Como Ganhar (Muito) Mais com Google Adsense: O Guia Definitivo

Sei que muitos aqui utilizam ou desejam utilizar o Google Adsense para rentabilizar o seu blog em busca de nosso sonho em ganhar dinheiro na internet. Eu pessoalmente já usei bastante o Google Adsense e sei que sim, ele pode apresentar um belo rendimento SE configurado corretamente – e é exatamente por cause deste “SE” que estou escrevendo este post.

Após muitos pedidos por parte do pessoal que frequenta aqui o blog e do pessoal da minha newsletter que se interessaram pelo manual do Empreendedor Digital, decidi escrever este post sobre como maximizar os seus ganhos com o Google Adsense. Pessoalmente acredito que desenvolver todo um empreendimento somente pensando em Adsense é um pouco perigoso e no manual apresento outras alternativas que acredito ser não só mais rentáveis, mas também muito mais interessantes de se trabalhar.

Disto isto, como falei, eu já trabalhei bastante tempo com Google Adsense e nesse tempo aprendi algumas coisas. Mas antes de continuar, deixa eu colocar aqui uma imagem que tirei dos meus ganhos até fim do ano passado para você ver do que estou falando:

Google Adsense
Um belo dia de U$180,73 dólares

Pode ver pela figura que os ganhos não se mantiveram neste patamar pois tanto o Google como o Google Adsense pode ser pior que noiva em TPM em dia de fim de novela: uma confluência de emoções só.

Como no manual mostro mais alguns outros ganhos de outras contas que tenho dos meus empreendimentos online e de como eu ganho dinheiro online, não vejo problema em mostrar aqui também. Lá também comento como estes ganhos são pequenos se comparados a alguns amigos que estão há mais tempo que eu no mercado (geralmente com negócios sem nada de Adsense, um dos motivos pelo qual falo que há outras alternativas mais rentáveis que esta).

“Mas eu gosto de Adsense mesmo …”

Sem problemas. O que recomendo fazer é primeiro ler este artigo na íntegra. Aqui tem informação mais do que suficiente para você começar – e BEM – com Adsense. Depois o que recomendo fazer, caso queira dar o próximo passo e se aprofundar no assunto, é dar uma olhada nisso aqui.

Este é o curso do grande fera Jonathan Taioba. Ali ele mostra passo-a-passo, em bem mais detalhes do que aqui, o que você tem que fazer para ganhar dinheiro com o Adsense.

Então caso tenha interesse clique no link abaixo para saber mais sobre o que ele tem a ensinar pra você:

» Clique aqui para saber mais sobre como aumentar seus lucros com Adsense

Então para os curiosos que vivem procurando quanto o pessoal ganha por mês com Adsense ou quanto o Adsense paga, aqui algumas fotos dos meus ganhos de alguns tempos atrás. Uma foto de um belo dia nesta minha conta onde o Adsense rendeu U$ 180,73 doláres; e abaixo um extrato da minha conta diretamente mostrando os cheques que recebi mês apos mês como remuneração diretamente do Google para a minha conta.

Rendimentos Adsense
Imagem reduzida por causa do tamanho. Pode vê-la em tamanho maior baixando o manual

Aqui não é para justificar para ninguém e muito menos me gabar por esses resultados porque, sinceramente, do pessoal que conheço que realmente sabe fazer dinheiro na web, estes resultados são pequenos. Mas de qualquer jeito, se quiser saber mais a respeito, então recomendo que faça o download do manual onde falo mais sobre o assunto:

» Clique aqui para fazer o donwload do Manual do Empreendedor Digital

Vamos ao que interessa

Bom, após estas apresentações, vamos ao que interessa. Meu objetivo aqui é responder algumas das perguntas mais comuns que recebo e criar um guia definitivo para onde tanto eu como você possa indicar amigos para quando quiserem saber mais sobre como aumentar os ganhos no Google Adsense. Algumas das perguntas mais comuns que recebo são:

  • “Como aumento meus ganhos no Adsense?”
  • “Como melhoro o CTR no Adsense?”
  • “Quanto paga/ganha o Google Adsense?”
  • “Como funciona o Google Adsense? Tem algum tutorial?”
  • “Como lucrar com anúncios Google?”

Dica dentro da dica: nada é por acaso. Sabe quando as vezes você quer incluir algumas palavras-chaves que achou em sua pesquisa mas esta tendo dificuldade de encaixá-las em seu texto sem perder a qualidade? Simples: faça uma lista falando do que você irá falar no blog ou o que as pessoas lhe perguntam ou algo parecido e liste elas. Repare como em 5 itens acima eu já matei de cara diversas keywords que podem aparecer por aqui. #ficaadica

Mas chega de blá blá e vamos ao que interessa de verdade: como aumentar nossos rendimentos no Adsense.

Este é um post longo e nele eu cubro diversos aspectos que considero essenciais para aqueles que desejam lucrar mais com Adsense. Você não precisa obrigatoriamente ler todos os aspectos, mas recomendo que o faça pois todos são importantes se você desejar ter o mesmo tipo de ganho que eu tive. Não que ler vá garantir isto, mas é um começo.

Utilize também o índice aqui no post para se localizar em diferentes seções do post conforme o seu interesse.

Antes de continuarmos preciso deixar aqui um aviso legal:

O que está escrito aqui é somente a minha opinião e deve ser vista como tal. Se você decidir colocar em prática qualquer uma das otimizações aqui recomendadas, você será responsável pelo seu próprio sucesso de acordo com o que você implementar.

A grande maioria das dicas aqui são perfeitamente seguras e estão de acordo com o que o Google recomenda (não que isso signifique muita coisa sinceramente … mais sobre isso conforme você for lendo). Ao longo deste guia sobre como ganhar mais dinheiro com anúncios Google, estarei dando algumas dicas que começam já a entrar em “território hostil” por assim dizer. Mas não se preocupe pois estarei avisando CLARAMENTE quando este for o caso ok?

Outro fato importante é que aqui estou falando de sites totalmente otimizados para Adsense, ou seja site que o seu objetivo único é ganhar mais com anúncios do Google. A

Você talvez não tenha um site que tenha somente este objetivo – talvez você tenha um site normal que você utiliza o Adsense para ganhar uma renda extra. Ótimo! É exatamente isto que o Google quer. O Google num geral não gosta que criemos sites especificamente para ganharmos dinheiro com Adsense.

