Crie Sua Lista de Tarefas Que Você *NÃO* Vai Fazer De Jeito Algum

A gente fala bastante da lista de tarefas e do que devemos fazer, afinal ser produtivo tem diversas vantagens.

Mas que tal considerar uma lista de afazeres que VOCÊ NÃO IRÁ FAZER em hipótese alguma?

Isso mesmo! Como aprender a ser mais produtivo ao criar uma lista de tarefas que jamais deve jamais deve ser tocada.

Dizer “não” pode ser uma das coisas mais importantes no seu dia-a-dia.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Crie Sua Lista de Tarefas Que Você *NÃO* Vai Fazer De Jeito Algum

Opa! Bruno Picinini por aqui. No vídeo de hoje quero passar uma solução para você. Você deveria criar uma lista do que você não faz.

Estamos acostumados a criar nossas “to do lists”, a lista de afazeres, listas de tarefas. E elas são muito importantes.

Mas quando você cresce como empreendedor, a lista do que você não faz é até mais importante do que a lista do que você faz.

Pense só… Você decidiu empreender online. É o assunto principal do meu canal. Você decidiu criar um negócio na internet. Essa foi uma decisão, um caminho que você escolheu. Você disse não para infinitas possibilidades no mundo.

Para conseguir focar nesse caminho, todos os outros nãos que você disse são tão importantes quanto ou mais.

Caso contrário, você diz sim para um… Agora vou brincar na bolsa… Agora vou trabalhar com bitcoins… Agora vou tentar outro emprego… Agora vou me mudar… Você diz sim para tantas coisas, que você não tem foco.

Isso acontece num nível maior, como nesse exemplo que eu acabei de citar e em decisões menores. Eu vou investir em tráfego gratuito ou pago? Redes sociais? Como vai ser? Vai ser Facebook ads? Outbrain? Adwords? Vou tentar criar minha página no Facebook? Vou desenvolver meu canal no YouTube? Meu blog?

São diversas opções que temos. Se não criarmos a lista do que não fazer, você pode cair da armadilha de perder totalmente o foco. Você começa a dar tiro para todos os lados e não conseguirá acertar o alvo nunca. Você estaria tentando usar uma bazuca para acertar um alvo pequeno.

Então você precisa criar uma lista do que você vai fazer, mas também ter bem claro o que você não faz.

Se você decidiu que fará o melhor canal do YouTube sobre o assunto no qual você tem interesse em falar, tenha isso bem claro. Escreva num papel, no computador, no programa que você usar… O que você não vai fazer.

Não vou me distrair em criar uma conta no Twitter, nem na nova rede social do momento, nem investir em tráfego pago, nem no meu blog. Meu único foco é o canal do YouTube. Depois que ele estiver bem, considero os outros.

“Especialistas” em redes sociais que nunca ganharam um centavo com redes sociais… Além de indicarem para as pessoas os conselhos que eles têm, falam que você deve estar em todos os lugares. Essa é a pior coisa que você pode fazer, principalmente se você está começando o negócio.

É melhor focar suas energias em um e ter um canal muito forte. Já falei isso diversas vezes nos outros vídeos, mas vejo as pessoas repetindo o erro tantas vezes, que não dá para entender. Foque as suas energias. Torne o seu canal forte. Depois você pensa nos outros, se precisar.

Dependendo do canal que você tiver, você ainda tem muito para crescer. A sua lista do que você não faz é tão ou mais importante quanto a lista do que você faz. Você terá que aprender a dizer esse não.

Conforme você tiver mais e mais resultados, criar essa lista do que você não faz se torna cada vez mais importante. O Warren Buffett (homem mais rico do mundo) diria que o maior custo do negócio é o custo da oportunidade. O que você perde ao dizer sim para uma opção e não para tomar as outras?

Você estará negando todas as outras ao ter escolhido uma. Isso é muito importante. De repente uma delas daria 10 vezes mais resultado com a metade do esforço. Vale sempre monitorar isso.

Quanto escolher uma decisão, foque nela. Tenha na sua cabeça o que você não vai fazer. Direcione todas suas energias para lá. As chances de dar resultado são muito melhores, porque você mantém o foco. Você sabe onde está indo, sabe o que tem que fazer e sabe o que você não tem que fazer.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Se você gostou, pode clicar no joinha para dar uma curtida. Também deixe seu comentário ou dúvida que depois eu dou uma olhada. Também clique no botão para assinar e no sino ao lado para receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Por último eu recomendo visitar o FeriasSemFim.com. Lá tem uma aula online gratuita para participar e aprender um pouco mais sobre como criar um negócio online do zero.

Essa era a dica de hoje. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+