Por Que As Expectativas Erradas Podem Acabar Com Sua Motivação – E O Que Fazer a Respeito

Ao definir um objetivo você automaticamente cria uma expectativa de que esse vai se realizar…

O problema é que isso pode não acontecer.

E quando não acontece a gente se decepciona.

Como lidar com isso?

Por Que As Expectativas Erradas Podem Acabar Com Sua Motivação – E O Que Fazer a Respeito

Opa! Bruno Picinini por aqui, autor e fundador do projeto Férias Sem Fim. Neste belo vídeo de hoje quero falar um pouco mais sobre como lidar com as coisas quando os resultados não comparecem, ou, mais especificamente, quando a nossa expectativa não é correspondida.

Eu acompanho isso muito na minha vida e na vida de outros empreendedores… E na vida de tantas pessoas que querem fazer algo diferente… Seja aprender um esporte, criar um negócio online, mudar de emprego, mudar de carreira.

Recentemente, nesta bela praia chamada Varadero – em Cuba – eu estava fazendo aulas de kitesurf. Kitesurf não é nada fácil. Você tem tipo paraquedas que é controlado com uma barra e usa uma prancha de wakeboard. Você usa o paraquedas para dar força, e fica de pé na água.

Olhando as pessoas fazendo, parece bem fácil. Mas na hora de fazer, não é tão fácil. Você tem que controlar o kite para dar a força certa, para te levantar, aí você consegue o equilíbrio na água e consegue andar.

Obviamente, eu tomei uns belos tombos até aprender. Ainda estou aprendendo. Estou nessa fase evolutiva. Por isso tive essa ideia para gravar esse vídeo. Queria falar sobre quando os resultados não correspondem, que é o que aconteceu comigo aqui. Quero falar principalmente sobre os resultados dos negócios online, porque é no que eu me especializado aqui no canal. Caso você não conheça meu trabalho, é só entrar em FeriasSemFim.com.

Eu fui aprender kitesurf com uma expectativa errada. Eu fiz umas 6 ou 7 horas de aula, sendo que de 4 a 5 dessas horas era só na areia para aprender o básico do kitesurf. Depois, 1 ou 2 horas na água para tentar fazer o movimento.

Pode certeza: não é o suficiente. É difícil coordenar o kite com o fato de ter que se equilibrar, sem parar de pensar na força que me impulsiona para frente. De início, eu tinha criado uma expectativa errada de que com 3 horas na água já estaria andando.

O problema é que isso não correspondeu. Isso me deixou angustiado. “Como assim ainda não me levantei na água?” Mas a expectativa já estava errada em primeiro lugar. Pode ser que existam pessoas que sejam mais coordenadas que eu e conseguiram resultados mais rápidos e, com 1 hora na areia e 1 hora na água, já estão destruindo.

Mas não interessa. Esse é o resultado delas. Não importa o que outras pessoas conseguem. O que interessa é o que eu consigo no kitesurf, ou para criar um negócio online. O próprio Tony Robbins falava disso. Por mais devagar que você esteja avançando em qualquer coisa que você queira fazer na sua vida, seja criar um negócio, mudar de vida, ou num relacionamento… Você estará muito mais na frente de alguém que nem se quer tentou.

Muitos falam, “É óbvio que se eu tentar, eu iria conseguir.” Mas é só na hora que tentamos mesmo que vemos quão difícil é, e como cair no mar e engolir água não é nada legal. Se bem que essa água é bem transparente e limpa. É uma das praias mais bonitas que eu já vi.

Se eu mandasse duas pessoas para um lugar novo… Um lugar horrível… O pior lugar que você pode imaginar na sua vida. Para uma delas eu falo, “Você vai para o pior lugar do mundo. Não tem nada. O chuveiro fede. A água é fria. A comida é uma porcaria.” Para a segunda pessoa eu falo, “Você vai para um lugar incrível. Hotel 6 estrelas. Um dos poucos do mundo. Você será atendido como um rei. É a melhor comida do mundo. Você terá um chef só para você. Suíte com vista da baía.”