Então muitas das dicas aqui contidas desprezam um pouco, por assim dizer, o leitor e visitante do seu site. Novamente o objetivo destes sites é click click click. Se você tem sites com leitores e visitantes que você conhece e realmente se interessa, o segredo vai estar em aprender as técnicas descritas abaixo e depois adaptá-las para o seu site para que você não ofenda os seus visitantes (já vai entender o porquê quando começar a ler).

Então vamos lá!

IMPORTANTE!: não pule o início pois é muito importante que você realmente entenda como funciona o Google adsense para depois saber exatamente como otimizar o seu site para tal.

Como funciona o Google Adsense

Acredito que a maiorias das pessoas já tem uma noção de como funciona o Google Adsense: você coloca um código bacana lá no seu site e magicamente anúncios aparecem em seu site. O código “lê” seu conteúdo e mostra anúncios relevantes para os seus leitores. Quando alguém clica, você recebe de acordo com o quanto o anunciante está pagando por aquele anúncio e mais alguns fatores.

Ótimo – parece simples não?

O que MUITA gente não se dá conta, é que dentro daquele mísero parágrafo que escrevi acima têm diversos e diversos “poréns” e adivinha quem faz mais questão de esconder isso de nós? Ganha R$100,00 em barras de ouro (que valem mais que dinheiro!) o primeiro que acertar.

Claro … o próprio Google!

Duvida?

Deixa eu então começar com um exemplo “leve” do que estou falando e também para mostrar porque você prestar atenção no que o Google ou qualquer um dos seus animaizinhos de estimação (pandas, pinguins e diabo a quatro) e bobos da corte pode na verdade lhe prejudicar e muito!

Conhece este e-mail?

Por acaso você alguma vez já recebeu um e-mail que falava algo parecido com:

“Há mais espaço para anúncios no site XXXXX.com”

“UAU! Que legal que o Tio Google é! Me aconselhando a colocar mais anúncios em meu site para que eu possa ganhar mais dinheiro com Adsense! UAU!”

Só que o que o Google não conta, é que:

  • Se colocar anúncios demais, o seu site pode sofrer e perder posições nas pesquisas feitas no Google devido ao Google Panda (update do Google) e outros updates;
  • Mais anúncios não significam necessariamente mais lucros – e o pior, na grande maioria dos meus testes, significa até menos lucro!

Resumindo: cuidado ao prestar atenção no Google.

Como comentei em meu post sobre o Google Pinguim update, há dois times trabalhando no Google:

  • o time de web spam (que quer limpar os resultados e deixar somente sites honestos e genuínos no ar); e o …
  • Time de Adsense ($$$$ e mais $$$$) – e muitas e muitas vezes esses dois times simplesmente não se falam!

Daí o motivo de as vezes recebemos um aviso para colocarmos mais anúncios em nossos sites e ao mesmo tempo vemos artigos comentando como mais anúncios no site pode prejudicar o seu site.

Difícil não!?

Mas sem problemas – vamos ver o que podemos fazer para melhorar os rendimentos do Adsense em nossos site.

O melhor tipo de site para Google Adsense

Não nobre colega, infelizmente o seu blog não é o tipo ideal de site para ganhar mais dinheiro com Adsense. Para entender o porquê disso, precisamos dar um passo atrás e pensar como o Google e seus anunciantes pensam.

O objetivo primário do Google Adwords e do Google Adsense é basicamente realizar a conexão entre compradores e vendedores da maneira mais barata e mais eficaz. Ponto.

Isto significa que o o objetivo, tanto por parte do Google mas principalmente por parte dos seus anunciantes, é gastar o menos possível, ou seja, menos cliques e o CPC (custo por clique) também o mais baixo possível, com uma taxa de conversão (TDC – a quantidade de pessoas que visitam o site comparada a quantidade dentro destas que efetuam uma compra) mais alta possível.

Pois bem … No meio disso tudo encontra-se nosso blog.

A primeira coisa que você precisa entender é que, teoricamente, você se encontra no meio do caminho (você é um “intermediário” ou “middle man”) se analisarmos puramente do ponto de vista transacional de compra e venda. Ou seja:

Se o Google pudesse pular esse seu intermédio, ele assim o faria!

E não tenha dúvida nenhuma que é exatamente isto que ele faz mais e mais. Duvida? Basta ver o que estão as SERPs hoje em dia: diversos resultados de compras, Google Shopping, etc. Basicamente, tudo que puder passar pelas garras do Google passará! Ou como um dos mestres do SEO colocaria:

SPAM = tudo aquilo com que o Google não consegue lucrar

Por que falo isso?

Primeiramente para você entender com o que você está lidando e segundo para que você, ao entender melhor como o Google e seus anunciantes funcionam, possa otimizar seu site para o Adsense e assim aumentar seus ganhos.

Então afinal, qual é o tipo ideal de site para Adsense?

O tipo ideal de site vai ser aquele que conseguir ser o mais focado possível no assunto e se possível em determinada palavra-chave.

“Mais hein?”

Explico:

imagine você que há 2 sites: site A e site B. O site A fala só e somente sobre “meias vermelhas”; já o site B fala sobre todos tipos de meias existentes no mercado: meia para anões, meia listradas, meias azuis, meias verdes, etc.

Ambos sites estão rentabilizando e utilizando o Google Adsense para conseguir alguma renda na internet. No site A você provavelmente verá anúncios mais específicos a “meias vermelhas” pois o site A é otimizado e fala exatamente sobre isto! Já o site B terá anúncios sobre meias verdes, meias azuis, meias para anões, etc.

Agora pergunta: se existe um anunciante interessado em achar clientes interessados em meias vermelhas, qual dos dois sites você acha que terá chance de entregar um tráfego (= clientes) mais qualificado (= com mais chance de realizar uma compra)?

Obviamente o site A!!

Afinal, este site é totalmente otimizado para isto e se o visitante chegou até este site, muito provavelmente ele está MUITO interessado em meias vermelhas (além de provavelmente também precisar um psicólogo afinal por que diabos tanto interesse em uma bendita meia vermelha!? Enfim …)

Portanto estimado colega, o nosso objetivo é otimizar nosso site para as pesquisas que melhor pagam para que possamos entregar o tráfego de melhor qualidade possível para os anunciantes.

Há diversas maneiras de como fazer isso exatamente. Infelizmente aqui no post não entro em detalhes tão específicos de como escolher domínio, instalar WordPress, configurar, etc. etc. Se você precisa de uma ajuda mais completa para saber exatamente não só como instalar e configurar seu site, mas também aprender como criar os anúncios certos de Adsense, então recomendo dar uma olhada aqui.

Nesse curso há um material completo de como fazer tudo isso bem como gerar os relatórios certos na sua conta. Isso com certeza ajudará a otimizar e aumentar seus ganhos com Adsense.

