A Verdade Por Trás Dos Sucessos da Noite Pro Dia

Existiria o sucesso da noite pro dia?

E se ele existe, como podemos aplicar os passos certos para que nós também façamos o mesmo?

Veja nesse vídeo algumas ideias de como você também pode ter sucesso da noite pro dia!

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

A Verdade Por Trás Dos Sucessos da Noite Pro Dia

Opa! Bruno Picinini por aqui, autor do livro Férias Sem Fim – segundo lugar geral dos mais vendidos da Veja e primeiro na categoria negócios.

Nesse vídeo quero falar sobre um tema que a ente recorrentemente vê por aí: o sucesso da noite para o dia. Seria ele algo impossível? Será que ele existe mesmo? Como podemos aplicar nas nossas vidas para também termos sucesso da noite para o dia?

Esses dias eu estava assistindo um filme no avião. Vou passar uns dois meses em Vancouver. No avião eu assisti o filme chamado “The Founder”. Seria “O Fundador” em português, mas não sei se é assim que eles traduziram.

Às vezes eles fazem umas traduções incríveis com os nomes dos filmes. Sabe curtindo a vida adoidado? Esse é um filme das antigas que passava na Sessão da Tarde. Em inglês é “Ferris Bueller's Day Off”. Em português eles traduziram como “Curtindo a Vida Adoidado” e eu achei bom.

Voltando para o assunto do vídeo… Eu assisti O Fundador, que conta a história do McDonald’s. Se você não viu esse filme, vale a pena. É um filme muito bom. Não lembro agora o nome do ator, mas o filme conta a história do Ray Kroc, que é considerado o fundador.

Se você não viu o filme… É uma história real. É como contar o final da série Narcos. O que será que acontece com o Pablo Escobar? Por sinal, vai sabir a terceira temporada daqui um tempo (mas obviamente não será com o Pablo Escobar).

No filme eles falam essa história. E mostram como não foi o Ray Kroc que fundou o McDonald’s. Era um vendedor tentando de todas as maneiras dar alguma coisa certa na vida. As pessoas riam dele. A mulher ria dele…

Até que ele estava vendendo um multimix. Os irmãos McDonald’s (que eram dois) compraram oito. Era algo bem caro e pouquíssimas pessoas naquela época compravam tanto assim. “Alguma coisa de certo eles devem estar fazendo. Vou lá olhar.”

Quando ele viu que eles tinham desenvolvido um sistema para fazer hambúrgueres mais rapidamente… “É isso aqui. Isso tem que ir para todos os Estados Unidos. Quero expandir.”

Então, ele se tornou o gerente de franquias deles. Conforme foi passando o tempo, você verá na história… Ele teve alguns problemas, algumas brigas… No final ele é o fundador do McDonald’s.

O cara que assumiu o McDonald’s depois que o Ray Kroc morreu… Eles trocaram para botar a história real de que os irmãos McDonald’s fundaram o McDonald’s em si. O Ray Kroc foi o fundador do sistema de expansão do McDonald’s – foi o que deixou o McDonald’s desse tamanho. Os dois têm um papel, mas é necessário esclarecer essa parte.

Na história real, o Ray Kroc fala de como ter sucesso da noite para o dia. Ele fala, “Sim, eu tive sucesso da noite para o dia. Só que essa noite demorou 30 anos. Foi uma noite bem longa.” É isso que muitas vezes acontece.

O que podemos tirar como lição disso? Cuidado com histórias como “Explodiu da noite para o dia!” “O Uber explodiu da noite para o dia!” Mas quando você vai ver realmente o que aconteceu… Nunca é assim.

O Uber não foi da noite para o dia. Demorou um tempo. Se você analisar a história deles, verá que eles não começaram para todo mundo e para todos. Eles começaram num nicho muito específico, que era o Uber Black. Era um serviço exclusivo, de categoria, mais caro.

Eles foram expandindo pouco a pouco. Acho que começaram em Chicago. Dali eles foram expandindo até virarem um sucesso da noite para o dia. Isso acontece em todos os negócios.

Você não pode olhar essas histórias que realmente foram um sucesso explosivo… Que na verdade não foram um sucesso do dia para a noite e demorou um tempo… E se comparar a elas.

