falar:

Juntamente com o vídeo, abaixo você encontra mais algumas explicações do que você viu no vídeo.

A primeira coisa que faria seria colocar a palavra paisagismo (e talvez mais algumas relacionadas) no GAKT e ver o que aparece.

* Nota: garanta que você selecionou o local como “Brasil”, o idioma “Portugês” e o “Tipo de Correspondência” para “[Exata]” ou “”Frase”” para termos um resultado mais preciso. Se quiser saber mais sobre estas configurações por favor dê uma olhada em meu post sobre como utilizar o Google Adwords Keyword Tool.

GAKT
Clique para ampliar

Dica: você pode tanto olhar os resultados por relevância (padrão) como ordenar os resultados com qualquer coluna. Aqui eu coloquei pelas “Pesquisas Locais Mensais” pois estou querendo ver as palavras-chaves que possuem o maior número de buscas no mês no Google.

Podemos ver que de acordo com o GAKT já temos algumas palavras-chaves interessantes que poderiámos usar como categorias, subcategorias ou até artigos em nosso site. Também podemos ver já na mesma tela a concorrência para tal palavra-chave, o seu custo por clique aproximado e a tendência de pesquisa dos últimos 12 meses.

Você definirá onde se encaixa cada um de acordo com a quantidade de pesquisas e também conforme você achar que consegue falar sobre o conteúdo.

Por exemplo, “Paisagismo e Jardinagem” pode ser uma categoria. “Paisagismo Residencial” uma categoria ou uma subcategoria pois você provavelmente não consegue falar tudo que se tem para falar desse assunto em único post (e nem deveria!)

O próximo passo é utilizar a dica que eu falei no post sobre nichos de mercado para pesquisar ainda mais ideias de como organizar o seu conteudo e sobre o que exatamente falar em seu site e blog:

Pesquisas Relacionadas Google

Pode ver como o resultado fornecido usando somente o Google é limitado. Eu pessoalmente prefiro usar uma ferramenta chamada Keyword Researcher que mencionei no meu artigo sobre nichos de mercado. Observe a diferença:

Keyword Researcher Paisagismo

Nem comparação não?

Se quiser saber mais sobre esta ferramenta e utilizá-la gratuitamente no site, pode visitar o site oficial abaixo:

» Clique aqui para saber mais sobre esta excelente ferramenta chamada Keyword Researcher.

Nota: o criador dessa ferramenta é o Ton, um amigo meu. Gente finíssima e sabe muito de web marketing. Qualquer dúvida ou sugestão que tiver pra ele só me avisar 😉 Também falei com ele e vamos estar tendo uma entrevista EXCLUSIVA sobre marketing digital, web e oportunidades no Brasil no meu curso, o Empreendedor Efetivo

Esta é somente uma das maneiras mais fáceis de achar e estruturar o conteúdo para o seu site usando ferramentas disponíveis na internet.

Agora quero lhe mostrar mais uma lista de estratégias que você pode usar para achar mais e mais conteúdo para escrever baseado nestes tópicos:

9 maneiras muito simples de se achar conteúdo para o seu site

1. Livros

Livros são uma das minhas maneiras preferidas para se achar conteúdo para escrever. Além da óbvia vantagem de você estar lendo um livro, você ainda consegue fazer um belo dum post ou revisando o livro ou fazendo alguma conexão do que você tem a falar com algum assunto específico que você leu no livro.

Desta maneira você estará não só fornecendo um conteúdo de altíssima qualidade para os seus leitores baseado em fatos e opiniões de outras pessoas, mas há também uma segunda vantagem que pode passar despercebida: o aumento do seu status como autoridade.

Pode parecer simples, mas só o fato de você estar lendo um livro especializado em sua área e fazendo um comentário sobre o mesmo, já o coloca na categoria “esse-cara-não-é-um-idiota-qualquer-e-provavelmente-sabe-do-que-está-falando”.

(Sim, esta categoria existe. Jamais me questione.)

2. Fórums

fóruns podem ser usados tanto para se aproveitar do tráfego e da audiência que já possuem para o seu site, como também para achar conteúdo para o seu blog. Dê uma pesquisada nos blogs de seu nicho e veja quais são as peguntas mais comuns e o que as pessoas têm mais dificuldade; ou simplesmente se ofereça para ajudar as pessoas perguntando diretamente o que elas querem saber!

Agora, como dica, não crie uma conta e fique respondendo “Vá ao meu blog para a resposta!” Isso além de chato pode fazer você ser banido. O que você deve fazer é responder as perguntas diretamente no fórum e atrair o tráfego ou através da sua assinatura, ou através de algum comentário ao final do seu post dizendo “Para mais informações …” depois de já ter dado uma resposta suficiente por si própria.

3. Blogs

Outros blogs são importantíssimos para o seu sucesso. Além de você se manter atualiazado, eles também servem para você conhecer mais pessoas da sua área. Uma simples técnica para conseguir umas boas visitas e até talvez alguns links, é simplesmente fazendo um post complementando o post de algum outro blogueiro. Este post pode ser simplesmente adicionando mais ideias ou se você quiser causar mesmo, você pode escrever um post bem controverso contra aquele primeiro post.

Agora cuidado: se você não tiver um argumento válido você vai ser acusando de estar trollandoo conteúdo dos outros e o tiro pode sair pela culatra.Outra estratégia é visitar sites grandes sobre qualquer assunto e ver suas listas de posts/artigos mais famosos e adaptar.Supondo que há um post que atraiu bastante atenção com o nome de “Os 14 Maiores Erros Que Os Plantadores De Tomates Não Lhe Contam”, você poderia ter um post sobre “Os 14 Maiores Erros Que O Seu Personal Não Lhe Conta”.

