Infoprodutos: O Que São E Como Criar Um Produto Digital do Zero

Infoprodutos e produtos digitais são hoje disparadamente a melhor maneira de começar um novo negócio e empreendimento.

Isso comparando até com o tal mundo REAL aí fora…

As vantagens de infoprodutos são muitas:

  • Baixo custo;
  • Fácil pra qualquer um começar (com o Google Docs você já faz);
  • Sem estoque ou distribuição;
  • Sem extravios;
  • Lucro de venda quase 100% seu.
  • Isso só pra começar.

Não é a toa que é o caminho que sigo e recomendo para os meus clientes.

Nesse vídeo dou algumas dicas e falo mais sobre infoprodutos em um geral.

Depois recomendo que você visite o site oficial do Férias Sem Fim para aprender mais!

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio vídeo no YouTube: Infoprodutos: O Que São E Como Criar Um Produto Digital do Zero.

Infoprodutos: O Que São E Como Criar Um Produto Digital do Zero

Opa! Bruno Picinini por aqui falando pelo Férias Sem Fim. Neste vídeo de hoje veremos o que são infoprodutos e quais são as dicas que posso passar para você para criar um infoproduto melhor e mais rápido.

Infoprodutos são um tipo de produto digital nos quais me especializo e acho os melhores de se trabalhar por diversos motivos e vantagens. Eles são basicamente os ebooks (livros que você pode escrever no seu computador, gerar um PDF e vender e vender pelo site da Amazon), cursos em vídeo, cursos em áudio, cursos feitos através de um site de membros (o Férias Sem Fim é assim – você coloca todo o conteúdo em site de membros e as pessoas compram o acesso ao seu site).

Hoje em dia o Hotmart disponibiliza uma maneira fácil de se ter uma área de membros já integrada com o sistema de pagamento. Ou seja, quando a pessoa compra, ela já ganha o nome de usuário e a senha automaticamente sem precisar que você faça várias coisas complicadas.

Infoproduto é isso do ponto de vista técnico. Mas você precisa entender como esse infoproduto agrega valor na vida de uma pessoa.

Para que existem livros? Basicamente, eles servem para melhorar a vida da pessoa ou tirar algum problema que ela tem atualmente. Não é só isso, mas geralmente eles podem ser classificados nessas duas áreas.

Você pode ajudar a pessoa a emagrecer, ganhar dinheiro, recuperar o ex, sair das dívidas… existem tantos nichos que as possibilidades são enormes. Eu tenho clientes que têm produtos que ensinam aeromodelismo, música eletrônica e vários outros. Se você entrar no FeriasSemFim.com, você verá diversos depoimentos de pessoas que criaram negócios baseados em infoprodutos.

Primeiramente, os infoprodutos são fáceis de se criar. Através de um aplicativo de editor de texto como Word ou Pages (ou até o Google Docs) você pode criar um ebook, transformá-lo num PDF e colocá-lo no Hotmart para vende-lo online. É uma maneira bem fácil e barata.

Além disso, você não tem custo de estoque. Uma empresa com produtos físicos tem custo de estoque, entrega, o produto pode ser extraviado… podem acontecer muitos problemas. O produto digital pode ser colocado num sistema que será gerenciado para você.

Ou seja, a pessoa compra seu produto e recebe um link de acesso. Se ela perder o download do arquivo ou apagar o arquivo, é só enviar outra cópia para ela. O custo para você será zero. Você ficará com praticamente 100% do valor do produto como lucro – descontando as taxas, é claro.

É por isso que me especializo em produtos digitais (principalmente infoprodutos). Qualquer um pode começar com um custo muito baixo. Esse é o caminho que eu sigo no Férias Sem Fim.

Das diversas opções que temos (áudio, vídeo e texto), o que eu recomendo para os alunos que estão começando é fazer da maneira mais simples possível. Comece com um editor de texto (pode até ser o Google Docs, que é online e gratuito). Crie o conteúdo no formato de texto para seu mercado (como mergulhar, como surfar, consertos de casa, construção de casa de árvore, como fazer cerveja). Praticamente tudo pode ser ensinado.

