Disciplina: 9 Dicas Para Ter Mais Disciplina e Força de Vontade

Duas pessoas: mesmo conhecimento e mesmos recursos. Uma consegue resultados incríveis, a outra mal sai do zero.

Qual a diferença?

Podem ser muitas. Mas ao longo dos anos vejo que uma se destaca:

Disciplina.

Disciplina para seguir o plano.

Disciplina para acordar todos dias e fazer o que tem que ser feito.

Disciplina para dizer não aos pequenos prazeres de curto prazo e focar no longo prazo.

Isso faz toda diferença. E infelizmente muitos sofrem pela falta dela. Não sabe como ter mais disciplina.

Esse é o objetivo desse vídeo de hoje:

Ajudar com algumas dicas do que eu vejo que tem funcionado para mim e para outras pessoas.

Realmente ter uma disciplina melhor. Com mais força de vontade. Para seguirmos nossos planos em luta de nossos sonhos e objetivos.

Assista ao vídeo agora e depois deixe seu comentário abaixo.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio vídeo no YouTube: Disciplina: 9 Dicas Para Ter Mais Disciplina e Força de Vontade

9 Dicas Para Ter Mais Disciplina

Opa! Bruno Picinini por aqui. Nesse vídeo de hoje veremos 9 dicas rápidas de como ter mais disciplina na nossa vida, seja para conquistar objetivos no negócio, objetivo pessoais ou o que for. Vou contar com a ajuda de outro celular para me lembrar das 9 dicas.

A primeira dica pode soar um pouco engraçada. Mas para você ter mais disciplina e força de vontade você deve esquecer a disciplina. O que eu quero dizer com isso? O primeiro fato é que disciplina e força de vontade são limitadas (essa era a segunda dica, mas vou misturar ela aqui junto).

Se você sempre depender de disciplina e força de vontade para fazer as coisas que você tem que fazer (escrever um artigo, disparar um email, criar um produto, ir na academia num dia de chuva), você provavelmente não conseguirá fazer essas coisas todas as vezes.

Esqueça a Disciplina

Se você acordar e a única coisa que você precisa fazer é ir para a academia, é fácil. Mas se você passou o dia inteiro trabalhando e tomando várias decisões difíceis, talvez essa disciplina (ou força de vontade, que é quase a mesma coisa) já esteja gasta no final do dia. Daí, você não conseguirá reunir energias para ir à academia e fazer o que precisa fazer.

Por isso, você deve dar um jeito de automatizar as coisas que você realmente quer fazer. Ao invés de ser algo que precise de disciplina, essas coisas podem ser um hábito ou ritual. Eu falo bastante disso na Universidade da Alta Performance. Tem que ser algo que você faça no automático, sem pensar.

Por exemplo: você deve escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, uma quando acorda e uma quando vai dormir. Mas no passado, isso não era tão fácil. Ou seus pais tinham que te incomodar para você escovar os dentes ou você tinha que arrumar essa disciplina e força de vontade para conseguir escovar os dentes. Mas por que hoje você consegue fazer isso fácil, sem precisar de disciplina ou força de vontade? Porque já virou um hábito. É algo automático.

Se você quer ir para a academia, não chegue em casa e comece a pensar: “O que eu preciso fazer para ir para a academia? Vou descansar no sofá antes de ir.” Isso não vai funcionar! Chegue em casa, coloque os tênis da academia e já deixe a bolsa pronta antes de sair de casa. Quando você chegar em casa, é só pegar a bolsa e ir direto. Se você deixar seu cérebro, disciplina ou força de vontade ditar o que você tem que fazer, isso não vai funcionar. Você vai acabar ficando sem disciplina suficiente para fazer as coisas.

Cuide Da Mente E Corpo

A próxima dica é descansar e cuidar bem da saúde. Como eu falei, disciplina e força de vontade são limitadas. Se você não estiver descansado e com a saúde em forma, seu tanque de força de vontade e disciplina será menor – ou seja, será mais difícil ter disciplina na reserva para fazer as coisas que você precisa. Então, você precisa descansar não só dormindo mais, mas também deixando de lado as coisas que você está fazendo. Tire um dia para não olhar para seu negócio, senão você enlouquece.

É claro que às vezes não temos opção. Se você está criando um negócio online novo nas horas vagas, você vai precisar fazer isso no fim de semana porque você não tem outras horas para isso. Mas tente se controlar. Quando for para a academia, tente não ficar com o Wi-Fi ligado. Foque nos seus exercícios. Na hora que for jantar, foque na janta ou com quem você está jantando. Você precisa realmente descansar.

A próxima dica é: você precisa se perdoar quando a disciplina ou força de vontade falharem. Às vezes isso vai acontecer. Se uma ou outra vez você não conseguir fazer aquilo que tinha planejado fazer, beleza! Só não deixe isso virar um hábito. Não deixe isso acontecer frequentemente e cada vez mais.

Você Vai Ter Recaídas, Mas Não Se Acostume Com Isso

Isso vai de encontro com a próxima dica: cuidado com as histórias que você inventa (e eu também) para si mesmo na hora de não cumprir o que tem que ser feito. “Hoje eu não vou na academia porque já fui tal dia. Meu braço está cansado, se eu treinar demais vai acabar sendo pior. Então, é melhor eu não ir!”