Por sinal, você já viu aqueles anúncios por aí do tipo “o google me paga 160 por hora”!? Pois é.

Aquele cheque é um cheque do Google Adsense, mas é BEM antigo e está um tempão já circulando na net. Mas basicamente aquilo é um anúncio de um curso basicamente ensinando como otimizar para Adsense, aumentar o CPC e também quem paga os melhores anúncios que, como você viu e verá mais ainda aqui, dependende muito do seu site em si e da qualidade do seu tráfego.

Deste jeito:

  • O Google ganha pois estará prestando um serviço de qualidade para seus anunciantes;
  • O anunciante ganha pois estará recebendo um tráfego de altíssima qualidade em seu site e provavelmente gerando lucro;
  • E você ganha pois você estará, além de ganhando mais com seu site, você também será premiado com os melhores anúncios;

“Melhores anúncios?”

Sim … melhores anúncios. Note que aqui eu não digo aqueles anúncios com maior valor, e sim os melhores anúncios, aqueles que vão apresentar os melhores rendimentos para você e para o seu anunciante. Confuso?

Pense assim, qual das duas alternativas é melhor:

  1. Anúncio A que paga exatos R$ 0,50 por clique e gera 10 cliques a cada 100 visitas; ou …
  2. Anúncio B que paga exatos R$ 0,30 por clique e gera 25 cliques a cada 100 visitas?

Numa conta rápida perceberemos que o Anúncio B gerará um total de R$ 7,50 enquanto o anúncio A gerará R$ 5,00.

É isto que eu quero dizer com “melhores anúncios”.

E como diabos conseguimos os melhores anúncios para nosso sites?

Simples … Vai depender da QUALIDADE (mais do que importante!!) do seu …

Tráfego

Vale lembra o estimado amigo que nem todo tráfego é criado igualmentee isto é MUITO importante que você entenda pois só assim será possível você conseguir aumentar o valor do clique no Adsense

Rapidamente em linhas gerais seria assim: quanto mais tráfego ORGÂNICO (aquele que vem de pesquisas do Google por exemplo) melhor. Tráfego social (Twitter, Facebook, etc.) geralmente são o pior tipo de tráfego que você pode receber em seu blog.

Por que?

Bom já falei um pouco sobre isso meu post sobre o porquê o seu blog não gera lucro, mas basicamente é porque, (novamente) geralmente, o tráfego orgânico são de pessoas com mais interesse em uma compra do que o tráfego social.

Isso é fácil de se entender se fizermos a seguinte comparação. Qual dos dois excelentíssimos cidadãos abaixo você acha que têm mais chances de realizar uma compra?

  1. O cidadão que digitou no Google “onde comprar meias baratas para este inverno“; Oouu …
  2. o cidadão que estava fuçando no Facebook, parou na página da Gina Indelicada, viu um comentário escrito “Meias para Anões: Você não vai acreditar!!! Veja isso!! Haha Hehehe Hohoh“, clicou, foi parar num site sobre o nosso hipotético site especializado em meias, viu a imagem, deu uma risada há há há, curtiu e se mandou!?

O cidadão 1 é com certeza um tráfego muito mais qualificado e com muito mais chances de realizar uma compra no nosso brilhante site hipotético sobre meias! Ou seja, se você está querendo aumentar o CPC do Google Adsense, então muito provavelmente uma das melhores alternativas é ter um tráfego de qualidade em primeiro lugar – e isto em boa parte significa esquecer mídias sociais!

Agora, se perguntar para um anunciante qual tipo de tráfego ele gostaria de ter, qual dos dois você achar que ele escolheria!?

Agora você deve estar começando a entender por que acredito que é importante termos uma visão geral de como funciona Adwords, Adsense e sua relação com seus anunciantes.

E pode ter certeza absoluta que o Google sabe direitinho quem está enviando o melhor tráfego para qual site, qual o tipo de tráfego que chega em seu site, etc.

Por isso não adianta tentar “forçar” algum tipo de tráfego para o seu site na esperança de coletar mais cliques: além de desagradar todo mundo, o Google com certeza percebe isso e pode lhe penalizar (não abertamente e nem oficialmente) lhe fornecendo, ao invés dos melhores anúncios que aqui discuto, os piores anúncios e ainda um melhor valor por cada clique que você recebe simplesmente pelo fato de você não entregar um tráfego qualificado – e o pior, EM TODA SUA CONTA!

Resumindo: tráfego orgânico é a chave e não tente dar uma de esperto – você vai se ferrar!

Em termos de qualidade do tráfego sim, temos que reconhecer e tirar o chapéu para o Google pois ele é aquele que, em sua grande maioria, envia o tráfego mais qualificado. É sim o Google aquele que lhe enviará o melhor tráfego o qual lhe possibilitará aumentar o CPC (custo por clique) do Adsense.

“Mas e como eu consigo então mais tráfego orgânico?”

Ahhhh meu caro leitor, isso é um loooongo papo que basicamente envolve SEO e o seu principal ingrediente: links. Mas isso é papo pra outra hora …

Conteúdo

Agora que você já entendeu melhor com funciona a sua relação de amizade (nem um pouco) colorida com o Google e seus anunciantes, entraremos na questão do conteúdo do seu site em si.

Como citei nos exemplos acima, quanto mais o seu site for otimizado para certas palavras-chaves, mais chance você terá provavelmente de ganhar mais com Adsense através dos seus blocos de anúncios.

Mas isso não é tudo o que podemos fazer com nosso conteúdo. Deixa eu explicar como eu e muitas outras pessoas fazíamos para maximizar nossos lucros para você ter em mente quando estiver tentando achar maneiras de lucrar mais com Google Adsense e seus anúncios.

Seguénte: quanto mais “feio” o seu conteúdo e seu site, maiores serão provavelmente os seus ganhos.

“Mais hein!?”²

Muito simples: quando você se depara em um site que “feio“, o que você geralmente faz? Você vai querer sair correndo dali o mais rápido possível. E como você geralmente faz isso?

Ou você simplesmente fecha a janela, ou você apertar o botão para voltar na página anterior ouuuuuu … as vezes você clicará no primeiro link que aparecer na sua frente! E adivinha só que link é este!?!?

Tchananananammmmm – KA CHING!

