Os 3 Maiores Inimigos da Produtividade Atual… E O Como Acabar Com Eles!

Há 3 grandes inimigos da produtividade hoje em dia… e eles são cada vez piores.

Se você não aprender como lidar com eles agora, eles talvez incomodem você por muito e muito tempo. Sabe do que estou falando? Assista o vídeo e logo você descobre!

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Os 3 Maiores Inimigos da Produtividade Atual… E O Como Acabar Com Eles!

Opa! Bruno Picinini por aqui, autor e fundador do projeto Férias Sem Fim. Esse é um vídeo/protesto sobre produtividade. Faz tempo que eu queria gravar ele. Eu queria falar sobre reuniões, calls e áudios no WhatsApp. Qual é o problema que eles causam e o que podemos fazer para resolver isso?

Isso é algo que está cada vez pior. Talvez você tenha notado uma tendência das pessoas de cada vez mais quererem marcar mais calls ou reuniões – seja por Skype, seja por telefone, seja fisicamente.

Não estou dizendo que isso deveria ser eliminado para sempre. Existem empresas que eliminaram ao máximo número de reuniões, porque se deram conta que na maior parte dos casos era uma pura perda de tempo.

Muitas vezes, marcar uma reunião é uma desculpa para as pessoas que não querem trabalhar. Elas se sentem produtivas. Estar numa reunião é coisa de gente importante. Mas, na verdade, é uma perda de tempo enorme.

Não são todos os casos. Mas de todas as reuniões que tentam marcar comigo, 90% ou 95% podem ser evitadas, se seguirmos alguns passos dos quais falarei hoje aqui.

Tem uma metodologia do Scrub que é muito usada para programação. Eles falam que não fazem mais reuniões sentados. Eles fazem só uma reunião diária ou na segunda-feira. Você pode adaptar, caso você tenha uma empresa em um local físico.

Mas nessa empresa eles fazem essas reuniões pela manhã, de 15 minutos, de pé, no corredor. Isso faz com que as pessoas vão direto ao assunto, sem conversa fiada. Essas outras coisas são só enrolação, em vez de fazer o que precisa. Eles usam essa metodologia e há diversas empresas que começam a seguir o mesmo caminho.

Se você tem ou está desenvolvendo um negócio online, isso é algo com o qual você precisará aprender a lidar. Hoje há cada vez mais pessoas que querem marcar uma reunião ou uma call para falar alguma coisa comigo. Não estou dizendo que eu nunca aceitei nenhuma, mas consigo evitar várias delas. Elas são resolvidas muito mais rapidamente por email ou por mensagem.

Eu tenho três estratégias que quero passar para você agora. Depois falaremos da nova forma que as reuniões tomaram, que são os áudios do WhatsApp.

A primeira dica é, quando alguém tentar marcar uma call com você, às vezes não temos intimidade para falar “não quero fazer uma ligação com você”. Então, você pode responder: “Ótimo, vamos fazer a call… você pode me adiantar sobre o que você quer falar? Aí eu já posso adiantar o material. Eu vejo se tem alguma coisa que eu possa te enviar e economizar tempo.”

Aí a pessoa manda sobre o que ela quer falar na call e você consegue responder diretamente no email, evitando a call em si. Então, você consegue seu objetivo de economizar seu tempo, evitando uma call que talvez seja desnecessária, indo diretamente para a resposta em si.

A segunda maneira que você pode fazer é uma que eu já usei algumas vezes. Se a pessoa falar “temos que falar sobre XYZ… vamos marcar uma call para isso”, finja que a última linha, que diz “vamos marcar uma call” nunca tenha existido. Só responda e continue o assunto. Então, você responde: “o que você quer falar sobre XYZ?”

Muitas vezes a pessoa responderá de uma maneira em que você consegue continuar o papo e resolver tudo evitando uma possível call ou reunião, que faria ambos perderem tempo.

A terceira maneira é dizer que você não pode porque essa semana está lotada. Depende do quanto você quer mentir ou não, mas no meu negócio eu estou sim sempre bastante ocupado criando anúncios, criando campanhas, criando produtos, respondendo a comunidade…

No meu caso, eu tenho uma certa vantagem de ter um produto chamado Férias Sem Fim. Então, quando eu falo para as pessoas que estarei viajando e não poderei marcar uma call – e que é melhor ela mandar por email se ela quiser uma resposta mais rápida – é mais fácil das pessoas acreditarem.

Depende de como seu caso é. Mas você pode simplesmente falar: “Na próxima semana estou muito ocupado. A agenda está muito lotada.” Fale o que você quiser, não precisa nem ser mentira. Mas o objetivo não é ficar fazendo call a semana inteira, e sim produzir – e você estará ocupado com isso. Quanto mais você estiver dedicado a produzir conteúdo, a trabalhar no seu negócio, melhor será para o seu negócio e para sua vida.

