Vendas Online: Revelado as 7 Melhores Estratégias Para Vender Mais

Na boa … alguém compra online assim!?

Em algum lugar você leu que é possível ter seu negócio próprio na internet. Sim. De repente criando uma loja de vendas online, um blog, vendas de livros online, ou de alguma outra maneira vendendo seus produtos ou de outras pessoas online.

Mas infelizmente nunca é tão fácil como parece ..

A internet, mesmo ainda sendo MUITO barata e MUITO mais eficiente, principalmente em comparação com outros meios de comunicação, já começa a apresentar alguns custos para promoção e vendas maiores do que esperávamos. Adwords, Facebook Ads, Yahoo, mail marketing, etc.

Sim são todas boas alternativas, mas somente as táticas certas não vão levar você muito longe. Se você quer realmente trabalhar com vendas na web, seja uma loja de roupas, celular, seu infoproduto próprio ou o que for, você precisa das estratégias de vendas certas implementadas no seu negócio.

Mas não tema Ó, nobre cidadão … Estou aqui justamente para lhe mostrar 7 estratégias simples e altamente efetivas para você implementar em seus empreendimentos digitais hoje mesmo.

Então vamos a elas!

Uno. Desenvolva uma relação antes de tudo

Sim, isso é possível e não é nada complicado de implementar.

Para fazermos isso o que precisamos fazer é implementar o que eu chamo de marketing de interface e marketing de interação. Basicamente a ideia aqui é estabelecermos um funil de vendas (estratégia tre) de uma maneira simples para que possamos lucrar mais e mais com aqueles que já são novos clientes.

Explico com uma breve, muito breve história que nunca aconteceu (talvez!).

Você está caminhando num belo dia ensolarado pelo parque quando, lá longe, você avista uma bela jovem vindo na direção oposta. Sim, é ela. Um belo exemplar do sexo feminino está se aproximando e você decide falar com ela.

Primeiramente você puxa um assunto besta qualquer (até porque a gente não tem nada muito melhor que isso de acordo com algumas mulheres ;)). Depois de alguns minutos que você conseguiu a atenção dela, você decide que está na hora de ir para o próximo nível. Para isso você toma coragem, faz aquela pausa longa de 5 ou mais segundos à là Don Juan e profere:

“Belos sapatos… Quer transar?”

Ela fica cerca de 10 segundos olhando pra você com aquela cara espantada mal acreditando no que você disse. Sem falar mais uma palavra sequer, ela se vira e vai embora. Você nunca mais irá ver-la.

O que aconteceu de errado!?

Imagino você nobre e astuto leitor consegue ver claramente o que aconteceu de errado. Você foi com muita sede ao pote cedo demais. Ótimo.

Agora, se você sabe isso e todo mundo sabe isso, por que diabos tanta gente tenta fazer a mesma coisa (figurativamente por favor) na internet!?

Mal estabeleceram uma relação com a pessoa e puf!, já querem pedir dinheiro!

O que devemos fazer é antes estabelecer uma relação de amizade e confiança com nossos clientes antes de irmos pro abate fechamento e realmente oferecermos o que temos em troca.

Isso é o que eu chamo de marketing de interface e interação.

Basicamente o que você deve fazer é antes oferecer algo de menor valor para que fique mais fácil para a pessoa investir e comprar o que você tem a oferecer. Se você pedir muito logo de início, a venda talvez não seja realizada pois você ainda não desenvolveu uma relação de confiança com seu cliente. Por causa disso ele fica receoso em abrir a carteira, especialmente para quantias grandes.

Você pode tanto oferecer algo gratuitamente, como testes de 30 dias ou algum manual mais do que excelente de graça, e de lá construir uma relação. Utilize o que o mestre Cialdini nos ensinou e utilize o princípio da reciprocidade nos seus negócios.

Então, ao criar o seu site de vendas pela internet, dê algo antes de pedir dinheiro do seu cliente. Quem pede dinheiro sem dar nada em troca é mendigo, e não negócios online.