Nota importante: feio aqui me refiro sem fazer muito uso das últimas tecnologias e designs modernos, nem cantos arredondados nem nada. Há um certo limite do quanto você pode enfeiar o site e geralmente esta linha fica entre “Não sei o que estou fazendo portanto vou deixar assim” e “Não sei o que estou fazendo mas vou continuar tentando e adicionando mais coisas”

Sim, é assim que otimizava muitos sites: fazia um conteúdo feio sem imagens, sem negrito, sem nada para que causasse tanta, mas tanta dor nos olhos que a pessoa queria sair correndo de lá – de preferência, e se possível, clicando num dos meus anúncios!

É desta maneira que eu e tantos outros conseguíamos CTR de 15% ou até mais dependendo o caso! Claro, isso pode variar bastante e se você está se perguntando o quanto você pode ganhar com o Google Adsense, bom, a resposta na verdade pode ser tanto muito ou pouco dependendo do seu nicho, site e otimização da sua página para isto.

“Mas você recomenda isso hoje?”

Não exatamente. Este tipo de técnica foi um dos motivos do Google Panda que começou a ler melhor a usabilidade e a esteticidade dum site através do monitoramento de diversos fatores como bounce rate, o tempo de visita, se o usuário pesquisa algo, entra no resultado #1, apertar voltar e clica no #2, etc.

O que quero aqui é lhe falar o que seria um site TOTALMENTE otimizado para Adsense e como eu fazia – hoje temos que ir com um pouco mais de calma.

Basicamente, o que eu fazia era “enfeiar” o meu conteúdo ao máximo e eliminar o maior número de pontos de saída do site para que a chance da pessoa clicar num anúncio aumentasse. Pode imaginar que o site deveria ser parecido com a cruza dum bezerro desdentado com um elefante sem patas – uma aberração!

“Mas e quem leria este um site tão feio!?!? Acho que ninguém … “

EXAAAAAATAMENTE!! Ponto para o cidadão!!

“Blerg! Me tira daqui AGORA!”

Acompanhe o diálogo interno do visitante do nosso site que procurou por meias vermelhas no Google:

“Blerg … mas que site mais ruim … vou me mandar daqui … cadê o botão de vol…pera ai, que que tá escrito aqui!? ‘Atacadão de meias vermelhas' … hummm … vamos ver que que tem ali …”

Blerg! » ‘Click' » KA CHING » Próximo!

Sacô!?

Novamente gostaria de lembrar que aqui estou ensinando como otimizar site que foram feitos exatamente para ganhar dinheiro com Adsense e não para seus blogs normais – estes talvez vão precisar de alguns ajustes. Se você tem um blog ou um site onde você tem leitores que você se importa, o segredo estará em pegar estas técnicas que estou lhe ensinando e diminuir ao ponto de equilíbrio onde você consiga maximizar seus lucros sem ofender os seus visitantes com a feiura do seu site.

Fora isso, comparando os dois layout de site abaixo, qual dos dois você acredita que teria mais chance de receber cliques nos anúncios do Adsense?

  • Site A
  • Site B
Elementar meu caro Watson …

Outra estratégia para o seu conteúdo

Outra coisa que as pessoas não fazem é algo muito simples que além de dar mais ideias sobre o que escrever em seu site, também poderá aumentar seus ganhos.

O que você tem que fazer é simplesmente visitar o seu site (esteja deslogado e utilize o módulo anônimo no Chrome e no Firefox para isto) e dê uma olhada no que os seus anúncios mostram.

Se o seu site é sobre meias em geral e você já tem posts sobre meias vermelhas, azuis e verdes mas há alguns anúncios sobre meias amarelas, por que não escrever um post sobre meias amarelas!?

Assim quando estes mesmos anúncios aparecerem no seu post sobre meias amarelas, eles talvez pagarão mais pela qualidade do seu tráfego como foi referido antes.

“Ahnnn … quer jogar Song Pop!?”

Poderia também usar o Google Adwords Keyword Tool para verificar quanto está o valor do clique, mas lembre-se de uma importante regara:

O Google e suas ferramentas mentem mais que o Ricardão pelado no seu armário. Ponto.

Se você acha que eu estou implicando com o Google, fique a vontade para falar com o pessoal que já está há mais tempo trabalhando nisso e pergunte a opinião deles.

Como ter mais cliques no Adsense

AVISO: esta próxima dica é uma daquelas que comentei que começam a beirar o “isto não é muito legal …”, então cuidado.

Pergunta: você pode incentivar os seus leitores a clicarem seus anúncios!?

Não, se você fizer da maneira errada.

Sim, se você fizer do jeito certo.

“Mais hein?”³

Seguinte estimado e nobressísimo amigo:

vamos supor que você tem um site falando sobre dietas e os melhores programas para perda de peso. Ótimo. O leitor chega no seu site e por algum motivo continuou lendo o seu artigo mesmo ele sendo mais feio que o filho do Zacarias (se ele tem realmente um filho, desculpa).

Lembrando novamente que aqui estou falando se sites otimizados TOTALMENTE para Adsense o que o Google, teoricamente, “não gosta”. Mas você como um leitor e instigador inteligente vai utilizar este artigo para ENTENDER as estratégias de como otimizar e depois adaptar para o seu site ok!? Não esqueça do meu disclaimer: este artigo é só e somente uma opinião. Todas ações em seus negócios são de sua inteira responsabilidade, portanto, faça-o com cuidado e não tenha medo de perguntar aqui se tiver alguma dúvida.

Bom, agora que o leitor está lendo seu conteúdo, o seu conteúdo se tornará a sua segunda linha de ataque para você conseguir aumentar seus cliques. Como? Bem simples.

Como falei, você tem o seu site sobre dietas e os melhores programas para emagrecer. Ao entrar no seu site (ou de outro computador ou no modo anônimo) você percebe que a empresa “SuperDietas” tem um programa de emagrecimento e geralmente eles aparecem como primeiro lugar no seu bloco de anúncios … ou até, aparecem como um único anúncio em formato de vídeo/imagem.

Bom, neste caso o que eu faria era escrever meu brilhante texto sobre dietas e programas para perder peso, falar como há varias opções de dietas e programas, como a pessoa pode realmente perder peso, enfim, REALMENTE ajudar os seus leitores e lá pelas tantas, fazer uma pequena recomendação e menção dum certo programa chamado “SuperDietas”e como ele é com certeza o melhor programa que você já viu …

Mas que coincidência não!? JUSTAMENTE o programa que lhe paga melhor e que aparece em seu site …

Agora, há questões de ética envolvido nisso especialmente quando você lida com nichos sober câncer por exemplo: você não vai querer indicar um produto que você não conhece para alguém que está completamente desesperado e talvez até morrendo de verdade. Ou melhor, EU pelo menos não faria isso – você é bem grandinho já e pode tomar suas próprias decisões.

