Trabalho Não É Proporcional a Resultados (E Pior: Você Não Merece Nada)

Seria possível trabalhar MENOS e ganhar MAIS?

Talvez.

Percebeu que esse é um assunto recorrente aqui?

Não é sem motivo…

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Trabalho Não É Proporcional a Resultados (E Pior: Você Não Merece Nada)

Opa! Bruno Picinini por aqui. No vídeo de hoje eu quero falar um pouco mais sobre a Lei de Pareto e sobre porque trabalho não é diretamente proporcional a resultados e quais tipos de lições podemos tirar disso.

Estou gravando esse vídeo à noite, por isso a iluminação não está tão boa. Acabei de chegar de viagem. Eu queria gravar esse vídeo para falar sobre isso e sobre meu livro. Um livro físico, com páginas, para se tocar.

Vou lançar logo em seguida. Se você está na minha lista, você receberá um aviso. Tem também um evento ao vivo para você participar. Você poderá adquiri-lo junto com outros bônus e promoções que eu vou preparar.

O livro é o Férias Sem Fim – Trabalhe de Qualquer Lugar, Saia de Férias Quando Quiser e Conquiste Sua Liberdade Financeira. Gostei bastante da capa. Acho que passa bem a ideia que eu quero com o livro.

Já chegou em algumas livrarias. Eu falei para não comprar nas livrarias ainda porque eu vou fazer uma promoção especial online com muito mais bônus. Vai valer muito mais a pena. Mas algumas pessoas já me mostraram que haviam comprado. Não tem problema algum.

Voltando ao assunto do vídeo em si… 80/20, Lei de Pareto, ou o que for. Hoje em dia, acho que muitas pessoas entendem essa lei. Vou explicar rapidamente. Pareto foi um economista italiano nos anos 1800. Ele descobriu que 20% das pessoas tinham 80% das riquezas.

Quando ele percebeu isso, ele começou a aplicar nas outras coisas. 20% pessoas no trabalho geram 80% dos resultados… e essa proporção segue em muitos outros lugares. Se você não conhece, digite “Lei de Pareto” no Google para saber mais. Mas é basicamente isso.

Para os nossos negócios o que importa é que 20% dos nossos esforços vão gerar 80% dos resultados. Até aí, tudo bem, não é difícil entender. Eu fiz uma viagem agora pela América Central. Também li um livro do Richard Koch, chamado “80/20”. Ele fala muito sobre a aplicação prática do princípio.

Um dos pontos que mais me chamou atenção é que, se 20% gera 80% dos nossos resultados, o que aconteceria se a gente simplesmente parasse de fazer esses outros 80% que só gera 20% dos resultados? Seria algo interessante.

Existem tarefas que são realmente essenciais, mas não geram resultados diretos, como acertar o site ou arrumar alguma coisa. Mas se a gente eliminasse todas as outras e ficasse só com 20% que gera 80% dos resultados… Não valeria mais a pena?

Vamos além… Se a gente conseguisse primeiramente identificar esses 20% e depois só manter as atividades que fazemos durante o dia, por mais que seja um dia de 8 horas, com atividades desse 20%? Quanto cresceria o rendimento, lucro e negócios com uma mudança assim?

A questão é: como identificar esses 20%? Não é nada fácil. Já falei disso bastante em vários vídeos do canal. Essa questão do 20/80 e do trabalho em si, eu acho para lá de importante. Não é que você não deva trabalhar 8, 10, 14 horas. Essa é uma decisão completamente pessoal. Você pode, se quiser.

Se sua empresa obriga, você não tem escolha. Mas com um negócio online próprio, é uma decisão sua. Geralmente, no início, a gente começa trabalhando muito mais. E depois a tendência é que nosso trabalho passe a ser mais inteligente. A gente começa a ser mais pago pelas ideias do que pela execução em si.

Então, dependendo do estágio em que você está no seu negócio… Tem uma linha aqui em cima que é a quantidade de horas trabalhadas (pode ser medida em horas, esforço, suor). Aqui embaixo tem outra linha que vem acompanhando que são os resultados (pode ser medida em reais, qualidade de vida).

A tendência é que você comece com muito trabalho e com quase zero de resultados. Você continuará trabalhando, com resultados ainda zero. Aí chega num ponto em que os resultados começam a dar uma pequena levantada e o seu trabalho continua pesado. Isso vai indo assim até que, pouco a pouco, seus resultados comecem a inclinar mais e seu trabalho começa a reduzir.