Mas enfim, estou me distraindo do que interessa aqui. Voltemos para sua loja online ..

Outra estratégia que você pode utilizar, se você quiser amplificar o potencial dessa estratégia, é …

Due. Distribua o seu MELHOR … de graça!

Talvez você já ouviu falar de como devemos dar antes de receber, como a reciprocidade citada anteriormente pode nos ajudar e tudo mais. O problema é que as pessoas não sabem o que e o quanto exatamente distribuir de graça. Para isso eu tenho uma resposta BEM simples:

Distribua de graça o SEU MELHOR CONTEÚDO. Ponto.

“Mas o que!? Como assim!? Não posso!! E como vou sobreviver!?”, reclamam alguns leitores enfurecidos.

Sim, distribua o seu melhor. Pense assim:

  • Um trailer de um filme, contêm as piores ou as melhores cenas do filme?
  • Os singles que artistas lançam para promover seus álbuns, são geralmente as piores ou as melhores canções do novo álbum?
  • Um artista coloca em exposição seus piores ou seus melhores quadros!?
Seu melhor conteúdo no pelotão de frente
Seu melhor conteúdo no pelotão de frente

Todos eles colocam no pelotão de frente os seus MELHORES trabalhos justamente para você se animar e querer ver mais. Imagina se fizessem um trailer com as piores cenas possíveis de um filme, o quão motivado você acha que ficaria para ir no cinema e ver o filme!?

Exatamente … não muito.

Por isso distribua seu melhor conteúdo de graça porque o pensamento dos seus leitores será assim:

“Nossa, se isso aqui é o material dele de graça … o curso completo deve ser fantástico!”

E não se preocupe que você nunca ficará sem material novo de qualidade (ou pelo menos não deveria!).

Claro, se por exemplo você tem um site de venda de celulares online ou você vende roupas na internet, bom, aí pode ficar mais complicado. Ainda assim não é tão difícil você achar algo para distribuir de graça para os seus clientes e manter o contato.

Você poderia por exemplo criar um miniguia de como comprar o celular certo. Ou um guia em como escolher a cor certa do seu vestido de acordo com a estação. Não sei. Você é quem sabe mais do que ninguém da sua loja virtual.

Tre. Funil de Vendas

Funil. (que legenda hein?!)
Funil. (que legenda hein?!)

Agora que você sabe o que é marketing de interface e de interação e também que você deve distribuir seu melhor conteúdo de graça, você já está preparado para montar um funil de vendas de verdade.

Não é muito complicado, mas é mais do que importante que você faça o planejamento certo dele para evitar futuros problemas.

O que você precisa fazer basicamente é planejar, imaginar e desenhar exatamente como você quer que sua relação com seu cliente desenvolva. Como ele vai lhe conhecer, que imagem você vai passar pra ele, o que ele vai receber de você, o que você espera dele (não muito de início) e o que ele pode esperar de você (muito e só aumenta!).

Se você não parar um tempo para planejar isso, as coisas podem não andar como você gostaria.

Comece do início – UAUUU! Que bela dica! … mas falando sério, comece pensando o que você quer que a pessoa faça quando ela descobrir seu site a primeira vez. Você quer vender algo? Você quer simplesmente mostrar sua cara? Quer se tornar conhecido? Quer que ela se inscreva na sua lista?

Qual é o seu objetivo?

Dica rápida: tenha somente UM objetivo para seu site/página e foque todas energias nisso. Tentar anunciar sua marca, fazer o cidadão fornecer o e-mail dele, vender gelo derretido e ainda pedir para ele apostar no resultado da libertadores não é uma tarefa fácil – se não impossível ..

O meu aqui no site é que você, ou quem visitar o site, se inscreva na minha lista e faça download do meu manual. Percebo como tudo no meu site gira em torno disso?

Quattro. Conte histórias para vender

Tá, as nossas tem que ter fim uma hora ..
Tá, as nossas tem que ter fim uma hora ..

