Conteúdo: Como Organizá-lo em seu Site Para Máxima Performance

Marketiing De ConteúdoNoto que muitas pessoas interessadas nas possibilidades que a internet oferece tem dificuldade em saber como exatamente organizar o seu site com o conteúdo que ela deseja publicar, como definir as categorias do site e principalmente utilizar as palavras-chaves que foram descobertas em suas pesquisas da maneira mais eficaz.

Assim não vai funcionar …

Isto é muito importante pois quanto melhor conseguir organizar a produção de conteúdo para o seu site, não só os seus leitores terão a ganhar por um fácil acesso que você os fornece, mas você também ganhará pontos em relação ao SEO do seu site e do que o Google gosta de ver quando visita os sites.

Escrevi primeiramente este artigo para você já começar a pensar em como exatamente fazer o planejamento do seu conteúdo em seu site. Num próximo artigo estarei abordando as melhores técnicas que eu pessoalmente utilizo para achar sobre o que exatamente escrever em meus sites.

Vamos começar!

Estratégia de conteúdo para Web

Para vermos como organizamos e inserimos as palavras-chaves de acordo com o nosso marketing de conteúdo, aqui vai um passo a passo de como eu organizo o conteúdo dos meus sites:

  1. Defina que tipo de cliente você quer atrair;
    1. Se já tiver o seu produto fica mais fácil.
  2. Para cada artigo/post que pensar em publicar no seu site, certifique-se que você possa responder a pergunta abaixo com um sonoro “Sim!” (ou no mínimo um enfático “Talvez!”):

“A pessoa que estiver lendo este artigo, teria algum interesse em meu produto/serviço!?”

  1. Estude sites parecidos para ver como estes organizam o seu conteúdo;
  2. Crie os tópicos e categorias principais do seu site;
    1. Defina no mínimo 5 posts para cada tópico
  3. Comece a publicar.

Esse é um passo a passo básico de um plano editorial para o conteúdo que você estará publicando em seu site seja este para depois rentabilizar com adsense ou qualquer outra maneira. Depois, para a publicação do mesmo, é recomendado que você utilize a estrutura de SILO para o seu conteúdo.

Para explicar como funciona, uma imagem facilita:

Estrutura De Silo

Basicamente cada silo representa uma categoria/tópico dentro do seu site que você estará criando e e publicando conteúdo relevante a aquele tópico. No exemplo podemos ver que para um site fictício sobre o nicho de mercado paisagismo, temos diversas categorias principais e subcategorias:

Exemplo de organizaçao do conteúdo web um site sobre paisagismo

PAISAGISMO

Categorias:

  • Fotos de Paisagismo
  • Ideias para Paisagismo
  • Eco Paisagismo
  • Paisagistas Famosos
  • Dicas e Guias
  • Manutenção do seu Jardim »

Subcategorias dentro de “Manutenção do seu Jardim”:

    • Como cuidar do seu jardim
    • Decks de Madeira
    • Paisagismo de baixa manutenção
    • Manutenção de jardins no litoral
    • Dicas para Iniciantes

E assim segue. A quantidade de categorias, subcategorias e posts pode variar, mas o recomendado é respeitar a regra:

Qualquer artigo em seu site não pode estar mais de 3 cliques longes para um possível acesso.

Isto significa que o melhor formato para organizar o seu site é no MÁXIMO:

Homepage » Categoria » Subcategoria » Artigo.

Dependendo do seu site você nem precisa de uma subcategoria então utilize esta regra caso a caso adaptando ao seu público e conteúdo.

produção de conteúdo para internet e links internos

Após isto, você somente terá de certificar-se que há uma ligação correta entre os artigos e suas categorias e subcategorias com a utilização correta de links. A maneira como isso deve funcionar pode ser explicado pela figura abaixo:

Links Internos

O que você tem que fazer é certificar-se que a página inicial de sua categoria contenha um link para todos os artigos relevantes aquela categoria e que todos estes artigos, por sua vez, linkem de volta para esta página da categoria principal.

Os artigos podem também linkar entre si em sequência para ajudar tanto na otimização do seu site a nível estruturacional e também para apresentar conteúdo relevante para os seus leitores. Basicamente então temos:

  • Página principal da categoria/tópico » Link para todos posts desta categoria;
  • Todos posts da categoria » Link para página principal da categoria;
  • Artigo 1 » Artigo 2 » Artigo 3 » Artigo 4 » Artigo 5 » Artigo 1.

Assim você garante que o Google, quando visitar o seu site, consiga achar todos os posts do seu site e os seus leitores também tenham acesso a todos os seus artigos.

 

Gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+