Até, na verdade, quando você começa a entrar afundo em marketing, diversas vezes você se deparará nessa briga entre ética e fazer mais dinheiro. Já vi diversas pessoas falando para você esquecer a ética e ir com tudo – outras que mandam você seguir seus princípios. A resposta!? Pra mim é simples:

Não tem nada nesse mundo que faça valer a pena que perder hora de sono preocupado.

Agora neste caso a opção é sua. De repente você REALMENTE poderia comprar o produto para avaliá-lo e ver se é uma boa recomendação. Ou se é ruim, por que não criar você mesmo um?

Enfim, eu não estou aqui para ficar discutindo o que é o certo e o errado – eu estou aqui somente para mostrar as alternativas que temos e deixar você decidir o que deve ser feito.

Há todo um submundo por trás de alguns dos maiores negócios da web e algumas outras coisas que o pessoal não sabe. Sabe aquela sensação de que parece que não estão lhe contando tudo? Que ganhar dinheiro na web deveria ser mais fácil e que tem alguma coisa que não encaixa? Pois é, há realmente alguns “segredos” por assim dizer. Com certeza eu não falo deles abertamente aqui no blog. Talvez em minha newsletter eu acabe me aprofundando mais em alguns desses assuntos cabeludos por assim dizer.

Outra dica de como aumentar o CTR no Adsense

Antes de mais nada, novamente, leia, entenda e se for aplicar, aplique com cuidado. Nunca esqueça que aqui estou falando de sites TOTALMENTE otimizados para Adsense onde eu não dava a mínima bola para quem lia o meu artigo, o que pode não ser o seu caso.

Então, a outra dica que também é algo que fazíamos bastante e que dava bons resultados, mas que hoje eu recomendo que, se for usar, que use com MUITO cuidado, era o fato de nunca dar a resposta exata ou final para o leitor do seu site.

Por que?

O melhor tipo de site para Adsense eram aqueles onde escrevíamos post muuuuuuito longos, mas que na verdade não falavam nada … O Google Panda e muitos outros updates começaram a aparecer justamente por causa disso:

O Google precisava uma maneira de avaliar a qualidade dos artigos baseados somente no artigo e nas interações dos usuários com ele – o que ele NÃO conseguia antes ou pelo menos não tão bem.

Enrolando” desse jeito e escrevendo textos extremamente longos, relevantes mas de péssima qualidade, o usuário era obrigado a continuar procurando mais pela internet para finalmente achar a sua resposta.

E como ele ia fazer isso?

Provavelmente ou voltando para o Google para procurar outro resultado (entende agora por que o algoritmo do Google começou a olhar para esse tipo de ação como um sinal de que o primeiro site não atendeu as expectativas!?) OU de repente vai procurar outra página que possa ter a sua resposta.

E se o seu site quase não tiver outros links ou de repente os links MAIS CLAROS E QUE MAIS CHAMAM ATENÇÃO são justamente os do Adsense, adivinha onde ele vai clicar!?!?

KA CHING!!

Fora isso, havia a vantagem de, em um texto muito grande, incluir diversas e diversas palavras-chaves e todas suas variações. Então não só você estava aumentando as chances do pessoal clicar em seus anúncios, mas também você estava dando mais chance para o seu próprio site para o Google ranquear você para algumas combinações de palavras-chaves de cauda muito, mas muito longa.

Pois é, mas como falei, MUITO CUIDADO. Essa era uma estratégia que usávamos com bastante eficiência, mas hoje já é mais difícil de se manter por um BOM tempo com ela. Sim, ainda é possível colocarmos nossos sites no topo do Google com um conteúdo que nem a minha mãe teria coragem de dizer que estava muito bom por mais que foi o filho amado dela que escreveu … mas isso não significa que ele vá se manter lá por muito tempo!!

Então, como boa parte deste artigo, ENTENDA as motivações e como funciona os métodos para ganharmos dinheiro online e aplique com cuidado.

Mas de volta ao assunto: Adsense.

Agora que sabemos qual o tipo de tráfego ideal e como podemos utilizar nosso conteúdo para maximizar nossos ganhos, talvez você esteja se perguntando: quais são os melhores nichos para ganhar dinheiro pelo Adsense!?

Pois não tema meu caro amigo – estou aqui para lhe ajudar!

Quais são os melhores nichos para Adsense

A princípio este artigo ia falar mais especificamente sobre como otimizar seu site para Google Adsense pensando naquele que JÁ tem um site, mas o estimado amigo Ícaro pediu através da minha Facebook Page para escrever sobre os melhores nichos para se atuar.

Viu só? Eu não estou mentindo quando eu falo para não ter medo de falar e perguntar: suas preces serão ouvidas 🙂 Então curta agora mesmo a minha página e me ajude a lhe ajudar!

Então quais seriam os melhores nichos para se trabalhar com Adsense?

Esta é a pergunta de ouro (que vale mais que dinheiro!) pois você pode ter o site mais otimizado para lucrar com Adsense do mundo, mas se o seu nicho não for bom, os seus resultados serão limitados – e limitado não é legal.

Não se engane: TODO nicho pode apresentar alguma quantidade de ganhos e cliques, mas há certos nichos que simplesmente vão apresentar 3-10x mais ganhos com o mesmo tipo de tráfego, seja pelo valor do clique ou pela quantidade de cliques ou por ambos.

Mas como descobrimos então os melhores nichos!? Dica: a resposta está em negrito logo acima.

As vezes as respostas estão na nossa frente mas estamos tão atarefados que não conseguimos parar para pensar quais são os melhores nichos. Basta pararmos para fazermos um raciocínio do porquê dentro do porquê dentro do porquê. Continue lendo que você vai entender o raciocínio por trás.

Para lhe ajudar com isto, vou lhe dar aqui 3 dicas que apesar de muito simples, me demoraram um bom tempo de testes e estudos para conseguir escolher os melhores nichos para trabalhar. Pode ter certeza que para você ter dias como eu tive de U$ 180,73, você precisa estar atuando nos nichos certos. Então vamos lá …

Que rufem os tambores ….

1° Dica: “Quem quer dinheiro!?”

Pergunta: você acha que a loja de bolos ali da esquina que aquela simpática senhora trabalha tem ou envolve muito dinheiro no seu dia a dia!?

Pééé! A resposta é não … pode riscar da lista.

E a loja de ferramentas que você comprou um martelo aquela vez!? Um pouco melhor, mas ainda não está lá …

E aquela conta que você pagou outro dia, quem foi o responsável pela transação? Bancos? E você acha que bancos giram e envolvem muito dinheiro!?