Essas duas pessoas seriam enviadas para o mesmo local. Qual você acha que seria a experiência delas quando chegassem nesse lugar que é horrível? Entende que só o que mudou foi a expectativa das duas? O local é o mesmo.

Uma tinha a expectativa de ser o pior local do mundo, então foi com a expectativa baixa. A outra foi com a expectativa muito alta e aquilo não correspondeu. Quando não corresponde, a gente fica triste.

Se você for pensar, tudo o que fazemos nas nossas vidas nada mais é do que uma armadilha mental. Às vezes criamos objetivos como “quero ganhar 10 mil reais por mês com meu negócio online em 6 meses.” Se você não conseguir, essa expectativa que você criou com seu objetivo vai acabar te machucando.

Eu tinha a expectativa errada na hora de aprender kitesurf. Eu achava que em 2 ou 3 horas, iria aprender. Mas não interessa se eu demorar um pouco mais. O importante é que eu esteja constantemente avançando. O que ferrou minha cabeça foi que eu coloquei uma expectativa muito errada.

Qual é o segredo? O segredo é ter objetivos, mas não criar uma expectativa tão grande a ponto de criar uma ansiedade. Então, pode colocar objetivos de dinheiro e tempo, específicos. No Férias Sem Fim eu falo como criei um negócio do zero, ganhando de 3 a 20 mil reais em 90 dias. Mas eu deixo bem claro: isso fui eu. Há outras pessoas que conseguiram mais rapidamente.

Essas que conseguiram mais rapidamente talvez já tinham o conhecimento e só precisavam mudar alguma coisa. Mas se você está começando do absoluto zero, não significa que você ganhará exatamente de 3 a 20 mil reais em 90 dias. Eu já tinha outros negócios. Eu tinha uma experiência anterior.

Da mesma maneira, se alguém que fosse tentar kitesurf e já tivesse experiência de wakeboard para controlar a prancha, seria mais fácil. Então, cuidado com a expectativa que você coloca. O segredo é colocar um objetivo financeiro com um tempo, mas não se comprometer emocionalmente (com uma grande expectativa) com aquele objetivo.

Você tem que dizer, “Eu quero esse objetivo com todas as forças, mas se eu batalhar todos os dias e não conseguir, tudo bem.” Não é que “não cheguei e está ótimo.” Não… Se você não chegou, em que cálculo você errou no início para chegar no resultado que você pensava?

Então, ponha um objetivo, veja o que você precisa fazer para chegar nesse objetivo e garanta que você faça todos os dias aquilo. Se tudo aquilo que você planejou não der certo no final, não se coloque para baixo. Faz parte da vida.

Você está tentando algo novo… Você vai errar e vai acertar. Às vezes você vai passar seus objetivos e às vezes vai ficar para trás deles. Só tome cuidado com a expectativa que você constrói. Imagine se você fizesse tudo sem expectativa… Aí o difícil seria se motivar. Os objetivos nos motivam e criam algo para passarmos para a equipe.

O budismo fala mais sobre isso. Seria muito mais tranquilo não ter expectativas. Você iria simplesmente fazendo o que tem que fazer e as coisas iriam crescer. Você não iria falar, “Nossa, só ganhei 5 mil reais esse mês!”

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Resumindo… Cuidado com suas expectativas. Se você pretende participar do Férias Sem Fim no FeriasSemFim.com, entenda que eu ganhei de 3 a 20 mil reais em 90 dias, mas não significa que você irá obrigatoriamente ganhar o mesmo.

Se você está começando do absoluto zero, você talvez demore um pouco mais para aprender as ferramentas, a criar as páginas… Aprender sobre marketing e empreendedorismo… Assim como eu tive que aprender a controlar o kite e me equilibrar dentro da água.

Mas o importante é que você não esteja competindo. Não interessa se alguém fez mais ou menos rápido. O que interessa é que você esteja constantemente evoluindo e avançando passo a passo para que um dia as pessoas olhem para você e digam, “Poxa, mas que sorte, hein?” Você vai ver que isso vai acontecer.

Esse era o vídeo de hoje. Se você gostou, pode clicar para dar o joinha aqui. Ou clicar para assinar o canal e receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar. Por último você pode visitar o FeriasSemFim.com.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+