Home Office: 3 Dicas Pra Quem Trabalha Em Casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitos… mas também o pesadelo de tantos outros.

Veja 3 dicas aqui de como melhorar sua produtividade trabalhando no seu home office.

Home Office: 3 Dicas Pra Quem Trabalha Em Casa

Opa! Bruno Picinini por aqui, autor e fundador do projeto Férias Sem Fim. No vídeo de hoje quero passar 3 dicas sobre home office.

Como você pode trabalhar no conforto do seu lar? Escrevi um email recentemente sobre isso para o pessoal que está cadastrado na minha lista (se você não está, você pode se cadastrar em FeriasSemFim.com). Lá você pode participar de um treinamento online gratuito.

Eu tinha mandado um email falando sobre isso quando comecei. Eu comecei trabalhando do meu quarto. Eu tinha a mesa da faculdade. Isso foi há 6 anos atrás. Eu fazia tudo meu quarto, com o laptop que eu tinha.

Eu lembro que eu estava desesperado para encontrar a resposta de como ganhar dinheiro na internet, algo que às vezes parece “mágica” (mas que se olharmos com calma, tem como fazer).

Eu passava umas boas 20 horas dentro do meu quarto. Eram umas 14 trabalhando mais 1 ou 2 horas nas refeições que muitas vezes eu fazia na mesma mesa porque estava assistindo algum vídeo ou lendo algum artigo. Eu não queria parar… Esse era o desespero para fazer tal sonho funcionar.

Eu acordava, fazia isso, ia para academia, nos fins de semana saía, voltava e dormia. Foi um tempo meio brutal. Chegou num ponto em que eu não aguentava mais estar tanto tempo dentro do meu quarto que eu tive que mudar a mesa para a sala para dar uma folga e não ficar o tempo inteiro no mesmo ambiente.

Com isso, me veio a ideia de falar algumas dicas de como você pode tirar melhor proveito do seu tempo, da sua energia e da sua produtividade se você trabalha em casa num ambiente de home office.

Obviamente que vai mudar muito de pessoa para pessoa, dependendo de quem está na sua residência – se você tem marido ou esposa junto, cachorros… Porque esses podem atrapalhar mais ou menos. Você tem que saber organizar de acordo com suas condições.

A primeira dica veio do vídeo anterior. É sobre lidar com seus picos de energia na hora de trabalhar no home office. Com certeza você tem ciclos de energia ao longo do dia. Tem pessoas que preferem trabalhar de noite, outras de tarde, outras de manhã, outras depois do almoço, outras sei lá que horas. Cada um tem seu pico. O meu melhor horário é trabalhar de manhã.

Eu não tomo café da manhã e faço jejum intermitente. O Rodrigo Polesso do Código Emagrecer de Vez, nessa versão que ele tem hoje, fala bastante sobre isso. Recomendo que você dê uma olhada. Já conversei muito com ele sobre isso. Existem vantagens para o corpo. Eu gosto porque posso só fazer um café (que não corta o jejum) e já começar a trabalhar. Eu acordo bem de manhã e não tenho problema algum.

De manhã é o meu melhor pico de energia. Por isso, eu reservo a manhã para fazer minhas atividades mais produtivas e de preferência que gerem renda direta – ou seja, criação de anúncios, escrita de copy, criação de conteúdo, criação de produto (dependendo da situação)… Cuidado para só criar o produto (isso não gerará renda, mas sim a venda desse produto).

De noite geralmente eu não faço nada. Mas às vezes eu altero. Se for verão e eu quiser jogar futevôlei na praia, eu jogo de tarde, faço tudo que tem que fazer e de noite termino as coisas que preciso terminar, se sobrar alguma coisa. Mas eu geralmente tento me liberar pela manhã ou início da tarde e me liberar para o resto do dia, porque não gosto de parar e ter que voltar depois.

Quando eu estava em Barcelona, eu trabalhava de manhã até mais ou menos à uma hora da tarde, ia para a academia ou ia correr por uma ou duas horas (entre tomar banho, correr, me ajeitar, almoçar). Depois eu voltava a trabalhar por mais uma ou duas horas e fechada meu dia.

Têm diversas maneiras de como você pode organizar. Mas com certeza o importante é você reconhecer e gerenciar seus picos de energia. Eu uso as três ou quatro horas que eu sei que consigo trabalhar bem focado, já que a minha energia e concentração dali em diante vão para o espaço – a partir daí eu começava a abrir vídeos, me distrair e fazer as coisas erradas.

Eu já sabendo disso, parava e ia fazer um esporte, uma atividade ou comer para recarregar as energias. Essa era a primeira dica: gerenciar sua energia.

