Google Pinguim Update 25/4: Um link "duvidoso" É suficiente p/ Deindex

Scary Movie
Boo!

Assustou!?

Pois é. Se eu consegui assustar somente com um título idiota, imagina o que a equipe inteira  de relações públicas do Google consegue fazer.

Calma, o título acima não é verdade – só escrevi assim para mostrar uma das maiores ferramentas do Google no combate ao Webspam: MEDO!

Meus jovens, neste post aqui eu quero falar sobre algo muito importante e sobre uma lição que eu demorei um pouco para aprender e entender, mas depois que finalmente ela entrou em minha cabeça, tudo ficou mais fácil e mais tranquilo.

O que acontece e que muita gente não se da conta é que no Google existem diversos times trabalhando e que estes muitas vezes não se entendem e por outras vezes seus trabalhos se complementam.

Como um primeiro exemplo de dois times que muitas vezes falam o completo oposto um do outro temos:

  • Time de Adsense do Google;
  • Time de web spam do Google.

“Como assim oposto um do outro!?”

Bom, se você trabalha com Adsense então é fácil de compreender: nunca recebeu uma mensagem do Adsense dizendo que em site xxxxx.com “tem mais espaço para mais anúncios“? Pois é, mas não foi o maldito time de web spam que falou que muitos anúncios em seu site podem prejudicar seus rankings. Legal não?

E para confirmar se estes dois estão se contradizendo, sabe o que eu fiz? Fui lá e testei.

Um site pessoal rentabilizado com Adsense que eu tinha recebeu esta mensagem informando que eu poderia ter mais anúncios: ok Googfather. Fui lá e coloquei mais anúncios como os benévolos e amigáveis trabalhadores do Google me informaram.

Sabe o que aconteceu?

KABUM!

Google Pinguim UpdateSim, meu site despencou algumas boas posições nos rankings depois de um tempo e só consegui restaurar ao retirar aqueles anúncios adicionais que haviam me sugerido colocar.

Agora vamos para um exemplo de dois times que trabalham em conjunto e que é mais relevante neste caso deste novo update do google – o agora chamado “Google Penguim” ou “Google Pinguim” (ou qualquer outro google update para falar a verdade):

  • Time de relações públicas do Google;
  • Time de web spam do Google.

Ambos têm o mesmo objetivo: retirar o spam das SERPs e mostrar os melhores resultados para seus usuários. Certa vez perguntei em meu twitter o seguinte:

“Quem vocês acham que faz um trabalho melhor: o time de RP do Google ou o time de Web spam? Eu não tenho dúvidas sobre a minha resposta.”

Jovens, o Griz já havia comentado sobre isto um tempo atrás sobre como o MEDO é uma das melhores armas do Google no combate contra o spam (e por isso que eu falo que a leitura do blog antigo dele é obrigatória!) O padrão se repete toda vez: lance um update novo, de uma remexida boa nas SERPs (principalmente em grandes nomes) e veja o MEDO se espalhar pelas comunidades de SEO.

Sim sim, agora temos este novo update no algoritmo, o Google Pinguim, dia 24-25 de Abril e novamente lá vão começar todas as mesmas coisas que ouvimos todas vezes que há um novo update:

  • SEO está morto!
  • Meu site foi penalizado!
  • É o fim do mundo!
  • Corinthians está fora da libertadores!

(Tá a última não vem com TODOS updates do Google mas com alguns ;))

Meus jovens … CALMA P#ORR@ DUM [email protected]#$!!!

As coisas não são bem assim.

Ouça a voz da experiência

Certa vez em uma discussão no Google Plus o mestre Rafael Rez Oliveira fez uma metáfora muito boa em relação ao Google:

“É preciso entender que o Google é um transatlântico e cada manobra é menor do que 1 grau de direção. O Google sempre muda, lentamente, mas sempre muda. Aos poucos vai mudando a direção e dá sinais de que fará isso, de forma que todos os sites que trabalham bem não precisem temer.” ~ Rafael Rez Oliveira

Basicamente é isso.

