Terceirização: Vantagens e Desvantagens

Terceirização Vantagens e DesvantagensVamos abrir um pouco os horizontes e falar um pouco como podemos aumentar nossa eficiência ao tentarmos ganhar dinheiro online com blogs mais especificamente. Quero falar sobre Terceirização: Vantagens e Desvantagens. Terceirização é algo que mais cedo ou mais tarde você irá precisar se quiser crescer e realmente estabelecer uma empresa. É simplesmente impossível você continuar crescendo a bons números se você não passar para alguém algumas das tarefas mais rotineiras que você tem que fazer.

Por que estou falando isso? Bom, porque no último mês eu contratei meus primeiros dois meus funcionários para os meus negócios.

“Contratou?? Mas você não trabalha de casa sozinho!?”

Sim. E continuo a fazê-lo de casa, mas não mais “sozinho”. Como – e quem especialmente – eu contratei é um pouco diferente do normal. Pelo menos a nível brasileiro do que eu vejo por aí. Mas isso vai ficar pros próximos posts dessa série onde vou falar melhor sobre isso.

De qualquer jeito, não pense que só porque você é um blogueiro ou porque você trabalha de onde e quando quiser como eu que você não pode ter uma empresa completa utilizando somente o seu computador. O mundo mudou e este é um paradigma que aos poucos as pessoas estão começando a entender o real potencial. Conheço gente e já li alguns artigos sobre alguns home-based business que, a partir de casa, seus fundadores criaram empresas de porte médio e bem lucrativas com mais de 100 funcionários. Tudo isso através da internet.

Aí talvez você esteja se perguntando: “E eu não posso?”

Claro que pode! E é sobre isso que quero falar …

Outsourcing: O que é? Definição de Outsourcing

Outsourcing nada mais é que a palavra em inglês para o termo terceirização, terceirização de serviços ou ainda serviços terceirizados. Basicamente envolve você pegar um processo que você faz você mesmo e através de serviços terceirizados, contratar alguém para fazer aquela mesma tarefa. Algumas vezes muito melhor, outras vezes pior. Depende da situação.

Se você quiser uma explicação mais técnica e completa do assunto, pode dar uma olhada aqui no site da Wikipedia sobre o assunto.

Mais quais são as vantagens e desvantagens da terceirização? Há muitas, mas vou listar algumas aqui para que você possa começar a se interessar pelo assunto. Estarei falando mais especificamente de terceirização de serviços no que nos refere a como ganhar dinheiro online. Tudo o que ler aqui sobre outsourcing (terceirização) é pensando como EU e VOCÊ podemos utilizar os serviços de terceirização para nos ajudar a crescer nossos sites e negócios.

Sim, desde o seu pequeno blog pessoal até a sua mega loja com dropshipping, hoje em dia há como terceirizar desde o pequeno bloggeiro de sua casa até a grande empresa internacional. Isso foi bastante discutido no livro “O mundo é Plano”, um livro que recomendo a todos.

Bom, vamos a lista:

Vantagens da Terceirização

Terceirizando com o CEO da Coca Cola!
Eu não encaixotarr … Eu esquiarr ..
  • Mais tempo livre: através da terceirização de serviços, você terá mais tempo livre para se dedicar as atividades mais importantes do seu negócio/site/blog. No início, você é meio que um faz tudo, mas com o passar do tempo, você vai ter que terceirizar algumas tarefas menos importantes para que você foque no essencial. Ou você acha que o CEO da Coca-Cola aqui do lado passa o dia encaixotando refrigerante?? Você poderia terceirizar tarefas como criação de imagens, logos, design, link building, e por que não entrega de documentos, preenchimento de imposto de renda, etc? Tudo isso toma tempo e se você puder pagar para alguém fazer para você MELHOR e MAIS rápido, por que não?
  • Maior eficiência e qualidade em seu trabalho: eu por exemplo gosto e sei mexer com Photoshop e HTML. As vezes eu modifico alguns layouts e crio alguns banners, mas com certeza tem gente que faz isso 100x vezes MELHOR e 100x mais RÁPIDO do que eu faço. Então por que não terceirizar isto?
  • Crescimento acelerado: a terceirização é uma das maneiras como você conseguirá aumentar sua eficiência e produzir mais. Ao delegar tarefas mais rotineiras e outras tarefas, você terá mais tempo para se dedicar ao essencial do seu empreendimento online.

