Estudo de Caso: Edinir – Crochê Passo a Passo

Hoje aqui no Empreendedor Digital estaremos fazendo um estudo de caso muito interessante de um blog que eu pessoalmente acredito ter muito potencial e que é o tipo de caso que eu quero focar aqui no site: alguém com um interesse em alguma área/nicho de mercado específico que tem um blog e está procurando a melhor maneira de ganhar dinheiro na internet com seu site.

Neste caso, recebi um e-mail há alguns dias atrás da Edinir me comentando sobre o seu site e me perguntando mais sobre o seu site e o que ela poderia fazer para melhorar os seus ganhos com o seu site.

Eu num geral gosto e tenho maior prazer em ajudar qualquer pessoa que entrar em contato seja para dúvidas, opiniões ou o que for, mas este caso em específico me chamou a atenção por alguns motivos:

  • O nicho em si, trico e crochê (e especialmente crochê para iniciantes) é um nicho interessante e um hobby interessante que atrai um público bom e constante;
  • O site já está no ar há pelo menos 5 anos com uma boa quantidade de visitas diárias;
  • Obviamente fica claro que a Edinir não tem medo de trabalhar e realmente fazer, e para este tipo de gente eu tenho o maior prazer em ajudar;
  • Ela possui DVDs próprios (lembra que eu falei sobre o produto próprio no post sobre como começar o seu negócio online) ou seja, um grande potencial para construir uma clientela fiel e expandir o seu empreendimento na web;

Não tenha medo de trabalhar

Fora estes fatos, pelo pouco que falei com a Edinir já pude ver que ela é uma pessoa honesta e sem medo de trabalhar que está buscando melhorar a sua vida ensinando as pessoas a como fazer crochê através do seu site, DVDs e ajuda – o que quero agora é ajudar ela a melhora ainda mais os seus rendimentos para que ela possa ajudar ainda mais as pessoas.

Para entender melhor, aqui parte do e-mail que ela me mandou em uma de nossas conversas:

“Por exemplo, os blog e tudo o que consegui até aqui, consegui sozinha, clicando aqui e ali, errando e acertando, ganhando e perdendo; nunca fui nem mesmo a uma escola. Eu sofri 3 cirurgias de aneurisma cerebral hemorrágico e não podendo fazer serviços pesados, procurei um serviço leve e dai a conselho de uma amiga jornalista, tentei criar o blog e deu certo, comecei receber encomendas e também a gravar os meus próprios DVD, são simples, gravados em casa, a milha filha de noite vai editando e faz o DVD pelo nero e as vezes não vende nada, as vezes vende bem e é mais uma renda extra. Eu ganho um salario minimo do INSS que as vezes é cortado e da o que fazer para você provar a pericia que não deve trabalhar e demora as vezes até um ano para começar a receber de novo.

Então somo o INSS + as vendas dos DVD + o que ganho do adsense e tem dado para sobreviver. Então a minha preocupação na verdade é assim: Será que se eu tivesse inteligencia para lidar com essa conta do adsense será que eu não ganharia um pouco mais do que já ganho? Essa pergunta me persegue mais nunca consegui achar alguém que fizesse esse trabalho para os outros entende?”

Novamente, tenho o maior prazer em ajudar a Edinir pelo seu esforço e trabalho e também agradeço muito a ela por ter entrado em contato comigo em busca de ainda mais informações.

Mas chega de lero-lero e vamos ao que interessa: o que ela pode fazer para melhorar tanto os rendimentos como algumas outras coisas em seu site?

Vou descrevendo aqui algumas das mudanças que acho necessárias para o site em ordem de importância do que considero mais relevante. Não que o primeiro item vai ser MUITO mais importante que o segundo, mas haverá mais diferença entre o primeiro e o último item.

Nome: Edinir Crochê

Site: http://www.edinir-croche.com

* Nota: há um problema com alguns links dos títulos dos posts do site principal dela que estão tendo um mal redirecionamento e as vezes dando problema. Consertar isto é com certeza uma das maiores prioridades, mas como é algo muito específico vou tratar sobre isto mais diretamente com ela. Aqui vou postar somente o que eu achar que é útil para outras pessoas também. Caso você tenha um problema parecido, por favor entrar em contato.

Design & Usabilidade na Web

Antes de comentar mais sobre o design, layout e a usabilidade do site eu preciso falar sobre um aspecto importante com relação as sugestões que aqui vou dar: elas são somente isto – sugestões do que EU faria que acredito que melhoraria a performance do site tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista da usabilidade do usuário.

