O Princípio De Pareto Em Um Negócio Online – O 20/80 Dos Resultados!

Já ouviu falar do 20/80?

Esse é o princípio de Pareto que diz que 20% dos esforços podem trazer 80% (ou mais) do resultados.

Tendo isso em mente, como será que ele se aplica em um negócio online?

É justo sobre isso que falo no vídeo de hoje.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

O Princípio De Pareto Em Um Negócio Online – O 20/80 Dos Resultados!

Opa! Bruno Picinini por aqui. Estou em Orlando em um evento de marketing digital com grandes companheiros. Gosto de estar sempre evoluindo e aprendendo mais e mais. É importante se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

A dica que me deu a ideia de fazer esse vídeo… Era uma imagem errada que eu tinha antes de começar um negócio online. Eu não sabia o que iria ser necessário para atingir o sucesso que eu queria. Talvez você ache que para atingir esse sucesso você vai precisar criar muito conteúdo (vídeos, artigos, produtos, ofertas).

Isso até um ponto ajuda. Quanto mais conteúdo você tiver, maiores serão as chances de um deles dar certo. Mas seguindo Pareto (20/80), alguns desses conteúdos darão muito mais resultados do que todos os outros juntos.

Então, não é que seja necessário um monte de conteúdo. Na maioria dos casos, tudo o que você precisa é uma boa oferta com um bom canal de divulgação. Esse é um dos assuntos que eles focaram em uma das palestras.

Qual é a diferença entre um vídeo que teve 10 mil visualizações e um que teve 10 milhões de visualizações? A diferença principal é a distribuição. Se você criar um canal no YouTube e se preocupar em só produzir conteúdo para ele, pode ser que, com calma, um tráfego orgânico seja desenvolvido, gerando um tráfego constante para sua oferta.

Mas o caminho mais confiável é tentar passar 20% do tempo criando o conteúdo e 80% do tempo distribuindo o conteúdo – disparando e emails, fazendo parcerias e anúncios pagos. O palestrante estava falando que ele tem diversos artigos e conteúdos. Mas o objetivo dele é descobrir qual é o artigo ou vídeo que dará resultado, para focar as energias em promover aquele artigo específico que leva para uma oferta que converte muito. Pareto se aplica muito nesses casos.

Eu crio bastante conteúdo (YouTube, Emails, artigos), mas aqueles que eu promovo pesado (anúncios pagos, parcerias e divulgação) são poucos. São poucos os que dão resultado e levam para minha oferta com um ROI (retorno sobre investimento) positivo.

Se você está começando agora ou já tem alguma coisa, um caminho muito mais confiável é esse: tente achar esse artigo. Ao invés de ficar criando conteúdo sem parar, foque em promove-lo o máximo possível. É ele que terá a melhor chance de sucesso. É um artigo ou vídeo que você otimiza que leva para uma oferta altamente otimizada… Ao invés de ter um monte de gato pingado que, no agregado, não gera muita coisa.

Mesmo que você tenha muitos vídeos, devem ser 5 (ou no máximo 10) que trazem 80% do seu tráfego. Vale mais a pena focar nesses do que ficar criando conteúdo que você nem sabe se vai sair do chão.

Essa era a dica que eu queria passar para você. Foque 20% do tempo criando conteúdo e 80% do tempo promovendo aquele conteúdo (vídeo, artigo ou oferta). Não fique criando conteúdo sem parar e deixando-os com 0 comentário. Se ninguém assistiu os vídeos de antes, não adianta ficar assistindo. Promova a distribuição daqueles que já provaram dar resultado.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Depois, dê um joinha para o vídeo. Deixe uma pergunta ou comentário caso você queira que fale sobre um assunto. Também assine o canal para receber uma notificação toda vez que eu postar um novo vídeo.

Este vídeo vai ficando por aqui. A gente se vê no próximo. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+