Como Transformar o Medo Em Energia Positiva

Ahhhh o medo.

Dizem que tudo o que a gente quer está do do outro lado do medo.

O problema?

As vezes esse é grande. BEM grande.

Como não só vencer o medo, mas transformar esse sentimento em uma energia positiva?

Sair desse estado que ficamos à vezes e encontrar um forma de como vencer o medo e criar coragem para mudar de vida… seguir em frente e superar as coisas que nos prendem.

Acredite ou não, vencer o medo de mudar não é tão complicado assim.

Com um simples sistema você pode transformar seu medo em combustível para fazer o que quiser.

É isso que explico nesse vídeo.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Como Transformar o Medo Em Energia Positiva

Opa! Bruno Picinini por aqui. Hoje vou ensinar uma estratégia para lidar com seus medos e entender porque o medo é natural e algo bom que você deve buscar. Ele significa muitas coisas importantes como que, talvez, você esteja no caminho certo.

Por que eu digo isso? Tem uma técnica de como transformar o medo numa coisa boa. Uma vez eu ouvi um cara contando que, quando ele estava no exército, ele fez um treinamento para manejar granadas (parecido com o filme Tropa de Elite).

Eles iam fazer o teste com uma granada real. Eles teriam que retirar o pino da granada, jogar por cima do morro para cair do outro lado e proteger todo mundo.

Só que, obviamente, ao tirar o pino da granada, durante alguns segundos ela estará viva. Se ela cair, pode dar errado – e isso já aconteceu. Tem histórias que falam sobre isso.

O pessoal foi dormir e o pessoal foi fazer o bendito teste no outro dia, com uma granada de verdade. No dia seguinte, antes de começar o teste, o cara perguntou, “Quem de vocês aqui está com medo de fazer isso?”

Só um cara levantou a mão. Então, ele falou. “Confio nele para fazer. Ele será o primeiro a fazer. Ele é o único que está falando a verdade.” Quem não tem medo, está mentindo. A diferença é o que a gente faz apesar do medo.

Algumas pessoas paralisam e não saem do lugar. Outras pessoas entendem que isso faz parte da vida. Mesmo com o risco, medo e tantas outras coisas, vão lá e põem a cara. É o que tem que ser feito se o objetivo vale a pena.

Como funciona essa ferramenta para transformar o medo em uma coisa boa? Entenda que são quatro quadrantes. Aprendi isso com um cara do qual já venho falando há algum tempo, que é o Dan Sullivan.

Eu geralmente pego um cara que eu sei que tem material bom e estudo tudo dele. Eu procuro entender todas as teorias e ideias que ele tem para chegar o mais perto possível de entrar na cabeça dele. Eu só consigo isso quando consumo a maior quantidade possível de material daquele cara, e não um pouco de um e um pouco de outro. Tento focar em um por vez.

O cara do momento é ele. Eu tento passar as melhores lições que eu aprendi enquanto estudava esse cara para você, nesses vídeos.

Até acho que essa história é dele. Ele ensina os quatro quadrantes do ser: comprometimento, coragem, capacidade e confiança. Ele sempre segue nessa ordem, desse jeito.

Sempre começa com o comprometimento. Pode ser um comprometimento com você mesmo, com a sociedade, com seus alunos, com sua família. Mas, geralmente, ele virá na forma de um objetivo: aumentar suas vendas, aumentar seu negócio, criar um negócio do zero, não sei.

Você fará esse comprometimento de conseguir um objetivo. Quando você faz esse comprometimento, automaticamente você já cria um desafio para você. Se você já tivesse aquilo que quer fazer, não seria um desafio. Por mais que você saiba um pouco do caminho, você ainda tem que percorrer aquele caminho.

Mas, geralmente, não sabemos exatamente como chegar até lá. Se a gente já soubesse, já estaria feito. A gente tem ideias, como fazer um produto. Mas no período de aprendizado precisaremos do segundo quadrante, que é coragem.

A coragem é entender que, agora que temos esse novo objetivo, a gente ainda não tem as capacidades certas para atingir esse objetivo. É isso que nos causa medo, ansiedade e nos deixa nervosos com o futuro.

A gente se comprometeu em criar um negócio online, mas ainda não temos a capacidade de criar um negócio online. A coragem é o que precisamos para fazer essa transição e aprender essa capacidade.

Você pode fazer como muitas pessoas e simplesmente não se comprometer… Vida fácil. “Não quero criar um negócio online. Vou continuar vivendo a minha vida no meu emprego. Estou feliz com isso.” Ou então, “Não estou feliz com isso, mas não tenho coragem suficiente para passar esse tempo até criar as capacidades das quais necessito com o comprometimento que me prometi.”

Obviamente, a alternativa que recomendo é se comprometer a objetivos melhores. Senão, você não avança na sua vida. Entenda que toda vez que você tiver medo, significa que, em algum ponto, você colocou um novo objetivo.

É a coisa mais natural do mundo. Você está buscando se desenvolver como pessoa, está buscando novos resultados e uma nova vida de alguma maneira. Isso vai requerer coragem.

Você se comprometeu com alguma coisa, criou a coragem para dar os primeiros passos… Por mais que você não tenha a capacidade para aquela tarefa… Agora que você pouco a pouco desenvolve a capacidade, o medo começa a diminuir.

Você começa a entende que é isso que você precisa fazer para ter os resultados que você quer: confiança.

“Adquiri novas capacidades. Posso fazer mais. Tenho mais confiança.” Aí voltamos para o primeiro quadrante. A gente faz um novo comprometimento. “Ganhei mil reais por mês. Agora meu objetivo é ganhar 10 mil reais por mês.”

No último vídeo falei sobre ter objetivos 10x. Agora é 100 mil reais por mês. 1 milhão por mês. Toda vez que você fizer esse comprometimento com um objetivo que está no futuro, você terá esse medo. É natural.

Em vez de interpretar esse medo como algo ruim, veja como ele é de verdade. Veja que você está querendo avançar. Por não ter a capacidade de fazer isso, você necessitará de coragem.

Essa é a parte na qual você enfrenta seu medo. Mas ao enfrenta-la, você naturalmente cria capacidade, ganha confiança e faz um novo comprometimento. “Estou com medo de novo.” Normal! Você botou um novo objetivo.

Avançar na vida vai passar pelo medo. Essa que é a mensagem principal. Ao entender isso, em vez de ficar com medo do medo, você dará boas-vindas ao medo. Você saberá que, se está com medo, é porque está tentando mudar. Você está tentando avançar. Está tentando fazer um novo objetivo.

Enquanto isso, muitos estão sem medo, tranquilos, no sofá, assistindo à novela, com aquela vida chata. Não! Vamos tentar algo diferente e isso causará medo.

Essa era a dica que eu queria passar para você. Se você gostou, pode clicar no joinha. Depois, clique no botão para assinar o canal e receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar.

Por último, se você quiser uma ajuda para criar seu negócio online do zero… Eu e alguns dos meus alunos já fizemos isso… Eu recomendo que você visite FeriasSemFim.com. Lá tem uma aula online gratuita para você participar e aprender mais sobre os passos para criar seu negócio online totalmente do zero.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+