Por Que Procrastinamos E O Que Fazer a Respeito

Dicas rápidas de como parar de procrastinar.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Por Que Procrastinamos E O Que Fazer a Respeito

Opa! Bruno Picinini por aqui. E nesse episódio de hoje eu quero falar um pouco mais sobre porque a gente procrastina e o que fazer a respeito para executar ideias e projetos.

Essa ideia veio porque semana passada eu resolvi fazer a cirurgia a laser para correção de miopia e astigmatismo nos olhos. É um pouco agoniante na hora da cirurgia, mas passa rápido.

Ele tira a parte da frente do olho para operar por trás com laser, onde ele raspa e corrige a miopia. Assim, até uma certa idade, eu não precisarei usar óculos nem lentes. Por isso meu olho ainda tem um pouco do vermelho.

“Por que o Bruno está com o olho vermelho a essa hora da manhã? Será que ele está chapado? Será que ele está fumando alguma coisinha?” Não. É porque fiz essa cirurgia. Ela me deu o assunto desse vídeo porque… Tem duas coisas que fiquei adiando por muito tempo.

Uma era fazer a cirurgia. A outra era fazer um curso de paraquedismo. Eu me prometo isso desde de que tenho 18 anos de idade e não sei porque ainda não fiz. De repente, no segundo semestre, quando eu estiver estabilizado. Agora estou no Brasil viajando.

Eu não sei porque eu ficava enrolando a cirurgia dos olhos. Eu fiquei esses dias me perguntando porque eu procrastinei tanto essa decisão. É engraçado como fazemos isso com vários projetos em nossas vidas.

Aqui no canal eu trato de como criar um negócio online, mas tem tantas outras coisas que fazemos… Coisas que ficam sempre no nível do futuro, assim aquela cenoura que fica na frente do cavalo.

Fazemos isso sem sentido, simplesmente porque não sentamos e definimos quando fazer. Muita gente fala sobre fazer objetivos S.M.A.R.T. Não interessa se você usa ou não essa técnica. Cada letra significa uma coisa, mas é basicamente que seja mensurável e tenha um período específico para ser cumprido.

Isso ajuda. Em vez de você ficar falando “vou pular de paraquedas”, “vou fazer a cirurgia nos olhos”, você pode dizer “eu vou fazer a cirurgia tal dia”. Não precisa definir quando acabará todo o projeto, mas sim que “vou tomar tal primeiro passo até dia tal”.

No meu caso da cirurgia, era simplesmente procurar com quem eu ia fazer a cirurgia, quanto era, coisas simples. E não ficar falando para as pessoas que “um dia” eu farei. Esse “um dia” não é específico e nunca chega.

Não precisa ter toda a resposta de quando você fará aquele projeto. Mas defina aquele primeiro minúsculo passo e ponha uma data nisso porque isso te faz andar. Para ter algo mais concreto, marque no seu calendário, no seu programa de tarefas ou onde você preferir.

Se não, você fará como eu fiz com essa cirurgia. Eu poderia ter feito há muito tempo atrás. Quem usa óculos e um dia quiser fazer, é muito bom. Na hora é meio angustiante, porque ele puxa o olho (por isso está vermelho).

No primeiro dia fica uma sensação de areia no olho. Eu tomei um Dramin e capotei. No dia seguinte eu acordei já praticamente com a visão 100% e quase sem dor. A recuperação é absurdamente rápida. Agora nunca mais precisarei usar óculos ou lente de contato. É muito bom e vale a pena. Eu fiquei enrolando isso, mas consegui finalmente fazer.

A outra dica que eu tenho para falar é que… Teve um outro vídeo em que falei sobre a técnica do 80%. Se você definiu a primeira tarefa que você quer fazer e colocou uma data para essa primeira tarefa… Não se preocupe em ter todas as informações, já que isso é um dos grandes inimigos da produtividade… Não tente ser perfeccionista ou analisar demais as informações necessárias para executar tal tarefa.

Foque na técnica do 80%, que seria obter só 80% das informações que você precisa para colocar em prática e, depois que começar, não se preocupe em completar todo o projeto – a não ser que você esteja pulando de paraquedas! Se você tentar completar só 80%, terá problemas.

“Quero criar uma nova campanha, um novo produto.” Não crie aquele medo injustificado de que você tem que fazer perfeito até o final. Faça até 80% do que der e já comece a colher os resultados. Isso criará aquele momento para você fazer mais e mais, em vez de ficar enrolando e procrastinando.

Essas são duas dicas básicas. É engraçado como a gente pode estudar produtividade e performance e, ainda assim, cair na própria armadilha. Eu fiquei um tempão falando dessa cirurgia, até que eu vi a entrevista com um cara falando que foi a melhor decisão que ele tomou na vida dele.

Às vezes precisamos de um estímulo externo. “Por que eu não fiz isso ainda? Por que não fui atrás e resolvi?” Quando eu li aquilo, a primeira coisa que fiz foi colocar no papel. Eu uso o Wunderlist. É um programa muito bom e gratuito.

Eu coloquei lá “ver quanto custa”, “ver com quem fazer”. Eu fiz com meu oftalmo, que conheço há anos. Em um mês eu marquei e agora já fiz. Agora é só esperar passar o vermelho do olho, fazer a revisão e está tudo certo.

Essas foram as duas dicas de hoje. Coloque uma primeira atividade simples no calendário para você saber até quando fazer. E foque em ter somente 80% das informações. Não tente conseguir todas as informações do mundo, porque às vezes ficamos enrolando nisso. Comece a executar, porque isso começará a dar resultado muito mais rapidamente.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Se você gostou, pode clicar no joinha. Também clique no botão para assinar o canal e receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Por último, eu recomendo que você visite o FeriasSemFim.com. Lá eu conto um pouco mais sobre como criei um negócio online do zero… Eu e tantos outros clientes. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+