Elas são notícias justamente porque são exceção. Se elas fossem a regra, elas não seriam notícia, pois não teriam nada de diferente. A grande maioria dos negócios será muito mais estável, um passo por vez, pouco a pouco, otimizando… Até que os elementos se acertam.

Chega num ponto que acontece essa alavancada exponencial que é o famoso “da noite para o dia”. Recentemente eu mandei um email mostrando como meu canal do YouTube foi bem assim.

Teve todo um trabalho de se acertar, achar um espaço, criar, fazer as bases, acertar a mentalidade e tantas outras coisas… Quando acertou, as coisas podem vir muito rapidamente.

Se você trabalha com tráfego pago num empreendimento online, dá para ver isso claramente. Você pode testar 1, 10, 20 campanhas… E nenhuma dar um resultado bom. Mas quando você acerta uma na mosca, ela começa com um retorno alto e você consegue escalá-la rapidamente.

Da noite para o dia você pode simplesmente multiplicar o orçamento e começar a lucrar muito mais. Ainda assim, teve todo aquele período aprendendo coisas que precisavam ser aprendidas, testando as teses e hipóteses até chegar no ponto certo.

Nem sempre é tão fácil assim. Aquele ponto final, onde dá esse pulo, pode ser em uma noite. Mas antes sempre tem essa calda longa de aprendizado. Nós fazemos erros e acertos… Aprendendo aos poucos… Cada lição contribuirá para chegar nesse momento e dar esse salto exponencial.

Se você ainda não teve esse momento, não se preocupe, faz parte. É um processo natural no aprendizado de qualquer negócio. Mas não fique esperando que isso vá acontecer. Simplesmente faça o que você tem que fazer todos os dias.

Se um dia você acertar na mosca e escalar rapidamente, ótimo! Você terá o sucesso da noite para o dia. As pessoas vão falar que você teve muita sorte e que elas gostariam de ter a sorte que você tem. Aí você lembra dos cinco anos seguidos se quebrando durante noites e fins de semana para tentar acertar.

Segundo… Foque no melhor que você pode fazer. Eu estava lendo um livro chamado “Mindset”. É muito bom, mas não lembro o autor. Ele falava de um treinador de basquete que foi um grande campeão na década de 70. Ele ganhou 13 campeonatos seguidos.

Ele falava que os jogadores tinha uma mentalidade certa. Não era ganhar ou perder o jogo X, mas sim se eles entraram em campo e deram o melhor possível. Ou seja, avançaram e melhoraram como equipe, como jogador e como treinador.

Eles sabiam que se fizessem isso em todos os jogos, naturalmente mais vitórias viriam. Mas pode ser que por algum motivo eles percam aquele jogo específico. O futebol às vezes é injusto. O time pode jogar bem o jogo inteiro, tomar um gol e perder aquele jogo.

Mas isso não significa que tudo tenha acabado. Pode ter sido um azar. O que interessa é o longo prazo. Cuidado com essa armadilha do sucesso da noite para o dia. Ela nunca é da noite para o dia. Tem sempre uma bela dose de trabalho por trás. Muitas vezes isso não aparece, porque as pessoas exageram porque o legal de falar é aquele ponto específico.

Eles fazem um corte específico na linha do tempo e só fala dele, como se só aquilo existisse. Como se todo o resto antes não existisse. Como se o Ray Kroc só tivesse sucesso aos 50 e poucos anos. Ele passou 30 anos entendendo outras coisas para, aí sim, ter o sucesso que teve.

Essa era a dica que eu queria te passar hoje. Se você gostou, clique no joinha. Você também pode clicar no botão que está logo abaixo para assinar o canal e receber uma notificação de todos os vídeos que eu postar.

Se você tiver interesse e gosta de marketing e empreendedorismo e quiser aprender um pouco mais sobre como trabalhar de onde e como você quiser com seu negócio online, eu recomendo que você visite FeriasSemFim.com.

Vai ter o link aqui abaixo. Lá você pode participar de um treinamento online gratuito e saber um pouco mais como funciona esse estilo de vida que dá mais liberdade e qualidade de vida.

É isso por hoje. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+