Como Ter Persistência Mesmo Quando Tudo Dá Errado

No vídeo de hoje falo da importância da persistência em um negócio online e em nossas vidas.

Importante sabemos que é. O problema é que às vezes quando tudo dá errado fica difícil mantermos os focos

A dica de hoje serve para ajudar com isso.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio vídeo no YouTube: Como Ter Persistência Mesmo Quando Tudo Dá Errado

Como Ter Persistência Mesmo Quando Tudo Dá Errado

Opa! Bruno Picinini por aqui. O tema do vídeo de hoje é como ter mais persistência mesmo quando tudo está dando errado. Esse é um tema que surgiu enquanto eu caminhava no Central Park em Nova Iorque com meus grandes amigos Samuel Pereira e Eduardo Santorini.

Nós conversamos sobre quanto erros já cometemos nas nossas vidas e nos nossos negócios. É muito importante ter essa persistência, para que mesmo errando, você continue tentando até dar certo.

O problema é que quando as coisas estão bem, é fácil falar “tenha mais persistência” ou outras frases bonitinhas. Mas na hora que o mundo está caindo na cabeça, é muito mais difícil achar aquela força interior para continuar. O objetivo do vídeo de hoje é passar algumas dicas de como eu faço isso.

A primeira dica é sempre trabalhar com suas expectativas da maneira certa. Isso ajuda muito na hora de ter persistência. A pessoa vai criar um novo negócio, produto ou campanha e acha que já vai conquistar o mundo, vendendo milhões na primeira oferta. Isso raramente acontece.

No FeriasSemFim.com eu falo muito disso. É um processo. Você faz um passo por vez. Tenta e tenta novamente. Otimiza e melhora até conseguir esses resultados. O ideal é sempre alinhar suas expectativas para não imaginar que não dará tudo certo de primeira. Imagine que dará tudo errado, porque daí o que vier de bom será um lucro.

A segunda dica – que é boa para ajudar com as expectativas – é sempre ter um plano B. Em campanhas, produtos ou lançamentos novos, sempre tenha um plano B. Isso ajuda a alinhar as expectativas na sua cabeça.

Caso alguma coisa não dê certo, você terá um opção para dar o próximo passo. Você não ficará se remoendo e chorando porque o produto não deu tão certo como você queria. Caso uma coisa não tenha dado certo, você aprende as lições e vai para o próximo.

O autor do livro “Rework” fala que “temos que errar muito e valorizar os erros”. Mas errar tanto assim não é tão bom! Se você errar demais, talvez você tenha algo errado nos fundamentos. É inevitável que você erre, mas você não precisa se orgulhar de todos os seus erros. Seja humilde o suficiente para dizer que errou e vá para o próximo passo.

O principal é não chamar o erro de “erro” ou uma falha de “falha”. Chame isso de “teste”. Foi algo que você tentou e não deu certo. Não chame problemas de “problemas” – chame-os de “desafios”. Problemas nos oprimem. Desafios são algo que você gosta de superar.

A quarta dica é ter sempre uma visão de longo prazo. Não é fácil criar um negócio online. Se alguém disse que é super fácil, é mentira. Não é todo mundo que consegue acertar de primeira ou muito cedo. Você terá que continuar batalhando todos os dias.

Talvez você tente uma oferta ou um produto várias vezes e ele não funcione. Aí você pensa: “Será que vale a pena continuar tentando? Será que isso não é para mim?” Não sei. Só você pode responder isso.

Mas pense onde você quer estar na sua vida em 5 ou 10 anos. Se você desistir agora, como será sua vida em 5 ou 10 anos? Talvez você esteja novamente em um emprego que você não goste.

Já vi várias pessoas desistindo, mas a vontade volta em 2 ou 3 anos. Daí você terá perdido esse tempo que poderia ter sido usado para estar aprendendo, batalhando e errando para finalmente acertar.

Essas eram as 4 dicas que eu queria passar sobre como ter mais persistência, mesmo quando tudo dá errado. É bom saber disso antes das coisas começarem a dar errado. Na hora do fogo é muito difícil pensar. Então, é bom ter o mindset programado antes disso acontecer.

Tem uma história da qual eu sempre lembro quando falo de persistência: “Você lembra daquele cara que desistiu? Não? Ninguém nunca vai lembrar.” A pessoa simplesmente para de fazer o que fazia e some. Nós lembramos das pessoas que não desistiram e que avançaram pouco a pouco nas suas carreiras e vidas.

Eu sei que às vezes é difícil. Às vezes a vida vem com tudo para dar uma na nossa cara. Mas faz parte do processo. Se queremos ter resultados que a maioria das pessoas não têm, teremos que fazer coisas que a maioria das pessoas não faz. Uma delas é a aguentar as porradas que o negócio e a vida nos dá e conseguir ter a força, disciplina e persistência para continuar trabalhando e tentando.

Essas foram as dicas de hoje. Se você gostou do vídeo clique num botões aqui abaixo para dar um joinha. Também clique no botão para se inscrever e receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar. Você pode conhecer mais do meu trabalho no FeriasSemFim.com.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+