Assim você se aproveita do formato para o seu nicho.

Seja criativo!

4. Google alerts

Google Alertssinceramente as vezes me irrita, mas ele é sim útil. Sabendo algumas de suas palavras-chaves para o seu site e termos que você e seus leitores possam se interessar, crie alguns alertas para as palavras-chaves mais comuns e utilize os avisos tanto para fazer comentários onde o artigo foi postado como para achar mais ideias e conteúdo que você possa escrever para o seu site.

Somente o fato de você reportar algum fato e dar sua opinião sobre algum assunto que está na boca do povo (como eu fiz com o caso da Gina Indelicada) pode lhe render bons frutos.

5. Redes sociais

Redes sociais podem ser uma boa fonte de tráfego (apesar de não ser dos melhores; mais sobre isto em meu post sobre Adsense) e também podem ser uma boa fonte para acharmos ideias para conteúdo para o nosso blog.

Para fazermos isto, basta olharmos as principais redes sociais do seu mercado e analisarmos as perguntas e os comentários mais frequentes.

No twitter por exemplo, podemos acessar a página http://search.twitter.com e lá fazermos buscas por palavras relacionadas ao nosso assunto e também hashtags interessantes.

Depois você pode entrar em contato com a pessoa explicando que você viu o comentário e resolveu escrever a respeito em seu site. Pronto. Além de responder uma pergunta real, você provavelmente ganhará um fan pois todos gostamos de sermos surpreendidos e sabermos que alguém lá fora nos ouve.

6. Comentarios em seu blog e de outros

Outra estrátegia boa para se utilizar é prestar atenção ao que as pessoas têm a dizer!

WOW!!!!

Mas eu devo ser um gênio por ter feito essa descoberta!!!

Como ninguém nunca pensou nisso antes!!!

Mas falando sério, as vezes me supreende o fato das pesssoas simplesmente não ouvirem o que leitores de seu site e outras pessoas têm a dizer. Estas são as melhores fontes de assunto (e muito provavelmente $$) e portanto é bom que você preste atenção nelas.

Faça isto revendo comentários deixados em seu blog em busca de alguma pergunta que não foi tão bem respondida e que agora de repente caberia um post. Depois entre em contato com a pessoa avisando sobre o post. Ela com certeza vai gostar da atenção que você está dando a ela.

Comentários em outros blogs também podem ser utéis pois você pode utilizar da estratégia citada acima sobre blogs parceiros e escrever posts complementares aos comentários deixados no post de outro site.

7. Perguntas que lhe fazem

Aqui é outra dica que acompanha o meu novo “redescobrimento e invenção da roda” acima:

PRESTE ATENÇÃO NO QUE AS PESSOAS FALAM!!!

E se elas não falam, faça-as!

Como? Puxe assunto ora bolas!! Pergunte como está suas vidas, o que elas fazem, quais os problemas que elas enfrentam dia após dia, tem algum interesse, quais os seus medos, se elas são a favor da pena de morte, quem é o assassino, e assim vai …

Enfim, mesmo que estas não estejam diretamente ligadas ao assunto principal do seu site, dependendo do que for você pode fazê-las interessadas ao menos ao ponto de conversar e elas lhe contarem perguntas do tipo “Sabe que eu sempre tive curiosidade para saber por que diabos …” e assim vai.

8. Feiras e eventos

Feiras e eventos são disparados um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua educação. Comentei um pouco sobre isso em meu post quando atendi a OlhoSEO, mas basicamente em feiras e eventos você pode simplesmente fazer um post relatando como foi a feira, as lições que você aprendeu lá, as novas tecnologias que estão por vir, os assuntos e temas que foram abordados, enfim, uma gama enorme de opções para se achar assunto para escrever.

9. Sites de P&R

Sites como o Yahoo! Respostas são excelentes fontes de ideia – e tráfego! Faça uma pesquisa por lá dentro da sua área utilizando suas palavras-chaves e logo você achará diversas ideias para seus artigos e produtos.Até, você pode utilizar estes sites como fonte de tráfego, mas aí fica a dica que dei ao usar fóruns: não abuse

Dê uma resposta completa sem que a pessoa precise clicar num link para ver a resposta completa e ofereça seu site como recursos adicionais.

Esta são algumas (mas não todas) as maneiras que eu utilizo dia após dia para achar conteúdo para escrever tanto aqui para o Empreendedor Digital como para outros sites em mina rede.

Agora que já temos ideias sobre o que escrever para nosso blog e para o nosso site, o que precisamos fazer é organizar todo esse conteúdo da melhor maneira para que possamos extrair o máximo de proveito do mesmo.

Para fazermos isto, recomendo que dê uma olhada em meu post sobre como organizar o seu conteúdo para máxima performance e também o meu post sobre como usar as palavras-chaves em seu site corretamente.

Estes dois posts já vão lhe ajudar bastante a estruturar o seu site.

Está faltando algo muito importante …

Agora, após achar, escrever e publicar os seus artigos, falta somente um nada pequeno ingrediente: tráfego!

E é exatamente neste ponto que muitas pessoas acabam errado … Grande parte acha que somente por ter um conteúdo genial, isso será suficiente para começar a atrair as pessoas, mas infelizmente isto não está correto.

Se você for ficar esperando pelo tráfego, olha, recomendo que espere sentado pois vai demorar.

Além disso, você gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+