EU TENHO CERTEZA QUE SIM!

“Ahhhhhhhh …”

Isso me lembra uma certa frase que ouvi uma vez quando perguntaram a Willie Sutton, um dos maiores assaltantes de bancos do mundo, por que ele assaltava bancos:

“Porque é lá que está o dinheiro!”

O que eu quero dizer, tente trabalhar com mercados onde há um enorme capital envolvido como: bancos, seguros, educação online, fitness, saúde, relacionamentos, doenças, remédios, etc.

Os melhores ganhos vão estar nestes nichos que envolvem e giram bastante capital.

Sim, você pode usar o Google Adwords Keyword Tool para dar uma olhada no CPC das palavras-chaves mas vale novamente o aviso: não se baseie TANTO nessa ferramenta porque ela mente – e mente feio!

Já vi palavras-chaves que aparecia pouca procura me gerando uma enorme quantidade de tráfego dia após dia. Outras que tinham um CPC baixo me gerando belos cliques de até U$ 20,00. Sim, utilize-a, estude-a, mas tente usá-la mais para comparar uma palavra-chave com a outra do que como tomadora de decisões.

“As vezes precisamos arriscar um pouco para descobrir a nossa palavra-chave dos ovos de ouro”
~ Arnaldo Jabor

2° Dica: O quão desesperado é o seu mercado!?

Eu sinceramente não gosto muito de trabalhar neste tipo de mercado, mas se você achar um mercado onde as pessoas estão DESESPERADAS por uma solução – BINGO!

E quando eu digo desesperadas, é desesperada mesmo!

Pensa o cara que acabou de tomar um fora da namorada de 9 anos e não consegue mais se concentrar em seu trabalho e acha que a vida não tem mais sentido.

Ou aquele cidadão de 14 anos que tem tanta espinha que as vezes sai com um saco de pão na cabeça para esconder.

Ou o outro cidadão que descobriu que tem possivelmente câncer e está desesperado atrás de mais informação.

Ou a jovem que descobriu que tem um fungo na unha do pé ou algum tipo de infecção vaginal.

Entendeu por que eu não gosto muito de trabalhar nesse tipo de mercado!?

Mas é, esses mercados COMPLETAMENTE DESESPERADOS giram MUITO dinheiro ano após ano. Se você conseguir baixar a cabeça e criar um site em cima de alguns desses, pode ter certeza que há dinheiro e muitos cliques envolvidos.

3° Dica: O seu mercado envolve hobby ou paixão?

Isto volta na questão que citei no meu post sobre nichos de mercado: mercados de hobby que envolvem um alto coeficiente de paixão são MUITO bons para se trabalhar.

Por que?

Pense algum hobby que você tem: de repente você gosta de fazer trilhas no fim de semana, ou surfar, ou pular de paraquedas, ou coleciona algum tipo de objeto; enfim, diversas opções.

Pensa agora quanto você gastou simplesmente no seu hobby considerando que este, teoricamente, não lhe gerou nenhum retorno monetário – você simplesmente gastou esse dinheiro para se divertir e fazer algo que você realmente gosta certo?

O que você tem que se dar conta é que mais e mais as pessoas estão utilizando como desculpa o fato de “trabalharem duro e muito mais do que deviam” para justificarem gastar em alguns de seus hobbies que lhe dão prazer justificando para si mesmas “Ah mas eu mereço! Trabalho tanto! Tenho que ter um jeito de me desestressar!

Talvez até você mesmo já tenha passado por uma situação parecida.

Não quero discutir sobre isso aqui, mas eu acredito este ser um caminho perigoso pois aí vai se trabalhar mais, gastar mais, trabalhar mais ainda, gastar mais ainda, entrando num ciclo de destruição difícil de sair. O que quero aqui é passar a mensagem que você tem que estar constantemente atento ao que está acontecendo ao seu redor para melhor entender o seu mercado. Ou você acha que essa conclusão simplesmente caiu do céu!?

Então fique atento onde as pessoas tem suas válvulas de escape e que esportes elas tem como hobby.

Considerando surf por exemplo: talvez o cidadão não tem nem onde cair morto, mas tem 3 pranchas, um long, um short, fora o carro e os apetrechos para conseguir levar as pranchas.

Certo ou errado? Não me interessa. Estamos apenas observando agora o comportamento humano e onde ele gasta o seu dinheiro pois é aí que nós provavelmente encontraremos mercados que pagam mais no Google Adsense e até em outros programas.

Agora que já lhe dei uma noção geral de como considerar e pensar sobre o seu mercado, vamos a parte digamos mais técnica de como podemos melhorar nossa rentabilidade e CTR em nossos sites.

Blocos de Anúncio do Google Adsense

A primeira coisa a fazer é decidir quais e quantos blocos de anúncios você estará usando em seu site. Aqui eu vou ir direito ao ponto para facilitar:

Quanto maior, melhor! Ponto de exclamação!

Os blocos que eu melhor tive resultados até hoje foram, em ordem, estes 3 seguintes:

  1. Retângulo Grande 336 x 280;
  2. Retângulo Médio 300 x 250;
  3. Arranha-céu Largo 160 x 600.

Sim já utilizei os outros blocos e fiz testes e mais testes, mas sempre acabava voltando para estes três. Sinceramente a grande parte dos meus blogs continha somente um retângulo grande de 336 x 280 acima ou abaixo do título e deu! Esta foi a configuração que mais me gerou lucros dia após dia.

“Que?? Mas somente um bloco!?”

Sim – somente um bloco.

Sabe aquela história de que repita algo diversas vezes até que se torne verdade? Pois é, o que eu mais vejo por aí é pessoas incentivando a colocar mais e mais anúncios e inclusive o próprio Google, como citei no início deste post, as vezes lhe manda um e-mail falando para incluir mais blocos no seu site.

O que eles não lhe contam é que além de isso poder diminuir os seus ganhos, ainda pode ferrar com seus rankings!! Que legal não!? Depois você não sabe porque eu tenho implicância com o Google …

Por falar nisso, já tentou alguma vez entrar em contato diretamente com o Google para fazer alguma pergunta!? Não!? Então tente – e muito boa sorte!

Deixe-me explicar porque isso acontece …

Quantos blocos de anúncios

Como falei, depende muito de site para site e de mercado para mercado, mas as vezes você ter dois blocos ao invés de um bloco só pode diminuir os seus rendimentos no Adsense ao invés de aumentar.

Por que?

