Faculdade de Marketing: Será que você REALMENTE precisa de uma!?

faculdade de marketing
Será que você precisa de uma!?

Diversas pessoas buscam informações sobre uma faculdade de marketing e até se perguntam se elas deveriam fazer uma. As vezes não é só sobre uma faculdade de marketing mas poderia ser de repente um MBA em marketing.

Enfim, há diversas alternativas para aqueles que querem aprender sobre marketing. Algumas mais caras outras mais em conta. Mas o problema em si não é a falta de opções e sim a resposta a pergunta:

Será que você deve gastar o seu precioso dinheiro numa faculdade de marketing!?

Faculdade de marketing e propaganda!?

Não me entenda mal: se tem algo que eu acredito ser de fundamental importância, seja ele um empreendimento digital ou não, esse algo é com certeza absoluta marketing!

Muito se fala de terceirização e delegação de tarefas, mas se existe algo que não deve ser delegado e é o empreendedor mesmo que deve ter sua mão e suas opiniões em cima na maior parte do tempo, isto é o marketing.

Mas então por que eu estou aqui questionando se você deve ou não investir numa faculdade de propaganda e marketing se isto é tão importante!?

Simples.

Eu acredito que você não deve investir numa faculdade ou pós em marketing pelo simples fato de que esse mesmo dinheiro pode:

  1. Ser muito melhor aproveitado em outras oportunidades;
  2. Você pode aprender absolutamente TUDO o que você precisa por conta própria; e por último …
  3. Não existe professor melhor do que a experiência – a famosa (e muitas vezes esquecida!) mão na massa!

Como realmente aprender marketing

O que eu quero sugerir aqui é que você esqueça a ideia de que você precisa, necessariamente e quase que obrigatoriamente, fazer uma faculdade de marketing … antes de praticar marketing em si!

Até, alguns dos melhores marqueteiros que eu conheço tiveram um tipo de educação bem diferente do que frequentar uma pós de marketing ou algo parecido. Bem pelo contrário.

emocoes

Dizem que os melhores marqueteiros são aqueles que conseguem quase que captar o sentido da vida. Estes são aqueles que, de algum jeito ou de outro, já tiveram diversas e diversas experiências que lhe ensinaram muito sobre o ser humano.

Já viajaram.

Já conheceram e entenderam diferentes povos.

Já choraram.

Já se machucaram.

Já sentiram uma felicidade absurda (e muito maior do que qualquer outra) as vezes com algo muito simples. De repente um por do sol após um dia inteiro de aventuras.

Já se embebedaram e fizeram muita coisa que se arrependeram depois.

Já erraram (e muito!).

Enfim … os melhores e verdadeiros marqueteiros já viveram. De algum jeito ou de outro eles já passaram pelas experiências e emoções que, de algum modo, todos os produtos que queremos vender e criar tentam reproduzir.

É somente passando e realmente entendendo essas emoções que vamos poder usar elas para nossas campanhas de marketing (na web ou em qualquer lugar).

Se emocione … antes de querer emocionar!

As vezes noto que algumas pessoas – e principalmente alguns marqueteiros – esquecem a essência do marketing. Se perder em números e mais números tentando provar por A+B que as suas teorias estão realmente certas.

Ao mesmo tempo, alguns dos melhores marqueteiros conseguem produzir campanhas incríveis quase que naturalmente. Eles sabem o que toca e emociona as pessoas e é exatamente por isso que fazem um trabalho melhor.

E sabe como eles aprenderam o que toca e emociona as pessoas!?

Como eles aprenderam o que nos faz realmente nos sentir … vivos!?

Fácil … eles viveram!

Como falei antes eles já experimentaram e vivenciaram tudo o que se pode imaginar e por isso hoje conseguem entender, num nível não aparente numa primeira análise, o que realmente importa para as pessoas.

E depois conseguem colocar isso da melhor maneira para conseguir com que seus produtos e campanhas tenham aquela pitada de vida embutida nelas.

