Dica e Teste Rápido Pra Confirmar Seu Posicionamento ÚNICO no Seu Nicho

Achar seu posicionamento único não é tarefa fácil…

Só que isso é com certeza um dos mais importantes aspectos de todo seu marketing!

Gravei então esse vídeo pra você pra ajudar você com isso. Ajudar você a como achar seu POSICIONAMENTO ÚNICO e realmente se destacar no que você faz!

Dá uma olhada e depois comente abaixo o que achou e dúvida:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital

Ouça o episódio em áudio:

» Clique aqui para se inscrever no Podcast pelo Itunes

Aqui o link oficial do curso do Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos:

» Clique AQUI para saber mais

Um negócio online próprio é hoje a melhor maneira de conquistar sua liberdade financeira e de tempo. Poder fazer seus próprios horários e realmente trabalhar com aquilo que você REALMENTE GOSTA.

Milhares de pessoas estão fazendo acontecer e mudando o Brasil. Tudo através de negócios 100% online criados do absoluto ZERO. Agora é sua vez. Clique aqui e comece seu negócio online agora mesmo.

Se quiser você pode ver esse e deixar seu comentário no vídeo no próprio YouTube: Dica e Teste Rápido Pra Confirmar Seu Posicionamento ÚNICO no Seu Nicho

Descubra Seu Posicionamento No Seu Negócio Digital

Um dos comentários mais frequentes que aparecem no canal, ou no meu próprio site, é a questão de como se posicionar no mercado. Como atingir um posicionamento melhor para que as pessoas naquele mercado reconheçam você como uma autoridade, como a escolha certa, como a melhor decisão para comprar alguma coisa. Seja o que for que você esteja oferecendo. A área em que eu atuo é empreendedorismo digital, principalmente baseado em infoprodutos e serviços. Essa é a minha área de especialidade.

Mas isso serve para tudo, seja até mesmo para serviços que nem são online, produtos físicos, o que for. Você precisa ter um posicionamento melhor no mercado se quiser alavancar os resultados. Nesse vídeo de hoje, eu quero dar algumas dicas de como você pode melhorar isso. Quero também dar 3 maneiras de como você pode se posicionar no seu mercado de maneira fácil. E também um teste bem fácil para você saber se o que você definiu como posicionamento foi certo e se realmente está funcionando, sem ter que gastar milhões em testes de mercado.

Eu estava viajando nas Filipinas e lá eu conheci um grupo de amigos. Uma das meninas que estava junto com o grupo estava jogando um joguinho que eu não conhecia, de boxe, alguma coisa assim. Ela me falou, “Está vendo aquele ali? Ele é meu irmão. Ele é campeão mundial de boxe.” Eu pensei, “Poxa, esse cara é campeão mundial de tal jogo. Legal.” Ela deu uma risada e disse, “Esse é um jogo que a gente inventou, e só existem três competidores. Por isso que ele é o campeão mundial.” Eu dei risada, achei engraçado.

Isso pode parecer simples, ou quase besta demais. Mas é um pouco de como temos que fazer para nos posicionar no mercado. A gente tem que se posicionar de um jeito que não tenha competição para dividir com a gente. Você não deve tentar se posicionar em alguma área que já estão fazendo e simplesmente dizer que você faz melhor. Isso é muito genérico. Você tem que se posicionar de uma maneira que seu ângulo seja diferente.

Destaque-se Da Concorrência

Existe uma ideia – até comentei sobre isso no outro vídeo – cuja eu falo bastante no meu curso Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos. Caso você não conheça, vai ter o link aqui para você dar uma olhada. Talvez seja um curso bom para você, talvez não. Não é um curso para todo mundo. É para quem quer ter seu negócio 100% online, sendo ensinado de A a Z com vídeos de passo a passo. Lá eu falo um pouco mais sobre como atingir seu posicionamento, da maneira que o pessoal havia atingido nesse joguinho simples.