Um importante ponto que levo em conta quando cito as sugestões é o fato de que eu tenho que considerar o site como o seu site e como um site feito, criado e desenvolvido pela Edinir seria – e não como um site que EU fizesse ficaria.

Algo muito importante que as vezes as pessoas não se dão conta (e muitas vezes isso acontece para aqueles que querem usar a web para enganar outros com promessas de dinheiro fácil) está no fato de faltar uma certa congruência entre o que é dito e o que é feito. Um exemplo para entendermos melhor:

Se aventurando pela net

Você está na internet procurando sobre como fazer dinheiro na web quando se depara com esse site de um aparente “senhor” com uma história de que ele era um pedreiro por 14 anos até que acidentalmente (já percebeu que essas promessas de dinheiro fácil e rápido sempre foi descoberto “acidentalmente”!? Queria ter eu esta sorte de TROPEÇAR numa ideia assim) descobre um meio de ganhar dinheiro online fácil e rápido.

Ótimo – como você acha que seria o site dele!?

Tendo em vista que ele antes era pedreiro e não deve ter trabalhado muito com web design, eu esperaria um site cheio de erros e com problemas, mas exatamente aí que está o problema: o site é todo certinho, sem problemas e com um design bom.

“Hummmmmm ….”, penso eu cá com meus botões, “Tem algo estranho aqui”

É aquela sensação tipo sexto sentido que as vezes não temos certeza porque, mas temos a impressão que a outra pessoa está mentindo (sim mulheres sabem exatamente como é isto ao contrário de nós pobre homens que acredito termos somente 3 ou 4 sentidos que realmente usamos e olhe lá!)

Cuidado com a imagem que você passa

O que eu quero dizer então é, acima de ter um design moderno e minimalista, você deve considerar como exatamente você é visto pelo seu público, qual imagem você quer passar e construir essa imagem de acordo.

As pessoas gostam de autenticidade e se por um acaso elas perceberem que tem algo estranho no ar, isso pode minar a confiança que elas tem em seu site (mesmo que inconscientemente) o que gerará menos credibilidade e por fim menos lucros.

Mas vamos ver o que eu tenho a dizer sobre o site da Edinir Croche:

Estudo de Caso: Edinir Croche

Pontos principais vistos no vídeo:

  • Resolver problema de direcionamento dentro dos posts: quando passo o mouse por cima dos títulos dos posts na página principal aparece “www.edinir-croche.com” e no final dá erro tentando abrir uma página dentro de www.edinircroche.com.br. Deve ser aquilo que você me falou quando comprou um domínio para o site;
  • Remover barra horizontal do Blogspot;
  • Remover ícone do twitter;
  • Remover imagens animadas dos DVDs para trazer mais conteúdo do site para a parte acima da dobra;
  • Removeria a parte onde diz que que está arrumando os marcadores;
  • Passaria o aviso do aguardo do sorteio para a barra lateral liberando espaço para mais conteúdo;
  • Removeria aquele link escrito “Contact me” na lateral pois já há um link para contato no menu;
  • Deixar mais claro onde a pessoa pode comprar os seus DVDs: uma sugestão por exemplo a que falo abaixo sobre aquela parte na barra lateral escrita “DVDs disponíveis para venda”. Eu pessoalmente colocaria este, por ora, como o primeiro item no layout no lugar do tradutor (que deve ser removido);
  • Link “Compre seu DVD” para página nova chamada “Crochê Para Iniciantes – DVDs E Vídeo Aulas” (leia mais)
  • Da barra lateral, para fins de uma melhor usabilidade do site e velocidade no carregamento, eu removeria:
  1. Tradutor: provavelmente não há muitas visitas internacionais e portanto não vale a pena até por esta ser uma área premium do blog de muito valor;
  2. Arummando Marcadores;
  3. DVS’s disponíveis para venda: trocaria este nome para “DVDs: Como Fazer  Crochê para Iniciantes” colocaria uma imagem de um DVD escrito abaixo algo parecido com “Clique aqui para olhar a nossa coleção de DVDs” e que esta imagem levaria para a página com uma lista de todos DVDs como sugerido aqui;
  4. Leitores;
  5. Total de Visualizações;
  6. Page Rank;
  7. Escolheria somente um selinho para mostrar para as pessoas usarem em seu site (cuidado que o selinho 2 está faltando um “http://” logo depois do “href=”. Os outros selos estão corretos);
  8. “Curta nossa fanpage”: retiraria pois já tem uma fanpage lá em cima

Rentabilização do site

Sempre gosto de seguir uma regra básica quando estou avaliando quais serão meus próximos passos tanto em meus empreendimentos na web, como quando estou prestando consultoria para sites de outras pessoas ou o que for. Basicamente eu faço a pergunta:

O que gerará dinheiro mais rápido e com mais eficiência!?