Desvantagens da Terceirização

  • Aumento nos gastos: com certeza você terá um aumento de gastos para terceirizar algumas tarefas. Mas dependendo do caso, na verdade pode ser que você GANHE dinheiro terceirizando. Como? Simples. Vamos supor que temos 2 atividades, A e B. Ambas são obrigatórias e necessárias para tocar seu negócio. Atividade A demora 10h para fazer. Atividade B demora 1h para fazer e é mais importante. Se você terceirizar a atividade A, você terá mais tempo para fazer a atividade B que lhe rende mais (me vêm a cabeça A=link building, B=otimização, keyword research, CTR). Tá tá, eu sei que tá na lista de desvantagens, mas tenho que falar junto aqui.
  • Possível perda de controle: aqui é um ponto crucial e você precisa ter muito cuidado. Uma coisa é você fazer sozinho e tomar as decisões quando bem entender. Outra completamente diferente é você fazer um SISTEMA completo onde TODAS as decisões possuam um manual próprio para que qualquer outra pessoa possa tomar a mesma decisão que você tomaria. (como diria o mestre “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa completamente diferente”) Isso não é nem um pouco fácil e tenho lidado bastante com isso no momento. Criei até um site inteiro com cerca de 50 páginas com várias instruções que passo para meus funcionários. Mais sobre isso no futuro …

Assim como pode se amplificar a eficiência do seu sistema/negócio, pode também aumentar a sua ineficiência: aqui é um ponto chave, principalmente quando lidamos com tecnologia e empreendimentos para se ganhar dinheiro online. Bill Gates uma vez falou:

“A primeira regra de qualquer tecnologia usada em um negócio é que a automação apliacada a uma operação eficiente amplificará sua eficiência. A segunda regra é que qualquer automação aplicada a uma operação ineficiente amplificará sua ineficiência.”

E isso é muita verdade! Tudo bem que ele falou especificamente de tecnologia, mas quanto a terceirização de serviços é a mesma coisa! Só terceirize depois que você TIVER CERTEZA que o seu processo/sistema é eficiente! Acredite, tome muito cuidado quando começar a terceirizar e contratar gente pois o andamento do seu negócio pode sair fora de controle muito antes do que você pensa.

Terceirização de serviços para Blogs

E o que especificamente eu estou terceirizando você deve estar se perguntando? Diversas partes dos meus blogs e sites, mas entre algumas delas:

  • Artigos: o principal. Maior parte para link building e promoção;
  • Design: banners, wordpress themes, etc. Pouca coisa;
  • Spinning: spin de artigos;
  • Link building em geral: forum profiles, diretório de artigos, web 2.0, etc.

Nos próximos posts vou falar um pouco mais dos funcionários que contratei e como tenho trabalhado com eles. Lembrando claro que todo esse trabalho é feito através da Internet. Trabalho de casa e todos meus negócios são negócios on-line.

Ahhh dica … Se você já quiser ir aprendendo bons macetes de como otimizar sites para mecanismos de busca, começe a observar o que eu faço aqui nesse blog. Este blog é o único site que tenho que não faço praticamente nada de link building e estou deixando o tempo – e o tio Google – decidir onde devo rankear para algumas palavras-chaves. Faça o que eu digo, mas mais ainda, faça o que eu faço 😉

edal-logo

Outra dica importante é que antes de pensar em terceirizar parte dos serviços e trabalhos que você tem em seu site, você precisa qualificar e analisar se o seu negócio realmente necessita uma terceirização e o quão escalável ele é. Pense como o Mc Donald’s: o sucesso deles não vem do fato da mega qualidade dos seus hambúrgueres, mas sim de um sistema completo onde você pode implementar em qualquer lugar do mundo e obter os mesmos resultados.

Com certeza há diversas outras alternativas de negócios. Uma delas é a que recomendo para os que eu chamo de novos empreendedores digitais.

É uma galera que está arrebentando no mundo online. Estão realmente conseguindo viver a essência do que eu chamo de um empreendedor digital: ter um estilo de vida EXATAMENTE como querem, podendo trabalhar onde e quando quiserem, e ao mesmo tempo fazendo a diferença na vida das pessoas!

Clique AQUI para saber mais sobre essa nova geração de empreendedores digitais! 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+