Essas são as três maneiras que eu uso para tentar evitar ao máximo calls e reuniões.

Ontem eu quis entrar em contato com um pessoal de um programa de tracking que eu uso para anúncio e outras coisas. Estava dando alguns erros bizarros na plataforma. Eu teria que escrever um texto enorme por email para explicar algo que, na tela, eu explicava em 2 minutos. Então marcamos de nos reunirmos. Eles usam um programa online para compartilhar a tela, bem simples. Eu, o COO e outro cara resolvemos o que precisávamos.

Nesse caso, valeu a pena. Mas na maioria dos casos eu tento ao máximo evitar. Se você força a pessoa em dizer o que é em três parágrafos, isso o que demoraria 25 minutos no Skype para conversar.

Agora, para fechar o vídeo… Na verdade, a ideia veio disso, mas aproveitei para falar sobre calls e reuniões… A nova modalidade de calls e reuniões são áudios no WhatsApp. Meu amigo, por favor, não mande um áudio no WhatsApp a não ser que seja realmente necessário.

Tem gente que só se comunica com áudio! É muito chato! “Mas é mais fácil mandar.” Mais fácil para quem? Para quem está enviando! Quem está recebendo prefere ler a mensagem. Às vezes ela nem pode ouvir.

Têm poucas pessoas que sabem mandar áudios. Entre eu e minha namorada… Nós não nos mandamos áudio. Mas quando um dos dois manda nós sabemos que um dos dois não tinha como escrever. Mas pode ter certeza que não é aquele áudio do tipo: “E aí, Bruno, beleza? Eu estava pensando numa ideia e decidi te mandar um áudio.” Eu sei que você decidiu mandar um áudio!

A pessoa tende a enrolar muito mais e não pensar no que vai falar quando vai mandar um áudio. Quando ela vai escrever, se estiver na dúvida do que falar, ela vai pensar um pouco e escrever. Mas esse tempo que ela precisou pensar eu não precisei ficar ouvindo um ruído qualquer.

“Ah, Bruno, que exagerado… Você é maluco! Você só fica pensando em economizar segundos!” Não precisa ser um extremo de nunca poder receber áudio… Mas eu tento ignorar a maior parte. Eu falo “não posso ouvir agora o áudio, me escreve o que que é.” Se são pessoas que vão direto ao assunto, tudo bem. Mas a maioria não vai.

O WhatsApp deveria ter uma função de “esta pessoa não recebe áudio”. Se eu recebi o áudio, fica chato eu dizer que não quero ouvir seu áudio. Então, cuidado com os áudios. Às vezes a pessoa resume em três linhas tudo o que um áudio de 2 minutos precisou falar.

Tente evitar ao máximo o número de calls e reuniões – a não ser que seja realmente necessário. Se não, tente resumir o máximo possível. Às vezes em três parágrafos você consegue resumir – senão você precisa trabalhar nas suas habilidades de resumir o que você quer dizer. E cuidado com áudios de WhatsApp. Procure evitar ao máximo tanto enviar quanto receber. Se você envia, você não pode exigir das pessoas que elas enviem de volta.

Eu raramente envio áudio e geralmente eles não duram mais de 15 segundos. Agora tem o Web WhatsApp. Eu abro e digito no computador, já que é muito melhor, ou mando um email. Parece pouco perder 1 minuto ou dois… Mas é 1 minuto com um cara… 3 minutos com outro… Mais a call de 25 minutos… Mais outra call de 30 minutos… Sem contar o tempo que você precisa gastar antes de depois da call.

Isso corta totalmente sua produtividade. Então, cuidado, pois esses pequenos detalhes vão se somando e fazem mais diferença do que parecem.

Esse era o vídeo em que eu queria fazer esse protesto sobre reuniões e áudios. É algo que vale a pena a gente pensar.

Depois, se você quiser, eu recomendo que você visite o FeriasSemFim.com. Lá eu tenho um treinamento online gratuito no qual eu falo um pouco mais sobre como criar um negócio online. É justamente nisso que eu me dedico aqui no meu canal. Depois você pode clicar num dos botões aqui embaixo para dar um joinha. Também clique para se inscrever e receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Queria ouvir a sua opinião se o WhatsApp deveria botar uma opção para bloquear áudios a não ser pessoas autorizadas. Me diga o que você acha nos comentários abaixo. Depois a gente conversa.

Então, este vídeo vai ficando por aqui. A gente se vê numa próxima. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+