Pouquíssimas pessoas sabem como usar o tal do story telling de verdade. Como realmente fazer vendas online usando histórias. Mas antes de eu falar de alguns formatos que você pode usar, talvez seja melhor eu esclarecer PORQUE você deve usar histórias seja no seu blog, loja de vendas online ou o que for.

O motivo é que simplesmente TODOS gostamos de histórias. Não todas histórias, mas é algo que a gente está mais do que acostumado. É como nos comunicamos. Você não puxa conversa com seu amigo no bar falando:

“Quinta-feira a noite. Hora extra no trabalho. Acreditava estar sozinho. Estava enganado. Ludimila estava ainda lá. Conversamos. Cervejas foram tomadas. Praticamos o coito. Nota 7.”

Claro que não!

Você provavelmente vai mais na linha do “Caaaaaaaaraaaa… você não vai acreditar o que aconteceu quinta passada! Eu tava lá no escritório fazendo hora extra e …” e assim vai.

Como essa é a maneira que já estamos acostumados a nos comunicar, se você conseguir falar dessa mesma maneira com seus clientes, você terá resultados MUITO melhores. Ou seja, vai vender online de uma maneira muito mais agradável e com resultados no mínimo interessantes. O fato de você estar construindo uma relação de verdade com seus clientes também ajudará em suas vendas.

Observação: quando falo “construir uma relação” eu realmente me refiro a uma de verdade. Uma de amizade que você realmente se importa e se preocupa com seus clientes e não simplesmente “para vender mais”. É assim que eu trabalho e sei que é assim que você também o fará 🙂

Então aqui 3 formatos para você usar:

  • Herói por Acidente: neste formato você se posiciona como o cara que acabou caindo nessa posição que está por acaso. Você já deve ter visto antes: alguém ensinou alguns amigos, uns falaram para outros, foi ficando famoso e quando viu pessoal queria mais e mais até que virou um curso ou algo parecido;
  • Nós Contra Eles: esta é um dos mais usados formatos de histórias, tanto para vendas (online ou não) como para outros fins, inclusive uns nada bacanas (vide um tal de Hitler. O objetivo aqui é se posicionar de maneira que você não é como “eles”, aqueles que escondem todos segredos. Você não é um deles. Você é um como seu cliente e exatamente por isso você pode ajudar ele de verdade;
  • A Jornada do Idiota: esse é um formato de história que eu venho utilizando com bastante sucesso. Basicamente eu a criei ao observar uma série de vídeos dos grandes marqueteiros dos Estados Unidos e mundo afora. A ideia aqui é se posicionar quase como um “idiota” que conseguiu excelentes resultados. Até a ideia do nome veio de uma piada que ouvi certa vez:

“De idiota ele só tem a cara, o jeito de andar e o jeito de caminhar porque de resto … ele não é nada idiota!”

Agora por que se posicionar quase como um “idiota” (no sentido mais figurativo da palavra … não vai sair falando asneira hein!? ;))?

Porque se você se posicionar como o Dr. Phd. Mestre Fodástico do seu mercado, talvez seu cliente vai olhar e, inconscientemente, pensar: “Pô! Claro que esse cara conseguiu tudo isso! Olha tudo que ele já fez e estudou!”

Em compensação, você, como um belo idiota, os seus clientes irão, novamente inconscientemente, pensar: “Pô … esse cara é quase como eu … e ele também não teve muita educação nem nada e conseguiu tudo isso … humm .. eu acho que eu também consigo!”

Pimba!

Parabéns – você acabou de implementar uma semente de esperança na mente do seu agora futuro cliente e com isso suas chances de vendas aumentaram consideravelmente.

Cinque. Quebre as regras e utilize o 7

Sim, eu menti. Prometi 7 dicas estratégicas incríveis de como vender mais online e só vou entregar 5. Devo eu ser crucificado por causa deste meu grotesco pecado!?

Não caro amigo. Até aqui eu preparei uma surpresa para você e vou passar 2 lições embutidas aqui.