Isso acontece pelo fato de o Google Adsense funcionar em um sistema de leilão onde basicamente quem paga mais aparece mais. O que acontece então nesse sistema é que, geralmente, os primeiros links que aparecem mais alto e nos primeiros blocos de anúncio dentro do seu site são aqueles que possuem os anúncios que melhor pagam para você (pode ver isto no artigo sobre como usar o Google Adwords Keyword Tool, sobre o item “CPC”).

Então o que acontece quando você tem mais de um bloco mostrando mais links em seu site?

O primeiro bloco (que é teoricamente o melhor) de repente está mostrando 4 links que pagam, em ordem: R$ 2,50, R$1,50, R$1,25 e R$1,00. Já o próximo bloco mostra links que pagam: R$1,00, R$0,90, R$0,70 e $0,50.

E o que acontece se a pessoa clicar naquele link que paga somente R$0,70!? Exatamente – você vai ganhar menos! E é por isto que mais blocos de anúncios do Adsense não significam necessariamente mais lucro.

Nota: em linhas gerais é assim que funciona, mas não é sempre que os mais caros vão aparecer primeiro. Para entender isto basta você lembrar de minha explicação sobre os melhores tipos de anúncios para o seu site: aqueles que geram mais resultados na equação CPC x CTR, e não somente CPC.

“Mas então Bruno, o que eu faço para saber qual tem o melhor rendimento em meu site?”

Simples …

Teste, teste e teste

Tudo isto aqui são linhas gerais do que se pode mudar no site e como eu tive os melhores resultados com o Google Adsense ao longo dos anos, mas o certo é você testar, testar e testar mais até achar a melhor combinação.

Para isso não precisamos ferramentas complicadas e nem nada disso. Faça um teste A/B bem simples:

  1. Anote qual foi o seu rendimento no Adsense em determinada semana;
  2. Agora mude por exemplo a cor do título para #000080 (este será o “B” da equação, o que você mudou e irá comparar) e deixe passar mais uma semana;
  3. Anote e compare os resultados com a semana passada e veja quem rendeu mais;
  4. Agora, pegue o seu “campeão” (que agora será o seu “A” para testes A/B) e faça mais testes até achar o que lhe gera mais resultado;
  5. Após isto, agora mantenha fixo a cor do título e repita o procedimento com as cores da descrição fazendo testes semanais até ver qual a cor que gera mais resultados;
  6. Depois faça o mesmo com a cor do URL link.

Este são os testes mais recomendados e que provavelmente produzirão mais resultado. Depois você pode continuar testando como estilo de fonte, tamanho, etc., mas provavelmente você notará cada vez menos mudanças.

* Dica: faça o teste somente com um item de cada vez. Não comece mudando tudo ao mesmo tempo: mude a cor do titulo para outra diferente e compare. Depois deste teste, tente outra cor. Aí depois você tenta mudar a cor da descrição e SOMENTE a cor da descrição.

Mas onde e como?

Disposição dos blocos de anúncio

As melhores posições e disposição dos blocos que achei para nossos sites para aumentar o máximo possível os rendimentos com Adsense são as seguintes:

  • 1 ou 2 retângulos grandes ACIMA do título;
  • 1 ou 2 retângulos grandes ABAIXO do título;
  • 1 retângulo grande ABAIXO do título alinhado a esquerda ou centralizado SEM texto ao redor;
  • 1 retângulo grande ABAIXO do título alinhado a esquerda ou a direita COM texto ao redor;
  • 1 retângulo grande e um arranha-céu na barra lateral;
  • 2 retângulos grandes ABAIXO do título e um seguido do outro.

Estas foram as melhores posições para os blocos de anúncios do Google que achei que aumentaram meus ganhos consideravelmente.

A última opção já foi muito utilizada, mas hoje é um pouco perigosa por causa do Google Panda pois o seu conteúdo é jogado muito para baixo e isto é um dos fatores que o Panda olha ao analisar o seu site: a quantidade de conteúdo acima da dobra.

Na grande maioria das vezes acabei utilizando somente um bloco mesmo abaixo do título sem texto ao redor devido ao fato de muitas vezes colocar dois blocos e meus ganhos diminuírem conforme explicado acima.

Outra opção

Outra opção para posição dos blocos de anúncios seria no meio e no fim de seus artigos. Esta estratégia pode funcionar sim, mas em meus testes geralmente não me rendeu MUITO mais, mas com certeza vale testar.

Para fazer isto recomendo algum plug-in como Adrotate que facilitará todo este trabalho.

Cores

As cores que você utiliza em seus blocos de anúncio são também muito importantes e não adianta eu dizer aqui que “a cor X é a que dá mais resultado” pois estaria mentindo – isto vai depender do seu site, do seu layout e do seu mercado de atuação.

O que você tem que fazer é testar, testar e testar até descobrir aquele que lhe gera mais resultados. Agora, sobre o que testar, vou comentar aqui aquelas que me deram melhores resultados ao longo do tempo:

  • Cor do Título: igual aos links da página OU na cor #000080 independente das cores usadas no site (essa é a cor dos links quando você pesquisa no Google e portanto ao que o pessoal já está acostumado a clicar);
  • Cor da Descrição: um cinza escuro;
  • URL link: um cinza claro;
  • Fonte: Arial, grande;
  • Sem bordas!! Importante!!

Essa foi a configuração padrão que mais me gerou resultados e acredito que o principal a testar é se a cor do título é melhor na mesma cor dos links no site ou no tom #000080.

Depois pode ir testando as outras configurações, mas garanto que essa inicial já lhe dará um bom resultado.

Cuidado com os aumentos repentinos

Aqui vale ressaltar que quando você mudar algumas dessas coisas em seu site, provavelmente você aumentará um aumento repentino no rendimento dos seus sites e depois eles provavelmente estabilizarão.

Isso ocorre pois os visitantes frequentes do seu blog já estão “cegos” para os seus anúncios pois sabem onde eles estão e simplesmente os ignoram. Quando você mudar, talvez eles voltem a notá-los e talvez isso atraia alguns cliques.

Depois no longo prazo deve estabilizar.

Dicas Finais

Agora para finalizar, gostaria de deixar aqui um “truque”, ou melhor, uma dica que, apesar de não aumentar diretamente os seus ganhos com os anúncios no seu site, eles com certeza ajudarão e possibilitarão aumentar seus ganhos de forma geral e até possivelmente abrir a oportunidade para outros negócios.

O que você deve fazer é entrar em seu site deslogado de qualquer conta e através do modo anônimo para ver os anúncios que serão mostrados em seu site. Ou simplesmente faça uma pesquisa em modo anônimo e com a busca personalizada desligada por algumas das palavras-chaves que você está focando em seu site e dê uma olhada nos anúncios.