Vamos supor que você comece com um mercado muito grande. Vamos fazer o melhor curso do mundo para mulheres. “O que ele resolve?” “Tudo. Saúde, finanças, esportes, relacionamentos, TPM, tudo.” Consegue entender que isso é muito genérico? Por mais que você realmente conseguisse resolver todos esses problemas, seria difícil lhe posicionar no mercado. Você estaria competindo com muitos outros grandes que se especializam em pequenas áreas.

Qual é o segredo? O segredo é subdividir o mercado até que chegue no seu ponto ideal. Até chegar em uma parcela para a qual você pode dizer que você é o melhor, ou mais avançado, ou único. Você não pode dizer que você tem o melhor treinamento para mulheres, isso não é verdade. Mesmo se fosse, não seria tão fácil ver. Se você começar a subdividir, você começa a conquistar uma posição.

Isso é uma coisa que eu aprendi bastante com a Procter & Gamble. É uma das maiores empresas do mundo de vendas. Eles têm diversos produtos, principalmente de limpeza. Eles têm uma estratégia que em inglês se chama “divide and conquer”. É um termo militar que significa dividir e conquistar. Tem um livro deles que chama “99” alguma coisa, não me lembro agora. Eles explicam a estratégia deles nesse livro. Quando eles entram em um mercado, eles entram para ganhar. Para destruir completamente a competição e ser o primeiro. Como eles fazem isso? Porque tem muitos produtos bons lá fora. Eles subdividem até que o produto deles seja o melhor naquele espaço, que pode ser até que eles tenham criado.

Outro exemplo rápido para você entender como essa ideia funciona: Redbull. Até o Redbull existir, não existia esse mercado de bebidas energéticas. Se você parar pensar, vai ver que o Redbull é uma bebida gaseificada. Podia ser comparada com Coca e Pepsi. Eles nunca teriam chance, como novatos. Eles tiveram que criar um novo segmento, chamado de bebidas energéticas. Esse segmento até poderia já existir antes, mas eles se posicionaram como os caras das bebidas energéticas. E já começaram de cara como número 1. Hoje, eles têm duas equipes de Fórmula 1. Eles patrocinam muitos eventos e são uma das maiores marcas da atualidade. O preço do Redbull não é barato pela quantidade que a gente toma. Entende como eles criaram um segmento?

O iPad. Já existiam outros iPads antes. O mercado não precisa ser completamente novo. Mas eles chegaram lá e disseram: “Essa é a solução definitiva para esse tipo de problema”. Às vezes as pessoas se referem a um tocador de MP3 como iPod, porque marcou, foi o primeiro.

Você tem que dividir seu mercado até chegar em um ponto que você pode se tornar ou melhor, ou o mais avançado, ou o único a fazer alguma coisa. É só ir subdividindo. Voltando ao exemplo das mulheres. Resolver todos os problemas de todas as mulheres, seria difícil. Mas você pode focar em um esporte. Mulheres que jogam golfe. No Brasil devem haver poucas, pois não é um esporte famoso. Mas vamos supor que estamos nos Estados Unidos. Aí, talvez, seria um mercado muito grande. Então, mulheres, que jogam golfe e são canhotas. É uma dificuldade em muitos esportes. Existe essa diferença entre ser destro e canhoto. Aí você teria mais chances de ser o número 1. Ser o único treinamento focado em mulheres canhotas que querem aprender a jogar golfe.

Encontre Seu Melhor “Canto” Do Mercado

Vamos supor – só por exercício mental – que mesmo assim ainda tenha muita competição. Existem 10 pessoas que resolveram fazer um curso para mulheres que jogam golfe e são canhotas. O que você faz? Subdivide de novo. Você pode focar nas mulheres que trabalham em empresas e talvez não tenham muito tempo, então elas não podem praticar por 5 horas por dia. Elas podem, no máximo, meia hora por dia. Agora o foco é nas mulheres que são muito atarefadas, tem que cuidar da família, da casa. Não que sejam função só delas, antes que me xinguem de machista.

