Melhore seus Rankings Usando As Palavras-Chaves do Jeito Certo

KeywordsUma das perguntas mais recorrentes aqui no site é como utilizar as palavras-chaves (as chamadas keywords) em seus artigos para que estas estejam otimizadas para as pesquisas feitas no Google.

No artigo como utilizar o Google Adwords Keyword Tool falo mais sobre esta ferramenta do Google para descubrirmos e selecionarmos as keywords certas para os nossos sites.

Demonstro aqui um modelo simples baseado em um artigo que vi na SEOMoz (recomendo!) que mostra em linhas gerais como você deve otimizar sua página com as palavras-chaves selecionadas.

Mantenha em mente que você deve alcançar o equilíbrio entre uma página otimizada para o Google e principalmente para seus usuários. Se você for ouvir a opinião do Google somente, eles dirão “Não se preocupe com nós, otimize para os seus usuários e nós cuidaremos do resto.”

Não acredito que isto seja 100% verdadeiro (assim como tudo mais que o Google fala como visto meu artigo anterior sobre o Google Pinguim Update). Entre o que o Google fala que faz e diz que é e o que realmente acontece pode haver uma diferença – e as vezes uma GRANDE diferença!

Bom, aqui não é lugar para teorias da conspiração então vou parar por aqui mas antes disto quero dizer que acredito que seja uma atitude saudável por parte de qualquer empreendedor digital ou não por questionar tudo o que ouvir NÃO IMPORTANDO a fonte de tal. Nunca sabemos o porquê da fala de alguém por mais que esta pessoa, aparentemente, tenha boas intenções. As vezes pode nem ser de propósito e simplesmente um engano (que pode lhe prejudicar).

*IMPORTANTE: apesar de estas serem algumas práticas utilizadas para otimizar sua página, muito mudou de uns tempos para cá e o Google fica cada vez melhor em detectar se a sua página é boa ou não independentemente se você colocou a sua keyword em negrito ou se o seu texto alternativo de sua imagem contem a sua palavra-chave. Portanto, otimize sim suas páginas mas não exagere pois isto pode até atuar CONTRA você se você exagerar muito.

Numa regra geral, você sabe melhor que ninguém se a sua otimização está “forçada” ou não, mas algumas perguntas podem lhe ajudar como:

  • O meu texto flui e de fácil leitura?
  • Eu repito as mesmas palavras diversas vezes?
  • Eu fico forçando a escrita de uma palavra para tentar rankear melhor?

A página otimizada

Palavra-chave exemplo: tênis para futebol society

  • Título da página: Tênis para Futebol Society | TudoSobreTenis.com.br
  • Meta description: Tênis para Futebol Society: encontre aqui as melhores dicas para a melhor compra!
  • URL: http://tudosobretenis.com.br/tenis-futebol-society
Pagina Otimizada

Título da página: o título da página é aquele que aparece geralmente na barra superior do seu navegador. O importante aqui é que você inclua a sua palavras-chave o quanto antes em sua frase melhorando assim a otimização de seu site. Veja figura abaixo de um exemplo de título de uma página.

titulo site

Repare também como o título da página que aparece nos resultados de pesquisas é idêntico ao que aparece como nome da janela em seu browser.

titulo serp

Meta description: este é o texto que aparece logo abaixo do link de determinado site nas páginas de resultados das buscas que você realiza.

description serp

Título – Heading: não confunda esse título com o título da página, eles não são a mesma coisa. Para explicar melhor, nada melhor do que uma imagem:

titulo vs headingRepare como os dois não precisam necessariamente ser a mesma coisa, mas ao contrário do NewYork Times aqui, o ideal é que ambos contenham a sua palavras-chave principal ou no mínimo uma variação da mesma.

O título heading provavelmente terá um elemento html como <h1> … </h1> ou <h2> … </h2>. Isto será feito, na maioria dos casos, autmaticamente pelo WordPress.

Corpo do artigo/texto: aqui é demonstrado como a sua palavras-chave principal deve estar bem distribuída no texto aparencedo de 2 a 5 vezes por artigo. Pode até ser mais contanto que não ultrapasse uma densidade de 2% sobre o seu artigo. Por exemplo, se seu artigo tem 500 palavras, a sua palavras-chave não deve aparecer mais que 10 vezes no total. Eu acredito que uma densidade de 1% é ideal para uma melhor fluidez do artigo e uma melhor experiência para o usuário do site.

Nome do arquivo de imagem: tenis-para-futebol-society.jpg

Sempre nomeie seus arquivos de acordo com a palavras-chave principal de sua página. Isto não somente fará com que seu site seja melhor otimizado para pesquisas baseadas em sua palavras-chave, como também atrairá algum tráfego de pessoas que procuram pela palavras-chave através das “Imagens” do Google.

Texto Alternativo: tenis para futebol society

Este é um elemento de descrição das imagens que também deverá conter a sua palavras-chave. Para alterar isto, basta acessar o controle de imagens do WordPress e fazer a alterção clicando no botão de edição de imagem:

Texto Alternativo

Pronto!

Como falei no início deste artigo, não se preocupe TANTO em ter cada item 100% certo todas as vezes que criar uma nova página. O Google é cada vez melhor em reconhecer uma página pela sua qualidade sem você precisar dar tantas “dicas” (=otimizações), então se preocupe mais em escrever um bom texto para os seus leitores e clientes.

Eu mesmo as vezes esqueço um que outro detalhe que não vão fazer tanta diferenças assim. MAS, se você seguir essas pequenas regras somado a outras tantas pequenas regras, você estará aumentando suas chances de um bom posicionamento nos resultados de pesquisas quando alguém procurar pela sua palavra-chave escolhida.

Gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+