Se você estiver em seu site, por favor, NÃO CLIQUE EM NENHUM DOS SEUS PRÓPRIOS ANÚNCIOS ADSENSE POIS ISSO PODE DAR PROBLEMAS!! Se for na pesquisa do Google não tem problema.

O que eu quero que você faça agora é anotar os sites que estão anunciando para as palavras-chaves que você está interessado e depois visitá-los para saber o que eles oferecem. Ao fazer isso você deve começar a se fazer algumas perguntas, em ordem:

Há algum produto de algum tipo que eu mesmo poderia fabricar?

Sim, produtos físicos digamos seriam mais difíceis, mas de repente o anúncio é para um infoproduto que você mesmo poderia escrever! Não ignore esta oportunidade pois pode lhe render MUITO mais do que simplesmente entregar anúncios.

Há algum programa de afiliados? Como é seu pagamento?

Ao contrário do que muita gente pensa, é melhor que não tenha nenhum programa de afiliados no site. Por que? Porque isso provavelmente significará que você terá menos competição para promover aquele produto e/ou empresa.

Cuidado claro com o fato de que se não existe NENHUMA competição pode ser simplesmente não há como ganhar muito dinheiro neste mercado, seja com Adsense ou de outras maneiras. Mas se ao pesquisar no Google por suas palavras-chaves, você encontrar diversos anúncios (aqueles acima dos resultados orgânicos e mais aqueles 8 na barra lateral a sua direita), isso por si só já é um bom indicativo de que o mercado é sim rentável. #ficaadica

Mas voltando aos afiliados, se existe um programa de afiliados, ótimo! Cadastre-se e comece a promover diretamente pois provavelmente (teste, teste, teste) você ganhará mais como afiliados do que com Adsense simplesmente por não precisar pagar o Google para indicar clientes.

Não existe um programa de afiliados para a empresa X

Se não há um programa de afiliados – melhor ainda! Se você sabe que este mercado é realmente rentável, então o fato de não ter o programa de afiliados significa que a competição será menor pois a entrada neste mercado é um pouco mais difícil. O que você tem que fazer então é entrar em contato com a empresa, explicar quem você é, o que você faz e mostrar o número do seu site.

Aí você pode negociar diversas maneiras de receber da empresa diretamente: pagamento mensal por anúncio baseado em visitas, pagamento por clique em algum anúncio no seu site, pagamento baseado em leads que você fornece (exemplo: quantas pessoas se inscrevem na lista de e-mails deles que você enviou), enfim, há uma gama enorme de opções e infelizmente não conseguirei abordar todas aqui. Se tiver mais interesse neste método, por favor deixe o seu comentário abaixo e eu dou uma olhada para de repente escrever um post sobre isso no futuro 🙂

(você quer mesmo mais um post!? Esse aqui já não está de bom tamanho!?!? Brincadeira ;))

Veja o que está “quente” na mídia

Neymar teve novo filho!? Mulher-*escolha sua fruta preferida* faz aparição com biquíni!? Novo carro lançado no mercado!? Pancadaria no Big Brother 72!?

Enfim, há diversos assuntos que vão ter um aumento repentino de buscas e a vantagem para estas buscas é que elas geralmente oferecerão uma chance de colocar seu site nas primeiras posições rapidamente simplesmente porque não há conteúdo nem base de comparação suficiente para o Google saber exatamente em quem confiar.

É uma das estratégias que você pode utilizar para conseguir um aumento nos ganhos momentâneos. Vai muito de cada um e que tipo de estratégia deseja utilizar em seu site. Como o mestre Maurício Zane da AdPop falou certa vez: “O Neymar já me deu bastante grana …”

Eu pessoalmente, apesar de não me utilizar muito deste tipo de tática, usava sim algumas vezes tanto para aumentar os ganhos, mas principalmente para testar e ver como o Google e pessoas fazendo aquelas pesquisas se comportavam para que eu pudesse aprender mais.

Enfim, a dica está dada, use-a como bem entender.

Resumindo: saia do caminho que todos fazem. Não fique somente colocando os anúncios do Adsense no seu site e achando que isto está bom.

Teste.

Vá atrás.

Questione:

… quem?

… quando?

… onde?

… por que?

Fazendo um pouco a mais do que os outros fazem, as suas chances de aumentar seus ganhos e lucrar com seus empreendimentos na web aumentarão exponencialmente portanto … mexa-se!

Lembrando novamente que apesar desse pequeno monstrinho de artigo, sempre há mais para se aprender. Educação é algo que nunca deve parar. Seja qual for a área que você se dedicar.

E eu cheguei a algumas conclusões depois de todo esse tempo trabalhando online …

A conclusão que eu cheguei é que sites criados SÓ para rentabilizar com Adsense é um péssimo modelo de negócios ideia! Não consigo nem chamar de modelo de negócios.

“Ahhh mas então por que você me fez ler tudo isso?”

Fácil.

1, se você quiser trabalhar assim, ótimo. Problema seu. Não diga que não avisei depois.

2, muita gente não trabalha  com isso. E essas pessoas que eu quero ajudar a ganhar mais com o Adsense. Isso é sem problemas.

Agora o que eu sou totalmente contra é criar um site SÓ pra ganhar com Adsense. Pode até dar um resultado no curto prazo, mas é tiro no pé certo!

Eu tenho CERTEZA que vale muito mais a pena ter seu próprio negócio. Conquistar os clientes e REALMENTE fazer a diferença na vida das pessoas!

E não criar uma porcaria que não ajuda ninguém e só quer ganhar uns TROCADOS por uns cliques.

Não.

Seja o ANUNCIANTE, e não o contrário.

GARANTO pra você que é ZILHÕES de vezes mais divertido e com resultados BEM melhores.

E isso não é só minha opinião não … Há uma nova geração de empreendedores digitais™ que estão arrebentando mundo afora!

L-I-T-E-R-A-L-M-E-N-T-E mundo afora!

Eu neste exato momento escrevo isso de Bali, na Indonésia. Meu negócio é, além de 100% digital, estável o suficiente para poder trabalhar de qualquer lugar. Se tiver curiosidade, dá uma olhada nesse vídeo AQUI onde faço um passeio pela minha casa aqui em Bali.

edal-logo

Como eu falei, ser um Empreendedor Digital™ é não só trabalhar ONDE e QUANDO quiser, mas também fazer DE VERDADE a diferença na vida das pessoas!

Clique AQUI para saber mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on google
Google