Sei que parece uma pergunta muito capitalista, mas eu prefiro pensar assim:

O que eu quero é ajudar as pessoas que visitam o meu site em busca de conhecimento – os lucros são a maneira que me possibilitarão fazer isto com qualidade.

Não adianta querermos ajudar todo mundo e não nos ajudarmos até porque se você não conseguir se sustentar com o seu site, talvez você tenha que abandoná-lo para trabalhar em um emprego normal para conseguir pagar as contas. Portanto:

Não tenha medo de começar com o lucro em mente: é saudável e paga as contas!

Agora voltando ao site, ela basicamente tem duas opções atuais de rentabilização do blog:

  1. Google Adsense;
  2. Produtos próprios que são os DVDs que ela mesmo grava.

Como podemos melhorar os rendimentos obtidos com estes dois?

Antes de eu mostrar algumas técnicas de otimização para estes dois tipos de rentabilização que ela tem em seu site, há uma importante pergunta para ser feita e respondida:

Devo ter ambos Modelos de rentabilização no site?

Será que se você tirar os anúncios do Adsense você terá mais vendas do Adsense e com isso melhorar seus rendimentos?

Aqui é um pouco difícil de responder e precisaria alguns testes pois pode acontecer de realmente você ter mais vendas, mas acabar com o resultado geral menor do que se tivesse deixado os blocos de anúncios do Adsense no site.

Neste caso, me parece que por ora é melhor deixar os blocos de anúncios e tentar começar a atrair mais atenção para os DVDs e dependendo como for, no futuro, sim, tirar os anúncios.

Acredito que o melhor caminho, como recomendação geral, é:

Mantenha o Adsense até o ponto que os rendimentos de seus produtos próprios estabilizem para que você possa se dedicar mais a eles.

Até porque tem uma importante diferença entre os dois:

  • No Google Adsense você irá sim ganhar dinheiro com os cliques, mas isto acontecerá apenas uma vez pois agora a pessoa que clicou foi para outro site e virou cliente de outra pessoa/empresa;
  • Já com seus DVDs a pessoa que comprou vira o SEU cliente e pode vir a comprar novamente no futuro, ou seja, no longo prazo é uma alternativa melhor.

Agora vamos para os DVDs …

DVDs: Produto próprio sobre como fazer crochê e trico

Aqui eu acredito onde ela tem mais potencial no longo prazo e é onde seria bem interessante ajustarmos algumas coisas no site (tanto em nível de design e layout que falarei mais abaixo) como otimização do seu processo de venda.

Basicamente o que eu faria aqui seria criar uma página com o título:

“Crochê Para Iniciantes – DVDs E Vídeo Aulas”

Ou algum título parecido podendo inverter esta ordem.

Após isto, na página eu criaria uma pequena tabela de conteúdo semelhante a que fiz no meu posts sobre como ganhar dinheiro na internet que será usada para acesso fácil e rápido dentro da própria página.

Feito isto, basta então criar uma lista para cada um dos DVD no seguinte formato:

DVD Flores em Crochê 1

Coleção: Aprendi e Ensinei 

Crochê é fácil, é bonito e só faz bem! Aprenda ponto-a-ponto flores e folhas em crochê!

> Clique aqui para comprar agora o DVD Flores em Crochê 1

O segundo passo essencial para que isto funcione melhor e você tenha mais vendas, é criar um cadastro no PagSeguro ou algum outro sistema parecido de pagamento online para que as pessoas possam pagar diretamente usando seus cartões de crédito ou boleto bancário sem precisar lhe mandar e-mail ou algo assim.

Basicamente estaremos torando o processe de compra por parte do consumidor o mais fácil possível.

Outra boa opção é fazer o cadastro mo Mercado Livre e cadastrar seus produtos por lá, assim você pode simplesmente indicar as pessoas para as suas páginas lá e todo o processo de compra será feito lá. Se tiver interesse, utilize o link abaixo para cadastrar no Mercado Livre:

» Clique aqui para se cadastrar no Mercado Livre e ver suas opções de loja virtual

Links de Outros sites

Outra coisa que notei é que por exemplo o site http://www.elainegaspareto.com/ tem uma imagem logo no topo do site dela que mostra a venda de DVD’s em seu site. O problema é que no momento que a pessoa clica, ela não é direcionada para a página onde ela pode ver os DVDs disponíveis e comprá-los que, neste caso, é exatamente o que ela quer já que ela clicou numa imagem escrita “Faça a sua encomenda”.

