Como Tirar O Máximo Proveito dos Seus Dias de Folga

Você não é um robô e por isso merece uns belos dias de folga.

Descanso é sempre merecido. A questão é: como aproveitar o máximo os dias que você tem de folga?

Pegar esse tempo livre e decidir o que fazer para “recarregar as baterias”.

Hoje tenho alguma dicas pra você.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Como Tirar O Máximo Proveito dos Seus Dias de Folga

Opa! Bruno Picinini por aqui. Neste astuto vídeo de hoje quero falar como tirar bons dias de folga.

Essa é uma parte que muitas pessoas ignoram na hora de construir um negócio online. Normalmente falo de negócios online porque esse é o tema do canal.

As pessoas acabam esquecendo ou não sabem a diferença que isso pode fazer na hora de ter mais resultados e avançar de uma maneira mais rápida nas nossas vidas e negócios.

Tive a ideia desse vídeo por causa do local onde estou nesse momento. Dá para ver a trilha ali atrás. É um parque aqui em Vancouver. É um parque praticamente no meio da cidade, o que é bastante interessante.

Ele é bem no meio da cidade, mas é gigante, com muito verde. É bem silencioso. Não cheguei a ver muitos animais, além de alguns esquilos e pássaros. Mesmo assim é bacana para aproveitar o sábado. Saiu um belo sol. É um belo dia quente.

Um erro que eu pessoalmente fazia e não sei se você faz… Quando eu queria tirar meus dias de folga… É algo que a gente aprende com o tempo.

O perigo de ter um negócio online e poder fazer tudo de onde a gente quiser é justamente esse. A gente pode fazer de onde a gente quiser.

Eu tenho um escritório em casa e geralmente trabalho de manhã em casa. De tarde eu saio para um café. Mas o meu laptop – que é a minha ferramenta – está sempre comigo. Eu uso para coisas pessoais e para trabalho.

Algumas pessoas até têm diferentes computadores para essas atividades. Alguns usam um no escritório e outro para coisas pessoais para não misturar. Eles querem realmente dar essa parada e deixar a mente e o corpo descansar.

Acho que você saiba porque você tem que tirar dias de folga. Aquilo de trabalhar 100 horas por semana é bem legal… Parece bonito… Impressiona algumas pessoas. Mas é a maneira errada.

Se tem um projeto bombando e você precisa fazer isso por três semanas, tudo bem. Mas adotar isso como filosofia de vida… Talvez isso exploda em algum ponto. Pode ser no seu coração, na sua saúde, na sua família. Em algum lugar vai estourar. Isso não é bom. É melhor ter um equilíbrio. Esse é o porquê geral.

“Para tirar um dia de folga é só tirar um dia de folga!” Pois é! O problema é que hoje, como a gente é tão conectado, é muito fácil que esse dia de folga se torne um meio dia de trabalho. E é até pior, já que você não estará nem produzindo nem descansando. Você estará no meio termo e isso é a pior coisa.

Se é para trabalhar, trabalhe com todas as forças para produzir e ter resultado. A mesma coisa do outro lado. Se é para descansar, descanse com tudo. Não faça nada.

“Vou tirar o sábado de folga. Mas de manhã vou abrir o laptop, ler os emails.” Aí você lembra de outra coisa… Muda uma coisinha ali… Uma campanha… Olha o anúncio… Não! Não olhe absolutamente nada. É o dia inteiro de meia noite à meia noite. Ou dois dias inteiros, como sábado e domingo.

“Mas não tem como”. Então, tem algo errado na sua empresa, já que você não consegue ficar longe (principalmente no fim de semana).

Você tem que contratar gente, delegar, eliminar, automatizar. Alguma coisa você tem que fazer. Os negócios online são os mais fáceis de se automatizar e delegar. Não é possível que você não possa tirar dois dias por semana. Esses dias são mais que importantes.

O celular é outra grande armadilha. Estou gravando esse vídeo com o celular. Um pessoal veio falar comigo pelo WhatsApp. Eles tinham o número para qualquer emergência. O problema é que as pessoas não têm noção do que é emergência e às vezes mandam mensagem por qualquer coisa.

Geralmente sábado e domingo isso não acontece porque as outras pessoas também não estão trabalhando. Mas se eu decidir fazer alguma coisa na segunda… As pessoas me mandam mensagem para resolver alguma coisa.

Quando estou no meu celular em algum lugar fora, é a pior hora para eu receber uma mensagem. Aquilo vai me incomodar e vou querer resolver. Mas eu não tenho como resolver, porque não estou com meu laptop ali.

Todas as vezes que as pessoas mandavam alguma coisa no celular, eu respondia e instruía: “Nas próximas vezes, mande por email.” Falava com educação, mas falava. Senão, não tem limite. Mistura tudo e você não consegue organizar.

O WhatsApp não deixa um histórico bom caso você queira pesquisar e achar uma resposta. Num email, sistema de ticket ou suporte é muito melhor.

Esse é um par de parênteses, mas entenda que quando você tirar dias de folga você tem que tirar folga mesmo – senão você não consegue se concentrar.

Você precisa desses dias de folga para melhorar a energia mental e descansar. O Férias Sem Fim é um dos meus projetos principais (se não o projeto principal). Eu fiz toda a ideia dele quando eu fiz um cruzeiro com minha namorada pelo Mediterrâneo, de duas semanas.

Simplesmente não tinha acesso à internet. Na verdade tinha, mas era caro. Não lembro exatamente quanto era. Eu não queria ficar pagando. Queria ficar no cruzeiro descansando.

Durante essas duas semanas eu praticamente não toquei no laptop. O negócio continuou. Obviamente, eu não abandonaria o negócio por um ano. Mas fiquei duas semanas sem abrir.

Eu consegui desligar nos primeiros dias. Então, eu liberei todo aquele espaço mental para criar uma boa oferta. Foi o Férias Sem Fim e teve o sucesso que teve. Agora tem também o livro e várias outras coisas que venho fazendo.

Esse era o conselho que eu queria passar para você hoje. Imagino que você entenda isso, mas às vezes precisamos ser lembrados.

Estou fazendo esse vídeo, mas talvez algum sábado eu abra o laptop para ver alguma campanha ou email. Daí eu mesmo tenho que me lembrar que um dia de folga é um dia de folga. Não pode tocar no laptop. Por isso que é difícil quando é no mesmo computador.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Se você gostou do vídeo, pode dar o joinha. Também clique no botão para assinar o canal e receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar.

Por último, eu recomendo que você visite FeriasSemFim.com. Lá tem uma aula online gratuita. Você poderá aprender um pouco mais sobre como criar um negócio online. Caso você já tenha o seu, você poderá aprender como ter mais resultados e participar da nossa comunidade de empreendedores digitais. Fica o convite para você conhecer.

Ainda estou na metade do caminho. São uns 10 quilômetros. Ainda tenho bastante chão para andar.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+