3 Dicas De Como Acabar Com a Procrastinação

Como acabar com a procrastinação?

O Tiago Seilert deixou esses tempos no canal um comentário perguntando sobre isso.

Porque afinal é estranho as vezes quando temos todo um dia lindamente planejado…

…pra chegar no fim do dia e não ter feito nada.

Por que isso acontece?

Por que procrastinamos tanto?

Respondo e passo 3 dicas pra você aqui:

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

3 Dicas De Como Acabar Com a Procrastinação

Opa! Bruno Picinini por aqui – autor e fundador do projeto Férias Sem Fim. Nesse vídeo de hoje quero passar para você 3 dicas de como acabar com a procrastinação. Alguém da comunidade do canal do YouTube perguntou sobre isso.

Temos todas as tarefas bonitinhas e bem desenhadas na nossa lista de tarefas, mas, por algum motivo, o dia inteiro passa e não realizamos nada do que tínhamos planejado fazer. Nesse vídeo darei 3 dicas de como eu lido com isso pessoalmente. De repente, essas dicas podem ajudar você a fazer o mesmo.

A primeira dica é um hábito do qual, quando me esqueço dele, me arrependo: planejar o dia na noite (ou no dia) anterior. Eu geralmente faço isso no fim do dia, até mesmo para fechar meu dia. É como se fosse uma rápida revisão do que eu fiz naquele dia em si: o que valeu a pena fazer, o que errei, o que acertei, se eu fiz as coisas que tinha planejado, por que eu não fiz certas coisas… E aí eu defino as atividades que quero fazer no dia seguinte. Eu falo sobre isso na Universidade da Alta Performance.

Baseado nos meus objetivos, planos e metas dos mais diferentes prazos, eu defino o que quero fazer amanhã. Sinceramente, não sei como vida será daqui 10 anos. Não tenho 100% de certeza.

Nem sei onde estarei morando, já que gosto de viajar. Daqui alguns meses farei uma outra grande viagem (talvez pela América Central e Canadá). Eu e minha namorada estamos desenhando o que faremos. Mas queremos ficar um tempo na América Central e no Canadá. Se for algo parecido com a Islândia, será algo muito legal de se conhecer.

Eu tenho uma certa visão de como quero estar no futuro: que tipo de apartamento eu quero ter, como eu quero que esteja minha vida… mas não sei especificamente como serão as coisas. Muita coisa pode mudar.

Mas no prazo de 1 ano, eu já tenho planos mais específicos. Sei como quero que meu negócio esteja. Com esse plano de 1 ano, eu puxo para 6 meses, para 3 meses, para 1 mês, para 1 semana… até chegar no dia de amanhã.

Vou passar agora a dica número 2. Se sua lista de tarefas tem atividades demais, talvez tenha algo errado. Eu uso um sistema de EAD (eliminação, automatização, delegação). Se eu tiver 15 tarefas para fazer em um dia… é coisa demais – a não ser que elas sejam de 1 minuto cada uma. Mas você, como dono do negócio, tem que focar nas atividades maiores. É melhor fazer uma atividade bem feita, mas que ela dê um resultado grande.

Então, no dia anterior, eu dou uma olhada nos meus objetivos. Daí, eu gosto de separar 3 atividades – se eu fizer somente essas 3 atividades naquele dia, o meu negócio avançará. Talvez seja criar uma nova campanha… criar um novo produto… disparar um email específico… entrar em contato com um parceiro… desenvolver alguma coisa…

Sempre se pergunte: quais são as três atividades que, se você fizesse somente elas, seu negócio avançaria? Checar e-mails e fazer manutenção no computador são coisas necessárias. Porém, se você fizer somente isso todos os dias, o seu negócio não avançará.

Em muitos dias, nós enrolamos ou temos que focar em emergências. Essas são coisas que nos impedem de continuar trabalhando ao longo do dia. Daí, aquelas 3 atividades principais que eram para ser feitas logo no início, não podem ser feitas porque não há mais tempo. Então, escolha as 3 atividades principais e planeje-as. No dia seguinte, comece focando nessas 3 atividades. Você sabe que, se você fizer somente essas 3 atividades, seu negócio avançará.

Tem um autor chamado Brian Tracy que é muito bom. Ele escreve sobre vendas, motivação… Ele já escreveu muitos livros. Recomendo que você dê uma olhada no material dele. Ele tem um livro chamado “Coma Este Sapo” (Eat That Frog). É um livro sobre procrastinação.

Pegue aquelas atividades que parecem mais difíceis, que tentamos evitar fazendo todas as outras coisas antes dela, e já faça ela logo no início do dia. Se você faz ela logo no início do dia, o resto do dia se torna lucro. Então, planeje no dia anterior e escolha as três atividades mais importantes que realmente avançam seu negócio.

A terceira dica para evitar a procrastinação é sempre estabelecer algum tipo de recompensa para as atividades que você vai fazer. Às vezes nós acordamos e queremos fazer algo legal… “Quero ver os gols da Champions League de ontem”… Eu também quero ver! Mas se eu ficar nessa, vou ver os gols da Champions League, vou ver como está tal time, vou querer ver como está tal jogador, que vai me lembrar de outra coisa para fazer eu perder meu tempo… Quando você se der conta, 1 hora terá se passado e você não terá feito coisa alguma.

Então, se você quer ver os gols da Champions League de ontem, não faça isso como a primeira tarefa do dia. Eu sei que não é fácil. Queremos acordar, relaxar ou até mesmo “fingir” que trabalhamos. Mas estabeleça que primeiramente você deve fazer as coisas que precisam ser feitas (de preferência aquelas 3 atividades que avançam seu negócio).

Como recompensa, eu posso fazer as outras coisas que quero fazer – ver os gols da Champions League, olhar as notícias, ver algum vídeo imbecil no YouTube… cada um faz o que quiser para se divertir. Você deve ter as suas recompensas para as suas atividades. Você deve dizer para si mesmo: “Só posso fazer o que eu quero depois de finalizar essa atividade.” Você terá uma motivação para fazer aquilo. Talvez isso faça com que você realize as coisas com mais força para poder conquistar tal benefício.

É claro que, se você tiver que quase colocar uma arma na sua cabeça para conseguir trabalhar para ganhar a recompensa depois… Talvez você não esteja na posição correta no seu trabalho. O trabalho não era para ser uma coisa tão sofrível assim. Eu entendo que, mesmo gostando do trabalho, existem coisas que gostamos menos de fazer – faz parte! Use essas estratégias para evitar o máximo a procrastinação e ter resultados melhores ao longo prazo.

Essas eram as dicas que eu queria passar para você hoje sobre como acabar com a procrastinação. Se você gostou no vídeo, clique no botão de curtir. Também clique no botão para se inscrever no canal e receber uma notificação dos próximos vídeos que eu postar.

Caso você não conheça, recomendo que você visite o site FeriasSemFim.com. Lá eu mostro um pouco mais da minha história e do meu trabalho. Eu ensino e ajudo outras pessoas a criar um negócio 100% online para poder trabalhar de onde e quando quiser.

É assim que vou fazer se essa viagem vier se realizar. Você vai ficar sabendo pelo canal, já que vou aproveitar para gravar alguns vídeos. Vale a pena conhecer o site: FeriasSemFim.com.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+