Ideia Para Ganhar Dinheiro: 3 Maneiras Rápidas de Achar Uma Ideia de Negócio

Uma das maiores dificuldades e perguntas que recebo:

Como achar uma boa ideia para ganhar dinheiro?!

Já fiz alguns outros vídeos sobre o assunto. Falando de como escolher um bom mercado entre outros.

Nesse decide ir por outro caminho e mostrar 3 maneiras rápidas de achar uma boa ideia para seu negócio.

2 delas são “não” criativas… e uma terceira “criativa”.

E põe aspas nisso.

Porque a verdade não é bem assim.

Assista o vídeo que logo você entende:

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Ideia Para Ganhar Dinheiro

Opa! Bruno Picinini por aqui. No episódio de hoje quero passar três maneiras de como achar uma boa ideia para você empreender e criar seu negócio, seja online ou offline.

A primeira das ideias surgiu enquanto eu caminhava aqui em Boston. É a cidade de Harvard, que será citada na terceira dica. É só caminhar por aqui que ideias para novos negócios acabam surgindo. Nem estou dizendo que irei executá-las, mas as ideias surgem simplesmente por você estar em um novo ambiente.

É claro que você você não precisa vir até Boston para isso. Só estou usando como exemplo. Estou vivenciando a cidade e vendo como as coisas funcionam. Com isso, algumas ideias naturalmente surgem.

A primeira estratégia é justamente essa. Não tente inventar a roda. Veja o que já está funcionando lá fora. Se você puder ir lá visitar e conhecer a cultura do páis, ótimo – até para viajar, porque eu gosto muito. Se não puder, use o Google, YouTube… temos várias ferramentas para pesquisar o que já funciona e já vende lá fora. Aí, você poderá adaptar essa ideia para o Brasil. Não é copiar, piratear, nem fazer plágio – isso é crime. O que você vai fazer é emular e entender a ideia. Aí, é só trazer a ideia para o Brasil.

Você Não Precisa Ser Original

Eu falo isso porque no começo sempre queria ter uma ideia original para criar algo. Mas ter uma ideia original não é nada fácil, além de ser muito arriscado. Não vale a pena. É mais fácil você achar  uma boa ideia e simplesmente adaptá-la para o Brasil.

Repetindo: você não vai copiar nem fazer plágio – não se esqueça disso. Mas muita gente fica travada em tentar achar uma ideia original. Vou dar um exemplo exagerado para ilustrar: quando eu chego em um lugar para pagar por algo, ninguém nunca me disse: “Esse dinheiro vem de uma ideia original sua, ou você é mais um daqueles desgraçados que adaptaram uma ideia de fora e a trouxe para o Brasil para ajudar as pessoas?”

Ninguém me pergunta isso e ninguém jamais me perguntará. Eu só disse esse exemplo para você tirar uma trava que eu tinha e eu sei que muitas pessoas ainda têm. Elas insistem em achar uma super ideia original.

É claro que se você for trazer uma ideia para o Brasil, você tem que trazer uma ideia diferente o suficiente para não ser plágio. Além disso, você tem que adaptar a ideia, pois talvez ela não funcione na mesma maneira que funciona nos Estados Unidos. Mesmo assim, essa é uma maneira mais fácil para se achar uma ideia para empreender.

Foque Em Um Público Específico

A segunda estratégia é uma expansão da primeira. Vou usar o exemplo de um produto de emagrecimento. Pegue uma ideia que você sabe que funciona e mude o público ou adapte uma parte dela para deixá-la personalizada.

Existem diversos métodos para emagrecer. Como existem muitas pessoas falando sobre isso, algumas pessoas começaram a focar em emagrecimento para mamães grávidas. Ainda é no nicho de emagrecimento, mas é específico o suficiente para ser diferente.

Essa ideia não ganhará prêmios de originalidade. Mas ela atrai um público bom e oferece uma solução de verdade que essas pessoas precisam. Talvez o método mais comum de se exercitar na academia por uma hora não funcionará para uma mãe grávida no oitavo mês de gestação. Tornar isso tudo mais específico acaba criando uma boa ideia para você criar seu negócio.

Outra ideia é um produto para mães empreendedoras – eu até já vi um produto sobre isso. A ideia em si pode até ser parecida com a minha de criar um negócio online, na base. Mas só de deixar o público voltado para mães que querem empreender, vai conectar melhor com o público.

Esse produto pode falar se assuntos como: “Como trabalhar em casa quando seu filho precisa da sua atenção.” Eu não falo disso, pois não é do meu mercado. O meu mercado é muito mais voltado ao estilo de vida, viagens, liberdade e empreendedorismo.

Então, só trocando o público, você já tem uma outra ideia para empreender e você pode usá-la para seu negócio. A primeira maneira é ver o que funciona lá fora e adaptar para cá. A segunda é pegar uma ideia que já funciona e trocar um fator, podendo até simplesmente focar num público diferente ou com um preço diferente. Mudando alguns fatores naquela ideia que já comprovadamente funciona, você terá a chance de criar um bom negócio.

O Que Você Pode Fazer Melhor?

Eu diria que as duas primeiras maneiras são não criativas. Essa que vou falar agora é a criativa. A Harvard fica aqui em Boston. É uma instituição de ensino mais prestigiadas do mundo. Uma das maiores concorrentes dela é a Universidade de Stanford, que fica na Califórnia.

Stanford foi criada por um cara muito rico. Ele havia trazido o filho para estudar em Harvard. Mas quando ele chegou aqui em Boston, ele foi muito mal atendido. Ele pensou: “A melhor instituição do mundo trata as pessoas assim? Isso está errado. Vou fazer uma coisa a respeito.” Aí ele resolveu criar a “Harvard do Oeste”, que virou Stanford. Hoje, ela é uma das maiores instituições de ensino do mundo.

Esse exemplo serve para mostrar como é importante manter os olhos bem abertos para o que acontece na internet, no mundo e no país. Então você poderá pensar: “Por que esse problema ainda acontece?” “O que eu poderia fazer melhor?”

Um exemplo muito bom disso é o Elon Musk. Ele havia percebido que pagar através da internet era difícil, então ele criou o PayPal. Depois, ele percebeu que não havia como as pessoas irem para o espaço, então criou a Space X. Em seguida, ele ainda criou a Tesla, uma empresa de carros elétricos. Em vez de ficar apenas reclamando que a solução não existia, ele assumiu a responsabilidade de criar uma solução.

Essas foram as três maneiras de como achar boas ideias para empreender (duas não criativas e uma criativa). Depois, se você quiser aprender como colocar a ideia em prática, verificar se ela tem potencial e criar um negócio online, eu recomendo que você visite o FeriasSemFim.com.

Esse é o meu site. Eu ofereço uma aula gratuita online sobre o assunto. Lá, eu também mostro os passos para colocar sua ideia em pé e realmente ganhar dinheiro com isso. Isso pode não ser apenas um hobby, mas sim um negócio que financia a sua liberdade e o seu estilo de vida.

Depois, você pode clicar em um dos botões aqui no vídeo para se inscrever no canal e receber uma notificação dos próximos episódios que eu postar por aqui. Você também pode deixar um comentário com assuntos que você deseja que eu fale. Será o maior prazer gravar esses episódios para você.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+