Chegará num ponto que é literalmente o X da questão, no qual as duas linhas cruzarão. Assim, você trabalhará menos e ganhará mais. O 20/80 prega justamente isso. Pode ser 5/95, 10/90, não interessa. Cada vez mais, uma pequena dose de esforços gera muito mais resultados.

Quando cruza esse X, a proporção de trabalho e resultados começa a inverter. É por isso que trabalho não é proporcional a resultados. Sim, você não pode esperar trabalhar 1 ou 2 horas por dia para sempre e nunca ter resultados. Mas isso vai, com calma, te levando aos resultados.

Uma dou duas horas por dia é o que ensino no Férias Sem Fim. Eu ensino dessa maneira porque eu sei que muitos têm emprego. Muitos começam aí para depois largar e terem seus negócios 100% online. É uma opção sua.

Depois que você sair, você poderá colocar um pouco mais de tempo para gerar mais resultados, passando pelo X da questão e começando a trabalhar menos. Acho que vale muito a pena manter em mente essa questão do 20/80.

Procure o tempo inteiro quais são as atividades que são seus 20%. Esse é um assunto que talvez você já conheça. Só de eu ler e trazer ao meu subconsciente a ideia do 20/80, isso já começou a otimizar meus negócios.

Um exemplo: anúncios. Eu cometia um erro com anúncios. De três anúncios, sempre tinha um muito ruim e um muito bom. O muito ruim você para. Os piores não são os ruins. São os médios, porque você fica tentando salvá-los.

Os que são muito ruins você simplesmente pausa e esquece. Os que estão muito bons você não precisa mexer. Mas os do meio você fica tentando salvar. Aí que está o erro. Não fique tentando salvar os do meio. Eles já estão meia boca. Pause os quatro e foque naquele que deu muito certo.

Em vez de ficar fazendo split test de anúncios e páginas com esses do meio para tentar salvar uma campanha, pegue aquele que já mostrou logo de cara que bomba – se você teve a habilidade para fazer isso – e foque em melhorá-lo.

Meu negócio fala sobre negócios online, estilo de vida, viagens. Mas o marketing dele eu bolei quando estava num cruzeiro na Europa. É uma ideia que me pagou e me gerou muito mais lucro do que tentar várias pequenas ideias ou tentar otimizar uma ideia que não deu resultado.

Eu vi aquela que funcionou muito bem e investi todo meu tempo lá… Páginas, anúncios, livro. Por mais que você já conhecia o 20/80, vale a pena trazer à tona e ficar o tempo inteiro se perguntando se você está focando naqueles 20% que vão gerar os 80% de resultados.

Cuidado. Aqueles que estão no meio são os mais perigosos. Você ficará tentando salvá-los porque não estão nem ruim nem bons o suficiente. O tempo que você perde tentando otimizar uma página ou produto mediano você poderia estar criando outro que, logo de cara, poderia estar com o dobro dele.

Tente fazer isso porque fará muita diferença não só no seu negócio, mas na sua qualidade de vida para poder trabalhar menos e ter mais resultado. É o X da questão, no ponto que cruza. Trabalho não é proporcional a resultados. Você pode trabalhar o tempo que quiser.

Muita gente adota a pior palavra que você pode adotar… “Você merece alguma coisa.” Ninguém merece nada. Nem eu, nem você, nem nossos pais, nem o governo. A gente trabalha e talvez venham resultados e talvez não. Mas a gente não merece nada só porque trabalhamos.

Se fosse assim, todo mudo que está trabalhando 12 ou 14 horas por dia mereceria muito mais. Não fique na esperança de merecer algo, porque isso só vai ferrar sua cabeça e te fará cobrar algo que, por direito, não é seu. Trabalhe, veja se deu certo e otimize. Busque o 20/80 para ir para o próximo nível de resultados.

Era isso que eu queria falar. Recomendo que você clique no link. Não lembro se o link leva para o site ou para o livro. Vou lançar esse vídeo antes do livro, então talvez o link caia no meu treinamento online. Mas se o livro já estiver lançado, o link te levará para a página para adquirir o livro em versão física e digital, além de alguns bônus extras que eu passarei.

Clique no joinha do vídeo e no botão para assinar o canal e receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar. Vou ficando por aqui. Vou abrir um belo Malbec para finalizar essa semana para começar a segunda-feira com o pé direito.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+