Recomendo que crie a página onde você lista todos os seus DVDs a venda como mencionei aqui e depois entre em contato com a Elaine para ela atualizar o link do blog dela e apontar para esta nova página.

Google Adsense

Agora quanto ao Google Adsense, estou escrevendo aqui um post com algumas dicas que aprendi ao longo dos anos em como melhorar os seus rendimentos com o Google Adsense. Logo deve ficar pronto e vou postar separado pois este post já está ficando muito longo e também pois acredito que a informação que estou escrevendo sobre este assunto pode ajudar muitas pessoas.

Então fique no aguardo e assine a newsletter para receber o aviso de quando o post entrará no ar.

Utilizando o Google Analytics

Agora um importante passo para o site para que ela possa saber onde exatamente focar suas energias e como exatamente as pessoas estão chegando em seu site, é instalar e monitorar o tráfego através do Google Analytics.

Pelo que verifiquei no site o Analytics já está instalado e este então agora deve ser usado para otimizarmos nosso site. Importantes perguntas podem ser respondidas através dele:

  • De onde está vindo o meu tráfego? Google? Facebook? E-mails?
  • Quais são as palavras-chaves que estão sendo usadas para chegar ao meu site?
  • Quais são as páginas mais visitadas?

Ao respondermos estas perguntas, começará a ficar mais claro como e onde os esforços devem ser direcionados para um melhor retorno de nosso tempo.

Estou preparando um outro artigo onde falarei sobre como usar o Google Analytics, portanto fique no aguardo que logo ele deve ficar pronto.

Newsletter e Marketing de E-Mail

Outra recomendação que eu faria ao site é a de começar a desenvolver uma lista de e-mail para que ela possa manter um melhor contato com os seus leitores. Como o amigo Jânio comenta em seu post que o dinheiro está na lista, uma lista com e-mails de pessoas interessadas em você o no que você tem a oferecer é uma dos mais importantes ativos que possamos ter na internet.

Para isto, aqui o que recomendo:

  1. Faça um cadastro gratuito na MailChimp;

Nota: eu pessoalmente uso a Aweber por diversos motivos, mas a Aweber não tem versão gratuita inicial somente paga. A MailChimp apesar de ser gratuita, não permite em sua versão gratuita a criação de uma sequência de e-mails automática que será enviado assim que as pessoas assinarem a sua newsletter (a minha é um exemplo disto: se você assinou você provavelmente recebeu um e-mail de boas vindas, depois de alguns dias mais um e-mail, depois de mais tantos dias outro e-mail e assim vai.

Se você quer ter esta função, os preços da MailChimp e da Aweber vão se equivaler e eu portanto recomendaria Aweber. Se quer somente para enviar e-mails periódicos, então pode começar com a MailChimp lembrando que ela é gratuita somente para os primeiros 2.000 assinantes e para 12.000 e-mails enviados.

  1. Crie um “Web Form” simples dentro do site;
  2. Insira esse formulário em seu site (Recomendação: na barra lateral no topo como você vê aqui em meu site. No caso do site seria no lugar do tradutor);
  3. Comece a distribuir conteúdo e se comunicar com os assinantes de sua newsletter.
Aqui neste link há um tutorial de como adicionar o formulário da MailChimp no blogspot. Está em inglês mas tem bastantes imagens então acho que dá para se guiar.

Daqui em diante

Este é um post inicial com algum dos pontos que percebi de cara ao visitar o blog da Edinir. Nos próximos posts estou preparando um conteúdo didático que acredito que ajudará tanto ela como outros leitores aqui do site. Os próximos posts então tratarão de:

Depois, se você gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

PS: se você tem um site ou algum empreendimento online que gostaria que eu desse uma olhada para uma segunda opinião, por favor fique a vontade para entrar em contato através do meu Twitter ou através do formulário de contato aqui do site e eu terei o maior prazer em lhe ajudar!

Transcrição do Vídeo

Olá amigos do “Empreendedor Digital”! Neste vídeo de hoje vocês vão aprender um pouco mais sobre layout e designer e como vocês podem otimizar o site de vocês para ter mais rendimento, seja por DVD, adsense, ou por qualquer outro método que você estiver usando de rentabilização. Eu vou usar o site aqui da Edinir, que ela me mandou, para dar uma olhada.

Esse que vocês estão vendo na tela é o site dela, e ela entrou em contato através do site e pediu uma opinião para saber o que eu acho do site dela. De cara eu já vi que era um site que eu acharia legal para dar uma olhada, porque, primeiro, está uns cinco anos no ar; tem uma quantidade de visitas diárias e o nicho de tricô e crochê eu sei que é um nicho bom, até pelo que eu já trabalhei nos estados unidos, e é um nicho de hobby. E hobby sempre atrai gente bastante apaixonada pelo assunto, então, é um nicho interessante.

