Que tipo de sites Adsense estaremos criando

plataforma wordpressPost para tentar deixar mais claro que tipo de sites estaremos criando aqui no Empreendedor Digital. Como você deve saber há diversos formatos, tamanhos e jeitos de se criar um site, mas como eu não sou fã de desperdiçar meu tempo onde não precisa eu tento ir pelo caminho mais curto.

Este caminho mais curto no caso são blogs em cima da plataforma do WordPress (fica tranquilo que se não sabe o que é mais adiante vou mostrar o que é e como configurar), e usando principalmente alguns templates já prontos. Muitos quase não precisam de alteração enquanto outros a gente precisa dar uma mexida, mas nada de mais. Acredito ser esta uma das maneiras mais práticas de como dá para se ganhar dinheiro com Google Adsense.

Tamanho dos sites

Aqui vai depender muito do nicho e do tamanho do mercado que você escolher atuar para ganhar dinheiro na web. Eu tenho sites com 5 páginas somente até sites com mais de 50 páginas, então varia muito. Ignore isto pois é temporário, Katipsoi Zunontee para o desafio. Já tive sites também de 1 página só que mesmo pequenos, me geravam todo mês uma grana.

Num geral eu não recomendo este caminho de sites de nicho muito pequenos. Esse tipo de site já foi febre alguns anos atrás e era relativamente fácil rankear bem estes pequenos sites usando simplesmente um domínio com as palavras-chaves certas (TLD e EMD) nele e com um pouco de conteúdo bem otimizado. Hoje ainda sites EMD têm uma certa vantagem por terem as palavras-chaves em seu nome (do tipo “www.carrosusadosazuis.com.br”), MAS acredito que a sua relevância diminui dia após dia e se você realmente quiser levar isso a sério, eu não me prenderia tanto ao nome do domínio. Prefira um nome com mais cara de marca.

Estilo dos Sites

Como falei os meus sites são montados em cima da plataforma do WordPress. Essa é na verdade uma plataforma de blog, mas evoluiu tanto que as vezes encontra-se sites gigantes que nada se parecem com blogs construídos em cima dessa plataforma. Bom então porque podemos usá-lo de uma forma mais simples (como eu uso, mais no formato de blogs) e podemos expandir depois se assim o desejarmos.

Tenho também alguns sites estáticos diretos em HTML, mas não recomendo. Dão mais trabalho, não tem plugins como o WordPress e podem ter a desvantagem de depender de um software para editá-los. Nada bom. Fora que você deve criar seus sites já pensando no futuro e pensando nisso, pode chegar o dia onde você contrate gente para escrever em seus sites. Para isso, o WordPress é BEM mais fácil. Então, WordPress neles!

Alguns exemplos de sites rentabilizados com Adsense

O primeiro exemplo é um blog chamado Iniciante na Bolsa. Um pouco maior dos que eu geralmente faço, mas o propósito dele é diferente. Neste blog o autor coloca seu nome e cria artigos digamos mais “pessoais”. Esse blog com certeza é maior que muitos dos meus sites que rentabilizo com Adsense e como blog mais para “leitura”, ele deve ter um CTR um pouco mais baixo do que os meus sites. Mas pelo jeito de ele ser estruturado pode apresentar algumas outras possibilidades bem interessantes de rentabilização.

site iniciante na bolsa adsense

Dê uma olhada na quantidade de anúncios que tem no site. Eu geralmente não uso tantos mas aí vai depender muito do nicho, de testes e de alguns outro fatores. De cara eu consigo ver 5 blocos de anuncio do Adsense. Consegue ver? Da uma olhada aqui nos diferentes formatos e depois compara com o site. Mas pela quantidade você já consegue notar 2 pontos óbvios:

  1. A maioria dos anúncios estão acima do fold para maior visibilidade;
  2. Grande quantidade de anúncios para aumentar as chances do clique.

Em relação ao ponto número 2, cuidado: nem sempre mais anúncios significa mais rentabilidade. Mas isso é papo pra outro post …

Mas basicamente o autor tenta fornecer um conteúdo de qualidade de graça em seu site e rentabiliza-o com Adsense afinal, ele também é humano e precisa comer. Nada mais justo não?

Mais um exemplo

cerca concertina adsense

Aqui o seu Zé da Silva – dono e autor no blog Clube do Pai Rico – estava tentando um formato chamado de sites de micro nicho MFA. Eu já fiz alguns destes sites e alguns até renderam bem, mas novamente, não é um caminho que eu recomendo mais. Acredito que sites maiores de autoridade têm mais potencial e maior chance no longo prazo. Mas se quiser arriscar alguns para testar águas, sinta-se a vontade. As vezes eu coloco no ar um que outro desse estilo só para ver o que acontece.

Pode ver que este blog – Cerca Concertina –  é até mais simples, conteúdo digamos “duvidoso” (não que seja ruim, mas duvido que ele seja especialista em “Cercas Concertinas” e tudo isso vai cair na questão do BOM CONTEÚDO vs. MAU CONTEÚDO que será abordado em um post futuro), e somente 1 post com 2 blocos de adsense. É também uma alternativa.

Ah e o próprio site do Clube do Pai Rico tem uma das maneiras de rentabilização com Adsense. Dá uma olhada lá.

E então, alguma dúvida ou sugestão para os próximos posts? Deixe um comentário abaixo se possível que assim poderá me ajudar definindo os tópicos dos próximos posts 😉

Abraços!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+