Como Garantir Seu Sucesso Nos Negócios Antes Mesmo de Sequer Começar

Você pode ter o melhor marketing do mundo…

E o melhor copywriting…

E o melhor funil…

Mas não adianta: se a conta não fecha, você nunca irá salvar seu negócio!

https://www.youtube.com/watch?v=M2iZWl_x6a0

Como Garantir Seu Sucesso Nos Negócios Antes Mesmo de Sequer Começar

Opa! Bruno Picinini por aqui, autor e fundador do projeto Férias Sem Fim. Neste belo dia de hoje eu tenho uma pergunta para você que vai ajudar a passar uma lição de marketing e empreendedorismo para nossos negócios.

Daqui há pouco eu falo onde estou, mas talvez você adivinhe pelos carros. Se não conseguir adivinhar agora, depois eu vou te contar. A pergunta que quero fazer para passar essa lição é a seguinte: e se você tivesse que estudar por 5, 7 ou 10 anos para no futuro ganhar na sua profissão (como médico) somente 40, 50 ou no máximo 60 dólares por mês?

Você o faria? Você acha que valeria a pena se esforçar tanto num estudo para chegar no final ganhar tão pouco e talvez ter que ter um segundo emprego para conseguir se sustentar? Pois esta é a realidade das pessoas que vivem nesse país. Estou em Havana, Cuba.

Eles têm esses carros antigos e muitos deles são usados como taxis turísticos. O que é mais interessante é que muitas dessas pessoas são médicos formados que decidiram trabalhar com esse tipo de taxi turístico porque pagava mais. Não diretamente, mas com a gorjeta (que aqui é chamada de propina).

Aqui tem duas moedas e eu não sabia disso antes de chegar aqui. Tem o peso cubano, que é a moeda que eles usam entre eles e o peso cubano conversível. Quem vem como turista como eu, é o dinheiro que vamos usar. Hoje em dia, boa parte das coisas aqui usam esse dinheiro. No final, ele é o mais usado, principalmente por conta do turismo.

É interessante que os médicos, mesmo depois de terem estudado anos e anos, o salário deles pelo governo… Aqui as maiores empresas são estatais. As empresas de charutos são estatais. Para fazer isso, eles têm que trabalhar e só ganham 40 dólares por mês – o que é quase nada.

Quando você for criar uma nova empresa, um novo negócio ou lançar um novo produto, você terá que colocar no papel a conta do seu produto. Ou seja, eu quero vender meu produto por X. Ele custa X, vou vender tantas cópias, minha conversão vai ser tal… Eu preciso de tantas pessoas na minha lista para fazer o dinheiro que eu quero.

Esses números não são tão fáceis de se estimar. Você tem que ter um conhecimento prévio de algo que você já tentou, ou você terá que chutar um deles. E de início isso não é nada fácil.

Muita gente vai criar um produto e não põe no papel o que precisa para vender e fazer o negócio funcionar. Aí é como o médico aqui em Cuba. Se a conta não fecha, não adianta quantas horas você vai trabalhar, já que a conta não vai fechar.

A mesma coisa acontece no marketing e empreendedorismo. Antes de lançar qualquer produto, tente ver se a conta fecha. Muitas pessoas têm uma ideia errada do que é necessário para se ter um negócio de sucesso.

Eu já vi gente falando, “Se eu criar um produto XYZ e vender para 50% das pessoas que chegarem no meu site, vou ganhar não sei quanto!” Vender para 50% das pessoas que chegam ao seu site é uma ideia absurda! Isso não vai funcionar. Assim como os médicos aqui, você não vai conseguir fechar as contas mesmo se contratar o melhor copywriter do mundo.

A mesma coisa acontece num negócio online. Você deve ter cuidado com isso na hora de fazer o seu. Como você não é um cubano, você tem a opção de sair fora do seu negócio, não lançar um produto, não criar uma nova campanha… Se a conta não fechar, você pode desistir dela antes de ela começar porque não adianta você tentar provar algo que não fecha matematicamente.

Ao contrário do pessoal aqui. É uma situação realmente difícil. Os cubanos não têm a opção de sair. Eu estava falando com uns caras aqui. Em Cuba eles não podem retirar o passaporte e sair do país. Eu, como brasileiro, tenho que convidar o cara, ele tem que ser aceito… Não é fácil. Então, eles não podem sair, mesmo se quiserem.

Mas nós como empreendedores e marqueteiros nos nossos negócios podemos antes de dar o primeiro passo de uma ideia colocar tudo no papel para ver os números batem. Talvez você descubra que esteja cobrando barato demais para fazer o cálculo funcionar. Ou você está chutando que seu custo por clique será muito baixo.

Na hora de fazer esses cálculos… Se você acha que seu custo por clique será 30 centavos, faça a conta como se fosse 50 ou 60. Veja o que acontece. Se você acha que sua conversão será de 1%, faça o cálculo como se fosse meio porcento e veja se a conta fecha.

Na hora da verdade as coisas ficam mais difíceis. Se a conta não fechar, desista ou ajuste. Talvez você precise aumentar o preço, talvez sua conversão esteja muito baixa, talvez você precise de um tráfego mais qualificado, um custo por clique menor… Isso vai te direcionar para criar seus negócios com as melhores chances.

Quero fazer um vídeo só sobre a inspiração das pessoas que, sabendo que vão ganhar só 40 dólares por mês, estudam por tantos anos e se tornarem médicos aqui em Cuba. Não quero entrar na discussão de socialismo, capitalismo, o que é certo e o que não é. Eu tenho minha opinião sobre isso e talvez fale em outro vídeo. O fato é que um médico aqui em Cuba ganha de 40 a 60 dólares por mês, o que não é suficiente para se manter.

E eles não podem fazer nada a respeito, a não ser trabalhar com esses belos carros e ganhar em dólares. Convertendo para a moeda local dá para ganhar mais.

Esse era o vídeo que eu queria fazer para você hoje. Se você gostou, pode clicar no joinha e clicar num dos botões para assinar o canal. Você receberá uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Por último eu recomendo que você visite FeriasSemFim.com para saber um pouco mais de como criar seu negócio 100% online partindo do zero.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+