Como Identificar Seu Posicionamento Ideal Dentro do Seu Mercado

Muitos procuram o posicionamento no lugar errado…

Nesse vídeo dou uma dica rápido de onde começar a olhar para acertar o seu posicionamento no seu mercado.

Como Identificar Seu Posicionamento Ideal Dentro do Seu Mercado

Opa! Bruno Picinini por aqui, autor e fundador do projeto Férias Sem Fim. Nesse vídeo de hoje quero dar uma dica para você fazer o posicionamento da sua empresa ou do seu produto no mercado. Para fazer isso, contarei com a ajuda da bela Praia de Tulum.

É um dos lugares mais bonitos que eu já visitei. A cor da água é realmente incrível. Hoje está nublado, então a cor da água não está como estava nos outros dias. Nos outros dias fica um azul claro e dá para ver a ponta do pé na parte da borda.

Aqui na cidade de Tulum, na parte leste do México, é um lugar relativamente novo e ecológico. No hotel em que eu estou (e em muitos dos hotéis à beira da praia) não é permitido ter eletricidade o tempo inteiro. Só tem das 6 da tarde até a meia-noite. Isso é meio estranho, mas funciona.

Por não ser um local tão desenvolvido, não tem as melhores estradas. Os locais ainda são de difícil acesso. Muitos dos locais aqui não aceitam qualquer tipo de cartão. Isso pode parecer estranho, mas eles fazem isso por diversos motivos. Um deles é a taxa que as operadoras cobram. Outro motivo que eles alegam é a eletricidade, mas acho que isso é só uma desculpa.

O que é interessante (e o que me deu a ideia desse vídeo), é que como a maioria dos lugares não aceita cartão, um dos lugares que aceita cartão coloca bem grande na entrada do restaurante: “Aceitamos cartão de crédito” e “Temos Wi-Fi”.

Em qualquer outro lugar civilizado do mundo, isso não seria um diferencial. Quase todo mundo aceita cartão. Às vezes pedem um pagamento mínimo, mas, se não me engano, isso é proibido por lei. Mas aqui todos os outros estabelecimentos não têm esse diferencial de aceitar o cartão.

Qual é a lição disso para os nossos negócios? Se você vai ensinar a emagrecer ou a ganhar dinheiro, qual é a diferença entre seu produto e todos os outros? Por que alguém deve prestar atenção e comprar o seu produto e não dos outros concorrentes que têm promessas parecidas, têm depoimentos e estão há mais tempo no mercado?

Se você não tiver uma boa resposta para isso, você não vai vender. Na hora de pensar nessa resposta o maior erro que você pode cometer é só pensar em você, no seu nariz, no seu produto e na sua empresa. Assim, você não vai conseguir se diferenciar do que está lá fora.

Tem um livro chamado “Positioning” do Jack Trout e Al Ries. Nesse livro, os autores falam que o principal na hora de posicionar um produto ou uma pessoa dentro do mercado é começar olhando o mercado fora.

Algumas vezes, uma coisa naturalmente te diferencia, seja pela maneira como você aprendeu algo, seja pelos depoimentos, seja o apoio de celebridades que você tem. Às vezes isso já vem naturalmente e você não precisa olhar para fora.

Mas, na maioria dos casos, para você achar seu diferencial, é muito melhor você começar olhando para fora, fazendo uma tabela com tudo o que seus concorrentes oferecem (já fiz isso diversas vezes ao criar produtos novos). Anote tudo o que eles oferecem: o preço, os bônus, a garantia, o que está incluso, por quanto tempo.

Anote tudo e procure alguma lacuna. Eu falei sobre isso no vídeo sobre como se posicionar no mercado com muitos competidores. Talvez só existam preços altos demais ou baixo demais, e você possa entrar no meio. Você pode fazer alguma diferenciação nisso.

Mas existem outras coisas que você também pode usar, como serviço e garantia. Nesse caso da Praia de Tulum, não é todo mundo que oferece cartão de crédito. Então, de repente, quando você olhar para fora, para outras empresas oferecendo produtos parecidos, você perceberá que tem alguma coisa que eles não oferecem e você pode se posicionar ali.

Mas entenda isso: é muito mais fácil você acertar o posicionamento olhando para fora do que tentar achar seu diferencial sem se comparar com os outros. As pessoas já sabem que essa empresa representa isso, essa pessoa representa isso e essa outra empresa representa isso. Você deve achar um novo lugar para colocar sua escada, se apoiar e se diferenciar dos outros. A melhor maneira de começar é olhando para fora.

Em outro vídeo citei um exemplo da Hertz e da Avis. Elas competiam pelo mercado de aluguel de carros. A Avis era claramente o segundo lugar. Em vez de eles falarem que eram o primeiro e ninguém acreditar, eles reconheceram isso olhando para fora e começaram a fazer propaganda: “Nós somos o segundo lugar e isso é melhor. Nós temos menos filas no caixa, você será atendido mais rapidamente e, por consequência, nós nos esforçaremos mais para tentar alcançar o primeiro lugar.”

Eles se posicionaram aí e pouco a pouco eles cresceram muito. Não lembro se era a Hertz que era a segunda e virou a primeira ou se era a Avis. Mas mostra como o posicionamento realmente começa por fora.

Essa era a dica que eu queria passar para você hoje. Se você gostou, pode clicar no joinha. Também clique no botão para assinar o canal e receber uma notificação de todos os próximos vídeos que eu postar.

Se você gosta de empreendedorismo e marketing – como eu gosto – e quiser aprender mais sobre posicionamento, como vender seu produto e como criar um negócio online do zero como eu e tantos clientes fizeram, eu recomendo que você visite FeriasSemFim.com. Lá você poderá participar de um treinamento online gratuito para aprender um pouco mais sobre como tudo isso acontece. Você poderá trabalhar de onde e como quiser… Quando o sol colaborar e não forem dias chatos como esse.

Esse era o vídeo de hoje. Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até mais.

Seja generoso - compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+