Mulheres que não têm tempo, pois tem que ajudar nos afazeres da casa, que são canhotas e jogam golfe. Não acredito que essa seja uma boa oportunidade de mercado. Mas se você for subdividindo, vai chegar em um ponto que você pode dizer que você é o melhor, o único ou o mais avançado. Ou até os três juntos! Só você vai estar atendendo aquele público.

“Mas daí eu vou ignorar todos os outros homens, destros e canhotos e as mulheres destras que querem aprender a jogar golfe”. Não tem problema. Você deve polarizar a mensagem. Se uma pessoa está vendo um vídeo de vendas, só vai faltar o nome dela na página. Você estará falando exatamente dela. Exatamente dos problemas dela. Essa é sua função. O seu objetivo é agradar poucos, mas muito. Não agradar vários um pouco.

Agrade poucos, mas muito. A melhor maneira é se posicionando no mercado com essa dica que eu dei. Às vezes você pode até subdividir por localidade. Sua cidade, seu estado, sua região, seu país. Desde que posicione você como mais avançado, melhor ou único.

Por último, temos o teste que eu falei para saber se o seu posicionamento funcionou ou não. Como saber se o posicionamento que você alcançou é realmente o melhor?

Você deve formar uma frase, que é seu posicionamento único. “O melhor curso para mulheres golfistas canhotas”. Você troca o nome da sua marca por qualquer outra. Se aquela frase ainda funcionar, então você não foi muito feliz na sua frase.

Não Seja O Melhor. Seja Único

Para muita gente, quando você pergunta qual é o diferencial delas, elas simplesmente dizem: “O meu é o melhor e tem mais qualidade.” Todo mundo pode falar isso. É muito subjetivo. “O meu dá mais suporte.” Isso pode ser um referencial, mas tem que ser específico. “O meu é o único com suporte 24 horas com um número no WhatsApp que você pode ligar a qualquer hora”. Tem que ser específico. “O único que fez um super taco de golfe com zinco e ferro da Macedônia”. “O único com o melhor ferro do mundo vindo das ricas montanhas da Macedônia”. Estou exagerando, mas é assim que funciona.

Você tem que achar um posicionamento único, que só você pode dizer. Ser o melhor, mais avançado, ou único. O teste é esse. Substitua por outra marca, por um competidor. Se a frase ainda fizer sentido, você não tem um posicionamento. Você tem que ter algo que realmente seja só seu.

Eu tenho o “Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos”, que é o único curso que ensina como criar um negócio online sem precisar de um blog. Eu acho que é uma das piores maneiras de se começar um negócio online. Se perde muito tempo para pouco resultado. O meu é o único nesse sentido. Se falarem de como criar um negócio online sem criar um blog, vão lembrar do meu curso.

Se você quiser saber o que mais eu falo no curso, vai ter o link aqui em algum lugar. Tenho também estudos de caso de outras pessoas que conseguiram resultado estudando nesse meu curso.

Essa é a dica de hoje. Lembre-se de subdividir seu mercado, como a Procter and Gamble faz. Até que você possa se tornar o número 1, o melhor, o mais avançado. Por último, teste substituindo seu nome por outras marcas e outros competidores e, se ainda funcionar, significa que seu posicionamento não é tão único assim.

Este vídeo vai ficando por aqui antes que eu congele de frio. Vou agora aproveitar o frio da Europa para poder esquiar. Até queria gravar na montanha, para mostrar o pessoal esquiando, mas havia muito barulho. Então, resolvi gravar aqui nessa varanda que tem um cenário realmente incrível.

Lembre-se de assinar o canal nesse botãozinho e depois dar o like no vídeo se você gostou. Deixe qualquer comentário ou pergunta. Eu estou sempre olhando o que o pessoal comenta e pergunta. Eu respondo exatamente o que você quer e o que você precisa.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até o próximo.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+