Google Panda Update

Google Panda UpdateDecidi escrever um post sobre o famoso “Google Panda Update” e como ele me afetou os meus sites que eu estarei ensinando aqui no Empreendedor Digital. Vou escrever só por cima o que foi o update em si pois a net já está cheia de artigos sobre o mesmo; até vou linkar para alguns logo abaixo para que se você quiser, possa ter mais informações sobre o update.

O que é o Google “Panda” Update

Antes de tudo, o Google chega, em média, a realizar um update por dia em seu algoritmo, mas a maioria deses são muito pequenos para serem notados ou para causarem tanto estardalhaço como foi o Google Panda. Ignore isto pois é temporário, Katipsoi Zunontee para o desafio. Esse, afetou quase 12% de todos os sites que estão no acervo do Google, ou seja, foi grande e por isso causou tanto falação sobre o mesmo.

Basicamente este algoritmo afetou sites chamados de “fazenda de conteúdo” onde milhares e milhares de artigos são publicados todos os meses sobre todos os assuntos possíveis e alguns especialmente idiotas. Basicamente, a ideia destes sites é criar bastante conteúdo, otimizar para mecanismos de pesquisa (= SEO) e rentabilizar os sites com o Google Adsense, que foi mostrado no artigo anterior.

Funcionar funciona. A Demand Media por exemplo estava faturando alto e já até abriram capital na bolsa de Nova Iorque. Pois é … Vários outros sites mais “lixos” têm o mesmo modelo, como EzineArticles. Este foi um afetado fortemente pelo update …

Se quiser explicações mais detalhadas de como o Google Panda Update afetou estes sites deem umas olhadas nos seguintes links:

  1. Atualização do Algoritmo Google Panda
  2. MestreSEO: Google Panda
  3. Artigo Exame: Um vilão para o Google?

Como O Google Panda Update Me Afetou

Já ouvi tudo que é tipo de comentário sobre o update e o problema, da internet em específico, é que quase qualquer pode postar o que quiser e você não tem como saber o quanto realmente essa pessoa sabe ou diz que sabe. No ramo então de como fazer dinheiro na internet, é mais complicado ainda …

Bom, eu vou mostrar o que aconteceu comigo com os dados dos MEUS sites.

Primeiro, o Google Panda foi uma das MELHORES coisas que me aconteceu. Por que? Olhem o gráfico de visitas aos meus sites no gráfico abaixo (nota, estes são meus sites somente em inglês onde o update entrou antes e já deu um tempo para eu poder olhar como eles ficariam):

trafego google panda update

Aumentaram e MUITO em relação ao período antes do update. Por que? Simples. Os meus sites competiam para diversas palavras-chaves no Google contra sites como eHow, EzineArticles, Hubpages, Squidoo, etc. e como estes tomaram ferro, os meus sites subiram e ocuparam essas posições. Bacana não?

“Ah mas então o seu conteúdo deve ser muito bom!!”

Aí que está o ponto chave: não, não são. Eu sou o primeiro a admitir que o conteúdo dos meus sites não são os melhores conteúdos que eu possa ter produzido; MAS – e esse é um importantíssimo “mas” – eles são todos originais e escritos por mim. Nunca copiei de nenhum outro site. Usar como referência sim; cópia não.

Isso será tratado melhor num post futuro, mas para já pensar um pouco sobre o assunto tão discutido “mau conteúdo vs. bom conteúdo”, me diga uma coisa: o quão bom é o conteúdo do Submarino por exemplo? E você acha que eles lucram ano após ano ou não? Pois é … Sei que o modelo deles é diferente, mas outra pergunta então: quantas vezes você digitou algo no Google, clicou num site só para ver que o site era uma porcaria?

“Melhor contéudo aparecerá sempre na frente” ? Não é bem assim …

+ tráfego = + rentabilidade

Agora, adivinha o que aconteceu com meus earnings do Adsense, que faz boa parte de todo meu trabalho de como ganhar dinheiro online, logo após o update? Acompanharam o tráfego. Olha a figura abaixo.

adsense earnings google panda update

Eles se tornaram um pouco mais erráticos mas como eles são erráticos para cima, para mim está ótimo!

Então, não se preocupe tanto com updates e novas tecnologias. Tente se preocupar mais como fornecer o melhor serviço e o melhor conteúdo (sim, eu sei que eu falei que o meu conteúdo não é dos melhores, mas isso é somente para começar a desmentir a história do “produza sempre o melhor conteúdo”, mas, sim, tente sempre produzir o melhor conteúdo pois no longo prazo será melhor … mais sobre isso em futuros posts) para os seus visitantes e você estará sempre a favor do Google e não contra … Ou você acha que você consegue surfar em um tsunami com um bodyboard?

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+