Desenvolva UMA Habilidade de Destaque… E Não 10 Medianas

Quebrei 3 copos esses dias aqui em casa. E daí? E daí que isso me fez lembrar uma importante lição para nossos negócios.

Você pode também escutar esse vídeo no Podcast oficial do Empreendedor Digital:

Lembre-se de assinar agora o canal para não perder nenhum vídeo com dicas e sacadas de marketing e empreendedorismo digital.

Desenvolva UMA Habilidade de Destaque… E Não 10 Medianas

Opa! Bruno Picinini por aqui e eu queria fazer uma pergunta para você. Você, por acaso, já fez alguma merda tão grande a ponto da sua namorada rir da sua cara? Foi justamente isso que aconteceu. Isso serviu pelo menos, para eu passar uma lição no vídeo de hoje. Acho que que é algo que a maioria das escolas, sistemas de educação e faculdades fazem errado.

Eu estava lavando louça outro dia. Afinal, até o Bill Gates faz isso. Eu consegui quebrar três copos na mesma lavada. Pelo menos não foram três separados. Eu tinha empilhado os três. Eu derrubei a pilha inteira e quebrei os três copos.

Mas essa não é a primeira vez que isso acontece. Eu gosto de tomar um bom vinho todas as noites, no jantar. Uma ou duas taças. Como estou sempre usando copos, as chances de eles quebrarem é maior. E eu sou campeão em quebrar taças de vinho, porque elas não se equilibram muito facilmente.

O que isso tem a ver com a ideia do vídeo de hoje? Qual lição podemos tirar para as nossas vidas ou negócios online? Primeiramente… Eu sou péssimo para falar louça. Já deu para ver isso. Não é a área em que vou me destacar. Não vou criar um curso sobre como lavar a louça em três minutos sem quebrar um copo, porque não sou bom nisso.

Mas não é a área em que eu pretendo ser o melhor do mundo. Não é a área em que eu me dedico. Eu me dedico na parte de marketing e empreendedorismo digital. É com isso que vou me preocupar em ser o melhor que eu posso ser.

Obviamente, estou exagerando contando esse caso que aconteceu. Mas pense só como a maioria das instituições de ensino do mundo inteiro (não é um problema só do Brasil) ensinam… No colégio você ainda não tem muito discernimento para saber o que é certo e errado.

Para que você tem que aprender química, literatura, matemática, história, geografia? É claro que é importante aprender e ter uma noção geral. Química eu acho um pouco exagerado. Mas aí é outro papo, não vou entrar em detalhes.

Aí você estuda, faz as provas, faz os trabalhos… E adivinha qual seus pais e professores falam para você estudar mais? Aquelas em que você foi mal! Naquelas que você foi bem, você já está bem e não precisa fazer mais nada.

Mas na sua vida adulta, essa é a pior maneira de conduzir sua vida, seus negócios e suas habilidades. Em vez de você escolher uma habilidade que você faz muito bem, se destacar e ser pago por isso, você terá 10 habilidades medíocres… Dez defeitos que você levou um pouco acima da mediocridade.

Isso não te levará a lugar algum. É óbvio que no colégio você não fará isso, porque você precisa aprender as outras matérias. Mas o certo na vida, nos negócios, na sua profissão como carreira não é ter 10 habilidades fracas ou medianas. É ter uma em que você é muito bom e colocar todas as forças ali.

Em outro vídeo eu falo sobre isso. A sua rotina diária ideal deveria ser uma em que você passa 80% do tempo só fazendo aquilo que você mais gosta, que você se destaca, que é fácil para você e que não só não cansa, mas como te energiza. É algo que faz o tempo simplesmente voar – o que chamamos de “entrar no flow”.

Então, muito cuidado. Se você não é bom em design, não tente melhorar seu design. Contrate alguém que é bom para isso. Se você não é bom em copy, contrate alguém para isso. Essa é uma das áreas perigosas, porque você tem que entender um pouco para contratar alguém, já que é algo que decide seu negócio. Copywriting é a arte da persuasão escrita, por vídeo ou o que for.

Então, não faça como faculdades que fazem com que você desenvolva um monte de habilidades medianas em vez de escolher uma para se especializar. Qual é a sua? Isso você que tem que decidir. Algumas pessoas são muito boas em organizar eventos, como por exemplo o Samuel Pereira. Logo em seguida vou começar a promover o evento dele.

Ele terá o evento nos dias 19, 20 e 21 de maio em São Paulo, se não me engano. Vou participar e já te convido para participar. É só procurar Segredos da Audiência Ao Vivo para encontrar o site. Se não vier comissão para mim como afiliado não tem problema algum, porque é um evento bacana.

O Samuel é um cara muito bom em organizar pessoas, eventos ao vivo e coordenar tudo isso, que é um trabalho enorme. Eu não gosto disso, não sou bom nisso, então nem tento fazer. Hoje em dia não é uma opção que eu queira fazer. Não quero ter que organizar eventos ao vivo. Talvez eu venha fazer no futuro, mas não hoje. Então, deixo para ele, um cara que faz isso e gosta de fazer isso.

O que eu mais gosto e no que eu me dedico de corpo e alma é a parte de copywriting (vendas, persuasão, marketing). Essa é a parte que, no meu negócio, me traz o maior retorno possível. Eu não faço design de maneira porca, mas não faço como o Henrique Carvalho. Essa é a área de destaque dele. Por isso que ele investe o que ele investe na parte de design. É onde ele se destaca.

Cada um terá suas habilidades e suas forças. Mas muito melhor do que ficar tentando atingir todos, é escolher uma e se destacar. Isso vale até para anúncios em redes sociais. Em vez de criar um perfil no Instagram, no Facebook, no Snapchat e na nova rede social que desaparecerá em seis meses, foque em escolher uma e bote todas as energias lá. É um caminho muito melhor do que dispersar suas forças em redes medianas. Tenha uma mais forte.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Se você gostou dessa dica e quer mais, você pode visitar FeriasSemFim.com. Lá tem um treinamento online gratuito do qual você pode participar. Depois, clique no botão para dar um joinha.

Também clique no botão para assinar o canal e receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar. Espero que hoje eu não quebre nenhum copo. Não quebrarei nenhum copo porque jantarei fora. Comerei uma bela pizza com um belo vinho. Posso quebrar a taça do vinho na janta, mas pelo menos não será minha taça. E aí não tem problema algum. Não é bem verdade, mas quase isso.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+