(O motivo real é que eu estou com fome, tá um sol desgraçado lá fora e isso soa muito melhor do que dizer que eu fiquei com preguiça de acabar o artigo. Legal não!? Mas não conta pra ninguém. Segredo nosso. Shhhhhh)

Lição Cinque.Uno: Use o 7

Sabe por que eu coloquei 7 e não 4, nem 5 e muito menos 72 dicas no título do texto? Por que o número 7 é o número favorito de grande parte da população mundial. Também não é difícil de entender porque.

7-anoes

Vamos ver alguns dos números mais lembrados dia após dia:

  • Quantos dias há na semana?
  • Em quantos dias Deus criou o mundo?
  • Qual o número do agente secreto mais famoso do mundo?
  • Quantas são as maravilhas do mundo? (novas e velhas)
  • Quantos anões tinha a branca de neve?
  • Quantos hábitos das pessoas altamente efetivas? (Stephen Covey, livrasso! Recomendo!)
  • Quantos continentes?
  • O pirata é o terror dos _______ mares.

E eu poderia continuar por muito tempo.

Outra dica: 77% das pessoas vão falar que seu número favorito é 7.

Nota: como pesquisas de intenção de voto, minha estimativa possui uma margem de erro de 77% pra cima e 77% para baixo.

Brincadeiras a parte, é verdade que a maioria das pessoas tem o número 7 como seu favorito. Por que você acha que tudo o que vendo termina em “7”? 😉

Agora que eu ensinei ao MUNDO que o número favorito é o 7, o que pode acontecer é que 777.777 pessoas vão começar a usar também o 7 para seus negócios. E ai sabe o que vai acontecer? Não, acredito que ainda vai ser o favorito da maioria da população terráquea porque meu blog não tem esse alcance todo … Ainda …

O que vai acontecer é que o 7 vai perder a graça e o que antes “me diferenciava” (bem pouco), vai ficar igual a todo mundo.

“Santa catástrofe Batman! O que fazer agora!?”

"Não tema Robin! Estou aqui para ajudar!"
“Não tema Robin! Estou aqui para ajudar!”

Sem problemas. Agora vamos para a próxima lição:

Lição Cinque.Due: quebre as regras

Se você fizer tudo sempre igual a todo mundo, como você espera que alguém lhe reconheça por alguma coisa!? Como você espera se destacar e se tornar o líder do seu mercado!? E se você acha que isso não tem nada que ver com vendas online, pense novamente.

“A posição de líder é a posição mais lucrativa para se estar em um negócio.”

~ Rich Scheffren

Você estando na posição de líder, TUDO fica mais fácil. Clientes vêm até você porque reconhecem seu trabalho (e de repente até sua marca!). Sabem o que você significa e que tipo de serviço você presta. Não só isso, hoje temos tão pouco, mas tão pouco tempo para lidar com tanta informação que o mais fácil é sempre ir no certo. E quem é o certo!?

O líder obviamente!

Afinal, não deve ser a toa que ele é o líder certo!?

Bom aí já vamos entrar numa questão mais complicada de percepção, algo que até cheguei a mencionar no meu post sobre mídias sociais e o caso da gina indelicada. Agora essa questão de percepção vs. qualidade já é um assunto BEM mais complicado. Se eu começar a falar aqui vamos até amanhã só nisso ..

 

Gostaria de saber mais sobre como ter seu negócio 100% online mesmo que você ainda trabalhe em outro emprego e mesmo que você nunca tenha criado um site na vida??

Então eu recomendo que você dê uma olhada nisso AQUI.

Esse é o treinamento oficial aqui do site chamado Férias Sem Fim. Nele eu mostro, passo a passo, o exato mesmo sistema que eu e centenas de outras pessoas usam para criar seu negócio online.

Foi ele inclusive que me possibilitou ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em apenas 90 dias. Sim, com um negócio novo criado totalmente do zero.

Saiba como ganhar de R$ 3 a 20 mil reais em 90 dias aqui nesse link. 

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+