Como Ser Mais Otimista – O Otimismo Realista na Prática

Você pode ser muito otimista e falar pra você mesmo diversas e diversas vezes:

“Eu sei voar!”

Mas não adianta.

Como isso não é baseado na REALIDADE, na hora que você pular você vai dar de cara no chão!

É por isso que o segredo não é só termos mais otimismo, mas sim sermos otimistas realistas. Ou seja:

A gente com certeza espera e deseja o melhor…

…mas faz isso baseado na realidade!

Em fatos.

Em números.

Em acontecimentos.

E aí sim decide por que e por quem vamos torcer.

Assista ao vídeo, veja o que você acha e depois deixe seu comentário!

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Como Ser Mais Otimista – O Otimismo Realista na Prática

Opa! Bruno Picinini por aqui. Nesse vídeo falarei sobre como ter mais otimismo na sua vida. Já posso adiantar que não é uma questão de ser otimista sem estar baseado na realidade em si. Vamos supor que você esteja acima do peso ou tenha algum outro problema. Não adianta ficar olhando para o espelho dizendo que você é magro – isso não é ser otimista.

Tem um livro chamado “The Power of Full Engagement” (O Poder do Engajamento Total). Esse livro fala muito sobre a ideia de ser um realista positivo. Temos que encarar a realidade e, baseado nisso, ver o melhor lado das coisas.

Não adianta ficar repetindo que você é magro caso não for verdade. Ser otimista é um mindset que temos que adotar para nossa vida, nossa carreira profissional, relacionamentos ou o que for.

Estou gravando esse vídeo na Islândia. Esse é o meu país número 47 ou 48 – não que isso interesse, mas é um dos meus hobbies. Esse é um dos motivos principais pelos quais eu comecei a trabalhar com negócios online.

Todo mundo falava sobre esse lugar e eu queria conhecê-lo. Se eu der uma girada na câmera, dá para ver que é um cenário incrível. Hoje nós viemos fazer uma visita nessa península da ilha. Mas o dia havia começado bastante fechado.

Eu pensei que isso iria estragar nossa visita… Não poderíamos caminhar, tirar fotos ou fazer vídeos. Nesse momento, essa atitude de ser otimista já começou a entrar em ação. Eu costumo fazer isso com qualquer coisa que eu encaro como desafio na minha vida.

Não tem coisa mais chata do que uma pessoa que só vive reclamando – tente ver o lado positivo. Entre as nossas orelhas, temos essa coisa chamada cérebro. Ele gosta de nos pregar peças de vez em quando. Uma clássica é que “a grama no vizinho é mais verde”.

Quanto temos A, queremos B. Quando temos B, queremos A. Quando está calor, é só olhar o Facebook que você verá muitas pessoas reclamando do tempo. Aí, quando chove, reclamam que não podem sair. Nenhum clima é bom – as pessoas vão sempre reclamar.

Então, você deve ser um realista positivo e ver o lado bom de cada coisa. Eu comecei a pensar: “Se estiver caindo muita água, será difícil achar um lado tão bom. Mas, talvez, o cenário será diferente. Terá reflexo em todos os lugares. Não estou acostumado a ver isso. Com isso, posso ter uma foto ou vídeo diferente.”

Felizmente, não está chovendo tanto (só está nublado). Existe uma vantagem em estar nublado e achei que seria um bom exemplo para dizer aqui: para fazer um vídeo ou uma foto, essa iluminação é melhor. Dá para ver pela minha cara que a iluminação está parelha, e isso é muito bom para o vídeo.

Com o sol muito forte, a sombra no rosto fica muito forte. Se você não tiver um equipamento bom para organizar a luz, isso é bem ruim. É difícil fazer um vídeo decente com esse tipo de luz direta. Com um dia nublado, fica melhor.

Esse é um exemplo de como adaptar nossa realidade. Não vou ficar reclamando, “está nublado, que coisa chata.” No sol as cores saltam mais, mas a realidade é que está nublado. Não adianta eu ficar falando: “Hoje tem sol e não tem nuvem.” A verdade está aqui e não tem como ser mudada. Mas eu posso achar uma forma de como isso irá me beneficiar de alguma maneira.

Não adianta inventar coisas que não acontecerão de verdade. Mas isso que eu falei da iluminação é realmente um benefício. Em vez de eu ficar focando nas partes “ruins”… o verde poderia estar mais verde… a cor do sol deixa um efeito bonito no início e no fim do dia… eu vou focar no benefício: terei uma iluminação boa para fazer vídeos e tirar fotos.

Talvez também não fique tão quente e eu não sofra com o calor. Não precisarei usar óculos de sol para gravar o vídeo. Sempre existem benefícios e vantagens que podemos encontrar dentro de uma situação que, aparentemente, não é tão boa quanto eu esperava.

Mas, de novo, não é questão de ficar inventando. Se você está acima do peso, admita sua realidade para depois focar em como melhorar sua situação. A mesma coisa acontece nos nossos negócios e nas nossas vidas.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Você pode ter um mindset mais positivo. Isso faz muita diferença nas nossas vidas e nos nossos negócios.

Vou ficando por aqui, já que provavelmente estão me aguardando. Se você gostou do vídeo, clique no botão para dar um joia. Também se inscreva no canal para receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar.

Se você quiser conhecer mais sobre meu trabalho, visite o FeriasSemFim.com. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até o próximo vídeo.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+