Nós adoramos inventar histórias e desculpas nas nossas cabeças sobre o porquê das coisas não funcionarem para a gente… ou sobre não ir para a academia… ou sobre não sentar no computador e fazer o que deve ser feito. Então, cuidado com as histórias que você inventa. “Não vou mandar um email hoje para minha lista porque já mandei há três meses atrás. Acho que eles já receberam muitos emails. Vou deixar eles respirarem um pouco”. (Estou exagerando).

Mas nós inventamos muitas histórias para justificar as atitudes que já decidimos que queríamos fazer. Então, cuidado com as histórias que nós inventamos. Geralmente elas são mentiras que tentam justificar uma atitude por falta de disciplina ou vontade.

Não Caia Em Tentação

A próxima dica é remover as tentações. Como eu disse: disciplina e força de vontade são limitadas. Se você chegar do trabalho já com a disciplina esgotada, com o corpo necessitando de uma energia rápida (como açúcar ou pão, que são horríveis) e tiver um bolo de chocolate na sua frente, vai ser muito mais difícil você resistir à tentação. Aí, sua “disciplina” vai falhar. Na verdade, isso só aconteceu porque estava ali na sua frente. Se você tirar a tentação da sua frente, fica muito mais fácil fazer as coisas quando você estiver com a disciplina e força de vontade baixas.

A próxima dica para ter mais disciplina e resultados é não esperar que tudo esteja alinhado e perfeito. Isso é mais uma das histórias que inventamos. “Não vou hoje à academia porque estou sentindo uma dor no mindinho esquerdo do meu pé. Se eu for, vou me lesionar e ficar 6 meses sem jogar.” É mais uma história que seu cérebro está inventando como desculpa! Cuide disso e não deixe tudo estar perfeito para fazer o que você tem que fazer.

“Quero mandar email, mas não tenho certeza do conteúdo.” Mande! Cumpra o que você combinou com você mesmo que ia fazer. Faça o que tem que ser feito e não fique enrolando!

Não espere as coisas ficarem perfeitas porque elas provavelmente não ficarão! Isso é outra coisa que nos impede de ter disciplina, já que fica no caminho da execução. Talvez seja só mais uma história que justifique sua atitude de não ir para a academia.

Tenha Uma Data Limite

Outra dica é: use e abuse do seu calendário e coloque datas limite para fazer cada coisa. Todo mundo já deve ter feito isso: tem um trabalho a ser feito; você não faz nada o mês inteiro; no último dia antes da entrega, tudo acontece como mágica (você vira a noite e resolve tudo). Mas assim é muito mais difícil e o desgaste é muito maior. Além disso, o trabalho provavelmente não ficará tão bom como se você tivesse feito tudo com calma.

Estabeleça datas e dívida as tarefas. Se você quer criar um produto, não coloque somente uma data para o produto estar pronto. Provavelmente, esse produto terá várias etapas. Faça algo do tipo “concluir a introdução até semana que vem e a segunda parte até na outra semana”. E se obrigue a cumprir essas datas! Você pode até usar penalizações ou recompensas. Se você não conseguir, tem uma penalização (doar dinheiro para alguma coisa). Se conseguir, você terá uma recompensa (jantar com sua namorada).

Tem um livro do Brian Tracy (um grande autor que eu recomendo) chamado “Coma Esse Sapo” (“Eat That Frog”). Nas nossas atividades do dia a dia, sempre tem uma ou duas que são as piores. São as mais chatas, mais difíceis, que você tem pensar. Nós tentamos evitar essas atividades e criamos historinhas, fazendo outras coisas para ficar ocupado ao invés de ser produtivo.

“Eu tenho que escrever aquele email. Mas vai ser complicado, difícil e chato de fazer. Então, eu vou reorganizar os meus contatos de novo.” Legal, você vai fazer um monte de coisas. Mas não são resultados que geram vendas e movimento no seu negócio. Então, a dica que o Brian Tracy dá e eu passo aqui para você é que começar o dia de maneira produtiva faz com que o resto do dia tenda a ser mais produtivo. Então, comece fazendo as atividades mais difíceis sem medo. Comece fazendo aquelas que mais movimentam seu negócio.

Até porque se sua disciplina e força de vontade acabarem (ou se surgir alguma coisa que faz com que você tenha que sair à tarde) o dia já terá valido a pena. Você já terá feito as atividades principais que mais geram resultados, vendas ou o que for que toque seu negócio para frente.

Essa é a dica final que eu queria passar para você. Disciplina e algo que todos precisam ter. Eu noto que faz a maior diferença. Muitas pessoas têm o mesmo conhecimento, chances e recursos, mas algumas delas não se mantêm, não só ao longo dos anos, mas no dia a dia… fazendo e melhorando o trabalho.

Meio por cento por dia está ótimo! Quando passar dois ou três anos, você vai olhar para trás e verá o progresso enorme que você fez. As pessoas vão falar: “Nossa, que sorte você tem de conseguir esse resultado!” Ninguém verá os dois ou três anos que você ficou com disciplina, com força de vontade, batalhando pelos seus objetivos e metas.

Essas eram as dicas que eu queria passar no vídeo de hoje. Se você quiser, você pode dar um joinha aqui do lado. Deixe um comentário caso tenha alguma pergunta ou se tiver alguma dica extra sobre disciplina que funciona para você. Também clique na mãozinha aqui do lado para assinar o canal e receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+