O que vocês tem que fazer é olhar pelo lado do Google para entender como ele funciona: se você fosse Larry Page do Google e você tivesse certeza de que você não consegue, com 100% de segurança, parar todo spam, você acha que você admitiria isso em público!?

É claro que não!

Você falaria como seu algoritmo é perfeito e que não há spam na internet que escape de suas garras!

O Google sempre opera do mesmo jeito: novo algoritmo que mexe com as SERPS + “press releases” falando como este novo algoritmo vai estar focado em “super otimização”, “link building” e mais um monte de outras coisas que podem nos assustar.

Com o Google Pinguim Update, você acha que as SERPs ficaram melhores? Eu tenho certeza que não (repare na segunda metade da página)

search paypal france

Então calma, espere a poeira baixar veja se mudou muito e ai sim vai atrás do que você precisa fazer para o seu site. Se você está postando conteúdo de qualidade e conseguindo links de qualidade (white, grey, black, red, blue hat, não importa (tá importa um pouco(de repente bastante(legal parênteses dentro de parênteses né não?(parênteses tem acento na nova língua portuguesa!?)))), então você não tem porque se preocupar. Continue a trabalhar e sem perder tempo com o que não deve ser analisado – ao menos não por ora.

Um exemplo, lembra-se no Google Panda update o que aconteceu com minha rede de sites? Uma imagem para refrescar a memória:

google-update-trafego

Tudo bem foi pra cima, mas repara como o movimento foi bem definido. Agora imagina se tivesse sido de cabeça para baixo e eu tivesse ficado todo aquele tempo pensando que eu tinha feito algo errado, que tinha que rever meus métodos, blá blá bla. Ai de repente, um dia antes de um novo update ser lançado eu estava vestindo a minha cueca azul favorita e fiz um novo link. Aí no dia seguinte, KATABUM! Volta meus rankings e tráfego!

Sim! Não há duvidas! Exclamo com todo ar possível do fundo do meu pulmão e canto aos 7 ventos:

“Pessoal, descobri o segredo: use uma cueca azul quando for fazer links e o Google lhe amará! Eu fiz isso e funcionou!”

Pronto! Está feito o estrago! Agora o cidadão nunca mais vai sentar em sua cadeira para trabalhar sem sua bendita cueca azul!!

Primeiro, correlação não é causa.

Segundo, isso me lembra uma frase que o jovem Cristian Magalhães uma vez falou em um evento que participávamos aqui no sul (TcheSEO) que a comunidade inteira de SEO, num geral, não testa o que ouve ou o que acha.

Todos vão muito de suposições e superstições do que os outros falaram ou ouviram – mas testar que é bom nada!

Jovens, testem, testem e testem!

Não interessa quem esteja falando, teste T U D O!! O mercado dele pode ser diferente, o domínio, a cueca azul bolinha dele, tem tantas coisas que podem entrar nisso que você tem que testar o seu próprio site para ter certeza!

Eu já vi 2 sites praticamente idênticos, sobre o mesmo assunto que eu mesmo criei: um decolou o outro nunca saiu do chão.

Por que!?

E eu vou saber!

Claro com o tempo a gente vai entendendo melhor para isso acontecer menos e menos, mas as vezes acontece.

Novo Update no algoritmo do Google: Conclusão

Então meus jovens a conclusão é: calma.

Esse é só mais um update. Eu pessoalmente nem acompanho muito o que sai de cada update porque eu acho que só me atrapalha. Eu prefiro ir lá e testar eu mesmo com meus sites pois assim aprendo o que realmente está acontecendo em MEUS sites e posso fazer melhores suposições.

Links interessantes

Aqui vou postando alguns links interessantes sobre o Google Pinguim Update:

Penguin Analysis: SEO Isn’t Dead, But You Need to Act Smarter (And 5 Easy Ways to Do So!)

Google Penguin Update: 12 Tips Directly From Google

SEOs Share Google Penguin Recovery Tips

Penguin’s Reminder: Google Doesn’t Owe You A Living, So Don’t Depend On It

É isso!

Grande abraço!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+