Um celular não é um simples aparelho … é uma forma de expressão e arte.

jaqueta-propaganda
Uma peça de roupa … ou um jeito de se sentir jovem novamente!? É como a J Peterman vendeu esta jaqueta ..

Um carro não é um simples objeto de locomoção … é um símbolo de status e poder.

Um fone de ouvido não é um sistema reprodutor de som … é uma maneira de criar e entrar no seu próprio mundo através de algo que representa você e seus sentimentos.

Uma jaqueta não é uma simples vestimenta … é uma forma de nos tornarmos jovens novamente.

Objetos são chatos. Emoções… bem … emocionam.

E não existe faculdade de marketing que vai lhe ensinar o que emociona ou não. Você vai ter que aprender por conta. Vai ter que se machucar e chorar; gritar e sorrir; pular e abraçar para realmente aprender marketing.

Livros de Marketing

Como isso já está virando um texto com muito blá blá e pouca informação que você pode usar agora mesmo para aprender marketing, vou passar aqui alguns dos meus autores preferidos para que você possa também aprender por conta.

Aí quem sabe você vai fazer como eu fiz: ao invés de gastar seu dinheiro numa faculdade/pós/MBA de marketing que você não precisa, você pode guardar esse dinheiro e viajar o mundo

E acredite, a conversão por esses cantos do mundo é BEM melhor 🙂

Autores

  • John Carlton
  • Claude Hopkins
  • Eugene M. Schwartz
  • Ben Suarez
  • Joe Vitale
  • Dan Kennedy
  • Frank Kern
  • John Caples
  • David Ogilvy
  • Robert Cialdini

Se você ler a maioria dos livros escritos por esses autores, eu garanto que você vai saber muito mais de marketing que muita gente com diplomas de tudo que é tipo.

Marketing Digital na Prática

Não quero dizer aqui que você não deve nunca jamais fazer uma faculdade ou uma pós graduação em marketing. Não. Se você quiser fazer, vá em frente. Investir em educação nunca é errado.

Agora o que eu quero que você pense antes é para o que você quer exatamente aprender marketing. Se você pretende se tornar mais um funcionário de uma agência trabalhando com marketing e propaganda …ótimo!

Agora, se você de repente já tem um negócio próprio (principalmente de pequeno ou médio porte) e só quer aprender as melhores maneiras de como divulgar seu nome lá fora … bom … então eu acredito que uma faculdade de propaganda e marketing não vai lhe ajudar tanto assim.

Ao invés de passar seu tempo aprendendo um conteúdo que você talvez nem vá usar, mas que você é obrigado a aprender simplesmente porque está no currículo do curso, com livros e aprendendo por conta própria você pode escolher exatamente aquilo que você quer aprender e mais … exatamente aquilo que é útil para você AGORA.

Não me entenda mal ..

Possuo diversos amigos e outros profissionais que passaram por faculdades de marketing e outros tipos de pós e MBA e eles fazem um trabalho incrível. Talvez melhor até que alguns dos “naturais”.

Mas eles possuem objetivos diferentes. Se o seu é ter o melhor retorno no menor tempo possível, então recomendo imensamente que você esqueça a ideia de um curso especializado de marketing (digital ou não) e aprenda por conta própria. Enquanto você for aprendendo, já vá aplicando o que você aprender para você realmente ver como funciona.

As vezes a diferença entre a teoria e a prática pode estar na diferença entre o sucesso e o fracasso.

Um plano de marketing digital

Agora, claro, só você saber como funciona não adianta pra muita coisa …você tem que saber como colocar em prática e aprender com isto!

Para isto pode ser interessante você ter seu próprio negócio digital – se você ainda não tem – e para começar quero oferecer para você hoje o Manual do Empreendedor Digital.

Este é um manual 100% gratuito com tudo o que você precisa saber sobre empreendimentos digitais e como dar seus primeiros passos.

Coloque seu e-mail abaixo e faça o download do manual AGORA mesmo!

Gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+