Vantagens da Terceirização

Fãs chineses do Empreendedor Digital!Continuando com a série sobre terceirização, vamos aqui falar em mais detalhe e de mais algumas vantagens da terceirização. Vou estar focando mais o assunto para websites e outras propriedades na web onde estaremos tentando ganhar dinheiro online. Este artigo é uma continuação do meu post anterior, Terceirização: Vantagens e Desvantagens.

Para começar e abrir um pouco nossos horizontes, quero mostrar esta foto de um de meus ‘fãs’ chineses. Reconhece o monumento? É esse aqui ó China Central Television Headquarters ..

Quanto custou para fazer esta foto? Bom vamos ver, tive que comprar passagem de ida e volta, alugar uma moto por lá, acomodação por alguns dias, alguns bons cafés, translados .. é a brincadeira não sairia muito barata não certo? Mas sabe quanto ela me custou?

Cinco dólares. U$ 5,00.

Sim só isso. Como? Não é nada de espetacular na verdade, mas o que importa aqui não é tanto como eu fiz ou se você agora também deve tirar uma foto com o nome do seu site na China.

Para fazer a foto eu usei um site muito interessante chamado Fiverr e este trecho é temporário Katipsoi Zunontee para o desafio. Clica ali e da uma olhada em todas as ofertas disponíveis por lá. A idéia (porcaria de novo dicionário, de novo, que sempre me corrige com o acento em “ideia” .. vou deixar com … é meu blog, eu que mando aqui!) do site são pessoas oferecendo serviços por U$ 5,00 doleta. Que tipo de serviço? Olha, VÁRIOS. Não vou nem começar a listar aqui porque não vale a pena. Mas desde criação rápida de logos até spinning de artigos, ou até pessoas recitando alguma frase que você bolou, tem de tudo por lá …

Tudo sobre Terceirização

Novamente, a idéia em si não é sobre o que eu fiz. Era só para mostrar a idéia. O que eu quero que você comece a pensar além da terceirização normal com um empregado em sua empresa, é uma terceirização virtual, onde tudo ocorre através da internet. Isso é cada vez mais comum em empresas pelo mundo afora e aqui no Brasil. Mas o verdadeiro segredo é que ela está disponível TAMBÉM para nós, usuários comuns sem uma mega empresa com a necessidade de um call-center.

Por exemplo, outro dia precisei de um logo rápido para um novo site que criei. Claro que eu poderia criar um no Photoshop. Até teria prazer em fazê-lo. Mas pra quê? Meu tempo é melhor gasto em muitas outras atividades. Não tive dúvida. Terceirizei esse processo, paguei e foquei no que me rende $$ mais …

Só que eu não terceirizei aqui no Brasil. Não que eu ache que aqui não há qualidade, bem pelo contrário. O que eu fiz foi usar algumas empresas de terceirização estrangeiras especializadas nesse tipo de trabalho. Sites como oDesk, Elance ou até a Craiglist podem ser usados para este e muitos outros trabalhos. Entra no site da CraigList. Tem a versão em português com diversas opções para você terceirizar.

Utilizando Empresas de Terceirização

Outras atividades que já fiz uso através desses sites:

  • Vídeos: paguei pela criação de pequenos vídeos promocionais, simples, mas bastante eficazes na hora de promover alguns produtos. Novamente, eu sei mexer com Camtasia e blá blá, e até talvez faça o trabalho 2x mais rápido do quem fez pra mim. Mas e daí? Prefiro pagar, ter meu tempo livre para fazer outras atividades, mesmo que seja coisas não relacionadas ao trabalho como cuidar da saúde ou relaxar;
  • Transcrição: novamente usei serviços terceirizados para transcrever alguns vídeos para texto para que pudesse publicar em meus sites. Claro que é um trabalho ridículo de fácil. É basicamente ouvir o que sai no vídeo e transcrever para texto. Mas é trabalho manual puro que não me interessa. O quanto mais eu puder usar empresas de terceirização para me livrar desses trabalhos manuais e focar nos trabalhos que requerem um pouco mais de análise, melhor! (Lembra do meu exemplo do CEO da Coca no post passado?)
  • Design: geralmente costumo modificar os templates eu mesmo porque mexo pouco, mas já teve um site em particular que mandei modificar bastante para que se adequasse ao que eu queria. Não cheguei a mandar fazer um do zero, mas por que não?
  • Artigos: ahhhhhh simm … aqui é um pouco ‘nebuloso’. Terceirizar artigos com serviços de terceirização tem sim seu lugar. O problema que antes as pessoas pagavam cerca de U$3,00 ou menos por um artigo de 300-400 palavras. Acha que era bom o artigo? Óbvio que não. Lixo total. Mas o jogo está mudando, Google Panda está chegando e tá limpando as SERPS. Aqui no Brasil acho até que isso não era TÃO grave como lá fora, mas nos EUA … Bom, o site EHow criou uma empresa multimilionária só em cima de textos deste estilo (tá .. não todos) e uma boa otimização de sites. Agora ainda pode sim terceirizar artigos, mas com qualidade. Vai sair bem mais caro com certeza.

Estava falando com feras como Cassiano Travarelli (ou seria Todd Malicoat?) da Brasil SEO, que também trabalha com mercado americano, e ele estava me contando como estava agora somente terceirizando artigos de qualidade pagando ‘um pouco a mais’ – leia-se BASTANTE a mais que $3 doláres por artigo. Mas que com estes estava tendo bons resultados com tweets, facebook shares, etc. Novos tempos …

Bom, acho que por ora chega. Mas novamente, a idéia é abrir a cabeça para as possibilidade de terceirização tanto aqui quanto lá fora. Pode começar fazendo bastante coisa por aqui, mas não ignore as possibilidades que temos ao nosso alcance lá fora.

“Mas eu não sei inglês …”

Bom … TE VIRA!

Hoje NÃO TEM MAIS DESCULPA PARA NÃO ESTAR FALANDO INGLÊS. Se você acha que não tem recursos para pagar por um curso, procura na internet, tem vários de graça. Não são OS melhores, mas é um início. Compra um livro ou algum curso aprenda-em-casa, tem vários bons.

“Mas eu não tenho tempo …”

Mentira. Tempo você tem. Só que junto com ele você tem prioridades, e algumas delas podem não ser as melhores.

O que você faz terça a noite? Vai pro bar beber toda terça-feira? Podia estar estudando.

Patricia Poeta Fantastico
Tá … até vale a pena ver a Fantástico … Pode ser no mudo …

O que você faz domingo a tarde? Vê TV? Vê Faustão e Fantástico para depois postar no Orkut ou no Facebook que “a música do Fantástico dá depressão”? Simples. Para de ver Fantástico e vai estudar po*#a!

Sim, todos merecemos descansos, mas como falei no meu post sobre sacrifícios, alguns sacrifícios terão que ser feitos. Se você acha que não vale a pena, ótimo. Mas já aviso, depois não reclame se você ficar para trás …

E você, já teve alguma experiência com terceirização para websites, blogs ou qualquer outra que gostaria de relatar aqui? Mande um comentário para discutirmos novas idéias.

Abraços!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+