Segunda dica: estabeleça uma rotina. Isso vai fazer muita diferença. Se você tiver que decidir toda hora se vai trabalhar de manhã, de tarde ou de noite, fica difícil gerenciar sua energia e priorizar as coisas que você tem que priorizar. O ideal é reconhecer os períodos nos quais você tem mais energia e trabalha melhor, e depois estabelecer uma rotina ao redor disso.

Nesse exemplo de como eu fazia em Barcelona, eu geralmente acordava cedo de manhã, não tomava café, trabalhava até uma hora, ia correr ou ir para a academia, almoçava… Sim, eu ia para a academia sem comer. Têm algumas coisas que precisam sem feitas, não é só ir sem comer. Mas para mim funcionava sem problemas. Eu não perdia massa muscular – isso é pura besteira, assim como comer de 3 em 3 horas… Mas isso é outra discussão, vou deixar para o Polesso falar sobre isso.

Aí eu ia para a academia, almoçava, descansava e depois voltava para trabalhar mais 1 ou 2 horas para resolver as tarefas menores e fechar o dia. Então, a segunda dica é estabelecer uma boa rotina ao redor dos seus picos de energia para você conseguir tirar o máximo proveito do seu tempo.

A terceira dica acho que é bem peculiar para um ambiente de home office. Você precisa cuidar do seu ambiente de trabalho e de você mesmo. Se você trabalha em casa, não faça o erro que muita gente faz… “Só porque estou em casa, vou ficar de pijama o tempo inteiro!” Isso não funciona.

É como trabalhar na cama. A cama é feita para dormir. Se você ficar o tempo inteiro de pijama, o seu cérebro não acorda direito. Muita gente se veste para trabalhar mesmo dentro de casa. Não digo que você precisa colocar terno e gravata para trabalhar. Mas se arrume como se você estivesse saindo. Talvez você poderia trabalhar num coworking. Faz como se você estivesse saindo para estabelecer o ritmo.

Obviamente, mantenha seu ambiente organizado. Às vezes as empresas obrigam a limpar, cuidar e manter de maneira organizada. Às vezes em casa a gente relaxa porque não tem ninguém para cuidar. Só que isso é muito perigoso.

“Mas eu me acho na minha bagunça!” Isso é besteira! Por mais que você se ache na sua bagunça, os nossos subconscientes recebem mais informações do que os conscientes. O consciente tem um filtro. Quando você dirige, não fica pensando nas marchas, em frear ou em ligar o pisca alerta – isso é automático. Se você tivesse que considerar todas as pequenas decisões, você enlouqueceria.

Então, o cérebro trabalha com filtros nos ambientes que já conhece. Se você compra um carro de uma certa cor, parece que surgem vários carros da mesma cor – o que não é verdade. Eles estavam sempre lá, mas você não prestava atenção.

Quando você comprou e começou a prestar mais atenção, o seu subconsciente, em vez de deixar isso no pano de fundo, começou a trazer para frente. Na sua mesa de trabalho, é a mesma coisa. Você pode até achar que está ignorando. O seu consciente ignora e foca no que está na frente, mas seu subconsciente está prestando atenção em tudo ao seu redor. Se surgisse um tigre do seu lado, você o perceberia e sairia correndo (assim espero).

Então, aquelas coisas que estão bagunçadas estão entrando como um caos no seu subconsciente queria ou não. Isso vai causar uma sensação de ansiedade e caos no fim do dia. Causa muito stress não só o que fazemos, mas como fazemos. Podemos fazer uma atividade de maneira nervosa e com várias janelas abertas e isso causa uma ansiedade.

Nossos cérebros são feitos para focar em uma coisa por vez. Já falei em outros vídeos que multitarefas não existem. Se você acha que faz isso, está enganado. A ciência já provou inúmeras vezes que isso não existe. O máximo que nosso cérebro faz é ficar trocando de uma tarefa para outra rapidamente e isso não é bom.

Quando têm muitos objetos na mesa ou no seu ambiente, essa é a sensação que causa no seu subconsciente. Ele fica tentando interpretar tudo aquilo que está ali ao mesmo tempo em vez de só focar num ambiente simples para focar naquilo que você tem que fazer sem distrações.

Por isso, cuide do seu ambiente e cuide de você na hora de trabalhar num home office.

Essas eram as três dicas que eu queria passar para você hoje sobre home office. Se você gostou, pode clicar para dar um joinha. Também clique em um dos botões para assinar o canal e receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Caso você se interesse em trabalhar de casa ou através de um coworking, você pode visitar o FeriasSemFim.com através do link na descrição ou no vídeo para saber um pouco mais sobre como criar um negócio 100% online para ser sua fonte de renda extra ou principal, dependendo de como você quiser fazer. Temos vários exemplos de pessoas que fizeram o mesmo.

Esse era o vídeo de hoje. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+