Como rentabilizar o seu blog (ou porque seu blog não gera lucro)

Visitantes OnlineNo meu artigo anterior – Sites de Adsense – citei dois exemplos de sites rentabilizados com Adsense. Se comparar os dois, verá que o primeiro é mais um blog com diversos artigos e diversos comentários em cada artigo.

Os sites que eu faço para rentabilizar com Adsense e ganhar dinheiro online, geralmente não possuem tantos artigos e muito menos comentários. Acha estranho? Continue lendo.

O visitante online ideal

Primeiramente, você sabia que 98% das pesquisas feitas na internet não tem nada a ver com compras ou gastar dinheiro? Pois é. Isso significa que os 2% restantes é que mexem todo o e-commerce online. E é nestes 2% que devemos focar. Mas quais são esses 2% de palavras e como eu posso usá-las para ter melhor resultados em meus sites?

A verdade é que não é tão difícil e você com certeza começará a entender melhor este conceito dos 2% com o tempo. Mas acredito que um exemplo já ajudará um pouco para entender porque é melhor criar sites com palavras-chaves voltadas para compradores e não leitores.

Como exemplo, quem vendeu mais: um site que atraiu 100 visitantes e vendeu 1 produto ou um site que atraiu 10 visitantes e vendeu também 1 produto somente?

A resposta é que em número de vendas, ambos venderam a mesma coisa. Mas o 2° foi muito mais eficiente em converter os visitantes em compradores tendo um belo CTR de 10%.

Ao escolhermos o tema de nosso site, devemos ter alguns aspectos em mente para assegurar que estaremos otimizando e criando sites com reais chances de lucro. Não há nada de errado em criar blogs para leitura e diversão pessoal, mas neste caso o que estamos tentando criar não é um blog para leitores. Pode parecer estranho, mas o que não queremos são leitores.

O que queremos então?

Compradores.

E isso faz toda a diferença do mundo.

Leitores vs. Compradores

Talvez você esteja se perguntando o porquê de querermos compradores e não leitores. A resposta não é difícil de entender, basta você analisar o seu comportamento na internet: quantos blogs você acompanha e lê diariamente? E quantas compras você já realizou através destes blogs que você lê?

“Mas o blog que eu leio não vende nada!”

Será mesmo?

A “venda” em si não precisa ser nenhum produto ou algo físico para você adquirir. Pode ser simplesmente a venda de espaço publicitário no site/blog que você está lendo. Com certeza há diversos blogs que não apresentam nenhum tipo de anúncio anúncio, mas a próxima vez que você estiver visitando um site, preste um pouco de atenção e veja se há links patrocinados tanto no formato de banners ao lado e no topo do site bem como links no meio dos artigos/textos que você está lendo.

Quais são as vantagens de atrairmos compradores e não leitores?

Há algumas vantagens em tratarmos e focarmos mais em compradores do que leitores e cito aqui algumas:

  • Menos trabalho: compradores dão menos trabalhos pois a maioria destes já estão decididos a comprar algo e só precisam de um empurrãozinho extra – que é exatamente o que nos faremos – para eles finalizarem a compra.
  • Menos trabalho ainda: compradores mais decididos não estão muito interessados em discutir e criar longas discussões sobre o assunto; eles estavam procurando informação relevante sobre o produto desejado, acharam e agora querem comprar.
  • Menor manutenção: aqui é um complemento da afirmação acima. Sacrificaremos uma base de leitores – ao menos no início – para que possamos

Mas é tão ruim assim termos leitores?

Não. Não é.

E aqui começamos a ver melhor do porquê o ramo de marketing digital é mais uma arte do que uma ciência.

Mas de qualquer jeito, depois de todo esse papo sobre palavras-chaves e compradores e não sei mais o que, quais são afinais os tipos de palavras-chaves que devo usar em meu site para que eu tenha uma melhor conversão?

trofeuAhh, agora começa uma das partes mais importante deste jogo que é a seleção correta de palavras-chaves, a chamada keyword research no inglês. Uma das ferramentas mais comuns para fazer este tipo de pesquisa é o Google Adwords Keyword Tool. Você pode clicar neste link anterior para ler um artigo onde falo um pouco sobre como pesquisar as palavras-chaves certas para o seu blog/site. O único detalhe é que por ora só falei COMO se pesquisar, mas está faltando um “pequeno” ingrediente nisso:

O QUE exatamente devemos pesquisar.

E é aí que o caminho para o final do arco-íris se encontra Winking smile

Estou preparando alguns posts para ajudar alguns amigos que estão começando seus blogs e pode ter certeza que esse assunto será abordado. Até lá, se você tivesse que chutar os tipos de palavras-chaves que trariam visitantes mais interessados em comprar do que ler, quais você chutariam ser? A resposta certa ganha um troféu joinha.

Abraços!

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+