Bom, hoje aqui eu vou estar falado sobre o design e layout do site em si e o que eu mudaria. A primeira coisa que eu quero falar é que o que eu falar do que eu acho do site dela, para o meu site ou para qualquer outro site, em questão de layout, nem sempre vai valer para todos os sites. É muito importante que se leve em consideração qual tipo de site você tem, e que tipo de visitante leitor chega ao seu site. O que eu quero dizer com isso…

Por exemplo, aqui no site dela a gente tem essas imagens dos DVDs dela passando e também esse passarinho aqui do twitter que insiste em me perseguir para onde eu vou. No meu site eu não colocaria esse tipo de coisa. Por quê? Porque o meu tipo de site do jeito que eu falo, como eu lido, do que se trata, não encaixaria. Mas no site dela, até não fica tão fora do contexto, porque é o site dela, tem uma cara já de realmente como é… Uma pessoa que não está tão preocupara assim com a parte do designer. Quis fazer um site legal, para falar e conectar com mais gente.

Então, esse é o tipo de coisa que tem que cuidar quando você ouvir conselhos de outras pessoas, porque você tem que ver como é o seu site e que tipo de público ele atrai, que imagem você passa e tudo isso. Agora, nesse caso, eu tiraria esse “passarinho perseguidor” e faria somente algum botão aqui na barra lateral, ou encima, para mostrar do twitter. Eu acho que não vale a pena deixar ele assim.

E essa barra aqui eu tiraria (veja no vídeo), porque ela está ocupando muito espaço acima da dobra. O que é a cima da dobra? O que você está vendo agora, sem eu precisar dar scroll é acima da dobra. No momento que eu preciso dar o scroll aqui, eu já estou abaixo da dobra, que é a parte que vale teoricamente menos. Por quê? Porque aqui é o que as pessoas veem imediatamente quando entram nos site. Quanto mais você estiver para cima da dobra, melhor, e o que estiver para cima, tende a ser o seu melhor conteúdo.

Então, nesse caso eu tiraria essa barra (acompanhe no vídeo), e essa parte aqui, que é tudo de adsense, a gente vai depois ver quais seriam as melhores posições para otimizar os ganhos de adsense, de outro jeito, e essa parte aqui eu também tiraria, o sorteio até poderia colocar na barra lateral, para trazer o título aqui, que está agora aqui em baixo, abaixo da dobra, ele cairia aqui em cima.  O conteúdo já começaria mais de cima, ficando um pouco melhor, tanto para o usuário, quanto para o Google.

Outra coisa que eu tiraria também, para ajudar nessa questão de conteúdo acima da dobra, é essa barra blogspot, que, aqui em baixo do vídeo tem um link com instruções de como tirá-la, bem fácil, é questão de editar algumas coisas dentro do blog… E aqui na barra lateral tem bastante coisa. No post, que também tem o link aqui embaixo, eu escrevi algumas das coisas que eu tiraria, e o que eu acho que vale a pena manter.

No geral, tente sempre pensar que, quanto mais para cima, e mais para a esquerda, mais importante. Então aqui, é um espaço bastante importante. O tradutor, por exemplo, não vale a pena estar aqui, porque não tem, provavelmente, tanta gente que irá usar esse tradutor. Aqui vale a pena, quanto mais para cima, colocar o que é mais importante. De repente, uma imagem grande em um DVD, que é o que vende pelo site, valeria apena. Até esse link aqui “compre seu DVD”, poderia ser aqui, e, ao invés desse link apontar somente para o marcador, eu criaria uma página, e no post eu também dou algumas indicações de que título usar, e como montar o post, para ficar mais fácil para quem entrar no site achar os DVDs a venda.

Essas são só algumas dicas iniciais do que eu mudaria de layout e ajustaria no site, porque aos poucos a gente vai otimizando ele. Não é tudo que eu ajustaria, mas essas são as que mais fariam diferença com menor esforço. Depois com o tempo, mais coisas vão sendo ajeitadas, mas, cada vez começará a fazer menos diferença, até chegar ao ponto de testar coisas muito pequenas.

Por enquanto é isso, vou fazer mais posts no site, sobre estratégia de conteúdo, otimização de adsense, e com o tempo a gente vai dando uma olhada como desenvolve…

E outras pessoas também, que tiverem sites, e queiram uma opinião, é só entrar em contato através do site, twitter ou dos links que estão abaixo, aqui no youtube, que eu dou uma olhada, com maior prazer no site e dou minha opinião.

Por hoje é só e até a próxima edição. Obrigado!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+