Já vou responder uma objeção que muitas pessoas têm: “Não sei nada, o que vou ensinar?” Todos nós temos experiências nas nossas vidas pelas quais as pessoas pagariam – para fazê-las economizar tempo, ajuda-las a resolver um problema, ou para simplesmente tornar a vida melhor. Você sempre pode ensinar as pessoas a como lidar com as coisas. Se você tem uma fobia, como você lida com ela? Como você lida com a ansiedade?

Depois que você conhece esse mundo de infoprodutos, você verá que quase tudo pode ser ensinado através de um infoproduto. Para garantir que seu infoproduto tenha mercado, eu analisaria os três círculos de convergência (falo mais sobre isso no segundo vídeo do Férias Sem Fim).

Talvez você goste de futebol. Mas talvez as pessoas não tenham interesse em comprar um livro seu sobre futebol. Mas se você transformar isso em “Como conseguir uma vaga num time da série A”, ele já teria um formato mais comercial.

Os círculos são o interesse (seu interesse pelo negócio), sua habilidade (ter interesse em algo não significa que você é bom naquilo) e a demanda (garantir que há um mercado existente lá fora). Existem ferramentas para se verificar se essa demanda existe (isso é justamente o que fazemos no Férias Sem Fim).

Vamos resumir. Infoprodutos são quaisquer produtos digitais através dos quais você passa conhecimento adiante. Eu recomendo que você comece com um editor de texto simples, sem se preocupar tanto com a formatação.

Primeiro você tem que ver se vai vender. Caso consiga vender, você pode contratar alguém para fazer uma capa, acertar a fonte e deixar o livro melhor. Mas de início, se preocupe em fazer e vender.

Muitas pessoas até mesmo vendem o produto antes mesmo de criar. Elas dizem que estão criando o produto e oferecem um desconto no valor total. Elas vão entregando o produto conforme vão criando.

Para um site de membros, você pode usar o Hotmart Club. Eles te dão uma área de membros totalmente gratuita já integrada ao Hotmart. Essa é uma ótima maneira de se começar, principalmente se você quer fazer vídeos. De início eu não recomendo vídeos, porque é uma complicação a mais.

Antes de fechar, quero quebrar um mito. Muita gente acha que o produto é a coisa mais importante num negócio, mas não é. Seu marketing é muito mais importante. Se ninguém comprar seu produto, ninguém saberá que ele é o melhor do mundo. Foque mais no seu marketing do que no seu produto.

Você tem que ter um produto bom, com certeza. Mas não ache que só porque você tem um produto bom ele automaticamente se venderá. Não vai! Você tem que fazer esse trabalho.

Eu nunca vi alguém acordando de manhã e falando “como eu queria que alguém me oferecesse um infoproduto!” Ninguém faz isso! As pessoas pensam: “Estou com dívida, seria legal encontrar uma maneira de acabar com essa dívida.” “Estou precisando de dinheiro.” “Como posso reatar meu relacionamento?”

Essas são as coisas que as pessoas querem – o seu produto é só um meio. Seu produto estará no caminho da pessoa para ela conseguir o resultado que ela realmente quer. Se tivesse um botão que ela apertasse e chegasse ao resultado final, seria melhor. Não é à toa que pílulas para emagrecimento vendem para caramba. Um ferramenta mágica para ganhar dinheiro venderia muito, se existisse. Então, não ache que só porque seu infoproduto é muito bom ele se venderá sozinho.

Esse é o resumo de hoje sobre o que são e como criar infoprodutos. Se você já tem e não está conseguindo vender, ou não tem e quer começar a vender no seu negócio online, eu recomendo que você visite o FeriasSemFim.com. Lá você conhecerá mais como eu fiz com os meus negócios. Você também verá como tantos clientes meus já conseguiram resultados.

Depois dê um joinha no vídeo. Também assine o canal para receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+