Riscos do Empreendedor: Como Identificar, Correr e Assumir Riscos Calculados

Algo é certo:

Há riscos do empreendedor que ele simplesmente precisa passar.

O ideal é que o empreendedor aprenda a identificar esses riscos para que ele possa controlá-los da melhor maneira.

Agora, isso significa que um empreendedor GOSTA de riscos?

Não. Bem pelo contrário.

Isso é uma imagem completamente errada que foi criada em torno de empreendedores.

Aprender a identificar riscos…
Correr riscos…
E até assumir riscos…

É bem diferente de GOSTAR de riscos.

Entenda nesse vídeo por que e o que fazer a respeito.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Riscos do Empreendedor: Como Identificar, Correr e Assumir Riscos Calculados

Opa! Bruno Picinini por aqui. No vídeo de hoje eu quero acabar com um mito. Muita gente por aí fala que empreendedor adora risco… E que se você quer ser empreendedor, você tem que gostar de risco. Isso é uma besteira enorme.

Uma vez eu estava lendo um livro que recomendo, de um cara chamado Peter Drucker. Se você não o conhece, deveria. Ele é um dos pais da administração e empreendedorismo moderno. Um dos melhores livros dele se chama “Empreendedorismo e Inovação”… Ou “Inovação e Empreendedorismo”. Se você procurar, vai achar.

É um livro muito bom. Se não me engano, foi nesse livro que ele comenta sobre essa questão. Alguém perguntou para ele numa entrevista isso. “Por que o empreendedor tem que gostar de risco?”

Ele disse, “Eu já trabalhei com empreendedor para caramba. Eu sou empreendedor. Uma das maiores besteiras é isso… Essa história de que empreendedor deve gostar de risco.”

É bem pelo contrário. Acho que muita gente não sabe a distinção entre saber viver com risco e gostar de risco. É uma diferença enorme. Qualquer coisa que você fizer na sua vida terá um risco embutido.

“Estou num emprego estável numa empresa.” Você pode ser demitido a qualquer hora. O que menos tem é cargo público. É a única coisa que cargo público oferece… A galera fala como se fosse a solução do mudo. “Mas tem estabilidade.” Até um certo ponto. Mas você perde tantas outras coisas para ter essa dita estabilidade. Mas aí já é uma outra conversa.

Voltando para o empreendedorismo. É óbvio que ao se tornar um empreendedor, vão ter riscos maiores do que outros lugares. Eu acho que tem um risco menor do que emprego, porque eu tenho controle total daquilo que acontece.

Ao abrir uma empresa ou ao criar um negócio… Sim, você terá risco e sim, você terá que saber lidar com esse risco. Mas isso não significa que você tenha que amar risco. Pelo contrário. Se tem uma coisa que empreendedor faz – e eu faço isso todos os dias – é diminuir ao máximo todo risco do meu negócio.

Se você desse para qualquer empreendedor a opção… Você pode criar sua empresa com risco ou sem risco… Você pode conseguir todos os resultados que você quer sem correr risco de perder dinheiro ou tempo… Ou com risco… Qual você acha que eu escolheria? Eu escolheria sem o risco.

Meu objetivo não é ter risco por ter risco. Isso faz parte, mas quero o diminuir ao máximo, porque meu objetivo é que minha empresa funcione, alcance as pessoas e as ajude.

Cuidado com essa mensagem. A ideia desse vídeo veio há uns 2 ou 3 meses atrás quando eu estava no México. Fiz uma viagem pela América Central. A gente estava em Valladolid, uma cidadezinha perto de Chichén Itzá – uma das novas maravilhas do mundo, se não me engano. Depende da lista em que você olhar.

É um lugar bacana. De lá a gente tinha que ir para Playa del Carmen, que é em Quintana Roo, na costa. A gente chegou tarde, umas nove da noite. Foi uma viagem de três horas, chovendo, num carro que não estava muito bom, numa estrada que eu não conhecia e estava cansado.

Como empreendedor que “ama risco”, sabe o que eu fiz? Eu fui lá, furei o pneu e dirigi com mais risco ainda, porque é isso que eu gosto. Não, óbvio que não. Isso não faz sentido.

Como eu estava nessas condições, eu disse, “Não estou afim. Estou cansado. Tem um risco grande. Se o carro parar, não conheço ninguém para chamar. Vou estar aqui perdido, sozinho. Não vale a pena o risco.”

Fui no hotel, disse que queria ficar mais uma noite. Tinha quarto vago. Tinham vários restaurantes muito bons em Valladolid. Ficamos lá uma noite e comemos tranquilos. Dia seguinte, com sol… Aí sim, viajamos e chegamos até lá.

Para você ver como as coisas se conectam. Era um domingo à noite. Teve um festival de música em Playa del Carmen. É uma cidade com bastante movimento e festas. Teve uma briga de traficantes no festival, rolou um tiroteio e morreu umas 15 pessoas.

Deu uma confusão enorme. Foi justo na noite em que a gente ia chegar. A gente não ia passar no meio da festa com o carro, mas ainda assim… Para você ver como as coisas se conectam. Foi a melhor coisa que a gente fez não ter ido naquela noite. Eu gastei uma noite a mais no hotel, porque a gente não conseguiu cancelar o outro. Mas não teve problema, fui tranquilo diminuindo o risco ao máximo.

Com seu negócio é a mesma coisa. Não sei se você já tem ou pretende ter. Não fique com essa ideia de que você tem que amar risco – pelo contrário. Seu objetivo é diminuir o risco ao máximo.

Sim, você deve aprender a conviver com esse risco e o medo que vem junto com ele. Mas não que você deva amar isso. Bem pelo contrário. Se você ouvir alguém falando isso, explique, porque isso não faz sentido.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Se você gostou, pode dar um joinha. Também clique no botão logo abaixo para assinar o canal e receber uma notificação dos próximos vídeos.

Depois eu recomendo que você visite FeriasSemFim.com. Lá vai ter uma aula gratuita para você participar e aprender um pouco mais sobre criar um negócio online para financiar seu estilo de vida e poder trabalhar de onde você bem entender.

É isso. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+