Caro Empreendedor, Por Favor, Não Crie um Blog

Muitas pessoas são iludidas para o agora já quase cliché de que você precisa criar um blog para ter uma presença na Web ou até para ganhar dinheiro na internet. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Não só você não precisa criar um blog (seja ele grátis ou pago) como iniciar com um blog na esperança de um dia rentabilizá-lo de alguma maneira é muito perigoso.

Sim temos diversos e mais diversos exemplos de blogs que hoje são fenômenos e que conseguem uma bela renda através de venda de anúncios, espaços no blog, etc.; mas assim como temos ganhadores da mega-sena, isto não serve como base para você exclamar do fundo dos seus pulmões:

Eu também posso criar um blog!

Por favor, não faça este erro.

“Então quer dizer que eu não posso criar um blog!?”

Não, não é isto.

Você pode sim criar um blog, por favor fique a vontade – o que eu quero que você entenda é o motivo certo do porque você está criando e divulgando o seu blog.

Geralmente há sete tipos de pessoas que blogam:

  1. Aqueles que criam e escrevem para seus blogs mesmo que nem existisse uma audiência;
  2. Aqueles que blogam especificamente porque há uma aparente audiência, um desejo de conectar com estes ou eles percebem que há uma certa necessidade nessa audiência.
  3. Aqueles blogueiros que não sabem contar.

Se você é do primeiro grupo, ótimo! Continue expandindo e divulgando seu blog pois ele com certeza se tornará um blog de sucesso! Blogar é uma arte tanto como pintar um quadro ou escrever uma poesia que talvez alguém vá ver, mas que você está criando pelo simples prazer de criar e não porque alguém vá ver.

Agora, quanto ao segundo, eu tomaria o cuidado – não blogue simplesmente por blogar e achar divertido. Você provavelmente passará um tempão se perguntando como se consegue tráfego para o seu blog e mesmo assim você tem que levar em conta que você é provavelmente o blog número 233.636° há ser criado sobre o assunto.

Você realmente acha, ou melhor, TEM CERTEZA, que o seu blog é o melhor do melhor e que irá atrair tráfego naturalmente?

Sim, com certeza existem inúmeros exemplos como este, mas novamente gostaria de lembrar que também há inúmeros ganhadores da mega sena – é neste tipo de sorte que você quer apostar o seu negócio e o seu estilo de vida!? Num blog!? Não, obrigado – eu passo essa oferta.

Para eu criar um blog na esperança de atrair tráfego para que depois que se tenha tráfego fazer a famosa pergunta “Tá! E agora, como eu ganho dinheiro com meu blog?” é o mesmo que abrir uma loja, atrair uma multidão de clientes e depois que todos clientes estão lá se perguntar:

Ok, e agora, o que eu vou vender para eles!?

NÃO … FAZ … SEN … TI … DO!

* Nota: se você é do terceiro grupo de blogueiros você tá ferrado!

O que escrever em seu “blog”

O que eu proponho é que você comece com uma necessidade de mercado ou com algum propósito inicial de como você montará o seu negócio ao invés de sair criando blogs sobre o Universo, o que você comeu semana passada na janta e para que time você torce. Não crie um site para falar de como hoje o seu cachorro está com frio, ou como você acha um absurdo aquele deputado que fez sei lá o que sei lá quando – não não e não!

Estabeleça de inicio o que você terá a oferecer a sociedade e o mercado e aí sim, se achar necessário, monte um blog; mas mesmo este blog não serão simples e aleatórios devaneios da sua vida – isto você pode guardar pro Twitter e Facebook e olhe lá!

Se você for montar um blog, que estes sejam específicos e que atendam possíveis dúvidas de seus clientes e/ou futuros clientes. Quando criar um novo artigo e ficar com dúvidas sobre o que você deve escrever em seu blog e site, quero que pense:

“Que tipo de dúvida e/ou que tipo de informação meus clientes buscam que eu possa ajudá-los!?”

Esta acredito ser uma das melhores dicas que posso dar para aqueles que desejam ter um blog de sucesso (como estratégia de marketing e não como ponto de partida do seu empreendimento) pois assim estarão escrevendo contéudo para os seus blogs altamente relevantes que ajudarão a divulgar o blog através do boca-a-boca e pela utilidade que o seu blog terá para outras pessoas. Aí sim você até terá a possibilidade de estar ganhando dinheiro com o seu blog pois você saberá exatamente o que você deve falar nele.

Com isso tudo, você começara a reparar nas vantagens de se ter um blog para atrair e fidelizar clientes. Você também estará aumentando sua base de clientes e já otimizando o seu site para se tornar um hub de informação e artigos sobre o seu mercado o que por sua vez atrairá mais atenção, links e indicações. Isso mais uma vez atrairá mais possíveis clientes que lhe ajudarão a possivelmente no future fazer dinheiro com seu site.

Depois, talvez, quando você já tiver um boa base de leitores e clientes, você pode fazer e montar um blog com um pouco mais de narrativa pois aí você talvez tenha pessoas interessadas em saber quem é você, o que você faz e isto é bom para construir uma relação interpessoal através da web com estes leitores.

Amigos amigos, negócios a parte

O que eu quero então é que você crie um blog para suporte ao seu empreendimento e não o contrário. Não desenvolva um blog tentando encaixar um negócio em cima depois. Isto me lembra uma frase:

“Você pode colocar um terno, sapato e gravata em um porco, mas no final, ele ainda vai ser um porco.”

As pessoas as vezes me perguntam se elas devem criar um blog e se elas teriam vantagens ao criar um blog no ramo que elas trabalham. Isso depende muito, mas sempre acabo indicando que o melhor é começar um empreendimento digital – e não um blog. Ao começar já com uma ideia de um negocio para atender alguma necessidade de mercado, fica até mais fácil saber onde e o que falar para possíveis clientes e até leitores. Sei que muitos gostariam de começar um blog, mas calma, estabeleça um plano antes e verifique se realmente um blog é necessário para atender os seus clientes (até porque já temos casos de empresas que nem mais site tem).

Ao criar um blog você talvez não tenha certeza quem exatamente estaria interessado em ler o seu blog porque mesmo aqueles interessados no que você tem a falar, talvez não tenham tempo ou já tenham 1.982 outros blogs para ler por dia.

Agora, se você tem algum produto específico que você sabe que atende a uma necessidade específica de uma parcela da população, fica mais fácil a aproximação e criação de interesse pois você pode aproximar falando algo do tipo:

“Ei, você tem problema X? Eu tenho a solução Y.”

E daí desenrola toda uma estratégia e táticas de marketing para realmente convencer os seus usuários de que a sua solução é a melhor, preços, vendas, etc.

Conforme formos evoluindo aqui no blog vou ir mostrando algumas outras alternativas a um simples blog e as quais acredito ser alternativas bem melhores para aqueles que querem ganhar algum dinheiro online.

Agora, talvez você esteja pensando, “Tá, mas se eu não for criar um blog, como eu faço então!?”

Eu recomendo o seguinte:

Recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+